Tuesday, February 23, 2010

Licoes em tudo

Eu passei o mes de Janeiro quase inteiro sem ligar a televisao. Estava tao ocupada com minhas outras coisas, que nem ligava pra isso. Era so computador na minha frente. Porem, comecei a assistir aquele show Heroes pelo computador atravez da minha conta de Netflix e BIG MISTAKE, pois viciei ate! Assistia pelo menos um episodio por dia e no final do mes, ja tinha assistido umas 3 temporadas inteiras desse show. Bom demais e o assunto super interessante!

Eu amo estudar, ler e me aprofundar em qualquer coisa sobre psicologia, genetica, pelo poder da mente e o controle que temos e nao temos sobre isso, como talvez teremos certas habilidades que eles mostram nesse show (nao os casos extremos) daqui a alguns seculos, mas isso fica pra um outro post... Ja bastava o vicio com o Lost e o 24, ne? Nao queria viciar em outro, mas...

Escrevo isso aqui, pois alem do vicio, posso dizer que televisao tb eh cultura, pois eu aprendi umas palavras em japones ao assistir Heroes. O show tem dois personagens que falam japones a maioria do tempo, mas tem uma legenda pra nos meros mortais que nao falam a lingua. Engracado que com a repeticao de certas palavras eu aprendi mesmo! Sei falar "pai", "mae" e "Eu consegui!", haha. Nao saberia escrever, mas sei pronunciar essas palavras direitinho. E me lembrei de muitas outras que aprendi com uma amiga japonesa que tinha na faculdade ao ouvi-los falando no show (essas estavam meio enterradas na minha cabeca).

Entao torno a dizer que televisao, certos programas e ate filmes tb sao cultura. Eu presto muito atencao no que assisto, tento tirar licoes de vida das estorias que me entretem e acabam nao sendo somente um filminho ou coisa parecida. Assisti um filme um dia desses com o Leo DiCaprio e Kate Winslet (The Revolutionary Road) que tb me tocou muito, mas falarei sobre esse numa outra vez.

Comecei esse post, pois meu pai tb eh igual a mim, ou eu sou igual a ele... rs. Ele presta demais atencao nas coisas e nos filmes e me mandou esse texto abaixo recentemente, o qual resolvi colocar no blog. Mas e voces? Quais sao suas opinioes sobre o assunto?

Aprendendo…

Assim como a mãe do Lula eu nasci analfabeto e ignorante; apenas munido dos meus instintos gravados em meus genes, resultado de 590 milhões de anos de evolução (fim do período pré-cambriano). Desde então venho me esforçando para me tornar “alfabeto” e reduzir meu nível de ignorância.

Os meios para isso são livros, revistas, filmes e conversas; após a coleta de informações sempre faço uma revisão dos meus conceitos, opiniões e paradigmas. Acredito em estar sempre em evolução e atualizando meus conhecimentos. Eu leio com um lápis na mão para ir anotando tudo que me chama a atenção. De uns anos para cá ando prestando mais atenção aos filmes que assisto. Tenho percebido que quase sempre é dita alguma coisa ou algo é feito que me faz refletir. Recomendo que todos façam esse exercício: além da diversão proporcionada, que lições podemos tirar do filme?

Quero aproveitar a oportunidade para comentar que a informação por vezes vem de fontes as mais inesperadas, e por isso devemos ficar atentos a tudo que nos cerca. Uma afirmação das mais importantes que eu conheço, e certamente fundamental para aprendermos a lidar com a vida foi dita em um desenho para crianças: “The Lion King”. Aparece logo no início do filme e dita pelo vilão, o irmão do rei Mufassa, o Scar! Ele acabara de caçar um camundongo e diz para ele: LIFE IS NOT FAIR (a vida não é justa!). Que sabedoria! Mensagem surpreendente em um desenho feito para distrair e emocionar. Será que foi colocada no script de maneira intencional?

