Monday, November 5, 2007

Poder da mente

Umas semanas atras, estava pesquisando sobre o poder da mente. E' um assunto que sempre me interessou e queria continuar a estudar e entender como funciona. Acabei achando o site do John Kehoe onde passei horas e horas lendo e ate imprimi certos postings dele e ja estou esperando o livro que comprei, chegar pelo correio.

Esse autor explica em detalhes como usar nossa mente e como cada um de nos tem a capacidade de usa-la pra sua vantagem. Vou tentar resumir aqui, o que aprendi um pouco lendo somente seus postings.

Como ele, acredito que uma pessoa e' capaz de conseguir absolutamente qualquer coisa se visualizar o resultado e nunca ter duvidas a respeito, nao importa o que aparecer pelo caminho. John explica que se dedicarmos uns meros 15 ou 20 minutos por dia e repetirmos esses exercicios de visualizacao, estaremos proximos a conseguir realizar nossos sonhos. E da mesma maneira que uma pessoa e' capaz de tornar esses pensamentos positivos em realidade, se voce pensa negativo, ou acha que "certas coisas" sempre acontecem, voce acaba se acomodando com esse pensamento, e subconcientemente o esta fazendo acontecer.

Acredito que temos um certo controle sobre os acontecimentos em nossas vidas, que nossos pensamentos sao uma forma de energia entrelacados com a energia ao nosso redor e que com isso, acaba atraindo as pessoas ou ocasioes certas em nossa vida. Acredito que temos ate um certo controle sobre nosso corpo e saude... esse autor ate comentou sobre um experimento cientifico que fizeram onde foi comprovado o poder da mente sobre o corpo (nao vou escrever aqui por ser longo demais, mas se se interessarem , esta em ingles nessa pagina).

Ja pensou se desde criancas fossemos condicionados a pensar desse jeito? Ja pensou ter anos e anos de experiencia e pratica ja na nossa idade? Ja comecei a praticar e de acordo com ele, se continuar com a disciplina, em breve veremos o que desejamos se realizar. Mas nao basta somente visualizar seus sonhos acontecendo e experenciar as sensacoes, suas reacoes e as dos outros, mas tb ir atras do que queremos e nao esperar sentado. As vezes e' dificil lidar com nossa inabilidade de realmente agir e colocar em pratica as nossas melhores intencoes. E' mais facil falar do que agir. E se pensarmos bem, nossas melhores intencoes nao contam pra nada, simplesmente pq a maioria das vezes elas nao acontecem, pois ficam por isso mesmo... somente como "intencoes".

Ele explica que o poder da mente funciona da seguinte maneira: Cientistas modernos veem o universo como uma vasta e inseparavel teia de atividade dinamica. Tudo no universo e' vivo e alem de constantemente mudando, tb somos parte desse todo. Tudo no universo e' feito de energia, incluindo nossos pensamentos que sao nada mais do que vibracoes de energia. Quando comecamos com essa impressao de sucesso no nosso subconsciente, isso leva a uma constante vibracao de energia que resona como um todo. O subconsciente trabalha dia e noite com essa vibracao, atraindo as pessoas e circunstancias necessarias pro seu sucesso.

Mas ao mesmo tempo, pode trabalhar a favor de atrair circunstancias desagradaveis se voce pensar assim. O medo faz parte disso. Medo e' o resultado da nossa mente ficar fixada em imagens de situacoes que nao desejamos, que temos "medo" que acontecam no futuro. E o efeito desse medo e' bem real trazendo junto suas consequencias. Se nossa mente projeta essas imagens desagradaveis, isso acaba se "imprimindo" no nosso subconciente. Se essas visualizacoes acabam se repetindo todos os dias, elas vao eventualmente atrair essas mesmas experiencias desagradaveis que voce estava querendo que nao acontecessem. E nao e' pra confundir preocupacoes com medo. Preocupacao e' algo normal e saudavel que temos que ter cuidado pra nao se tornar em medo. Nosso subconciente e' como uma terra fertil que aceita qualquer coisa que plantamos. E nao descrimina tao facil de pensamentos de falha e medo assim como o sucesso.

Temos mais poder de influenciar nossa vida do que suspeitamos. Eu mesma nao suporto quando certas pessoas se fazem de vitima e culpam a situacao ou seu passado por serem infelizes no seu presente. Somos livres pra tomar certas decisoes e escolhas na vida e se algo esta ruim, suas proprias escolhas em parte foram o que te fizeram estar onde esta no momento. Temos todo o controle de mudar tudo pro melhor, nem que seja de pouquinho em pouquinho. So depende de nos.

As vezes e' facil nao conseguir enxergar como as coisas nas quais acreditamos, inflenciam nossas escolhas e como certos momentos inadequados ou feridas emocionais, faz a raiva fluir ou nos fazer sentir como vitimas, de acordo com nossa propria natureza. Ou entao, falhamos ao enxergar como certos habitos como preguica e deixando tudo pra depois nos deixa presos em situacoes que nao nos leva a nada. E com isso vem as desculpas atras de desculpas.

