Friday, January 15, 2010

Socorro na cozinha

Atencao todas voces prendadas na arte culinaria: preciso de ajuda e ideias de como cozinhar peixe! Eu e Al adoramos peixe e estamos tentando melhorar a nossa alimentacao com esses tipos de pratos leves, mas so tem um probleminha: Eu sou pessima com isso!

Nao gosto muito de cozinhar e nem tenho muita paciencia pra inventar moda na cozinha (principalmente pela falta de tempo). Qualquer coisa que leva mais de 20 minutos pra fazer (em 20 minutos TUDO tem que estar pronto, desde o comeco ao fim, incluindo a preparacao), ja risco da minha lista, mas... to aceitando sugestoes.

Al mesmo ja mencionou varias vezes que nao gosta dos meus peixes, entao faz tempo que ja desisti em fazer esse prato. Mas agora esta batendo a vontade novamente e preciso de ideias e ajuda. Quem souber de receitas gostosas e saudaveis (nada de frituras, pois a gente evita isso), por favor comente aqui ou me passe um email: lunovidades@gmail.com.

Me lembro dos deliciosos peixes que comia quando morava no Brasil, vindo diretamente do Pantanal quando meu pai ia pescar la (foto acima). Peixes imensos, deliciosamente preparados pelas cozinheiras da minha mae, se desfazendo ao somente encostar o garfo neles pra tirar um pedaco. Bom demais! So please help!

21 comments:

Mile said...

Eu amo peixes, mas nao é o meu forte na cozinha. Aliás, cozinha exige tempo e dedicaçao, pratos de 20 minutos Lu? Bom, até tem, mas um prato realmente bom e elaborado é necessário mais de 20 min. O dourado que faço ao forno mesmo demora quase uma hora, mas fica uma delíiiicia.
http://minha-essencia.blogspot.com/2008/08/dourada-ao-forno.html neste link está o peixe que eu faço ao forno.
Bjoks

Luciana Håland said...

Lucia, também gosto de peixe mas sou péssima pra preparar. Outro dia jantei na casa de uma amiga e vi ela preparando, ela colocou os filés de peixe em um refratário bezuntado de margarina ou azeite, depois passou molho pesto nos filés, em cima, uma boa camada, e só isso, colocou no forno e deixou por uns 15 minutos, forno pré-aquecido, cerca de uns 180C. Ficou ótimo.

Beijo

jmariakennedy said...

Lucinha, sou apaixonada por peixe, de qlq jeito, amo peixe. Mas, sou mesmo louca por uma moqueca. Tem moqueca de vários peixes, camarão, etc. Clica no Google Brasil q vc acha ótimas receitas por lá. Sei q aí vc não vai achar pintados nem dourados, mas vai achar o linguado q é dos melhores peixes q há (aí e aqui). Não me lembro o nome em inglês, seu pai deve saber. Bruce says the name is HALIBUT. A vantagem é q se pode fazer excelentes pratos c/ o linguado ensopado ou assado. Vs teem aí o Fish&chips, mas não precisa ser frito, o Halibut é bom de qlq jeito. No Google vc acha Hlibut recips e fotos do peixe OK? bjsssss.......judy

Beth/Lilás said...

Ih, esse peixe daí que teu pai está segurando é o tal Pintado, aquele que fiz noutro dia.
Não sou lá grandes cozinheiras, mas acho que poderei dar uma ajudazinha, assim quando pude vou lá no email, tá.
beijins

lucia said...

Xará, que saudade.
De peixe so sei comer.Mas tenho uma amiga que sabe fazer muito bem, vou pegar umas receitas com ela e te mando.
Beijos.

zizablog said...

Oi Lucia, vou postar atrasada, que linda a cã de vocês, muitooo lindaaaa mesmo, eu adoro filhotes e tenho uma cazinha tbm. Eu adorei os videos, principalmente qdo vocês falam ao fundo em inglês mas com uma pitada de portugues, hahahaha... Bjuss...

Mi said...

meu método de preparar peixe é facílimo e infalível: simplesmente tempero cada filé com sal e azeite de cada lado - coloco num formo (375F) por 15 - 20min - testo pra ver se tá pronto com um garfo - se o peixe estiver se desmanchando pode tirar - tempero com limão e tempero verde antes de servir - voilá! meu peixe predileto é tilápia

Sonho Meu said...

Tenho uma receita de salmon. Mas peixe bom so com as nossas empregadas do Brasil.

Lucia Cintra said...

Lu e Mi: Voces podem me dizer o que eh molho pesto e tempero verde em ingles? Thanks

Everybody: Obrigado pela ajuda ate agora, ja anotei tudinho. E voces que ficaram de me mandar a receita por email, nao esquecam, viu?

