Friday, April 9, 2010

Sonhos com agua

Esse post vai ser imenso, mas escrevo mais pra mim mesmo. Pra deixar guardado e registrado uma avaliacao e pesquisa que fiz de sonhos repetidos que constantemente tenho tido ultimamente. Semana passada e retrasada foi quase o mesmo sonho, o mesmo tema com sutis variacoes e nesse ultimo, resolvi finalmente sentar e tentar entender o que meu subconsciente esta querendo me dizer.

Sonho com basicamente quatro temas diferentes e incorporados a maioria das vezes num sonho so: Agua (SEMPRE agua! Seja rios, lago, enchente, oceano, ondas fortes e tal), aviao (caindo, decolando, eu o pilotando...), eu indo num apt em Niteroi no bairro de Icarai que nem sei se existe, mas eu constantemente vou nesse aptm nos meus sonhos e finalmente, eu sempre atrasada ou fazendo as coisas de ultima hora em certos sonhos, tipo eu me casando novamente mas nao tendo nada pronto (vestido amarrotado, nenhuma maquiagem por perto, sapato esquecido em casa e nao tendo tempo ou jeito de voltar pra pegar nada).

O que sera que significava, principalmente essa aguaceira toda e os avioes - os sonhos mais constantes?

Primeiro fui buscar o que significava cada um, pra so depois tentar analizar e encaixa-los no momento que estou vivendo agora.

Aviao:
Pra mim, aviao eh sinonimo de aventura, entusiasmo, pois eu morro de vontade de tirar minha licensa de piloto (coisa que vou fazer daqui ha uns anos) e voar avioes pequenos.

Sonhar com aviao caindo: Pode ser sinonimo de uma transformacao grande, uma coisa fora do meu controle que tera um imenso impacto na minha vida. Perda de controle. Morte: Experiencias que mudarao minha vida.

Se eu o estou pilotando: Medo da responsabilidade grande que tenho/terei com um projeto muito grande pra mim.

Achei um site que diz que os sonhos nos comunicam como estamos nos sentindo: Duh!! E esse so avaio pode ser:
- Um aviso ou ansiedade que estou fazendo algo diferente.
- Diz que a vida da pessoa possa estar sendo revirada, causando numa liberacao de uma vida parada e sem sentido (tudo haver com o que estou vivendo agora).
- Necessidade de mudanca no seu modo de pensar pra conseguir entrar numa nova fase de vida (tb tudo haver comigo).
- Abilidade de conquistar tudo que voce possa imaginar, mas medo de comecar/decolar pra um lugar que voce nunca esteve antes, esta te sobrecarregando (verdadeiro).

E as seguintes perguntas que o site sugere:
- Que incidente grande na minha vida esta me causando problema ou preocupacao? Eu respondo: a falta de tempo pra realmente conseguir fazer tudo que tenho que fazer pra inaugurar meu negocio.
- Diz que as mentes ferteis que nao param por um segundo precisam descansar um pouco. As ideias precisam sair da minha cabeca e serem trazidas pra Terra ou seja, preciso concretiza-las (voces nem sabem quanta coisa e ideias diferentes pipoca na minha cabeca todo santo dia - por isso ando com um caderninho alem do Blackberry pra cima e pra baixo pra ir anotando tudo). A parte mais dificil disso eh conseguir faze-las todas.

Esse do aviao, depois de eu ler tudo isso e analizar e bater tudo com como estou me sentindo e com tudo isso acontecendo na minha vida, fez muito sentido.

Agora a agua:
A maioria dos meus sonhos sao assim: Estou numa praia. A mare vai subindo aos poucos e sem perceber que isso acontece, comeca a levar minhas coisas importantes, seja os brinquedos de praia, carteira, documentos, camera, celulares, toalha e nesse meu ultimo sonho, ate mesmo meu cantinho de maquiagem com todas elas!!!! Me lembro de sempre tentar ir atras, mas quando chego perto do mar, as ondas sao grandes e nao consigo entrar ali pra pegar nada. O engracado eh que sempre vejo mt claramente minhas coisas ali no meio da agua quando a onda esta ja formada e pronta pra estourar - as vejo ali por tras da "crest" da onda.

