Monday, November 26, 2007

Memoria distante

Interessante nossa memoria! Estava escutando o CD do Capital Inicial que a Zeze me deu no carro e depois de escutar a musica "Primeiros Erros" umas 10 vezes seguida e canta-la ate nao aguentar mais, resolvi explorar o resto do CD. Ate que cheguei na ultima chamada "Musica Urbana" e nem acreditei. Imediatamente a reconheci e ao comecar a cantar junto, lembrei de mais ou menos 95% da letra.

Digo isso, pois acho que a ultima vez que escutei essa musica devia ter uns 10 anos de idade, mais ou menos. Faz muito tempo! E voltou tudinho pra memoria. Se nao tivesse que estar prestando atencao ao dirigir no meio de um diluvio, com certeza minha mente estaria me levando pra aquela epoca.

Assim como certos sons ou musicas nos fazem voltar ao passado, ainda acho (pelo menos no meu caso) que o olfato e' o mais poderoso dos sentidos que temos. Esse sim, me faz viajar imediatamente a certa epoca ou ao exato momento quando experienciei um cheiro pela primeira vez. As vezes o reconheco imediatemente, mas nao consigo trazer a memoria junto. Outras, e' como se eu estivesse revivendo o passado nos minimos detalhes. Muito interessante.

1 comment:

Fernando Valente said...

Engraçado mesmo. Músicas como Sowing the Seeds of Love e I Love Rock & Roll me fazem lembrar de 2007. Outra coisa estranha é que Scooby Doo me lembra duas coisas, a primeira é o ano de 2002 e a segunda é minha dog que morreu. Agora a mais bizarra. Eu tava entrando em um site sobre aparelhos de rádio antigos, derrepente começou a tocar uma música e nossa, não sei bem como discrever isso. Minha mente voltou, me senti como se eu tivesse 2~3 anos, inclusive comecei a pensar como pensava naquela época(de forma totalmente retardada considerando a minha idade atual). Engraçado que fui escutar a música de novo e aquilo não sei repetiu.