Monday, March 31, 2008

Brinquedos brasileiros

Posso ter 32 anos na cara, mas ainda tenho alguns brinquedos reliquias da epoca de crianca aqui comigo. Cada um tem sua historia e foram praticamente os unicos que sobreviveram anos ao nosso redor, alem da grande mudanca de pais. Apesar da minha casa ser pequena e quase nao ter lugar pra coloca-los, ficam la num cantinho do meu quarto, mas constantemente presentes na minha vida.

Deixa eu comecar com esse cachorrinho azul. Nem me lembro se tem nome, mas eu e minhas irmas o compramos pra minha mae quando eu tinha uns 14 ou 15 anos, acho. Me lembro de termos passado numa loja onde ele estava sendo vendido e minha mae ter comentado de te-lo adorado. Passando uns dias, pegamos dinheiro com meu pai e fomos eu e Alice (Laura ainda era muito pequenininha) a pe ate la, uma boa meia hora da minha casa, pra comprar o cachorrinho de surpresa pra ela. Fomos com pressa, pois minha mae estava fora naquele dia e queriamos coloca-lo na sua cama de surpresa antes dela chegar em casa. Nem preciso dizer que ela AMOU e o manteve como "enfeite" em cima de sua cama junto com todas as almofadas ate nos mudarmos do Brasil. E como esse cachorrinho tb foi abusado pelo meu ex-namorado! Toda vez que ele ia la, a gente encontrava o coitado sentado com os bracos e pernas cruzados ou numa pose diferente - rsrs.

Os cachorrinhos Snif-snif tb sobreviveram... estao sujinhos e tenho medo de lava-los e estraga-los (alguma sugestao, alguem?). Ganhei esses dois quando era bem pequenininha, talvez com uns 6 ou 7 anos de idade. Me lembro de ter ganhado o pequeno marrom dos meus pais e o grandao bege da minha tia. Estava indo com minha avo de metro nao sei pra onde e ao chegar la, encontramos com minha tia e ela me presenteou com uma caixa enorme contendo esse cachorrao que na epoca era maior do que eu!!! Me lembro bem disso e da dificuldade de carrega-la ate em casa, mas fazia questao de segura-lo.












Tambem sobreviveram os Glo-Worms... pelo menos alguns deles estao aqui comigo. Me lembro que os colocavamos pra fora da janela pra quando escurecesse eles ficarem ali brilhando e iluminando o quarto por algumas horas. E quando os colocavamos em cima do abajur pra pegar bastante luz e brilhar super forte? Eu e Alice quase colocamos fogo na casa ao deixar um ali em cima por horas (acho) e quando o tiramos, ja sentindo o cheiro de queimado, sua barriga inteira ja estava preta carborizada. Crianca tem cada ideia! Ja pensou que perigo?

Essa ultima foto e' de um bonequinho dentro de um vidro com uma mensagem sobre meu signo que minha mae me deu quando tinha uns 15 anos. Comprou um pra cada uma de nos, mas o meu foi o unico que sobreviveu ate hoje. Tenho tb uma patotinha de joaninha e um "Querido Pony" amarelinho que mantenho na minha mesinha de cabeceira. De todos os ponies e patotinhas que colecionava, so sobrou esses dois mesmo - o resto acho que foram perdidos na viagem do Brasil pra ca. Adorava brincar com eles, inclusive faziamos corrida de patotinhas com todas que tinhamos, entre minhas irmas e primos.

Agora, pra gozarem mais ainda de mim (como minha irma fez
quando os viu pela primeira vez), quando os ursinhos carinhosos comecaram a ser relancados por aqui, sabe o que eu fiz? Comprei quase todos eles novamente, ja que os meus da epoca de crianca tb desapareceram. E fui os colecionando aos pouquinhos ate ter quase todos que foram lancados. Hoje, os ursinhos sentam numa prateleira que Al mesmo fez exclusivamente pra eles, na parede do nosso quarto. A proposito, foi Al quem comprou os meus dois primeiros dessa nova colecao e me surpreendeu com eles num dia no qual estava meio tristinha. Comprou o azulzinho Ranzinza e o rosa de Arco-Iris - tb os dois primeiros que tive quando crianca.