Sonhar com agua tem haver com emocoes, sentimentos, intuicao; algo debaixo da superficie do nosso inconsciente. Quando a agua esta clara: sentimentos de serenidade e claridade nas emocoes.

Oceano: emocoes profundas. Simbolo de intuicao e subconsciente. Se me vejo na praia, significa o consciente e subconsciente se encontrando (mas pergunto: Pq sera que a mare sempre leva minhas coisas?). Significa uma ansiedade emocional profunda (muito verdadeiro). Oceano eh o simbolo de uma vida nova, potencial criativo (tb mt verdadeiro nesse meu momento).

Enchentes ou mare subindo e inundando tudo: Necessidade de se expressar e soltar emocoes e sentimentos guardados.

Ondas: Ameaca de ser sobrecarregado pelas emocoes (verdadeiro). Sentimento de sobrecarregacao.

Algumas perguntas que o site sugere:
- Descreva o tipo de agua com o qual sonha e sua relacao com ele (descreva como as acoes se relacionam com uma situacao em sua vida).
- Quem sao as pessoas do seu sonho e como sao? Existe alguma parte de vc que sao iguais a elas?
- Descreva a acao ou sua relacao com a agua - voce esta nadando, lavando algo, assistindo alguem afogar?
- Como voce se sente no seu sonho? Seja especifico e descreva seus sentimentos com 3 ou mais adjetivos.
- Existe alguma parte na sua vida que te faz sentir da mesma maneira que sentiu nos sonhos?
- Esse sonho apresenta alguma indicacao ou comparacao com alguma situacao ou sentimento na sua vida atual?
- Como esse sonho te ajuda a entender melhor sua situacao atual?

Bom, eu respondi tudo isso, pensei, analizei e cheguei a conclusao de que apesar das minhas mil ideias - e modestia a parte - sao ideias fantasticas que necessito colocar em pratica, eu tenho dificuldade de fazer isso. Talvez por me sentir sobrecarregada com tudo que tenho que fazer, tentando organizar tudo ao mesmo tempo, elas acabam meio que ficando de lado, ou entao eu arranjo outra coisa pra fazer, pois me sinto como se tivesse que mover uma montanha!

Penso: "COMO farei isso sozinha sem ter tempo de sobra, tendo que trabalhar na minha empresa ainda por cima?" Isso me toma mt o tempo e eu fico mais nervosa, ansiosa e carrancuda ainda por essa obrigacao de permanecer la pelo menos mais um ano, o que me atrapalha com esses importantissimos projetos pessoais.

Uma coisa levou a outra e os textos do Anthony Fernando, da serie Ouse a Sonhar que tenho colocado no blog, tem me ajudado demais a organizar meu comportamento e principalmente meus sentimentos. Sera mesmo que precisava sonhar com essas coisas? Eu ja sabia que estou me sentido sobrecarregada e as vezes nao sei nem por onde comecar ou o que escolher pra fazer quando uma outra parte eh completa e tenho que comecar outra. Qual outra, sabe? Qual eh a mais importante? Ai, se nao fossem minhas listas... Estaria mais perdida ainda.

Enfim, assim que resolvi sentar, pesquisar, analizar e principalmente entender esses sonhos, eles cessaram. Interessante. E mais interessante ainda eh que ante-ontem fiz uma lista pra me organizar com as coisas que tem que ser feitas com os meus designs e meu site. Lista enorme enchendo duas folhas de um caderno grande completamente. E eu so olhava pra ela e a data de inauguracao que tinha em mente, ja foi ficando pra mais tarde, pois achava impossivel completar aquilo tudo ate la.

