Monday, November 26, 2007

Sonhos com Golfinhos

Esse final de semana sonhei com golfinhos. Eu normalmente lembro de todos os meus sonhos, mas nao consigo lembrar se ja sonhei com golfinhos antes. Fiquei curiosa e fui pesquisar o significado. O interessante e' que o sonho foi uma mistura de varios outros objetos ou temas que se repetem em outros dos meus sonhos. Um deles e' eu perder algo material de importancia pra mim, como minha bolsa ou conteudos da minha carteira (como foi o sonho do dia seguinte - DE NOVO!) e tb com agua - dessa vez sendo no mar.

A parte desse sonho que encontrei esses golfinhos parece que comecou com eu encontrando minha personal trainer do trabalho, na agua cristalina de um mar super rasinho e calmo e num dia de sol gostoso. Dentro da agua mesmo, pedia pra ela me ensinar a surfar, pois vinham ondinhas super pequenas, mas suficientes pra isso no sonho - nao na vida real. Eu deitei de barriga pra baixo na agua enquando ela me segurava e comentava que pra eu poder surfar, precisaria perder uns 5 kilos. Fiquei chateada, apesar dela me "sustentar" com seus bracos e me levar com a onda, pois realmente queria aprender.

Naquele momento das ondinhas, deixei cair na agua uma sacolinha cor de rosa com meu celular e minha camera dentro. E nao me importei muito, pois ia voltar depois pra pega-las. Dai, ainda meio chateada pelo comentario dela, vieram em minha direcao, 3 golfinhos. Enquanto eu fazia carinho no fucinho e cabeca do golfinho do meio, ele parecia super contente e comecou a me acompanhar por mais um tempo, sempre do meu lado esquerdo.

Na proxima cena, ja voltava pra pegar minha sacolinha e vi que umas pessoas e um menino super alto, a tinham pego. Falavam que eram deles, e eu dizia que nao, que estavam querendo roubar minhas coisas. Eu disse que ia pegar um celular emprestado e ligar pro meu proprio numero, e que se tocasse no celular que ele estava segurando era prova suficiente de que era meu. Ele ficou meio zangado e jogou o cel na minha direcao, junto com a camera, ja sabendo que ia perder.

Fui procurar o significado de sonhar com golfinhos e achei umas coisas interessantes. Dizem que golfinhos simbolizam seu senso de coneccao com outras pessoas e com o mundo. Ja que golfinhos sao animais extremamente inteligentes, eles representam nossas qualidades mentais e sucesso. Golfinhos aparecem em nossos sonhos quando estamos passando por momentos dificies, pois esses sonhos nos trazem um sentimento positivo e nos faz sentir que temos valor e que os outras pessoas precisam de voce. O realmo da agua simboliza o nosso inconciente ou emocoes, como se fosse momento de transformacao ou crescimento.

Os golfinhos tb estao sempre presentes pra proteger a pessoa que sonha com eles. Dizem que eles nos conectam com a nossa natureza espiritual e nos fazem acordar com um sentimento de calma e serenidade, muitas vezes nos energizando. Normalmente existe contato com os golfinhos no sonho, na maioria das vezes na cabeca, ou no chakras, o que significa um resultado de felicidade e coracao aberto. E foi justamente na sua cabecinha que eu encostei a mao.

Nao sei pq essas tres coisas ou temas coincidiram de aparecer nesse sonho. Duas repetidas e um novo (o Golfinho). No dia seguinte tive um sonho diferente, mas com o mesmo tema dos conteudos da minha bolsa terem sido roubados, por eu nao ter tido cautela. E fiquei novamente atras tentando descobrir quem foi pessoa que a roubou... estranho. Esse se passou num parque de diversoes de agua, e com a impressao de minha mae ter acabado de falecer e eu perdendo meus documentos importantes alem dela. Justamente como num outro sonho que tive uns meses atras - parque de diversoes normal (sem ser de agua) e tb eu perdendo minha mae. Como queria descobrir pq fico sonhando com isso!

