Monday, February 15, 2010

La vai!

Acabei de ler um artigo numa revista sobre uma pobre mulher que como eu, nao quer (queria) ter filhos, mas acabou se envolvendo com um homem divorciado e que tem um filho pequeno. E narrava como era a convivencia e o dia a dia deles quando a crianca ia visita-los tantas vezes por semana e morri de pena dela. Eu nao ia querer esse tipo de vida e acho que se nao fosse casada, nem me envolveria com alguem que ja tivesse criancas.

Eu vou abrir um "can of worms" com esse post, mas ja mencionei aqui que meu marido e eu nao queremos meeesmo ter filhos e sei que muita gente se ofende com pessoas que tomam essa mesma decisao. Pq sera que se ofendem? Pra falar a verdade, acho essa reacao ate meio comica, pois nao entendo pq a decisao de um casal pode irritar tanto uma outra pessoa so por que pensam ou querem uma vida diferente.

No final do ano passado, eu reencontrei uma ex colega de trabalho pela internet e papo vai e vem, e claro que ela me perguntou se ja tinhamos tido filho - detalhe: Ela sabia que eu nao quero! Disse que nao e continuei a contar o resto das novidades. E ela me responde dizendo que ficou impressionada que eu ainda tinha "stuck to my guns", tipo... nao tinha mudado de ideia, como se o que eu tivesse dito na epoca fosse so da boca pra fora. Eu nao falo as coisas da boca pra fora!

Cada ano que passa, me alivio a saber que eh isso mesmo que eu nao quero pra mim, tanto que estamos ate considerando vasectomia, pois estou cansada de ficar tomando pilulas. Temos sorte de ter amigos (com ou sem filhos) que respeitam nossa decisao e nao ficam nos martelando a respeito, pois eh algo sobre o qual ja digerimos e conversamos muito a respeito pra nao termos duvidas. Raramente penso a respeito e quando penso, a decisao eh facil, nao eh algo com a qual eu fico agoniando aqui tentando descobrir se me arrependeria mais tarde. O engracado eh que as pessoas que mais parecem cobrar isso, sao aquelas que menos importam nas nossas vidas, sao estranhos, mas confesso que mesmo assim, algumas delas me irritam um pouco.

Decidimos nos casar porque nos amamos e escolhemos dedicar nossas vidas um ao outro. Desde quando casar obriga um casal a ter filhos? Vou deixar de amar meu parceiro por isso? Nosso casamento vai se deteriorar? Hum, interessante, pois a cada ano que passa estamos mais apaixonados um pelo outro, mais firmes e fortes. E esse mes mesmo fizemos 14 anos juntos.

Ter ou nao filhos eh uma decisao muito pessoal e aqueles que desejam demais ter pimpolhos ao redor nunca entenderao a vontade de outros como nos dois de querer ter uma vida diferente. Com isso vem as criticas. Eh sempre a mesma coisa: somos egoistas, odiamos criancas, temos medo de ter filhos, temos problemas... gente! Eh simplesmente uma decisao, pra que causar uma tempestade num copo d'agua e se irritar dessa maneira? Por isso eu acho ate comico e esse tipo de reacao as vezes me faz rir e deixo os outros com suas opinioes e falta de respeito pela nossa decisao.

Eu me derreto inteira e nao resisto qualquer animal, principalmente filhotinhos, agora quando se trata de um bebe humano... nem um pouquinho. Nao quer dizer que odiamos crianca. Se voces vissem o Al interagindo com um bebe ou crianca, achariam que ele os ama e morre de vontade de ter um - ele tem muito jeito com elas. Mas ele nao quer de jeito nenhum. Agora eu... nem jeito eu tenho. Acho bonitinhos, prefiro criancas maiores com as quais posso conversar e tal (tipo uns 5 anos pra cima), mas nao fico completamente a vontade como ele.