E sabe o que aconteceu? Nessa mesma noite eu sonhei com o tal mar vindo e levando minhas maquiagens. E nesse mesmo sonho, depois ja me vi ali no meio de uma praia, com uma corrente de agua do mar formando um riozinho e vindo em minha direcao - agua estava ate minha cintura - e via minhas coisas passarem por ali com a correnteza rapida e eu tentava pegar o maximo possivel de volta. E acabava pegando coisas de outras pessoas tb, inclusive pinceis de maquiagens novinhos que estavam sendo levados por aquele riozinho salgado. Mt estranho, mas tenho certeza de que sonhei com isso somente devido ao sentimento de sobrecarregacao que tive naquele dia.

Al ja falou mil vezes pra eu escolher somente uma coisa pra fazer e inaugurar esse site logo. Mas pra mim, isso seria algo incompleto e nao eh o que visualizei. Meu problema eh que cada vez que faco ou completo uma fase, mil outras ideias me vem na cabeca e eu tento e quero incorpora-las ao todo. Eh uma coisa que nao acaba mais. Mas acho que ele esta certo. Ja escolhi as coisas principais nas quais tenho que trabalhar e vou deixar por isso no momento. E assim que tudo for inaugurado, eu volto pras outras ideias que tenho anotado e as incorporo aos pouquinhos ali tb. Se for deixar pra completar tudo ao mesmo tempo, vou levar mais meses pra tudo estar pronto e perfeito. E do jeito que me conheco, nunca vai estar perfeito o suficiente, o que em consequencia, nunca nada vai estar pronto.

E eu precisava do meu subconsciente gritando comigo toda noites com esses sonhos e simbolos pra me fazer ententer e prestar atencao nos meus sentimentos e no que realmente tem que ser feito.

10 comments:

Liza Souza said...

Lu,
já disse que te admiro muito? Menina, vc tem sensibilidade para perceber o que te incomoda e nao se acomoda com nada que nao está legal, ao contrário corre atrás do que quer. Sabe interpretar as pequenas coisas e é totalmente bem resolvida. Tem anos que tenho um sonho recorrente de um aviao caindo e eu tendo que correr para ele nao cair em cima de mim e nunca tive essa "coragem" de procurar sentido nisso e de me resolver com o que nao está legal. Quem sabe com o seu exemplo eu nao tomo coragem? Seu site vai ser o máximo, nao vejo a hora...
Beijos

Barbie Girl said...

Sonhos e sonhos...

Já sonhei e aconteceu... então sempre presto muita atenção neles, pode realmente ser um aviso ou apenas ser sobre algo que estou passando.

beijos

Mila Viegas said...

Muito interessante, Lu! Vc sabe que eu adoro esse assunto. Acho que vc conseguiu captar direitinho as mensagens do seu subsconsciente.
Quanto à inauguração do seu negócio, concordo com o Al. É preciso, inicialmente, focarmos nos pontos principais e, com o tempo, irmos incorporando novas idéias. Isso faz com que a gente avalie se estas novas idéias são viáveis ou não.
Mesmo que vc conseguisse deixar toda a sua lista concretizada, seu negócio nunca estará 100% completo, pois o tempo passa e o andamendo do negócio vai indicando novas direções e idéias. Isso não tem fim!
Então realmente não dá para vc esperar para inaugurá-lo quando realmente tudo estiver ok, porque nunca estará. E esta é a graça da coisa! Pois precisamos sempre buscar novos desafios e realizar novos projetos.

Adorei seu post!
beijos

Luciana Håland said...

Eu dou muita atencão à minha intuicão, penso que assim devemos ser, pelo menos quem tem uma boa intuicão e que a percebe, como parece ser o seu caso. Como também observar os sinais, que podem inclusive vir em forma de sonhos.
Beijo

Lu Souza Brito said...

Quando li o titulo do post pensei: Mais alguém que sonha com água.
Lúcia, eu sonho com água (de todo tipo como falou)a muitos anos. É um sonho persistente. As vezes sonho 3x na semana.
Nele, estou sempre passando por um sufoco. Como pular na piscina e ir tao fundo que nao consigo voltar, o mesmo no mar: nado, nado e nao acho o final, ou numa cachoeira, em um rio. Enfim, sao sempre situações de sufocamento, quando estou quase desmaiando pela falta de ar (sufocamento), eu acordo.
Vi no Globo Reporter uma vez que a apnéia dá essa sensação de sufocamento, mas nao sei se tenho este disturbio pq eu nao ronco...(um dos sintomas é o ronco que a falta de ar traz).