Uma criança – e um adulto – que reflita sobre essa afirmação e entenda o quanto ela é verdadeira, vai tomar as decisões na vida de maneira muito diferente daqueles que pensam que tudo sempre precisa terminar como nos filmes de Hollywood onde o mocinho sai premiado e o bandido perde. Quantas pessoas poderiam ser felizes se entendessem que a vida não é nem justa nem injusta, ela apenas é o que é. Elas precisam sair do sonho e viver a realidade, transformando potenciais desapontamentos e frustrações em desafios a serem vencidos ou até mesmo ignorados por meio de mudança de rumo e de projetos. Não se espera pelo Papai Noel, vai-se comprar o presente.

Aprendemos em estatística que a probabilidade de sair um determinado número ao se jogar um dado é a mesma para qualquer um dos seis números. Por outro lado se jogarmos o dado, por exemplo, 10 vezes, vamos ter um número que saiu mais vezes que os outros e um que saiu menos ou não saiu, e os demais em situação intermediária. O que é isso? A vida está favorecendo em demasia um número em detrimento de outro? Por acaso todos não tem a mesma chance?

Isso se chama casualidade, ou princípio do caos, e é exatamente assim que ocorre na vida da gente. Trata-se de uma combinação de conseqüências das nossas decisões com a casualidade de todos os demais fatores que podem interferir e dessa maneira as coisas podem dar certo ou errado independentemente das nossas ações, intenções e expectativas. A própria vida que surgiu em nosso e em outros planetas é resultado de coincidências e casualidade. A evolução dessa vida em formas mais avançadas é resultado também de casualidade. O futuro depende da constante movimentação de tudo que existe em nosso universo.

No inicio de 2009 quase fomos atingidos por um asteróide que passou muito próximo e só foi detectado no ultimo minuto. Não colidiu por mera casualidade, caso contrário provavelmente a maioria das formas de vida deste planeta teriam sido destruídas. O interessante é que aqui apareceu no noticiário como uma breve entrevista a um astrônomo regional; acredito que a maior parte das pessoas nem tomaram conhecimento.

A conclusão deste meu arrazoado é que viver é uma aventura fascinante; todos podem fazer dessa aventura uma experiência que enriquecerá as proprias vidas e a dos que os cercam. O processo de aprendizado é contínuo; não tem fim, mas esse processo de descoberta das coisas, o que são e como funcionam, é para mim motivo de deslumbramento e admiração, e olha que eu não sei quase nada.

Fevereiro 2010
Beijos
Dad

8 comments:

Depois dos 25, mas antes do 40! said...

Não entendi se foi seu pai que escreveu este texto ou se te enviou apenas. Mas minha opinião é que TV é bom para quando quer ficar de cabeça vazia. MInha tia estava contando da cunhada que liga às 5:30 da tarde e só desligar lá para as 11. Ler? Para que? Resumo, 36 anos e nunca trabalhou. Claro que é uma em um milhão, mas a verdade é que se você quer ir longe na vida, nascendo rico ou pobre, tem que ler, estudar, conhecer e ver TV quando tiver vontade... Aprende-se sim com a TV, mas como na internet é um conhecimento quebrado, não leva ao racicínio, ao pensar, ao ir além que a academia incentiva.

Enfim, escrevi demais, rs

Beijos

Lucia Cintra said...

Flavia, ele fez os dois, rs. Meu pai eh uma das pessoas mais cultas que ja conheci na vida. Ele le uns 2 ou 3 livros por mes e voce pode conversar com ele sobre tudo quanto eh assunto.

O que quis dizer aqui eh que nem sempre a televisao, programas ou filmes sao algo ruim. Tem muita coisa interessante e muita mensagem profunda em alguns deles, eh so prestar atencao. E nao vou perder meu tempo assistindo porcaria, meu tempo eh valioso demais pra isso.

Claro que viver em funcao da TV nao eh bom, eu mesmo tenho uma tia completamente imprestavel, que nunca trabalhou e ficava o dia e noite em frente a TV, durante sua vida toda.

Nunca entendi que tipo de vida era essa. Mas cada um com a sua, ne? Eu eh que nao vou perder meu tempo com isso, mas eh importante prestar atencao e tirar licoes de tudo quanto eh lugar, inclusive televisao.

bjos

Eduardo said...

