Wednesday, September 23, 2009

Tatuagens = preconceito

Assisti brevemente um show ontem sobre pessoas que se arrependeram de ter feitos certas tatuagens e agora estavam pagando o preco por te-las ou entao remove-las (o que de acordo com elas, eh algo extremamente dolorido e caro).

Tinha um cara tatuado literalmente da cabeca aos pes, ate mesmo no rosto e pescoco e dizia que isso o prevenia de conseguir um emprego decente (pois ninguem estava interessado em contratar um pessoa com tatuagens visiveis pra representar a compania). Ele me parecia ser uma pessoa super inteligente, dedicado e profissional e fiquei pensando:

Por que sera que existe tanto preconceito com pessoas que tem tatuagens? Qual eh a diferenca, essa por acaso deixa de ser inteligente ou competente num emprego, so por que adquiri um desenho permanente no corpo? Achei isso tao ridiculo, mas infelizmente hoje em dia ainda existe preconceito com isso.

Eu nao tenho nenhuma tatuagem. Ja pensei em fazer um cavalo marinho no pe, mas morro de medo de agulhas e ja que a vontade nao eh tao grande assim, ja descartei a ideia ha muito tempo atras, mas ainda acho isso um baita de preconceito e discriminacao.

No final, esse cara conseguiu um emprego excelente, mas nao depois de ter dito na entrevista que estava devagarinho apagando ou removendo todas as tatuagens visiveis de seu rosto/pescoco, braco e maos e de ter dito que adquiri-las foi uma má decisao que teve quando era mais jovem. Humm.

9 comments:

Mila Viegas said...

O único preconceito que sofri em relação às minhas tatuagens foi da minha mãe. A primeira que eu fiz fica num lugar bem escondido mesmo e fiquei um bom tempo sem mostrá-la a ninguém (tirando meu marido claro.. rs). Depois de quase um mês que eu tinha feito, mostrei a minha mãe que começou a reagir de uma forma aversa. Daí eu disse a ela que a tatuagem já tinha mais de um mês e enquanto ela não sabia estava me tratando normalmente, por que depois que soube passou a me tratar esquisito? Perguntei a ela se a tatuagem alterou o meu caráter, a minha honestidade. Depois disso, mesmo ela ainda olhando torto hoje em dia, não liga mais (pelo menos não me "ataca" com argumentos).
Todas as minhas tatuagens eu fiz em sã consciência e não me arrependo. Inclusive quero fazer mais assim que a situação financeira me permitir, pois são caras. A minha primeira tatuagem não foi bem feita, então quero cobri-la com outra (cover up), mas como é num local bem sensível estou adiando essa idéia mesmo sabendo que vai chegar o momento de passar por isso.
Eu amo arte, amo tatuagens e para mim elas são justamente isso: arte em movimento.
Tatuagem não se faz por impulso.
Tatuar o rosto não é recomendado nem pelos tatuadores.
Tatuagem é estética, precisa ficar bonito e harmônico e o rosto realmente não é legal.
Agora, preconceito existe em qualquer coisa. Basta a pessoa cismar com algo que ela já pré concebe idéias, na maioria das vezes, equivocadas.
Se existe uma coisa que eu não sou é preconceituosa, embora há certas atitudes e gostos que eu não entenda, mas não tenho preconceitos e sim respeito.
beijocas da sumida dos blogs! rsrs

Fernanda said...

Existe muito preconceito ainda, tanto com tatuagens como com piercings. Eu nao tenho tatu, mas tenho que tirar meu piercing lindinho que tenho na orelha direita toda vez que vou ao estagio e quem tem tatuagem a mostra tem que esconder. I wonder que diferenca isso faz se a pessoa for um bom profissional. Nao tenho preconceito nenhum com tatus, piercings, cabelos verdes, azuis, rosas, laranjas, etc etc. Acho mto bobo e fico pensando, ateh quando esse preconceito ainda existira.

Fernando Valente said...

Eu j'a ouvi falar que a sicatriz fica pi'or do que uma sicatriz de queimadura. Se eu tivesse uma tatuagem, eu nunca ia tirar porque ia ficar bem pi'or. Fico com pena de quem tatua o nome da namorada(ou namorado) no corpo, ai ela(ou ele) trai e voc^e ainda fica com aquele nome no corpo.

Sonho Meu said...

Não gosto de tatuagem e nunca gostei. Ah... piercing tambem... so em forma de brincos e na orelha. Um dia desses vi uma moça que se achava linda com um piercing pendurado no nariz e outro na sobrancelhas e cada braço com uma borboleta tatuada. Horrivel !To fora !
bjs

Anônima said...

Eu iria falar sobre isso no meu proximo post... eu tb ando pensando em fazer algo pequeno... mas nao sei

Dani dutch said...

OI Lúcia, tudo bem?
Eu já vi várias enquetes sobre isso, até aqueles programas de entrevista, em que um tatuador profissional aconselhava as pessoas a fazerem tatuagem só quando tivessem muito bem resolvidos profissionalmente, porque o preconceito em relação a tatuagem é muito grande, já ouvi de ex-patrão barbaridades..
Bjusss

Bia Mendonça said...

Again... acho ridiculo esse tipo de preconceito tb! Não acho bonito quem tem o corpo todo tatuado, mas que diferença isso faz no intelecto da pessoa? Nenhuma diferença! Quem é inteligente e competente vai continuar assim, e quem é burro vai continuar assim tb!

Eu fiz uma tatuagem tem pouco tempo, não fiz nenhum desenho grande e fiz num local que se eu usar relogio não fica aparecendo. Fiz a tatuagem consciencia, um desenho que significa algo para mim e no momento que eu me sentia madura o suficiente para não me arrepender daqui há uns anos!

bjs

Beth/Lilás said...

Lucinha,
Eu, sinceramente, acho lindinhas algumas e se não tivesse medo também das agulhas já teria feito.
Acho até algumas grandes como vejo nos ombros, lindas!
Mas, também não acho bonitas as que cobrem todo o corpo, principalmente essas do cara que vc falou.
bjs cariocas

Andrea said...

Realmente o preconceito ainda e mto grande com relacao a tatuagens, principalmente ai no Brasil, as pessoas gostam de julgar e discriminar. Mas nao e o fato de alguem ter tatuagem q define o seu carater. Eu pelo menos tenho 4, 1 piercing no umbigo e tinha 1 no nariz, mas acabei tirando pq inflamou. E de todas as tatus q eu tenho so me arrependo de 1 q realmente nao ficou nada feminina. Fica no braco, bem a vista. Eu agora estou querendo tirar, sei q vou pagar caro, mas e o preco q se paga qdo nao pensa antes de fazer as coisas.
Um conselho q eu daria pra quem quer fazer 1 tatoo e pensar bem antes, e nunca fazer por impulso, ou pq ta todo mundo usando. Mas fazer algo q combine com o seu corpo e principalmente em lugares q da pra cobrir, assim vc nao precisa passar por constrangimento.

Bjos a todos!