Tuesday, February 9, 2010

Warm heart

Ja tinha preparado esse post pra colocar aqui, mas estava esperando postar primeiro sobre a tempestade de neve que tivemos. E antes mesmo de publica-lo, recebi um comentario da minha querida Web-mae falando exatamente sobre o que ia escrever aqui.

Ela escreveu: "Lucinha,Pela primeira vez, nestes 2 últimos anos, não vejo você reclamar do friozão, pelo contrário, está tão alegre e ainda se afoga na neve fria.As coisas estão mudando mesmo! hehe"

Antes mesmo dessa tempestade, ja tinha "conversado" comigo mesma e prestado atencao em como esse inverno nao tem me incomodado. Talvez pelo tempo estar voando, pois ja estamos em Fevereiro e quase no finzinho do inverno ou talvez por eu estar com a mente tao ocupada com coisas mais importantes que nem mesmo percebi muito sua presenca.

Quem acompanha meu blog, sabe que eu odeio frio e prefiro encarar um veraozao a qualquer hora. Inverno passado foi terrivel pra mim (digo, final do ano de 2008). Nao sei se realmente foi o inverno mais frio que tivemos ou se era somente o meu coracao que estava frio. Talvez os dois. Me lembro de temperaturas perto de -30C, o que as vezes me deixava chorando de vontade de sair desse estado e me mudar pro sul do pais. Mas sera que nessas quase duas decadas que moro aqui, nao fez frio assim tb? Com certeza fez, mas eu nao percebi.

Acho que esse frio do inverno passado, foi mais uma coisa incomoda na minha vida naquela epoca, como se fosse aquela ultima gota d'agua pingada num copo ja cheio, o fazendo transbordar. Tudo estava errado. Nao sabia o que fazer da minha vida, nao sabia em que direcao seguir, nao sabia que decisao tomar, estava estressada com o trabalho e o cotidiano (odeio rotina) da minha vida e juro que queria entrar num aviao sem rumo e sumir por um mes! Eram planos que nao sabia como sequer comecar a organizar, dividas a pagar, etc e etc... Adiciona o frio de -30C ao meu nervosismo da epoca e pronto! Achava que a solucao de me mudar daqui seria um bom comeco. E decidimos no estado da Carolina do Norte.

John Kehoe, o autor de um dos meus livros favoritos (o qual ja reli quinhentas vezes e o tenho comigo o tempo todo - Mind Power into the 21st century), mencionou que devemos encarar as crises de nossas vidas de uma maneira boa. As crises existem pra nos mostrar ou nos forcar a enxergar que algo esta errado e nos fazer agir pra mudar a situacao que nos incomoda. Ele diz isso, pois a maioria das pessoas estao tao entranhadas no seus dia a dia, nas suas rotinas que nem percebem que certas coisas, pessoas ou experiencias as faz mal. Ate que um dia tudo chega no limite e com isso, chega a hora de mudanca.

Essa foi umas das coisas que li no seu livro que me marcou muito, pois realmente estava passando por uma crise. E como foi bom conseguir enxergar isso! Como foi bom confrontar a situacao, sair do canto onde estava chorando e me sentindo derrotada, limpar as lagrimas, levantar a cabeca e dizer que nao ia continuar desperdicando os preciosos dias de minha vida. Foi quando realmente me senti forte e corajosa pra encarar qualquer coisa!

Com o tempo, as coisas foram se emcaminhando. Eu realmente me esforcei pra mudar a situacao que tanto me incomodava. Simples, ne? Se algo te incomoda, mude a situacao! Na epoca nao era tao simples, talvez por eu nao conseguir enxergar isso, mas parece que assim que eu consegui, uma lampada se acendeu acima da minha cabeca e uma luz no final do tunel. Tudo fez sentido, tudo se encaixou e principalmente, tudo ficou claro pra mim. Hoje eu sei por onde caminhar e sei pra onde estou indo. Alem dos frutos de certas decisoes que tenho tomado desde entao, ja estarem aparecendo e isso me motiva mais ainda.

Entao... sim, tivemos uma das maiores tempestades de neve aqui em decadas! Sim, eu me diverti la fora na neve e no frio, algo que nunca achava que aconteceria. Sim, ja tinha decidido ficar aqui na Pensilvania mesmo, pois apesar do frio, eu adoro as 4 estacoes definidas. Al eh quem diz de vez em quando que quer se mudar, que nao aguenta mais neve... Engracado isso.

Acho que no final das contas, o que realmente me esquentou o coracao foi eu me descobrir. Foi realmente enxergar e entender o que me faz feliz. Foi descobrir por qual caminho seguir e saber que ao longo dele, terei milhoes de outras possibilidades e escolhas, mas que pelo menos consegui achar o caminho principal! Desse, tudo que vier pela frente serao somente surpresas boas!

