Monday, March 29, 2010

Ouse a sonhar - vol 4

Esse texto dessa serie que estou colocando aqui toda Segunda-feira, realmente falou diretamente pra mim. Eu enrolo muito com as coisas e sou facilmente distraida com outras. Talvez por querer resolver e fazer tudo ao mesmo tempo, o que acaba me desviando da tarefa principal. As horas vao passando e o que realmente tenho que fazer vai ficando de lado... Relendo esse texto novamente, ja me ajudou com o que realmente eh importante nesse momento:

A Hora Poderosa
Anthony Fernando

Neste artigo eu gostaria de compartilhar com você uma simples, mas incrivelmente eficaz estratégia que pode imediatamente duplicar sua produtividade e ajudá-lo a atingir seus objetivos o mais rapido possível.

Sera que o seguinte cenário soa familiar? Sao 9:00 e você tem muito trabalho a fazer e antes de começar, voce tem as melhores intenções de completar tudo. Depois de ter trabalhado durante uns 10 minutos, um pequeno envelope aparece na tela do seu computador. Você abre seu programa de e-mail apenas para verificar se é algo importante. É um e-mail de seu melhor amigo. Depois de ler o e-mail, voce enviar uma resposta rápida, e volta ao trabalho.

Cinco minutos depois, você percebe que você está com sede e levanta pra pegar algo pra beber e encontra um amigo tb ali no bebedouro. Quando você volta para sua mesa o telefone toca e você atende. A pessoa que esta ligando pede pra voce o enviar um relatório, e ao mandar esse relatorio, voce percebe que seu amigo respondeu seu e-mail anterior. Você digita rapidamente uma resposta para manter a conversa.

Então seu telefone celular toca lhe alertando de uma mensagem de texto recebida. É um lembrete do seu marido sobre o jantar na casa do pai dele. Você manda uma resposta rápida para assegura-lo que nao esqueceu. Nessa altura, toda a água que você bebeu te faz ficar com vontade de ir ao banheiro. Quando você volta para sua mesa você notar um pequeno grupo de pessoas reunidas em torno do cubículo adjacente olhando fotos da recente viagem do seu colega a Maui.

Quando você finalmente volta para o seu computador, você percebe que de alguma forma uma hora ja passou e você só utilizou uns 15 minutos de tempo de trabalho na sua tarefa principal. As horas continuam passando e se aproximando do dia em que tudo tem que estar pronto e voce comeca a se estressar.

Embora os detalhes possam ser diferentes, tenho certeza que muitos de vocês se identificam com esta história. Hoje em dia, não há fim para as distrações que podem fazer a nos levar longe de terminar nossas tarefas mais importantes. Então, qual é a resposta? A resposta é algo que eu chamo de 'Power Hour' ou Hora Poderosa. Eis como funciona:

Sempre que você precisa fazer uma tarefa importante, simplesmente tome a decisão de ter um 'Power Hour "e decidir que você não vai se distrair com qualquer coisa durante esta hora.
• Desligue o celular ou o coloque no "silent mode"
• Desvie as chamadas da linha fixa pra secretaria eletronica
• Desligue a sua notificacao do seu e-mail
• Certifique-se de que você não precisa comer, beber ou ir ao banheiro
• Deixe que as pessoas saibam que não pode ser incomodada durante essa a próxima hora

Em seguida, começe e dar sua atenção total à tarefa em mãos. Não pausa para verificar o que as pessoas ao redor estao fazendo ou dizendo. Basta fazer o que você tem que fazer. Para ajudá-lo com este processo, você pode marcar o comeco dessa hora no seu relogio.

A melhor parte dessa estratégia é que através do trabalho eficiente, voce acaba concluindo sua tarefa em menos tempo e minimiza a necessidade de trabalhar muitas horas. E isso acaba permitindo que você tenha mais tempo livre pra passar com as pessoas que você ama e fazer o coisas que você realmente quer fazer.

12 comments:

Barbie Girl said...

Nossa como preciso disso!
Nossa como esse texto é verdade! As vezes temos um foco e passamos nosso tempo fazendo outras mil coisas e o foco mesmo nem começamos...

beijos e boa semana!

Mila Viegas said...

Esse texto me caiu como uma luva também! Preciso muito me disciplinar em relação a isso, senão eu me canso e não consigo concluir nada. Aproveitando que hoje é segunda-feira e tenho muito trabalho pela frente, vou marcar a minha power hora e não me desviar dela por nada nesse mundo. Depois eu conto como foi definir isso!!!
Muito bom este post!
Beijocas mil!

Luciana Håland said...

Eu vou ter que imprimir tudo isso, preciso demais. Ah se me disciplino e faco as coisas direitinho como tem nos textos. Obrigada por dividir com a gente. Tem muitos outros capítulos ainda?
Vou divulgar no meu blog depois.
Beijo

Beth/Lilás said...

Web-filha, vc sabe pra quem tenho que mandar o texto, né!
Até que euzinha consigo me disciplinar, mas reconheço que é um trabalho e tanto e para os mais jovens, hoje em dia, muito difícil.
beijinhos cariocas

Anônima said...

Lu, ontem passei um bom tempo no seu blog lendo e copiando e colando essas mensagens que vc tem passado para imprimir amanha la na empresa.

Valeu mesmo, viu

bjs

Lucia Cintra said...

Que bom que esses textos tem ajudado mts de voces tb! Eu mandei por email o livreto original pra Lu com os 10 capitulos.

Quem nao quiser esperar e quiser ler tudo logo, me avisa que eu tb envio pra vcs - mas o texto original eh em ingles, nao tive tempo de traduzir tudo ainda, por isso estou os colocando aqui de pouquinho em pouquinho. Bjos

Luah said...

Que post maravilhoso! Veio a calhar com o que eu estava precisando para hoje... Teu blog é show!!! Parabéns!!!

Luah said...

Adorei o seu post, muito inspirador, veio a calhar e motivar-me... Parabéns... Teu blog é show!

Liza Souza said...

Lu,
adorei o texto e vou logo enviar para meu marido.
Beijos

Eduardo said...

Lucinha, esse texto da um exemplo muito bom de um dia tipico pois se nao somos interrompidos por assuntos pessoais, somos por assuntos relacionados com o trabalho, mas com graus de importancia diferentes. Minha recomendacao resume-se em uma unica palavra magica: prioridades. Todos os dias temos que estabelecer prioridades e nao nos desviar delas ou nao iremos concluir nada. Estaremos zanzando entre um assunto e outro ate que o dia termina. Alem das prioridades defina o que se espera conseguir no prazo estabelecido, nao querendo resolver tudo, mas o que for possivel. Decidir eh tomar um rumo das coisas com base em informacoes incompletas e com pouca certeza dos resultados.
Beijos
Dad

Gisley Scott said...

Que alerta, viu?
É bem assim mesmo, existe 1001 distrações rondando o nosso dia e se a gente não focalizar no que tem que ser feito, acabamos drenadas, frustradas e terminando o dia como se tivéssemos disperdiçado por inteiro.

Vou colocar essa dica em prática por aqui hj!

Ótima semana!

Vivi said...

Boa Lu :)
Seus textos estão ajudando muito, obrigada.
Bjokas