Um tempo atras estava lendo pela internet afora opinioes daqueles que escolheram ou nao ter criancas em suas vidas. E como achei coisa interessante! Foi super valido ler sobre os dois lados da moeda - opinioes daqueles que tiveram filhos e eh a coisa mais maravilhosa do mundo pra eles; daqueles que de vez em quando se arrependem, mas eh algo que tem vergonha de admitir; daqueles que nao tiveram e nao se arrependem e sao muito felizes, etc... A melhor resposta que encontrei a pergunta de um post: "Voce se arrepende de nao ter tido filhos?" foi de uma mulher que escreveu o seguinte:

"Na verdade, ter tido filhos me fez entender e respeitar demais a decisao daqueles que escolhem o contrario. Me fez respeitar mais ainda o direito da mulher ou do casal em fazer essa escolha. Posso dizer que estou satisfeita com minha decisao de ter engravidado 2 vezes, mas as vezes ate fico imaginando como minha vida seria se nao tivesse tido filhos.

Minhas criancas nao nos previne muito de fazer as coisas que gostamos: nos alimentar bem, viajar, assistir filmes que nao seja desenho animado... Mantemos nossos amigos que nao tem filhos e nao tentamos convence-los ao contrario. Respeitamos a decisao deles. Nem tentamos convencer aqueles que ainda nao tem certeza do que querem.

Agora sossega sua mente, pois posso dizer que essa sua falta de interesse em ter filhos eh a melhor razao pra nao te-los. Eu me entristeco pelas pessoas que correlacionam tao fortemente suas identidades a serem maes ou pais, que nao conseguem sequer imaginar permitir a identidade de outros a excluirem criancas de suas vidas. Pensa so: voce prefere se arrepender a ter tido filhos e ficar encalhada com eles ou entao se arrepender de nao ter tido e poder viver sua vida com milhoes de outras possibilidades?"

Ela disse tudo! Tenho uma amiga que era igualzinha a mim antes dela ter tido seu filhinho. Conversamos bastante a respeito um dia desses e posso dizer que eh uma das pessoas com quem mais gostei de conversar a respeito. Ela mesmo disse que nunca teve vontade de ser mae. Pra resumir, se seu marido nao fosse louco pra ter filhos, ela nao teria tido. E me explicou que agora que tem um (e NAO quer outros), nao imagina sua vida sem elezinho, que realmente eh verdade quando dizem que quando temos nosso proprio filho eh diferente, mas ela tb diz que tem certeza de que vai curti-lo muito mais quando ele crescer.

Que sim, eh algo que muda completamente sua vida, que eh um pe no saco sair de casa com um bebe, pois tem que carregar a casa inteira junto contigo, mas que nao se arrepende. E entende 100% a nossa decisao e que eh simplesmente OK. Nos duas temos a mesma cabeca, mesmo tipo de filosofia e foi como se estivesse falando com uma outra "eu" com um tipo de vida diferente se tivesse escolhido seguir aquele caminho. Muito surreal e o que afirmou mais ainda minha decisao de NAO ter.

Se eu tivesse filhos, EU seria responsavel por eles. Nao ia querer ter e simplesmente deixar outros cuidarem deles, com qualquer pessoa da familia ou entao creche. E pra isso teria que mudar meu estilo de vida e com tudo se encaminhando pra eu finalmente realizar meus sonhos, nao quero mudar nadinha de jeito nenhum. Alem do fato de eu nao ter um pingo de vontade de ser mae. Outros dizem ter ou querer ter filhos, pois nao querem ficar sozinhos mais tarde quando envelhecerem e eu acho isso a razao mais egoista do mundo! Quer dizer entao que essa pessoa vai obrigar ou esperar esse favor dos filhos? Esperar que eles modifiquem suas vidas pra cuidarem dos pais? E se isso nao acontecer, e ai?

Como disse, continuamos com a nossa decisao firme e forte. E os unicos filhos que teremos num futuro proximo serao aqueles com pelo e quatro patas.

26 comments:

AlcyStar said...

Apoiada. esse negocio de ter filhos eh mais ou menos assim, qd vc os tem, TEM q mudar, pois nao tem volta.

Eu tb nao tenho VONTADE de ter filhos, mas namorido quer muito e meus pais tb, entao os terei, p agradar as pessoas q amo. SEI q serei uma boa mae, apesar de nao achar q eu "nasci para ser mae".

Mas respeito demais sua opiniao, e acho q vc deve ser feliz do seu jeito.

Lucia Cintra said...

Ai, Alcy, cada um toma sua propria decisao, mas eu nao teria filhos so pra agradar os outros de jeito nenhum. Nao duvido que voce sera uma boa mae, assim como minha amiga que nao queria filhos, mas seu marido eh apaixonado por criancas e teve mais por causa dele e hoje nao consegue ver sua vida sem o menino. Acho que voce tem que levar em consideracao o seu parceiro e ninguem mais. bjos

Luciana Håland said...

