Tuesday, June 6, 2006

Voce voltaria no tempo?

Se voce tivesse a oportunidade de voltar no tempo com a mentalidade de hoje e reviver algo no passado ou ate mesmo poder dar conselhos pra o seu “jovem eu”, voce o faria?

Tem gente que diz que não, pois são as pessoas que são hoje, por terem passado por todos os momentos bons e ruins que vivenciaram ate agora. Sera que seriamos pessoas tão diferentes, mesmo se tivessemos acesso a como as coisas e nossas vidas seriam so por teoria? Precisamos mesmo passar por tudo isso que ja vivemos ate agora?

Quando eu comparo a minha pessoa de hoje com a de 15 anos atras (quando achava que sabia de tudo), fico pensando... Onde sera que estaria hoje se 15 anos atras eu ja tivesse a minha cabeça e conhecimento de hoje? Sera que estaria melhor profissionalmente? Sera que teria evitado certos erros que cometi, certos comportamentos? Sera que saberia entender melhor os outros?

Se isso fosse possivel mesmo, com certeza, as experiencias vividas não iriam mais existir ou ser as mesmas, mas sera que as novas seriam melhor? Talvez essas experiencias ja vividas sejam muito preciosas pra serem perdidas, talvez algumas foram algo que não teve mt significancia em sua vida, mas sim teve tremendo impacto a alguem ao seu redor. Com um so gesto, ação ou palavra podemos ter dramaticamente mudado a vida de alguem, e esse alguem mudado a vida de outra pessoa e assim vai... como as ondinhas causadas por uma simples pedra jogada num calmo lago. Sera que eu estaria perdendo os momentos que vivi, momentos que na epoca foram muito proveitosos, mesmo agora parecendo terem sido perda de tempo?

Sera mesmo que as coisas acontecem nos momentos certos na vida de cada um, nos momentos que estamos preparados pra passar por algo, aprender e crescer? Eu acredito que as coisas acontecem por uma razão. Talvez não seja possivel achar a resposta do porque algo aconteceu num determinado momento ou o pq de uma decisão tomada, mas tenho certeza de que entenderemos mais tarde, quando conseguimos ver o “todo” do quebra-cabeça. Se focalizarmos so nos pedacinhos, não fazemos sentindo do seu significado, mas quando encaixamos as peças e nos afastamos um pouco pra poder conseguir enxergar o todo... ah! Ai sim parece que tudo entra em foco. E um sincero sorriso aparece no rosto que finalmente diz: “Agora eu sei”.

3 comments:

Crica said...

Vc falou em quebra-cabeça...achei interessante porque a gente mal acaba de montar um na nossa vida, e já vem outros para os quais não temos a mínima no~ção do que seja a sua solução...sei´lá..posso ter falado até uma besteira, mas é isso...rs
Foi o que pensei na hors em que li seu post, que por sinal adorei!

Mila Viegas said...

Demorei pra comentar este post, acho que porque pra mim este é um assunto um tanto "delicado". Dentro da minha visão reencarnacionista, estamos sempre tendo a oportunidade de voltar no tempo e fazer as coisas de outras formas, ou revivendo as mesmas situações que precisam de uma atenção maior. Mesmo que não lembremos... sei que estou aqui novamente para reencontrar pessoas, e tendo novas oportunidades de comunhão com a vida.

Fernando Valente said...

Eu queria voltar no tempo pra não cometer um erro grave que cometi: a vagabundagem! Não tenho o que quero agora por minha culpa. :(