Thursday, February 18, 2010

Meus terapeutas

Quando eu me desanimo ou encontro um empecilho na minha frente, as vezes preciso de uma ajudinha pra continuar. Terca-feira estava me sentindo meio down, sem saber como seguir com certas coisas e precisava de um empurraozinho.

Al chamou minha atencao, pois eu estava de um mau humor danado, ainda mais com varios comodos da minha casa pingando devido a essa porcaria de neve que nao para mais de cair la fora e uma coisa se adiciona a outro e pronto! Ate mesmo esqueci de assistir o meu show favorito, o UNICO show que assisto, o LOST, eh mole? Quando estou de mau humor, normalmente quero ficar sozinha, sem precisar falar com ninguem, lidar com nada e SO! E so de saber que teria que lidar com esse vazamento todo aqui em casa, de novo, no dia seguinte, estava so piorando a situacao.

Mas entao ele me chamou atencao e fomos conversar. E como conversamos! Ele me faz pensar nas coisas, me faz realmente parar pra analizar o que me incomoda, pois assim eu sei melhor como lidar com isso. Engracado como repetir as coisas verbalmente pra e com alguem que esta ali te escutando e ajudando com sua opiniao e nao so analiza-las na minha cabeca, ajuda! E sai dali do nosso quarto como se tivesse feito terapia. Sem brincadeira. Me senti melhor imediatamente e estou bem ate agora.

Ontem no trabalho, entre meus clientes, eu voltei ao site do meu outro "terapeuta" - o John Kehoe. Ja mencionei esse autor aqui no blog varias vezes, e volto a dizer que ele me inspira e sempre me ajuda com as palavras do seu livro, seu site/blog e leio e releio seus textos e conselhos mil vezes quando meu trem sai do trilho. Tem vezes que ate carrego seu livro comigo pra cima e pra baixo durante dias! Ja coloquei um texto dele aqui e foi esse mesmo um dos quais realmente precisava ter lido ontem!

Li tb mais uns dois outros e resolvi mandar uma copia deles pro Al ler, pois certamente e novamente me inspiraram e ajudaram! E Al me respondeu de volta dizendo que quando eu colocar o site do meu negocio no ar, que iriamos dar uma festa. E que quando eu puder largar meu atual emprego, que dariamos uma festa maior ainda!!! Nao sei por que esse breve email que ele me mandou me alegrou tanto!

Acho que foi o fato dele saber o que quero, saber quais sao meus sonhos e o que me incomoda e principalmente me apoiar e incentivar mais do que ninguem, pra eu conseguir continuar indo atras do que quero com toda forca, perseveranca e vontade!

Adorei receber seu email. Adoro trocar text messages (ou "torpedo" em Portugues, acho) durante o dia com ele, com mensagens de carinho e inspiracao. Ele sempre coloca um sorriso no meu rosto com suas palavras e principalmente com suas acoes quando estamos juntos!

Pra quem tiver interessado, vou colocar os textos que li aqui em duas partes. Aviso logo que sao bem longos.

Texto 1: John Kehoe comeca citando o seguinte:

"Precisamos de coragem pra seguir nosso coracao - As outras pessoas tem muitos planos pra nos" - Joseph Campbell

Sim, eu sou um marido, um filho, um irmao, um escritor e cada um desses tem suas responsabilidades e deveres, mas acima de tudo, eu sou EU. E esse, eu dou valor acima de qualquer outro, pois se eu nao fizer isso, nao dar valor a minha visao primeiramente, como seguiria minha vida? Todos nos temos dentro de nos mesmos, centenas de possiveis destinos ou caminhos a seguir. Nao centenas ou um numero ilimitado de destinos. Nao todos os destinos sao nossos pra viver e explorar, mas tambem nao existe somente um. A vida te da escolhas. Dependendo das circunstancias, suas acoes e suas escolhas, varias oportunidades serao dispostas a voce.

Pra descobrir seu destino, voce precisa primeiro descobrir o que te agrada, o que alegra seu coracao. Essa eh sua primeira pista. Siga seus instintos - eles existem por uma razao. Eles sao os sinais pra uma vida realizada e cheia de aventuras. Escolha um destino que o faca sentir que eh o certo e o siga nao importando onde te levara. Existe uma jornada pela frente.

Digo isso a uma pessoa de 21 anos de idade que esta no comecinho de sua vida e que nao sabe qual caminho seguir - confie no seu instinto. Digo a alguem de 40 anos que esta no meio do caminho: Tenha coragem! Existem destinos ou caminhos te esperando se voce parar pra ouvi-los seu instinto te chamando. Digo a aqueles de 60 anos que tem mais uma change pra envelhecer graciosamente..