Ah Lucinha, you are flattering me!
Pena que o tempo eh pouco para o muito que se tem que aprender; o importante eh aproveitar todas as oportunidades.
Nota: prefiro assistir a filmes em DVD e nao os que passam na TV pois estes sao muito cortados para inserir comerciais. Um bom dito para se usar no mundo dos negocios e que aparece no Godfather: "it's nothing personal, just business"
Apesar que para os arabes eh o contrario: tudo eh personal.
Love Dad

Beth/Lilás said...

Lucinha,
Admiro muito pessoas como teu pai, apesar de que também ajo assim, mas acho que isso faz parte dos 'entas' pra cima. Só não sou tão intelectual, nem é todo assunto que me abre interesse, por exemplo, astronomia ou astrologia, ficção científica em filmes (detesto), mas também gosto de ler e procuro estar sempre antenada lendo um ou outro site de notícias para não perder o time.
Realmente, alguns filmes com pretensa aparência boba, mandam boas mensagens, basta que tenhamos olhos e ouvidos bem abertos.
Televisão, ultimamente, não tem sido minha praia, gosto mais de filmes em DVD ou nos cinemas, estou sempre com um livro na bolsa para idas a médicos ou qualquer outra coisa que me faça esperar mais de 30 minutos. Penso que as pessoas deveriam se integrar mais ao mundo através da leitura, já tentei demais com meu filho, mas sinto que ele assim como a maioria dos jovens de sua geração, preferem a leitura através de uma tela de PC e, de preferência, textos rápidos com mensagens imediatas... uma pena!
Gostei do post! Desculpe-me se me alonguei.
bjs cariocas

Glorinha L de Lion said...

Concordo com seu pai em gênero, número e grau!
Como sou atéia penso que as coisa acontecem e ponto, simples assim...claro que a gente fica ansiosa ou tensa por não saber o que vem pela frente, mas que não adianta tentar prever o futuro, rezar o ucoisa que o valha, isso, não adianta mesmo.
Todos nós nascemos analfabetos, nus e pobres...vamos aprendendo, à medida que crescemos como gente (ou não, em alguns casos...).
Gostei muito desse post.
Abraços ao pai e um beijo pra vc.

Lúcia Soares said...

Textos lindos, ótimos, bem escritos, bem explicados, como este do seu pai, passam de liso nos comentários, reparou???
Lúcia, acho que essa sabedoria que seu pai passa (ele que me corrija, se estiver errada! rsrsr) é muito da idade também. Quando somos muito jovens, não apreendemos tanto as coisas. Com o tempo, ficamos mais espertos, mais detalhistas. Claro que há pessoas que nunca chegarão ao grau de maturidade dele, com sua sabedoria e capacidade de passar a mensagem. Leio sempre o que ele escreve e gosto muito.
Para mim, ler é essencial e consegui passar isso para os filhos. Também não são fissurados em TV, adoram filmes, enfim, acho que estão no bom caminho.
O texto do Eduardo é simplesmente fantástico, devia ser mais apreciado!
Beijos

Eduardo said...

Lucia Soares (para nao confundir com a "minha" Lucia)obrigado pelas suas palavras amaveis. Voce tem razao, a idade ajuda muito para se aprender as coisas; a gente se torna mais tolerante e receptivo. Fico muito feliz se consigo transmitir informacoes que possam ser uteis. Por outro lado estou sempre aberto para criticas pois como escrevi, tenho muito que aprender. Que bom que voce criou o habito de ler nos seus filhos; no mundo da cibernetica entendo que o apelo ao rapido e mais facil pode ser um grande obstaculo, porem tudo depende de comecar.
Um grande abraco
Eduardo

Silvana said...

Lucia,
Adorei o que o seu Pai escreveu, uma visão da vida perfeita como ela é. Acho mesmo que se as pessoas descobrissem isso mais cedo seria mesmo mais fácil encarar a vida de frente e ser feliz.
bjs
Silvana