Bom, nem preciso dizer o que eu penso, concordo total.
Nem me irrito mais com o povo me perguntando e fazendo cara estranha quando digo que nem tenho nem quero ter, decisäo minha e do meu marido, que é quem casou e vive comigo, mas me cansa explicar one more time pra esse povo. Já pensei em simplesmente dizer que não gosto de crianca, mas até gosto, só näo tenho interesse em criancas e na maternidade e assim vai, cada um com sseu motivo que só diz respeito a nós mesmos, e enquanto dão conta da vida da gente, näo dão conta de cuidar da própria vida e dos filhos. Paciência!
Um dos motivos que mais me dizem recomendando eu ter filho é esse motivo egoísta ao cubo de ter filhos para fazer companhia aos pais na velhice, e ainda nos chamam de egoístas por não querermos, vai entender.
Enfim... vou te 'linkar', esse post como parte de mais um da minha série.

Beijo

Fernando Valente said...

Também acho esse preconceito ridiculo. Não te acho nem um pouco egoista, quanto mais por isso.

Sobre ter filhos pra cuidar dos pais, tem gente que não pensa que eles podem se casar e ter uma familia. E ai? Eles não vão abrir mão disso pra cuidar dos pais. Depois não adianta dizer "Fudeu!".

Lis Alves said...

Eu tenho dois filhos,os amo mais do que tudo no mundo,mas sinceramente,concordo que se não os tivesse minha vida seria bem diferente,por isso, respeito e muito pessoas que decidem não tê-los... Ainda bem que você se casou com alguém que tem a mesma opinião, por que a maioria dos homens quer ter filhos.
Beijos e fica com Deus!

Anonymous said...

Oi Lucia, venho sempre por aqui mas sou quietinha mas dessa vez nao resisti.
Realmente eu nao entendo alguem nao "entender" a sua escolha. Eu tenho duas filhas que sao os amores da minha vida mas acho tao normal uma pessoa nao querer ter filhos. Pra mim, egoista eh a pessoa que colocar filhos no mundo para se realizar e depois nao consegue arcar com as consequencias para o resto da vida porque filhos eh a maior responsabilidade que um ser humano pode ter na vida. Conheco muitas mulheres que querem ter muitos filhos como forma de realizacao pessoal...sera que isso funciona mesmo? Acho que se funcionasse nao haveria tanta crianca matratada e desajustada que infelizmente viram adultos desajustados.
Te parebenizo pela decisao e pela maturidade de fazer uma escolha tao importante com tanto realismo.

Mile said...

Tudo que foge do chamado "vida normal" é estranho pros outros, e é exatamente onde as pessoas se chocam com a decisao de vcs, porque pra muita gente o normal é casar e ter filhos.
Bjoks

Eduardo said...

Lucinha, a vida eh sua e de mais ninguem; voce sabe que eu apoio voce em todas as suas decisoes, mas tambem me preocupo quando minha experiencia de vida me permite ver coisas que voce ainda nao sabe. Sua decisao de nao ter filhos, sendo uma coisa boa para voce, tem todo o meu apoio; sempre que voce quiser ouvir minha opiniao sobre o que voce quiser fazer pode contar comigo. I love you e estarei sempre ao seu lado em qualquer situacao.
Detalhe: cirurgia eh uma decisao para ser tomada como ultimo recurso pois eh irreversivel. Sugiro nao cogitar em vasectomia por enquanto; ainda eh muito cedo para isso.
Dad

Anonymous said...

Oi Lu, olha a gente deve seguir o coração e fechar os ouvidos pros palpiteiros. As bocas vão falar mesmo, é um saco! Eu sou uma mãe realizada( lutei 8 anos contra a infertilidade). Decidi parar de trabalhar fora ( fui dentista por quase 15 anos) e você não imagina como existe preconceito aqui no Brasil em relação às mulheres que se dedicam integralmente aos filhos. Eu vejo que muitas mulheres têm os filhos e os terceirizam, ou seja, colocam em escolas sofisticadas em período integral, enchem a criança de atividades e não abrem mão das suas vidas profissionais, etc. Pra que ter um filho, então? Ser autêntica choca as pessoas, pois vai contra o que a maioria faz. Continue firme em suas crenças e desejos porque esse é o segredo da felicidade! Te desejo tudo de bom!
Simone

Felina said...

