Monday, February 1, 2010

Fuso horario americano

Um dia desses estava conversando com minha amiga Mi umas 10 horas da noite (aqui) pelo meu blackberry e reclamei das tres horas de diferenca entre nos duas. No Brasil ja eram mais ou menos 1 hora da manha. E quando falei: "Pelo menos eu nao moro na California, pois seriam 6 horas de diferenca entre nos duas". A Mi nao sabia que o pais era dividido em "time zones" ou fuso horarios diferentes. E me pediu pra fazer um post a respeito.

Estava fazendo uma pesquisa em ingles pra colocar um resuminho de como e quando isso comecou e acabei achando um site em portugues que descreve tudo direitinho. Quem se interessar e quiser ler os detalhes, clique aqui. Resumindo o que tirei desse site:

As zonas horárias ou fusos horários são cada uma das vinte e quatro áreas em que se divide a Terra e que seguem a mesma definição de tempo. O termo fuso refere-se a uma velha peça de relógio onde a corda enrolava-se. Anteriormente, por volta de 1300 ou já antes, usavam-se o tempo solar aparente, passagem meridiana do sol, de forma que a hora do meio do dia se diferenciava de uma cidade para outra. Os fusos horários corrigiram em parte o problema ao colocar os relógios de cada região no mesmo tempo solar médio.

A hora era uma característica extremamente local. Antigos viajantes, tinha que acertar o relógio toda vez que chegavam a uma cidade nova. O acerto de horas era feito através do sol: o meio dia representava o ponto mais alto que a estrela alcançava. Grande parte das empresas, devido a estas irregularidades resolveram fixar cem fusos dos caminhos de ferro. Esta prática ocorreu até 1883.

O senador do Canada, Sanford Fleming, em 1878, sugeriu um sistema internacional de fusos horários. Seu pensamento era dividir a Terra em 24 faixas verticais, onde cada uma delas era um fuso de uma hora. O planeta possui 360° de circunferência, assim sendo, cada faixa teria 15° de largura longitudinal. Em 1879, o estudo foi publicado no jornal do Instituto do Canadá de Toronto. Com a aprovação norte-americana, em 18 de novembro de 1883, as linhas de trem passaram a utilizar os fusos.

Em 1894, foi realizado a Conferência Internacional do Primeiro Meridiano, em Washington D. C., Estados Unidos. A proposta era padronizar a utilização mundial da hora legal. Acabou sendo aceito a teoria de Fleming. A longitude 0° passaria pelo Observatório Real de Greenwich. Os outros fusos seriam contados positivamente para lest, e negativamente para oeste, até ao Meridiano de 180º - o Anti-Meridiano, situado no Oceano Pacífico, onde seria a Linha Internacional de Data.

Temos 6 time zones ou fuso horarios diferentes e dividimos quatro deles com o Canada:
- Eastern Time (o meu)
- Central Time
- Mountain Time
- Pacific Time
E ainda o horario do Hawai e Alaska que sao separados.

Quando temos horario de verao, que dura quase o ano todo, aqui na Pensilvania so ficamos com uma hora de diferenca do Brasil (quando acaba o horario de verao la). Esse comeca as 2 a.m. no segundo Domingo do mes de Marco e acaba as 2 a.m. no primeiro Domingo de Novembro. E o interessante, como podem ver no mapa abaixo, eh que alguns estados tem dois fusos horarios diferentes. Deve ser interessante e estranho morar num lugar desses, rs.

















Talvez por ja morar aqui ha quase 2 decadas, muitas coisas com as quais estou acostumada nao sao mais novidades pra mim - digo comparando com o Brasil, entao nem me toco em escrever a respeito. Foi assim com esse fuso horario. Ja assumia que todo mundo sabia a respeito. Se voces tiverem alguma pergunta ou ideia pra um post querendo saber sobre algo especifico daqui, estarei aceitando ideias ou sugestoes.

E achei esse mapa com o fuso horario do mundo todo no qual da pra ver bem a divisao. Esse outro link eh de um site super interessante que mostra exatamente o horario local do lugar onde voce clica no mapa: http://24timezones.com/map_pt.htm













Essa foto foi tirada em Kentucky cuja placa mostra o limite do municipio de Wayne County e onde ja comeca com outro horario nesse mesmo estado: Eastern Time.

10 comments:

Bia Mendonça said...

Engraçado isso Lu! Sabia que eu nunca tinha pensado muito sobre fuso horário ate fazer intercâmbio pela preira vez! Eu fui pra Nova Zelandia e eram mais de 10h de diferença! Lembro que quando a minha me ligava num sabado a noite, já era domingo quase na metade do dia! Era um saco "achar" um horário para falar já que eu não curtia ficar em casa só esperando o tel tocar e não queria marcar horário e dia fixo pq podia querer sair no dia combinado!

Bjos

Luciana Håland said...

O Brasil também tem mais de um fuso horário, ou pelo menos tinha. Tem também o horário de verão que no Nordeste näo tem, só lá pra o Sudeste e Sul.
Lá pra Natal são 4 horas agora, digo daqui.

Beijo

Eduardo said...

Essa eh a minha menina; estudando, pesquisando e aprendendo...
parabens, querida.
Beijos
dad

Paula said...

Nossa, Lu, não sabia dessa divisão não, muito informativo esse post, parabéns!
Bjos,
Paulinha

Fernando Valente said...

Seria foda pra mim. Pensava que se um dia morasse na California, ia estar tudo certo quanto a minha insonia. Dormiria a meia noite mais ou menos e acordaria umas 9. Agora é foda, porque tenho acordado as 8 da manhã e dormido as 10 da noite. Imagina 5~6 horas a menos.

Lucia Cintra said...

Nando, seu corpo acostuma, ainda mais vc morando la. E isso eh so agora, pois qdo acabar o horario de verao ai e comecar aqui (o qual dura 9 meses), so terao 3 hrs de diferenca. Bjos

Fernando Valente said...

Lu, sobre meu corpo acostumar, I hope so.

Jaime Piedade Valente said...

Não sabia que o tempo é relativo? Einstein dixit...

Mila Viegas said...

Hummm, legal o post! Embora eu soubesse da diferença de horários, eu não sabia que era assim. Louco demais! rsrs.
Então eu me toquei que quando estávamos conversando a respeito disso e eu disse achar estranho dar "boa noite" em pleno dia, percebi que isso acontece aqui também, especialmente no verão. Pois até quase 8 da noite ainda está sol e já é noite, né? rs.
Gostei de saber mais!!
beijocas

Mary said...

Em 21 de fevereiro de 2010 atrasaremos o relogio em 1 hora: fim do horario de verão que só voltará em outubro.
Uma sugestão, o sistema de saúde dos EUA.