Wednesday, February 3, 2010

Vivendo com listas

Nao tem jeito, eu nao sou diciplinada o suficiente pra "funcionar" bem sem minhas listas, por isso digo que sou a rainha delas. Nao sei se eh devido ao tipo de pessoa que sou, pois se deixar eu procrastino com qq coisa ate o fim (se eh que existe fim nisso) e a preguica muitas vezes acaba encobrindo o entusiasmo. Se nao tenho uma regra ou listas a seguir, o trem sai do trilho. E acho que vou levar um tempao pra me condicionar a funcionar sem elas, pois o trem da minha vida passou mais de 30 anos descarretado.

Tenho meus momentos espontaneos, alias, acho que sou mais expontanea do que qq coisa, o que dificulta minha concentracao e dedicacao a uma coisa so - tai outra razao pras minhas listas. E posso dizer que se nao fosse por elas, principalmente pelo meu plano financeiro meticulamente escrito e calculado num papel, eu nao estaria quase na metade do caminho a eliminar minhas dividas de uma vez por todas.

Como ja mencionei, nao sei como, COMO, nao fiz isso antes, pois em mais ou menos um ano, ja estaremos livres! E mantenho esse papel imprimido ali na minha frente o qual vejo quase todo dia, e nao so estou seguindo meu plano, mas fazendo ate melhor! Isso pra mim eh em si motivante!

Agora o resto... ja comecei o ano sem diciplina. Estava indo bem com minha alimentacao e ginastica ate que as festas do fim do ano vieram e me desconcertaram. As horas dedicadas ao meu negocio tem sido gastas com outras coisas e assim nao da. Tenho que correr atras do dano AGORA e nao deixar mais nenhum dia se passar em vao, pois o mes de Janeiro ja se foi todo!

E ontem fiz um plano. Separei tudo na minha vida em categorias e ja imprimi o que devo fazer pra chegar no meu objetivo. O financeiro nao precisei mudar nada. Agora a categoria de objetivos pessoais, saude/alimentacao e profissional, dei uma boa revisada e listei tudo que tenho que fazer durante cada semana, durante cada hora de cada dia (quando nao estou no trabalho), pra nao perder um minuto.

Tem gente que le isso e talvez ate nao entenda como posso funcionar desse jeito, mas se nao for assim, as coisas simplesmetne nao sao feitas. Um dia talvez eu consiga seguir sem precisar de algo concreto ali escrito na minha frente, sem precisar agendar as coisas importantes, mas por enquanto eh necessario.

Eh como se fosse aquelas rodinhas extras numa bicicleta que ajudam as criancas aprenderem a pedalar... depois de um certo tempo de treino, uma das rodinhas eh retirada e eventualmente a outra tb. E a crianca aprende a andar de bicicleta pela primeira vez sem elas como apoio e dali nunca mais esquece. Pois eh... me sinto assim.

Se bem que eu posso dizer uma coisa: minhas listinhas tem um tamanho poder de me motivar que nao da nem pra explicar. Adoro prepara-las em detalhes e me entusiasmo e me sinto "A" poderosa quando as completo e as risco do papel no fim de cada dia, da semana ou do mes! A sensacao de um dia proveitoso e de missao cumprida nao tem preco!

Recebi uma frase perfeita que tem haver com tudo isso e que diz:
"He, who every morning plans the transactions of the day, and follows that plan carries a thread that will guide him through a labyrinth of the most busy life"- Victor Hugo

9 comments:

Mile said...

Eu faço listinha das coisas que tenho que fazer pro ano, diária eu nao consigo. E é realmente muito bom ver o resultado, os ítens sendo riscados.
Bjoks

Eneida said...

Adorei a cara nova do blog e a sua foto, tudo mto lindo!
Tambem sou movida a listas, sempre fui, desde os tempos de escola, e acho que serei sempre.
Parece que se não listar, nada vai funcionar...
Beijos meus e lambidinhas da Puppy

Nani said...

Lu, a minha vida toda fui "guiada" por listas! Claro que nem sempre segui a risca, tb gosto de ser expontanea de vz enquando, e as vezes outros fatores fazem com que "mudemos" nosso rumo planejado. Mas sempre gostei de ter uma "direcao", entao aqui tenho lista p tudo:
- lista dos planos a longo prazo
-lista de planos a curto prazo
-lista de coisas que quero comprar, lugares p viajar, lugares favoritos p comer;
-lista com ideias de comidas que gostamos de preparar;
- lista de pagamentos...

e assim vai. Bryan tb gosta de fazer as dele, hehe.

Me sinto bem tendo um senso de direcao, mesmo que acabe indo p outro lado, pelo menos eu na fico perdida, foco melhor nos meus objetivos.

Mi said...

listas RULE!!!!! hahahahaha

Fernanda said...

Lu, adorei a carinha nova do blog.
Beijinhos!

AlcyStar said...

De cara nova?! gostei, colorido, alegre...

um cachorrinho so tras alegrias ne?!

eu nao sabia q vc e a mi eram taoooo amigas, falando p tel, msn... #ciumes!

Lucia Cintra said...

Alcy, nao eh a Mi que vc esta pensando, rs, eh a Milena do blog "Mila's ville". Somos amigas ha uns 8 anos. Bjos

Beth/Lilás said...

Lu, meu bem!
Primeiro dizer que ficou gracinha o seu layout novo.
Segundo dizer que nunca fiz listinhas na minha vida e até as de supermercados me enrolo. Parabéns por conseguir atingir suas metas! Isso denota o alto grau de inteligência e determinação que tens.
bjs cariocas

Denise J. T. said...

Você simplesmente disse tudo o que me mantém.
Sou simplesmente dependente de listas.. Se alguma coisa me deixa ansiosa e com a cabeça cheia, paro e faço uma lista..
haha, resolve tudo!