Lucia filhos nunca fizeram parte de minha programação, brinco dizendo que meu botão da maternidade veio com defeito ou faltando, decidi que minha vida, meu tempo e meu dinheiro seriam gastos comigo, como a vida é minha ngm tem o direito de me chamar de egoista, não conheço nenhuma mulher dita normal que tenha se arrependido de ter tido filhos, deve ser algo bom mesmo, mas algumas vezes penso que muitas têm apenas por ser dito o normal, consequencia de um casamento, o que se espera sabe?
eu realmente não tenho afinidade alguma com criança, nem paciência.
hoje as pessoas que me conhecem já "aceitam" minha decisão, penso que nos julgam por que no fundo talvez tenham tido seus filhos pelos motivos citados acima ou apenas porque são metidos mesmo.
como eu digo pro meu marido, eu gosto de minha vida vazia, inútil e sem propósito, ehehehe, onde posso tirar férias em qlqr época de ano, sem me preocupar com férias escolares e assim aproveitar os melhores preços!!:))

J.F. said...

Oi, Lucia.
Tenho encontrado muitos comentários seus em blogs de amigos comuns, mas esta é a primeira vez que visito seu blog. E o faço num momento muito interessante.
Sou casado há 40 anos e temos um casal de filhos. Ter ou não ter, ou quando ter, é decisão exclusiva do casal. Nós quisemos os filhos, mas não nos primeiros tempos. A cobrança, entretanto, foi muito grande. Depois de nascida nossa filha, a cobraça era o "quando vem o próximo"? Lógico que criamos os dois com o máximo amor, máximo carinho e cuidados extremos. Mas, sempre tivemos em mente que, um dia, assim como nós o fizemos, eles sairiam de nossa casa para cuidarem de suas próprias vidas. E, aí, estaríamos "sós", novamente. Foi por isso que, nesses anos todos, nunca deixamos de nos curtir, de dar nossas escapadas sozinhos, de, enfim, nos namorarmos, em benefício dos filhos. Hoje, com eles levando as suas próprias, nós temos a nossa vida, com muito carinho, muito respeito, muito amor, muita participação, muita união. Temos muitos e bons amigos e boa vida social. A saída deles não nos transformou em dois velhinhos macambúzios, abandonados, sem perspectivas, sem ter o que conversar, enfim, dois estranhos convivendo amarguras, sentados à frente do receptor de TV, juntos fisicamente mas a quilômetros de distância emocional um do outro. Nem por isso nossos filhos ficaram psicopatas ou, ao menos, levemente desajustados sociais. Hoje funcionam mais como amigos que como filhos. Um dia terão que cuidar de nós? Nos preparamos para que não aconteça isso, pois essa intenção de que, um dia, eles nos cuidem, é extremamente egoista.
A decisão correta é exatamente aquela que vocês tomam e não a que outros possam querer de vocês. Se vocês quisessem filhos, estariam totalmente certos, pois seria uma decisão de vocês. Se não querem ter filhos, também estão absolutamente certos e ninguém tem direito de tentar convencê-los de contrário.
Parabéns por terem uma decisão. E parabéns por viverem tão bem, se entenderem e se amarem.
Abração a vocês dois.

Fernanda said...

Lu, algumas pessoas sempre vao dar pitaco e achar que sabem melhor que nos mesmos que rumo nossa vida deveria tomar independente da decisao que voce tomar, mas ainda acredito que quem resolve nao ter filhos eh ainda mais cobrado. Eu por exemplo, que quero muito ter filhos, ainda nao achei que chegou a hora certa e ainda me acho nova o suficiente pra esperar terminar os estudos e realizar uns sonhos e projetos antes de engravidar, e pensa que ja nao ouvi por causa disso?
Uma das minhas cunhadas, por exemplo, comecou me encher a paciencia (eu nao dou opiniao nenhuma na vida dela, por que vou querer na minha?), e veio com esse papo na frente de todo mundo quando nos reunimos na casa da minha sogra, de que estavamos esperando muito tempo. No comeco eu levei numa boa e disse que tinha que terminar a faculdade antes e nao estava com pressa. Pois num outro dia ela veio de novo com essa conversa e ja fui malcriada e disse pra ela que ia encomendar naquela mesma noite, mas assim que nascesse ia deixar com ela as 7 da manha (que eh o horario que saio pra faculdade) e buscar as 11 da noite depois que o bebe ja dormisse a noite toda porque mesmo chegando em casa as 4:30hs preciso estudar); e que no fim de semana ela podia tomar conta tambem, afinal depois da semana toda me matando de estudar, ninguem eh de ferro e eu precisava de um break! Ha! Foi a ultima vez que ela veio com isso.
Coisa chata, e ainda insistente! Pior que se minha familia cobrasse eu ainda tinha certeza que eles iriam "curtir" o bebe, mas a familia do meu marido por exemplo, ia ver o bebe duas vezes por ano (thanksgiving e natal) e dar um tchauzinho de longe; entao eh soh pra ficar intrometendo mesmo, hunf!