Mas quando criança até quase meus 15 anos, o sonho era outro: era uma sombra, umas pisadas, que eu interpretava como um monstro que vinha me pegar. Eu me escondia embaixo da cama, atrás da porta, corria, mas ele sempre me achava. e eu acordava na hora H. Depois de um tempo esse monstro tomou forma e ai era um homem que me perseguia, com uma faca, no sonho ele ia me pegar, me matar, estrangular, estuprar, enfim, nao sei. Era horrível. Mas a sensação ruim de mal estar, de perigo constante, da falta de ar, do sufocamento é a mesma, mesmo o sonho tendo se modificado...

Este site que você comentou é em português???
Fiquei interessada...
É sempre bom entender o que se passa de verdade com a gente né...

Um grande beijo!

Beth/Lilás said...

Hummm, dois tipos de sonho que tenho medo sabia!

Água neste momento seria um péssimo sonho para mim, afinal aqui não pára de chover e a toda hora ouvimos mais tragédia e
Avião, pelamordedeus, ainda morro de medo, mas enfio a cara, vc sabe, ne´!

Bons sonhos, querida, é o que desejo para esta noite!

bjs cariocas

Glorinha L de Lion said...

Lucinha! Eu tb sonho com água e escrevi um conto sobre isso...é sempre o mesmo sonho e o mar está de ressaca! Vc é impressionante menina, vc nunca vai precisar de analista ou psiquiatra...vc mesma resolve seus problemas! Vc é admirável para sua idade...mais madura que muita gente velha!
Beijos azuis...da cor do mar...

Lucia Cintra said...

Lu Brito, os sites que pesquisei sao em ingles, mas vou colocar os links de alguns aqui pra voce, se quiser traduzi-los no google.
1)http://www.bellaonline.com/articles/art365.asp

2)http://www.gdelaney.com/waterdream.htm

3)http://www.experiencefestival.com/meaning_of_dreams_about_water

Esse eh sobre o aviao:
4)http://www.bellaonline.com/articles/art12891.asp

Esses sites foram so alguns. Eu lia, anotava as coisas importantes, referenciava outros sites etc... Levei mais de uma semana juntando tudo pra ver se eu entendia e acabou dando certo.

Nao acho que a gente deva levar os sonhos ou simbolos ao pe da letra - pois cada um de nos temos medos, conflitos, alegrias, visoes e tudo mais, bem diferentes um do outro.

Por isso quis analizar, encaixar e principalmente tentar entender o que meu subconsciente estava querendo me dizer com essas coisas.

Os sites, analogias e perguntas que sugerem que a gente faca a nos mesmas ajudaram bastante, pois no final, so eu mesma poderia interpretar esses sonhos repetidos. Tanto que quando realmente identifiquei o que era, eu parei de sonhar com isso... pelo menos por enquanto, rs.

bjos

Lucia Cintra said...

Meninas, obrigado pelos elogios, rs. Eu sou mesmo assim de tentar resolver meus proprios problemas e fazer tudo eu mesma sem precisar dos outros... rs. Acho que tem seu lado bom e ruim, mas nao tem jeito. Quando quero algo, tem que ser feito naquele momento e nao da pra esperar pelos outros. bjos

rafael passos said...

velho a muito tempo, tenho sonhos com água (rios. lagos, oceanos, etc...) e avião, avião caindo, avião decolando, avião passando, carro voando, etc..
sempre fico muito intrigado com isso.. então resolvi pesquisar e achei seu blog, muito legal, mas nem tudo condiz com minha vida.. ou talvez eu não esteja procurando de forma certa. mas vou parar para analizar tudo direito, gostei do seu blog e de seu post, parabéns.