Eu li um livro há muitos anos atras (eu esqueço do titulo) sobre uma mulher que largou seu marido quando estava no início dos seus 60 anos. Era uma história verdadeira, contando como tomou a decisão, o horror dos filhos ja todos de meia idade, como tentaram dizer que estava fazendo besteira, sobre como seu futuro seria incerto ao sair com somente a roupa que poderia carregar dentro uma mala de mao. Pegou somente alguns mil dólares, deixando sua casa pra tras, seus investimentos, todos os artigos de valor com seu marido.

O livro conta a história de suas aventuras, seus pontos altos e baixos, incluindo seus amantes. Terminou com ela na Italia, casada com um mogul e o amor da sua vida, tendo uma vida rica com ele em seu vinhedo. Não levou em consideracao o conselho dos seus amigos dizendo que a vida se acabava chegando nessa idade, e sabia que tinha mais escolhas ou destinos pela frente. Teve a coragem de deixar um marido que so sabia reclamar de tudo, deixar uma união que era estéril, para confiar no seu instinto. Isso eh que eh envelhecer graciosamente.

Quando eu tinha 21 anos (ha 30 anos atras) eu peguei um bondinho para trabalhar enquanto lia Henry Miller pela primeira vez. Eu trabalhava como um agente pra uma empresa de seguros de carro. Não era um trabalho particularmente emocionante, mas era bom, e você tem que fazer algo com sua vida, nao eh? Todo dia eu pegava o bondinho na rua da rainha e descia na rua da baía. Esta manhã em particular eu estava super entretido na escrita de Miller - seu estilo de vida como um artista, sua liberdade, sua coragem de seguir o que acreditava, mesmo que morresse de fome e fosse a falencia, sabendo que ninguém publicaria seu trabalho.

Eu tinha que ficar prestando atencao toda hora olhando pra ver se nao perdia meu ponto, ate que um pensamento delicioso tomou conta de repente da minha mente. "E se eu nao saltar? E se eu permanecer sentado nesse bondinho?" Era uma idéia louca. Naturalmente eu comecei a pensar como isso seria irresponsável; que o pessoal no trabalho estava contando comigo... Eu tinha coisas pra fazer no trabalho. Dizia a mim mesmo que nao poderia ser egoista, que se fosse largar o emprego, que o fizesse corretamente, dando um aviso previo.


Mas esse pensamento não ia embora. Estava um dia lindo e super gostoso. O sol estava brilhando e eu estava vivo e cheio de possibilidades. Meu ponto agora era somente daqui a uns blocos e eu nao sabia se ia saltar ou não. Faltando mais um bloco e eu ainda eu não sabia. Não pensava, nem havia nenhum diálogo interno. Nada! Era como se estivesse vendo um filme comigo mesmo nele - totalmente sem saber o que estava por vir. De repente chega meu ponto final. Ao escrever isso agora, ate revivo a emoção de experienciar novamente este momento. É como se estivesse acontecendo outra vez.

A cena é intensa. Eu estou numa encruzilhada. Um momento decisivo do meu destino. A porta abre. Saio ou não? Eu não sei. Eu estou nas mãos do destino - algo mais esta tomando a decisão por mim. E aqui parece que o tempo para e a porta permanece aberta pra sempre - tenho tempo o suficiente pra sair. Então ela finalmente se fecha e o bondinho continua em frente. Eu me sento novamente, completamente espantado com o que aconteceu. Eu permaneco no bondinho por aproximadamente mais uns 20 minutos. Estou num território desconhecido agora.

Vendo um parque, saio, procuro por um lugar pra sentar e continuo a ler Henry Miller. Bem mais tarde eu ligo pra minha compania e aviso que estou largando o emprego ali naquele mesmo momento. Mais ou menos um mes mais tarde eu fui pegar meu cheque final.

Durante os próximos três anos eu escrevi meu primeiro livro que acabou nunca sendo publicado. Eu contei essa historia recentemente a um amigo meu, um psicólogo Jungian: “E o que acha que teria acontecido se voce tivesse saltado do bondinho naquele dia?" ele perguntou. “Eu seria provavelmente um gerente agora,” eu respondi imediatamente, a resposta vindo automaticamente bem do fundo do meu ser, ate mesmo me surpreendendo, pois eu não tinha pensado sobre aquilo antes.