E olha que eu gosto dessa minha cunhada, mas ao decorrer da vida a gente sempre vai ouvir um que acha que sabe mais do que a gente onde aperta o calo, eu ainda nao tenho maturidade pra rir nao, tem horas que eu perco eh a paciencia lol!

Beijinhos!

Eneida (Puppy`s Mom) said...

Lucia
Mais uma vez concordo com vc em numero, genero e grau! Não tive filhos por opção e até hoje não me arrependi (tenho 61), acho que só sei ser mãe de cachorro mesmo...
Beijos meus e lambidinhas da Puppy
Eneida

Lucia Cintra said...

Gostaria de agradecer a cada um de voces pelos comentarios, estao sendo muito validos pra mim. Eh bom saber que posso ouvir sobre o assunto de pessoas com experiencia dos dois lados, com e sem filhos. Principalmente daqueles que tem filhos e os quais talvez entendam mais que ninguem o motivo pelo qual tomamos essa decisao.
-------------

Lis, pois eh. Al e eu temos a mesma opiniao. Senao, seria como a minha amiga, que se sentia e pensava como eu, mas seu marido queria muito um filho. Eles tiveram um menino, mas ela me diz que apesar dele ser a luz da vida dela, nao quer outros de jeito nenhum. bjos

------------------------------
Anonimo 1:
Tb concordo que filhos nao trazem realizacoes pessoais. Sei que nao tenho nenhum pra dizer isso, mas acho que voce tem que se achar ou se realizar como pessoa primeiro da sua propria maneira e nao colocar essa "pressao" ou depender de outros pra se dizer realizada. Eu acho isso meio fora da realidade, mas... bjos

------------------------------
Simone,
concordo plenamente: pra que ter filhos se nao vai dedicar seu tempo criando eles? Eu mesma ja disse que nao ia querer parar de trabalhar, de viver minha vida e seguir meus sonhos por causa de filhos. Entao decidi nao te-los, pois nao acho justo. Se tivesse, meus filhos seriam criados por mim, teriam a atencao necessaria que precisam, mas eu seria uma pessoa frustrada por nao poder ir atras dos meus sonhos. bjos

------------------------------
Meu querido papai,
voce sabe que respeito demais sua opiniao e estou sempre conversando com voce sobre qq coisa, inclusive ja falamos sobre esse assunto. Apesar de ja termos (eu e Al) conversado sobre a cirurgia, algo dentro de mim, tb acha isso meio radical. Talvez esperaremos sim, pois tomar pilula tb tem seus beneficios, rs. bjos

------------------------------
JF, welcome! Eh assim mesmo que me sinto com meu pai (minha mae faleceu ha uns anos atras). Somos super amigos e meu relacionamento com os dois ao longo da minha vida toda sempre foi de um amor, amizade e respeito muito grande. Nao poderia ter pedido ter pais melhores.

A decisao de voces de esperar o momento certo pra ter filhos e curtir um ao outro ate hoje me soa ideal! Eh bom saber que existem casais como voces com esse tipo de cabeca e com esse tipo de relacionamento.

Mas me diz: suas vidas provavelmente mudaram completamente depois que eles vieram, nao eh? Eu digo isso, pois vi os sacrificios feitos pelos meus pais pra criar tres meninas. bjos

----------------------
Fer,
infelizmente de vez em quando eu tb tenho que ser meio grossa com certas pessoas. Nunca aconteceu com alguem da nossa familia, eh mais com outros, mas adorei sua resposta. Tb tenho certeza de que meus sogros aqui so veriam meu filho uma vez por ano tb, entao pra que manter pressao, sabe? Eles nao fazem isso, ainda bem, ja nos perguntaram varias vezes ao longo dos anos, mas sabem respeitar nossa decisao. bjos

Sonho Meu said...

