Saturday, January 23, 2010

Nao se acomode nunca!

Nada melhor do que ser obrigada a trabalhar ate as 11 da noite todo dia e ainda por cima ficar encalhada la ate quase meia noite!!! Hoje foi assim! Minha cabeca ja estava explodindo, pois quando fico com fome, ela comeca a doer e ainda por cima estava exausta! Nao estava aguentando mais a ficar la na compania, e nem sei como nao tomei outra multa no caminho de volta, pois voei pra casa! So queria chegar em casa! Bom, pelo menos vou ser paga por essa hora extra.

Nao me importo de trabalhar duro se eh com algo que gosto, mas estou comecando a sentir aquele nervoso e desgosto pelo meu emprego novamente. Quando isso aconteceu da ultima vez, foi brabo, eu quase joguei tudo pro ar e dei tchauzinho, mas tive que reprogramar minha mente e minha atitude pra pensar no positivo e conseguir me sentir bem novamente. E isso ajudou muito.

Agora esse sentimento esta voltando. O pior eh que nao posso sair de la ate comprarmos nossa casa; com tudo que ja aprendi durante esses anos, quando voce esta perto de fazer isso, o banco que faz o emprestimo do imovel prefere que o candidato tenha um emprego estavel (entre MUITAS outras coisas), e juro que nunca durei tanto num lugar so como nessa compania - trocava de emprego ha cada 3 anos (se era tudo isso), pois nunca era o certo.

Esse ano comecou a contagem regressiva da minha "sentenca" de ter que ficar la ate entao. Me sinto presa e sufocada, mas como disse, vou ter que comecar a focar no positivo, senao do jeito que sou, vou acabar largando esse emprego pra um outro mesmo assim - o que nao faz muito sentido, pois quero trabalhar com meu negocio, entao estaria agindo impulsivamente. Tenho que pensar e focar no que eh realmente importante e no que estou trabalhando tao duro pra conseguir.

E olha, nao concordo com aqueles que dizem que tenho que agradecer por ter um emprego. Foi esse mesmo tipo de pensamento que me manteve presa e infeliz em todos os outros empregos que ja tive. Nao mais, acabou! Posso ate tentar ver o lado positivo, mas agradecer so por ter um emprego? NAO! Na minha opiniao, a maior perda de tempo da nossa vida preciosa que passa tao rapido, eh trabalhar com algo que nao gostamos so por dinheiro. Isso nao vale a pena MESMO!

Trabalho pra uma otima compania, tenho uma otima posicao, mas tem dias que nao suporto o que faco. Principalmente agora que sei o que quero fazer da vida e estou tao proxima a realizar isso. Bate aquela ansiedade! Se voce parar pra pensar, quando voce trabalha periodo integral como eu (que aqui sao 40 horas por semana), voce passa a maioria do seu tempo fazendo isso e a maioria do seu tempo la.

Pra que desperdica-lo com algo que nao te satisfaz? Nao, eu nao consigo mais fazer isso. Nao da mesmo!! Eu quero (e vou) poder acordar de manha e me sentir feliz e entusiasmada de ir trabalhar. Quero me sentir completa, satisfeita e orgulhosa do que faco! Pra mim isso eh importante demais e faz toda a diferenca no mundo quando se trata de sermos sucedidos!

Fico ate triste de pensar que muita gente acha que essas pessoas "sortudas" sao excessoes. De maneira alguma! Pensamentos como esse sao os que nos prevenem de chegar nesse lugar, em fazer parte desse grupo. Temos so eh que nao nos contentar e agir pra mudar a situacao! Nada cai do ceu!

E nao pensem que sou ingenua ao ponto de acreditar que todo emprego eh perfeito. Claro que qualquer um vai ter seus defeitos e momentos de desafios, principalmente se voce quer seguir aquele caminho de ser dona do seu proprio nariz, mas o que escolher em fazer tem que em si, te dar um sentimento de satisfacao e alegria.

Desde que eu me dei conta disso, estou batalhando pra chegar la. Nunca mais quero ter um emprego somente pra pagar as contas, somente pra sobreviver. Quero VIVER! Entao, nunca mais vou me contentar e aceitar um empreguinho que nao me faz feliz. Nunca mais conseguirei ser grata por algo que sei que nao me completa. So cabe a mim a ir atras do que realmente sonho, e a cada dia que passa, estou cada vez mais perto de conseguir isso. Tenho mesmo que me programar, treinar e meditar pra ter MUITA paciencia ate la, pois eh realmente uma virtude que eu simplesmente nao tenho!

14 comments:

Fernando Valente said...

Penso igualzinho a você. Te desejo muita sorte. :)

Mile said...

Mesmo nao gostando do meu trabalho eu agradêço-lo por tê-lo vendo a situaçao aqui de muita gente que realmente está passando muito, mas muito mal para pagar suas contas. No momento estou acomodada pq realmente nao há nenhuma opçao de mudança, a crise aqui continua brava e o desemprego cresce cada dia. Quando as coisas começarem a melhorar eu vou dar um up da minha vida, estudar e procurar outro trabalho.
Falta pouquinho pra compra da tua casa, entao aguenta firme até lá.
Bjoks

Carolina said...

Eu fiquei mais de 5 anos trabalhando em um lugar que me deixava sem tempo livre, super estressada e de mau humor frequentemente. Realmente não vale a pena.
Acho que você devia segurar mais um tempo só por questões práticas e depois tentar fazer algo que lhe dê satisfação.
Abraço.

Lucia Cintra said...

Mile, crise ou sem crise, eu ainda penso da mesmissima maneira. Pra mim, mesmo assim nao vale a pena se acomodar, pois vc acaba ficando e ficando... Se a crise nao eh uma desculpa pra isso, mts outras acabam sendo e as pessoas se acomodam. Fiz isso minha vida profissional toda e cheguei ao limite. Nunca mais.