8 comments:

Zezé said...

Lú, outro dia sonhei que lutava com um leão, ce acredita? nossa senhora, uma coisa! ele era enorme e eu o segurava pela juba paar não me morder. Rolávamos no chão! Depois te conto.

Bjoz,Zz.

Cristianne said...

Hoje eu sonhei com golfinhos ... Passo por problemas? Aguns ...mas todos superáveis! O que eu sei é que acordei mais feliz! beijos

peixoto.cristianne@gmail.com

Artes de sedução * said...

Oi Lu...
Esta noite sonhei que estava na porta do col e um minino lah me deu altos tiros, ai fui pra sala d aula com a cabeça cicatrizada. Ai depois parecia que eu já tava em um sitio q tinha uma represa, e nesse lago havia uma baleia e um golfinho, eu tenho um pouco d fobia d entrar em águas desconhecidas, ai eu cai no lago, e fiquei em disispero neah, ai eu ví a baleia morri d medo, dpois eu consegui sair da água e apareceu um golfinho, tinha uma pessoa comigo más eu naum sei quem, e tava flando pra eu brincar com ele, eu brinquei joguei peixe más tive medo, ai parecia q onde eu estava era uma ponte d bambu q se disfez e eu cai na água d novo, comecei a chorar, até q apareceu um menino da minha sala q me tirou d lah d dentro...
MtO estranhO o sonhO
=P

Anonymous said...

Veja o que conheci sobre o assunto procurando por este tema:

O golfinho

Basta evocar este animal para que o nosso espírito se sinta mais leve já que o seu simbolismo lembra a prece cristã: Diz somente uma palavra e serei salvo! Após tantos sonhos em que o golfinho leva o sonhador até à luz, podemos estar cientes de que ele tem sempre uma função salvadora. Invariavelmente, tanto nos sonhos como nos mitos, o golfinho tem sempre o papel de guia e de salvador.

Cristo Salvador apresenta-se, por vezes, sob o aspecto de um golfinho. E desde a mais remota Antiguidade que o nosso peixe/mamífero desempenha sempre o papel de guia – basta pensarmos como os golfinhos se mantêm durante horas intermináveis à proa dos navios no mar alto, dando a impressão de que estão a abrir caminho.

Raros são os símbolos em que as associações de imagens se apresentam tão constantes e com um sentido tão evidente. Mas enquanto que a raposa, por exemplo, também desempenha a função de animal psicopompo (que serve de guia) – conduzindo as almas até às regiões da morte – a função do golfinho, embora seja também a de condutor, exerce-se em sentido oposto: o golfinho traz o sonhador do limiar do outro mundo até à luz, até à vida.

O papel de guia, de condutor, é atestado por uma associação íntima com os símbolos mais clássicos da dinâmica da “passagem”. Lembremos que o muro (que se ergue como um obstáculo ao progresso do sonhador) e que o espelho (que se interpõe de igual modo) e até mesmo a expressão da transparência que se apresenta sob a forma de um vidro, ou de uma janela, são indícios indiscutíveis do restabelecimento de uma conexão entre o consciente e o inconsciente.

O golfinho mostra muitas vezes que podemos ver o que desejamos e não exclusivamente o que pensamos que temos que impor a nós mesmos; reabilita, pois, o que é natural e incita à confiança nos impulsos instintivos. Aquele ou aquela que é guiado(a) pelo golfinho deve convencer-se da relação benéfica e positiva com o seu lado instintivo.

Os símbolos ligados ao universo do mar apresentam-se, naturalmente, em volta do golfinho: o mar, as algas, a praia e também a gruta marinha. É, aliás, muitas vezes nesta gruta que o sonhador, guiado pelo animal, vai encontrar as imagens da transparência: muros repletos de espelhos, o espelho de Alice, mesa e porta de vidro, etc…

Ora, a gruta marinha, tal como a gruta subterrânea, é uma representação do útero. E assim a gruta é como que o lugar de um renascimento psicológico. Como Jung lembrava, o termo grego que significa golfinho – delphis – está muito próximo da palavra delphus que significa útero.