Quando fui mãe sabia que estava gerando dois amigos principalmente. Jamais poderia imaginar minha vida sem meus dois amigos : Bruno e Bia.
Pra mim nao foi decisao ou indecisao, foi simplesmente um fato real que aconteceu na minha vida e veio normalmente e naturalmente, como eu acho que a vida deve ser levada. Se tivesse que viver o que vivi, e viver o que vivo...nasceria de novo e repetiria tudo.
Beijinho pra tí.
me

Mi said...

ah eu tbém concordo total contigo!!! de vez em qdo até tenho jma vontadezinha de ter filhos, mas isso tá ficando cada vez menos frequente... por enquanto estou muito bem sem filhos e sem planos de tê-los :-) bjos!!!

Virgínia said...

Não ter filhos é alvo de preconceito tanto quanto ter muitro filhos hoje em dia! Ninguém está satisfeito com a decisão dos outros, e todos gostam de se meter na vida alheia.
Só acho que a decisão de não ter (assim como a de ter) deve ser dos dois, para não haver estranhamentos mais tarde. Conheço um casal (ela é a segunda esposa), ele já tinha 1 e não queria outro. Operou. Depois casou de novo, mas continuou não querendo. O sonho dela era ter. Sofre até hoje... isso é que eu não acho legal.
Mas se a decisão agrada a vocês 2... que os outros se explodam. Ninguém tem nada com isso! Bj

Camila Lombone. said...

OI..

eu tenho 20 anos.. ñ estou nem perto de um relacionamento estavel nem nada.. mas tenho plena convicção de que filhos eu não quero. Uma visão mais crua da coisa, não vejo que grande beneficio seria ter um (ou mais).. começando por mim.. Moro com meus avós, mas os consideremos meus pais.. e acima de tudo, me considero filha deles (isso foi quase um pleonasmo, mas.. enfim).. E nessa condição de filha, eu não sei qual é o grande benefico que trago/faço. Acho q enquanto vc ñ e´contaminado/contagiado com akele "amor incondicional, q vc só sabe quando tem um filho, de fato" vc realmente está imune, vc não pode lastimar por uma coisa q vc não sabe o que é e que definiu q pode viver sem ele..

para mim, vc está certa.. não por ter ou não ter filhos. mas por ter consciencia do que vc quer e do que vc não quer.. e fazer por onde para obter o resultado.

bjus

Beatriz said...

Bom, eu respeito todos pelas decisões que tomam, jamais ficaria enchendo alguém para ter ou não filhos, até pq quem os tem terá que criá-los, educá-los, amá-los etc e isso não seria responsabilidade minha, então jamais exigiria isto de uma pessoa. Entretanto, por uma questão religiosa, essa decisão me causa um certo incômodo. Sigo o Plano do Pai e sempre aprendi que aquela vida que nos foi dada de presente não foi dada à toa e a oportunidade que tivemos de virmos para cá e aprendermos deverá ser dada aos nosso descendentes. Mas cada um é cada um. Espero que sejam felizes, pois isto é o que mais importa! Abraços!

lucia said...

Xará, eu tenho duas filhas, que eu amo, pois sempre quis ser mãe. Mas depois com o passar do tempo fui vendo que ter filhos é uma gde "SACANAGEM", me perdoem a palavra. Colocamos seres indefesos num mundo onde tudo é dificil, a violencia impera. Teria mais uns 1000 motivos pra te apoiar.
Siga seu coração.
Beijos.

Alessandra Mosquera said...