Bjos

Beth/Lilás said...

Lucia eu entendo muito bem o que vc sente, mas quando se tem um objetivo, quando se tem perspectivas de que tudo dê certo no fim, vale a pena ter paciência, perseguir o sonho.
Li na revista Veja desta semana uma crônica de Lya Luft muito interessante e pertinente a isso que vc está falando, ou seja, trabalhar e sofrer - o trabalho enobrece, ela pergunta, mas na verdade o que se faz é uma repetição de ciclos viciosos criados pelo homem nesta vida.
Ela diz mais: Servos de uma culpa generalizada, fabricamos caprichosamente cada elo do círculo infernal da nossa infelicidade e alienação.
Criamos com essas frases feitas de que o trabalho enobrece, trabalhar é sofrer e outras mais, o que ela chama de "dominação de mentes, ou seja, sofra e não se queixe, não se poupe, não se dê folga, mate-se trabalhando, seja humilde, seja pobre, sofrer é nosso destino, darás à luz com dor e todo o resto da tola e desumana lavagem cerebral de muitos séculos, que a gente em geral nem questiona mais."

Vejo que vc e muitas outras pessoas já chegaram a esta conclusão e não querem isto para suas vidas, o que acho muito certo, mas tem que correr atrás, fazer o que for preciso agora para não entrar neste emaranhado que a vida nos prepara e joga para todo o sempre.

Força, fé e determinação!

bjs cariocas

Alessandra Mosquera said...

Oi Lu, eu te entendo perfeitamente... desde o meu primeiro emprego, que foi aos 18 anos, eu conheço esse sentimento. Só fui feliz quando trabalhava na minha profissao, e assim mesmo, chegou uma hora que me cansei. Eu estou atualmente desempregada, por causa da crise econômica. E nao quero parecer arrogante, mas agradeço a Deus por ter sido demitida, porque odiava o meu trabalho e a empresa onde trabalhava. Foi a melhor coisa que fizeram por mim. Tenho fé que conseguirei um emprego muito melhor. Nao sei se vou ganhar bem, se vai ser perto da minha casa, se vou ter convênio saúde... mas algo me diz que virá algo bom.
Te aconselho a pensar apenas no seu sonho, assim conseguirá força para aguentar o emprego atual. Pensa que é passageiro, que em breve o seu sonho vai ser realidade, e o que hoje é presente, em breve será passado. E da-lhe sessoes na Animal Friends pra espairecer! :)

Lúcia Soares said...

Concordo com você. Quando a gente gosta do que faz, não está trabalhando, está vivendo. É horrível ficar preso a algo que não gostamos. Meu marido trabalhou em uma empresa apenas, a vida toda, sufocado, querendo sair, mas sempre com medo, pois tinha os 3 filhos pra criar. Aguentou firme, tornou-se fechado, amargo, não adiantava eu falar que ele devia sair, mas antes teria que ter algo certo à vista, afinal só se tinha o dinheiro dele em casa. Mesmo no período em que trabalhei fora, não ganhava pra cobrir o dele, mas podia aliviar um pouco, nem assim ele partiu pra procurar outro emprego.
Com determinação e paciência se chega onde se quer. Admiro sua postura. Pode acreditar que tudo vai dar certo, afinal você busca por isso. Não fica parada, só lamentando.
Bj

Luciana Håland said...

Estou tentando näo me acomodar e ir à luta, realmente é muito importante viver e näo somente sobreviver. Também quero um emprego legal.
Boa sorte em tudo.
Beijo

Anathalia said...

Ai, Lucia, pode ser porque eu mesma ainda não me encontrei, mas faço parte do grupo de pessoas que pensam que só sortudos se sentem entusiasmados em ir pro trabalho... Espero que eu veja a mesma luz que você viu. E logo! Rs! Um beijo!

Crica said...

Lu, eu concordo com vc.
Pense no seu objetivo maior que é ter sua casa, vai valer super a pena.

Fernanda said...

Lu, acho que esta ai a diferenca entre sonhos e metas. Eh muito bom ter sonhos, mas sem metas eles nao viram realidade. Voce tem uma data especifica pra sair do seu emprego e nesse caso faz bem em aguentar um pouquinho mais, mas se acomodar fazendo algo que nao gosta (e realmente passamos a maior parte das nossas vidas trabalhando) nao da! Concordo com voce.

Dani dutch said...

OI Lú, tudo bem?
Concordo com vc, eu tinha no Brasil um emprego de quase 7 anos, mas ele consumia minha alma... entao tomei uma decisao e foi muito sabiamente tomada.
Meu atual emprego não é aqueele dos meus sonhos, mas no momento é a melhor coisa pra que eu possa me preparar e estudar para alcançar os meus objetivos.
Adorei seu post, é assim que eu penso também .. bjuss

Glorinha L de Lion said...

Vc está certíssima...não adianta nada viver pra trabalhar...tem que trabalhar pra viver e só...e numa coisa que dê prazer se não vira tortura.
A vida já é muito curta e tudo passa muito depressa...a gente tem que procurar fazer o que gosta, se não, pira! Mas aguenta mais um pouco...será por uma boa causa, ou melhor, casa! hehehe!
Beijinhos mil!

Vivi said...

Lu, tô com vc :)
Acho que trabalhar tem que se traduzir em prazer e apartir do momento que não rola mais empatia, o lado que tá sofrendo tem que procurar sua felicidade. No seu caso segura um pouco mais, pq é a sua casinha que tá em jogo.
PS.Lu, esse negócio que vc vai abrir é sobre o q?
Bjokas