Eu não estou dizendo aqui pra voce largar suas responsabilidades e a tomar o caminho de menos resistencia. Nao eh pra voce fugir de algo, mas sim pra ser corajoso e escutar seu instinto, escutar aquela voz dentro de voce. Isso eh algo que nao da pra enganar, você sabe claramente quando está seguindo o seu destino ou nao. Quando você inventa razões para não seguir em frente, quando você fica com medo, nao toma riscos ou entao deixa outros decidirem por você, algo está perdido. Há um vazio que nada pode preencher.

Você sabe que você recusou a chamada. Outros podem ate não saber; em fato, podem ate felicitá-lo em sua decisão, mas você sabe que o buraco é tão grande que você poderia conduzir um carro através dele. E cada dia que você tenta negar, você sente sua integridade, seu destino, sua alegria de viver se escapando atravez desse mesmo buraco. Mas quando você segue seu coracao ou seu instinto, cada celula do seu corpo se sente viva. Há um aumento de vontade de viver e um aumento da sua consciência.

Mesmo se as coisas estão desmoronando em torno de você, você sente invencível, como se você fosse um guerreiro, e tudo dentro de você está dizendo 'sim'. Você não tem como saber qual sua seguinte etapa sera, mas a aventura começou e que aventura! "A sorte prefere aqueles que sao corajosos" disse o Rupert Murdoch, e ele esta certo. Há uma seqüência de eventos que aconteçe quando você toma coragem pra confiar em si mesmo. Você vera que as portas se abrem, as oportunidades aparecem e mãos amigas são oferecidas a cada passo que da.

Isso te surpreende? Não deve, pois voce esta sendo guiado pela estrela que brilha super forte dentro de voce mesmo. E seguir essa estrela te levara ao seu destino pessoal. Que mais alguem poderia pedir da vida?

E eh assim mesmo que eu me sinto. E foi assim que ele me inspirou a finalmente ouvir meu coracao de uma vez por todas e me recusar em ter uma vida mediocra. Digo mediocra, pois nao me sentia completa. Quero trabalhar com o que amo pra colher os frutos dessa paixao e estar num lugar muito melhor daqui ha pouco tempo. Como ja disse antes, ja estou vendo resultados desde que me dei conta disso e comecei a me esforcar pra conseguir o que quero, e isso eh maravilhoso demais!!!!

5 comments:

Fernando Valente said...

Quantos episódios de Lost já foram na 6ª temporada? Preciso saber se tem mais pra baixar :)

Talvez o e-mail dele tenha te animado por, internamente, você notar cada vez mais o apoio.

Raquel said...

Tu não tens ideia de como foi maravilhoso ler este texto logo pela manhã. Ele veio numa fase em que realmente se encaixa na minha vida. Adorei, só espero conseguir tirar o ensinamento que preciso.
Acho que vou até fazer uma moldura e deixar numa parede lá de casa, para nunca mais me esquecer disso.

Bj

Alessandra Mosquera said...

Nossa, como eu te entendo!
Outro dia mesmo eu estava igualzinha, com um humor terrível, quase discuti com o meu marido... depois conversamos muito, foi muito bom, me senti mais leve também. Nada como conversar com os nossos maridos! :)
Nao estava chateada com ele... bem, em algumas coisas sim, mas nós conversamos, eu disse como me sentia sobre algumas coisas, e foi mesmo muito bom. Até fomos jantar fora nesse dia (era Valentine´s Day, e nós nunca comemoramos essa data).
Gostei do texto do seu segundo terapeuta, rs. Penso como ele também. As melhores coisas da minha vida aconteceram quando "eu pirei". Quando eu larguei tudo e vim pra cá, por exemplo. Eu trabalhava há 6 anos num jornal, estava de saco cheio por uma série de questoes, e nao pensei duas vezes antes de vir morar com, praticamente, um desconhecido (hoje, meu marido).
Acredito mesmo que devemos seguir nossos instintos. Todas as vezes que segui, me saí bem. E quando nao me saí (foram poucas vezes), ok, aprendi a liçao.
Você vai conseguir sim, você vai ver!

Dani dutch said...

OI Lúcia, sabe todos nós precisamos de uma mãozinha pra nos empurrar de vez em quando ...
bjusss

Eduardo said...

Lucia as decisoes na vida sao fundamentais para o nosso futuro, mas o que faz mesmo a grande diferenca eh nunca desistir de viver, de ir em frente, mesmo que tenha de fazer um pequeno desvio, de ir em busca de um futuro melhor. Voce vai conseguir o que quer, por que voe eh uma lutadora.
beijos
Dad