Deixe com que suas escolhas moldem sua vida e nao seus habitos e rotinas. Olhe de perto pra sua vida e veja quem voce e'. Agora de um passo pra tras e relembre as escolhas que fez no passado, as vezes muitas delas foram tomadas precipitadamentes ou seguindo o caminho mais facil. Quem voce e' agora e as circunstancias da sua vida atual, sao diretamente relacionadas as suas escolhas. Sim que o destino tem suas misteriosas maozinhas entretidas no meio tb, mas consequentemente, sao suas escolhas que te levaram pra onde voce esta e moldaram quem voce e' hoje. E se realmente quer e acredita em algo, com os exercicios e a pratica de visualizacoes, voce mesmo esta em controle da sua vida e pode facilmente conseguir moldar o futuro com o qual sonha.

"Seus pensamentos determinam o que voce quer, mas suas acoes determinam o que voce recebe".

Your thoughts determine what you want, but your actions determine what you get." - Dr. Robert Gilbert

4 comments:

Mila Viegas said...

O que eu posso dizer a respeito disso?! Uma das coisas que posso dizer é que este é um dos meus assuntos/temas prediletos. Já li e ainda leio bastante a respeito. Muitos autores com diversas abordagens e pontos de vista já falaram sobre o assunto (ex.: Deepak Chopra, James Redfield, Joseph Murph, Byrne Rhonda "The Secret", etc., etc., etc.). Após ler várias abordagens sobre o mesmo assunto, vejo que todas elas são muito válidas. Na realidade já praticamos a Lei da Atração sem ao menos perceber, visto que se temos atraído problemas devido ao tal condicionamento que nos foi imposto desde quando nascemos, isto já comprova que a Lei da Atração existe, só que estamos usando de forma prejudicial e não de forma construtiva. O grande lance é inverter o jogo. Como você disse é fácil falar, e a prática é bem complicada. Mas justamente por conta desse condicionamento que gera medo nas pessoas. Temos medo de tomar atitudes e sermos criticados, não sermos aceitos e, no mesmo momento que construimos um pensamento criativo, positivo, em seguida o anulamos pensando "Ahhhh, mas será que vai dar certo?". Esta é a dúvida crucial e a dúvida responsável por fazer o caldo desandar. É involuntário, mas a gente pensa isso, por começarmos a pesar muito os prós e os contras. O que eu penso é: para invertermos o jogo precisamos de duas coisas, persistências e observação. Esses dias eu li que "Se a sua vida está uma porcaria é porque seus pensamentos não estão saudáveis" (Claro que não estava escrito exatamente assim mas era isso o que a frase queria dizer). Então conscientemente eu vejo que, por exemplo, eu tenho tido pensamentos destrutivos, doentes porque minha vida não está tão harmônica quanto deveria. A culpa é de quem? Minha. Mas não estou falando no sentido de que tenho que me punir por conta de não vigiar meus pensamentos e não fazer por onde reverter a situação porque estamos num eterno processo de aprendizagem. O que devemos fazer é nos manter conscientes até mesmo para conseguir identificar as falhas e procurar melhorar para atingir as metas que desejamos.
Por incrível que pareça acabei de escrever um post falando de problemas, mas de uma maneira mais descontraída. Acho que tem a ver com o que você coloca aqui, de certa forma.
Uma opção para fazer tudo isso funcionar e a roda começar a girar para o outro lado é criarmos o hábito. Começando pelo estudo sistemático, mas prazeroso. Passando por esta etapa poderemos nos divertir mais ao invés de nos punir ou nos sentir mal com as situações. Creio que não demore muito "subir de nível", mas é preciso persistência. Infelizmente as pessoas (a maioria delas) acabam entendendo que se estão passando por situações difíceis foi porque fizeram por merecer e se sujeitam a tal condição. Não fizeram por merecer, só não observaram os seus próprios sinais internos, fizeram escolhas precipitadas, tomaram decisões no calor do momento. Passar a ser um pouco racional ao invés de extremamente passional ajuda e muito nesse processo de inversão de condicionamentos, pois se pudemos nos condicionar a medos e a acúmulo de problemas, podemos, a partir de agora, criar um condicionamento mais altruísta.
Ih.. deixa eu parar senão vai virar um outro post isso aqui... rssss...
Vamos conversar mais sobre isso? Me manda email.
Beijocas
Mila

Amara Ribeiro said...

Muitíssimo interessante esse assunto! Não leio muito sobre isso mas sei que é totalmente verdade e procuro me vigiar em relação à esses pensamentos. Se algo ruim acontece e me desanimo, procuro logo reverter o pensamento e ver por outro lado que se de repente a coisa não aconteceu é porque algo melhor vai vir... Por acaso estava ontem conversando com uma amiga que está passando por um processo de separação complicado e disse exatamente essas coisas para ela.
Espero que ela realmente aplique...
Bjos

Cila Bairral said...

esse eh a teoria dakele livro, the secret nao eh?

Mila Viegas said...

Cila... mais ou menos. Mas faz parte também deste livro, porque muitos autores já escreveram sobre isso.

Beijos