Dois pares de valores opostos encontram-se constantemente presentes nos cenários em que nada o golfinho. Por um lado, o mergulho na profundidade que alterna com os saltos no ar e, por outro lado, a evocação das sensações alternadas de frio e calor.

Com efeito, o golfinho do sonho abrange um vasto campo de representações que permitem relacionar os mundos terreno e espiritual. Traduz ao mesmo tempo a angústia original do ser que é lançado no mundo e a interrogação metafísica de uma psicologia perturbada pelo insondável mistério da vida e da morte.

Mas o golfinho é, entre todos os símbolos que traduzem esta extrema dificuldade imposta ao espírito humano, aquele que pode ser considerado como o agente mais seguro do restabelecimento da dinâmica vital.
Marcus M.G.F.

Lucia Cintra said...

Oi gente, obrigado por dividir seus sonhos de golfinhos comigo e Marcus, pela sua explicacao. Eu normalmente presto muito atencao aos meus sonhos e lembro da maioria dos detalhes de cada um, mas e' engracado como parece que sonhei com golfinhos somente uma ou duas vezes na vida.

Entao pra mim, foi algo fora do normal e e' meio dificil tentar encaixar a sua vida ou pelo o que esta passando no momento com as situacoes e explicacoes de seus sonhos. Obrigado mesmo pelas explicacoes e opinioes de todos voces. bjos e voltem sempre.

lunna paula said...

é impressionante o quanto é maravilhoso sonhar com eles... hoje sonhei que eu beijava um, foi incrivel!

Anonymous said...

oi,

hje eu sonhei cm golfinho tb. Acordei renovado e muito disposta :) fikei muito feliz pq eu tenho alguma decisoes muito importantes a serem tomadas e esse sonho fez com q eu relaxasse um pouco sobre isso. o q eu axei mais curioso foi q eu tb tive contato com ele, alguem (um homem q nao lembro com detalhes quem era)dizia q eu podia beija-lo, primeiramente eu fikei com medo, mas dpois pensei em beijar a testa (um pouco a cima dos olhos) eu lembro d olhar fixamente pra ele, porem algo me fez sentir q seria mais correto dar um beijinho na ponta do "bico" dele (???)nao entendi muito bem mas o sonho me fez muito bem =D
nao sei se vale a pena comentar mas no meu sonho, esse golfinho aparecia no quintal da minha casa, pq minha mae tinha (d alguma forma) puxado o curso d um rio (ou braco de mar) para o quintal da nossa casa e isso se estendia ate onde (antigamente, na realidade)existia uma mangueirae. dpois um homem e uma mulher faziam com q isso se tornassem maior trazendo mais agua limpa e cristalina, foi inclusive esse homem quem levava o golfinho (???) a minha mae ficava super feliz e da janela observava td. era uma paisagem belissima, a agua transparente,peixinhos nadando e eu me sentia revitalizada.
gostei muito do meu sonho :)maravilhoso!
me fez sentir super bem.

Anonymous said...

" Ualla adorei sua interpretação d sonhos sobre golfinhos. Eu ñ sonhei mas, hj sem saber oq fazer pra me sentir bem. Postei uma foto d golfinho em meu msn, foi meio q uma busca por uma solução p/ minha angustia mas, ñ sabia q eles representava tantas coisas, oq me chamou atenção foi a parte q vc q diz.."Golfinhos aparecem em nossos sonhos quando estamos passando por momentos dificies, pois esses sonhos nos trazem um sentimento positivo e nos faz sentir que temos valor e que os outras pessoas precisam de voce. "e tbm..."Dizem que eles nos conectam com a nossa natureza espiritual e nos fazem acordar com um sentimento de calma e serenidade" Foi isso qsenti alfik com essa foto por muito tempo em meu msn! mesmo sem saber ...esperoq amanhã eu me sinta com mais coragem pra enfrentar meus problemas e seguir em frente ...e buscar força na energia da natureza vlw..bjss