Por muitos anos eu nao quis ter filhos, sempre achei que nasci sem sentido de maternidade. Bebês nao me chamavam a atençao, queria trabalhar etc e tal. Por volta dos 30, minha cabeça começou a mudar, e quando conheci o meu marido, foi mudando ainda mais. Hoje em dia eu quero ter filhos, nao porque goste de criança ou porque quero uma companhia quando ficar velha; mas sim porque quero viver a experiência de criar um ser humano e dar o melhor de mim a ele. Tenho consciência que será um indivíduo diferente de mim, que vai ter vontades próprias e viverá a sua vida como ele quiser. Sei que a minha vida vai mudar muito, mas ela também mudou quando vim morar na Espanha, mudou quando comprei o Pancho, etc. Nao temo as mudanças, acho que todas elas, mesmo as más, vem para nos fazer crescer.
Apesar disso tudo, quero dizer que te entendo e te respeito totalmente, conheço muitos casais que nao têm filhos e sao felizes. Pode ser que eu acabe como um deles, já que nao engravido nem a pau (rs). Acho que o que importa nessa vida é fazer o que queremos e ser consequentes com isso. Se é o que vc e o seu marido querem, acho genial.
PS: nao compreendo também porque alguém se sentiria ofendido por outro ter uma opçao distinta! Eu adoro homens, mas nao me sinto ofendida pelas lésbicas! :)

Wilma said...

No fundo todos esperam que sigamos um "script" se não, nos martelam com piadas e tudo mais. Não vejo nada demais em não querer ter filhos, é uma escolha ou deveria ser, tê-los ou não. Agora, sou terminantemente avessa a procedimentos definitivos, afinal nunca se sabe o amanhã...vá que num casal um morre e o outro poderá refazer a vida, inclusive mudando de opinião, não é?

Debora Rocha Muscutt. said...

Eu não tenho filhos, tenho enteados, acho que te contei, né, Lu? É muito difícil. Tarefa gigantesca.Responsabilidade imensa. Confesso que depois de ter que conviver com estes kids por um tempo eu vi a dificuldade da situação e passei a ver a maternidade com outros olhos. Não sei o que a vida reserva para mim, deixo o rio correr ao longo do seu curso, mas agora eu sei de fato a responsabilidade e as obrigações que envolvem ter filhos e posso dizer que te entendo perfeitamente! Ninguém deveria julgar ninguém, por nada. O que é bom para um não é para outros e por aí vamos...seja sempre feliz, Lu!Isso sim é que importa!

Beth/Lilás said...

Web-filha,
Você sabe que eu a apoio nesta decisão, acho que vocês dois estão certíssimos e sabem bem o que querem para o futuro, tudo isso porque se amam de verdade.

Encaro o fato das pessoas se meterem ou falarem abobrinhas, quase que a mesma coisa quando vc diz a alguém que não acredita em Jesus Cristo, ou seja, que ele não é aquela história toda contada há 2000 anos, repara como te olham com cara de espanto, porque simplesmente vc tem que acreditar e não contestar, tá lá, tá escrito e ponto final.
Então, torna-se a mesma coisa quando você resolve ter apenas um filho só e aí te perguntam sempre, numa roda de mulheres, porquê quis só um filho. As pessoas não se tocam, não têm simancol, não deixam de perturbar com perguntas imbecis, coisa que nunca fiz a ninguém, não me interessa porque a pessoa teve aquela ou outra escolha.
E, se pensarmos bem, nos dias de hoje quem é louco é quem está procriando, afinal o mundo não está fácil!

um beijo grande carioca

Liza Souza said...

Lu,
apoio demais a sua escolha em nao ter filhos e acho que cada um sabe o que é melhor para si. Amo demais o meu filho, apesar de nunca ter desejado ser mae, e tbm nao me vejo sem ele. Mas, para falar a verdade ser mae nao é uma tarefa nada facil e a maternidade nos transforma de uma maneira sem volta. Hoje a prioridade da minha vida é o Miguelzinho e abro mao de muitas coisas em funcao dele. Nao me arrependo da minha escolha e penso em ter outro filho, nao por mim ou pelo meu marido, mas pelo Miguel, pois nao quero que ele seja sozinho no mundo. Dificil, né?
Ah, tbm to louca para arrumar um filhinho de 4 patas. rs
Beijos

Dani dutch said...

OI Lucia,
Concordo com vc, e olha só, a ladainha é essa:
ta na hora de arrumar um namorado....

tá na hora de ficar noivo...

tá na hora de casar...
tá na hora de ter filhos...

tá na hora de ter o segundo...

São coisas tão absurdas, que sinceramente me irritam, eu tenho casos na família e até evito de conversar e quando converso aprendi a nao responder as perguntas.

AS pessoas precisam aprender a respeitar mais umas as outras.
bjusss