Agradeco a todas ate agora! bjos

Mila Viegas said...

Dá uma olhadinha aqui http://tudogostoso.uol.com.br/categorias/1020-peixes-1.html
E veja se consegue encontrar alguma receita rápida. Peixe fazer em 20min é complicado, mas tem coisas bem legais neste site.
beijos

Celia said...

Oi Lucia, um peixe que gosto muito é o seguinte. Tempera o peixe, coloca em um pirex. Corta cebola ou alhoporo e coloca em cima. Joga creme por cima e coloca no forno. É uma delicia.
Bom fim de semana. Bj

Lucia Cintra said...

Oi Celia, tira uma duvida pra mim: vc tempera o peixe como? E que creme eh esse que mencionou?

Gente, vcs devem me dar cada detalhezinho, pois nao sei nada! Rs

Bjos

Bia Mendonça said...

Lu, vou ficar de fora dessa... na cozinha sou uma negação!

Bom final de semana!

bjs

Virgínia said...

Lúcia! O melhor site ever para receitas de tudo quanto é tipo (brasileiro, é claro) é esse aqui
www.rainhasdolar.com

Tem receitas simples, rápidas, mais elaboradas, petiscos... adoro!

Tenho certeza que vai achar o que procura e muito mais!
Bj

Mi said...

Tempero verde é simplesmente cebolinha e salsa picadinha (italian parsley and green onion). Mas na verdade já fica tri gostoso somente com sal e azeite de oliva, mas eu gosto duns verdinhos. Volta e meia tbém corto cebola em rodelas e jogo no forno junto com o peixe (no mesmo prato). 20min mais ou menos e done!! Com arroz e uma salada é daqui ó hehehehe bjos! e boa sorte :-) (mais ou menos o tempo q leva pro arroz ficar pronto é o tempo q o peixe leva pra cozinhar)

Glorinha L de Lion said...

Oi Lúcia, olha meu marido faz um peixe recheado, na brasa delicioso...mas pode ser no forno tb!
Abra o peixe na barriga, recheie com cebola, pimentão, tomate, azeite e sal e pimenta, tudo bem picadinho...reserve um pouco desse molho. Embrulhe o peixe no papel alumínio , mas antes regue com bastante azeite.
O restante do molho, embrulha no alumínio e deixe assar ao lado do peixe. Quando enfiar um garfo e a carne estiver branca e soltando lascas, está pronto!
Sirva com arroz branco e com esse molho por cima...coloque mais azeite...fica delicioso...pode fazer um pirão pra acompanhar tb, com bastante pimenta, se gostar...eu, adoro pimenta!
Beijos.
Ah, o museu que vc foi é esse mesmo o de Petrópolis...é muito bacana...sei umas estórias de assombração de lá...

jmariakennedy said...

oi Glorinha, faz uns posts c/ estórias de assombração desse museu de Petrópolis. Sei q a Lucia gosta e eu também... ehehe.....judy

Beth/Lilás said...

Chiiiiii, acho que já disseram tudo e eu estive enrolada por laqui com a chegada de filho novamente e a namorada!

Mas, a Glorinha aí em cima, falou tudo.
Uma coisa importante é colocar o peixe envolvido completamente no papel alumínio, pois como a carne é tenra, precisa cozer e ficar protegido.
Aquele que fiz, além de rechear com catupiry, meu marido me ajudou a enrolá-lo com um fio para que não ficasse todo aberto quando cozesse.

Temperos de peixe, são básicos e tem gente que gosta de usar também o tal Fondor da Maggi que dá um gostinho legal. Eu, além de usar o Fondor, uso também limão siciliano, pouquíssimo sal e pimenta do reino e alho bem amassadinho. Deixe neste molho algumas horas para que fiquem bem temperado.

Lembre-se que não demora muito para assar e cozer, então não se esqueça de controlar a hora que botou o bichinho no forno.

beijinhos cariocas

Lucia Cintra said...

Glorinha, vou te pedir tb o que a Judy mencionou: Nos conta um pouco sobre essas historias de assombracao! Adoro essas coisas! bjos

Liza Souza said...

Lu,
vou perguntar a mamae se ela sabe de alguma receita prática e boa e te passo por email, por que apesar de adorar cozinhar nao tenho a menor prática em fazer peixe.

Glorinha L de Lion said...

Oi Lúcia, gostou das estórias de fantasmas? Vou saber mais com minha amiga que trabalhou lá no museu...e olha, o peixe, quando abrir a barriga, tem que tirar todas aquelas miudezas que vem dentro...geralmente, na peixaria eles já te dão limpo...
Beijos.