O que esquentou meu coracao foi eu saber que tudo so depende de mim; que eu tenho o poder de mudar qualquer coisa que me incomoda; que somente preciso querer e principalmente agir! O que esquentou meu coracao foi essa alegria, paz e entusiasmo pela vida e pelas coisas que estao por vir.

E inverno nenhum agora eh capaz de tirar isso de dentro de mim. Acho que foi por isso que me diverti tanto com essa neve e frio todo pela primeira vez em quase 2 decadas!

8 comments:

Mila Viegas said...

Fico tão feliz em ler essas palavras! Que bom que você percebeu o X da questão, começou a focar nele e ter bons resultados.
Agora, quanto ao verãozão, eu duvido que você suportaria isso aqui! Porém, é uma questão de adaptação. Eu não curto extremos, não gosto desse calor todo e tb não gostaria de um frio de matar. Mas, se precisasse enfrentar tudo isso não hesitaria nem por um minuto.

Beijos!

Fê França said...

Amiga, estou no meio de uma crise que acontece em pleno momento de felicidade. Tudo profissional. Fácil não é, mas obrigada pelas palavras. Beijos,

Crica said...

muito legal seu post. É maravilhoso a gente se descobrir mesmo.
Agora, não desejo esse maçarico aqui nem pro meu pior inimigo..rrsrsrsrsr

Eduardo said...

Uma coisa que deixa as pessoas muito tensas eh o periodo em que se procura tomar uma decisao ou revisar assuntos mal resolvidos. Depois que se chega a uma conclusao, a visao da realidade torna-se mais tranquila e o que incomodava antes nao eh mais tao importante a ponto de deixar a pessoa estressada.
Um bom exercicio para a mente eh procurar ver a vida como ela eh, sem interferencia de paradigmas ou experiencias passadas. Procure perceber o momento presente porem sem comparar com nenhuma impressao do passado, conhecimento das coisas ou expectativas para o futuro. Sei que eh dificil pois logo a pessoa comeca a pensar; o segredo eh nao pensar mas ver e perceber sem censura e sem analise. Os orientais costumam dizer que o exercicio constitui em ver uma pedra crescer. Eu prefiro ver a vida como ela eh. O resultado eh surpreendente! Impressionante como a forma de vida a que chegamos, depois de milhoes de anos de evolucao, eh capaz de apreciar o que ocorre a sua volta e enxergar a realidade. Eramos um corpo unicelular; e hoje ... Imagine como sera nossa especie ao fim de 6 milhoes de anos no futuro? Escolhi 6 milhoes porque 6 milhoes no passado eh a data em que viveu o hominideo mais antigo encontrado ate hoje e precursor de nossa especie. Ate entao era a Lucy (4 milhoes).
Vejo a neve caindo la fora; esta linda. Silenciosa e abrangente, a natureza cumpre o seu ciclo de estacoes.
Beijos
Dad

Eneida said...

Lucia
Não sei o que é mais lindo, se o seu post ou o comentãrio do seu pai.
Beijos meus e lambidinhas da Puppy aos dois
Eneida

Beth/Lilás said...

Web-filha querida!
Que post lindo, senti até arrepio com as suas palavras tão conscientes desse novo tempo que está experimentando!
Teu pai também, deixou um comentário lindo, sempre bem reflexivo e serve para nós todos.

Quanto ao meu comentário anterior é de alguém que a acompanha com carinho, que vê a cada dia mudanças pra melhor no seu modo de agir e conduzir sua vida, fico muito feliz em poder ajudar, nem que um pouquinho, pelo menos com palavras de incentivo e observação como estas que fiz. Você mudou bastante seu modo de enxergar as coisas, principalmente o inverno que sempre era negro, horrível, sem graça, lembra!?
Como disse teu pai "a natureza cumpre o seu ciclo de estacões."

beijinhos cariocas

Glorinha L de Lion said...

Lucinha que legal! Não te conheço há muito tempo, mas já deu pra perceber que vc é uma pessoa decidida a ser feliz!
Quando se é assim, não importa o tempo que dure, um dia, a pessoa amadurece ou se conscientiza dessa sua faceta da personalidade e foca num determinado objetivo e vê que conseguiu superar os obstáculos.
Vc me passa isso: alegria de viver, determinação, ser focada nos objetivos. Dá pra semtir no s seus escritos.
Fico feliz que vc tenha se descoberto ainda tão jovem! tem gente que leva uma vida inteira se procurando e não se acha!
Beijos felizes pra vc!

Dani dutch said...

OI Lú, é isso mesmo o auto-conhecimento, aquela coisa da gente se achar, isso muda tudo na vida, dá cor, e enxergamos tudo diferente
bjusss