Wednesday, June 15, 2011

Descansando os miolos

Estava escutando uma palestra de um mentor meu sobre "trabalhar espertamente e nao duramente" (nao se traduz bem pro Portugues, rs) - "Work smart, not hard". Ele eh uma pessoa super bem sucedida e explicou a importancia de nos darmos folga pra recarregar as baterias e assim conseguir aumentar a criatividade e ter ideias brilhantes.

Nao vou entrar em detalhes, pois a palestra foi de 3 horas e cobriu muita coisa, rs, mas resumindo, ele quis dizer o seguinte:

- Devemos aprender a trabalhar espertamente. Significa separar tempo pra fazer o que tem que fazer e realmente fazer o que necessita! Nao se deixar distrair e principalmente NAO deixar pro amanha! Quando nos damos limites assim, quando temos um certo "deadline", acabamos sendo mil vezes mais eficientes do que quando sabemos que temos uma semana ou mais pra realizar ou fazer uma tarefa. Se nos damos esse tempo todo, a tarefa acaba sendo empurrada pra mais tarde e se extendendo.

- E com tudo isso feito, nao devemos trabalhar duro. Nao devemos trabalhar o dia todo, 7 dias por semana! Isso nao eh ser eficiente e so nos sobrecarrega. Acabamos cansados e dessa maneira nosso cerebro acaba nao tendo tempo de descansar e podemos dizer adeus a criatividade e ideias brilhantes. Precisamos de diversao, distracao e folga, precisamos dar descanso a nossa mente pra ela poder florir!

Como isso eh verdadeiro! E eu fiquei pensando aqui em como eu incorporaria esse metodo na minha vida ja que tenho que trabalhar fora 40 horas por semana na empresa e gastar uma hora e meia indo e vindo do trabalho todo santo dia. E ainda chegar em casa e ter que fazer janta, lidar com as coisas pessoais, exercitar e trabalhar no negocio. Ah! E ainda tenho que dormir, ne? Ter pelo menos umas 7 horas no minimo de sono, apesar de eu precisar de 9.

Hummm, o jeito eh agendar tudinho! Tudo mesmo! Quando a gente quer, a gente consegue dar um jeito! Agendar o que tenho que fazer em cada dia e realmente fazer e completar tudo - riscar os itens da listinha do dia, pois sinceramente? Por mais que eu AME trabalhar no meu negocio, eu nao quero ter que trabalhar 7 dias por semana; eu nao quero passar os meus finais de semana inteiros trabalhando de manha a noite; eu quero poder ter "quality time" com o meu marido, familia e amigos.

E principalmente: eu quero continuar com a minha criatividade a toda e ter ideias brilhantes! Entao, eu tenho que descansar o cerebro pra isso, ne? Amei essa palestra, sou mais fa ainda desse homem (John Kehoe) do que ja era antes. Ele eh uma inspiracao!

No comments: