Monday, October 9, 2006

Outono


Continuando nosso dia de Sabado...

Do Apple Fest dirigimos ate onde Al trabalhava antes (que fica a uma hora daqui) pois as arvores da regiao tinham atingido seu colorido maximo pro Outono. La e' um pc mais frio pois fica numa montanha - estava uns 10 graus mais frio quando atingimos o topo. As folhagens estavam lindas de morrer! Deu ate vontade de filmar, mas tirei bastante fotos. Essa estacao deve ser a minha favorita, pois tudo fica tao lindo e colorido! Ja ate falei pro Al que quando renovarmos nossos votos de casamento, quero "re-casar" nessa epoca. Achei um artigo explicando o pq as folhas mudam de cor e estou colocando aqui pra quem tiver interessado:

"As folhas apresentam a vulgar cor verde devido à clorofila, um pigmento encontrado nas células das plantas. A clorofila absorve a luz solar e usa a energia desta para fabricar alimento para a planta. Mas no Outono as folhas das árvores perdem o seu verde-vivo. As folhas do choupo tornam-se douradas, o açúcar do bordo cora de vermelho. Essas mudanças de cor significam que estão ocorrendo transformações químicas nas folhas: algo está a acontecer à clorofila. À medida que o Verão vai cedendo o lugar ao Outono, cada árvore começa a preparar-se para o Inverno. Os nutrientes vão saindo lentamente das folhas para os ramos da árvore, tronco e raízes, onde são armazenados e protegidos de forma segura do severo frio que se seguirá. Quando chega a Primavera, a árvore serve-se desses nutrientes para formar novas folhas.

À medida que os nutrientes se afastam, as folhas param de fabricar clorofila. A clorofila ainda existente nas folhas vai-se desintegrando gradualmente, o que permite a outros pigmentos fazerem-se notar. Em algumas árvores emergem pigmentos amarelados e alaranjados. Assim, as folhas do vidoeiro e da nogueira americana tornam-se de um amarelo-amanteigado à medida que a clorofila se desvanece. As folhas de outras árvores adquirem umas lindíssimas sombras avermelhadas. "

http://www.mundofisico.joinville.udesc.br/index.php?idSecao=128&idSubSecao=&idTexto=193

8 comments:

Zezé said...

Nossa, parece um quadro pintado a mão... lidíssimo!
Carinho,zz.

Crica said...

Nossa..esse tipo de paisagem éa minha paixão...
É meu sonho mesmo morar num lugar assim...
Concordo com o cmment anterior, parece uma tela...
Lindo, lindo...

Lucia Cintra said...

O outono daqui e' mt lindo mesmo. Mas depois a gente tem que aguentar o inverno... pena.

Mila Viegas said...

Lindas fotos!
Também gosto bastante do outono e das cores que essa estação nos presenteia. Tudo fica mais aconchegante.. sei lá!
Ainda tenho as folhas daquele outono que você me enviou...
Beijos

Zezé said...

Vai chover!
bjinho,zz.

Lucia Cintra said...

Mi, nossa nem lembrava que tinha te mandando essa folhas...

Ze, nao entendi... "vai chover"?

bjos

Anna said...

don't understand anything, love the photos...

Lucia Cintra said...

Hi Ania, thanks for the comment. I was trying to start a blog with both Portuguese and English postings, but haven't got to it yet. But yeah, the trees get so beautiful this time of the year!