E foram so esses que conseguiram nos acompanhar durante esses anos todos. Tinhamos tb uma colecao enorme de Barbies e Legos que desapareceram. Minha mae disse que meu pai os levou pro Brasil pra dar pras pessoas pobres. Nao tenho nada contra esse gesto de caridade, mas gostaria que ele nos tivesse perguntado antes de fazer isso, pois eram bonecas e brinquedos de valor sentimental pra mim, que gostaria muito de te-los guardado. Agora nunca mais. Mas pelo menos tenho alguns aqui comigo que valem mais do qualquer coisa nesse mundo pra mim.

7 comments:

Anonymous said...

Nossa, qta coisa! eu tenho apenas duas bonequinhas e meu velocípide do coração.

Mas eu amo tanto e estava quardando pra minha filhotinha. Tinha até pensado em dar pra Aninha, mas, ai, será que ela seria cuidadosa? too agora ela já está uma mocinha.

Gostoso ver suas coisinhas e me lembro bem de algumas.

Bjos, zz.

Sonho Meu said...

Reliquias de criança...tempo bom que passou e quando a gente consegue guardar qualquer coisa que lembre aquela época, deve ser uma viagem ao passado, nao é mesmo?
Eu fui uma criança pobre. Quando recebí a minha primeira e unica boneca de "papier mache", corri lá fora pra brincar com ela. A alegria durou pouco, pois a chuva dessolveu a boneca e ela se foi junto com minha alegria. Fiz muitas bonecas de sabugo de milho e tambem minha avó fez algumas de panos...mas nada se comparava com a boneca de "papier mache" tao linda que recebí de meu irmao mais velho, num dia de Natal.
bjos,
me

Tata said...

Adorei o novo corte!
Nao tenho nenhum brinquedo da minha infancia guardado.Doei tudo,minha colecao da barbie,ursos,etc...Da minha infancia,so boas recordacoes!

Bjo.

Tata

Cila Bairral said...

caracaaaaaaaaaaaaaa

eu me lembro desse cachorrinho na cama da sua mae..

achava ele mt eskisito, acho q por isso q eu lembro...

lembro desses caes snif snif, sempre quis um, mas nao tive...

Tb tive um pekeno ponei, mas o meu era azul e tive um ursinho carinhoso so...

bjokas

Cila Bairral said...

AAAAAAAAAAAAAAA

eu ja brinquei c as suas barbies... nakela casa enooooooooooorme q vc e a alice tinham, mas que sobrou pra laurinha!!!

eu tenho uma familia castor, que fica na casa da minha avo, que foi seu pai que me deu dps de uma das viagens pros eua a trabalho... lembro que ele trouxe a familia castor, um saco enooooooooome de m&m's amarelo e um marrom... nunca tinha comido isso, nao tinha no brasil, so via na casa de vcs.. fikei apaixonadaaaaaa

a familia castor so veio em um desenho pro brasil qndo vcs ja tinham se mudado pros eua, mas eu sempre assistia noSBT pq sentia falta da laurinha...

Ingrid Mello said...

Meu Deus!! amei esse post!
não acredito que vc tem esse tanto de ursinho carinhoso!
Tive somente um na minha infância, uma laranja que guardo até hoje! ele era meu xodó...
Agora dos pequenos pôneis eu tinha todos!! e ficava a tarde inteira penteando os rabos deles...
bom demais relembrar!!
Beijos!

Cristiane said...

Eu lembro dos ursinhos e do ponei na minha infancia, mas so' guardei ate' hoje a Peposa (uma ursinha muito fofinha que ganhei da minha mae quando eu era bem crianca). Eu nao pude traze-la quando mudei porque nao tinha espaco na mala, mas a deixei separada com a minha mudanca que sera' mandada pelo meu pai. Quero que ela fique sempre perto de mim!
Beijos