Sunday, March 2, 2008

Entendendo as pessoas

Esse vai ser um longo posting....

Sempre fui muito interessada em psicologia. Minha mae era psicologa. Tive aulas na faculdade, mas mesmo antes delas, sempre gostei de ler livros e artigos sobre o comportamento humano. Certos eventos aconteceram nesses ultimos anos, que me fizeram ficar mais curiosa ainda em tentar descobrir ou pelo menos tentar entender um pouquinho, o por que de certas pessoas agirem de certa maneira.

Hoje vi um documentario muito interessante sobre um dos assassinos profissionais da mafia americana mais famoso desse pais. O documentario e a entrevista era com o Richard Kuklinski. Capturado nos anos 80, ele passou 30 anos trabalhando pra mafia e matando pessoas a sangue frio, sem precisar saber a razao. Peguei o show por acaso... tinha acabado de assistir um bobinho quando esse comecou. E imediatamente capturou minha atencao, pois e' esse tipo de gente assim, sem sentimento, cujo comportamento me interessa e intriga.

O documentario contou um pouco da sua historia, mas foi uma entrevista exclusiva com o Richard, cuja narracao bem devagar e detalhada, contada bem vividamente, me deixou presa a sua historia por umas 2 horas. Ele contava sua historia a medida que respondia as perguntas do psicologo que o entrevistava.

Minha curiosidade era saber o seguinte: as pessoas ja nascem dessa maneira, ou sao vitimas de abuso de pessimos pais quando criancas? No final da entrevista, o psicologo virou o foco nele mesmo e disse pro Richard que agora era a vez dele ser o entrevistador. Queria saber se tinha alguma pergunta pro psicologo. Sua unica pergunta foi: "O que voce acha de mim?"

A resposta do psicologo foi algo que tb prendeu minha atencao, pois explicava o que achava que tinha causado ele ser a pessoa que era. Mas antes de eu contar aqui, deixa eu falar um pouco do que aprendi sobre esse assassino.

Disse que cresceu num ambiente horrivel. Seu pai tinha um temperamento ruim e explosivo, principalmente com sua familia, por qualquer coisinha de nada. Estava sempre dando violentas surras atras de surras nos filhos por nenhum motivo. Disse que sua mae tb era muito fria e que sempre que podia, batia tb nas criancas com um cabo de vassoura. A medida que foi crescendo, tomou a decisao de que ninguem ia mais desrespeita-lo dessa maneira, critica-lo ou julga-lo. E que se algo assim acontecesse, ele ia fazer essas pessoas pagarem um preco alto. Alem de crescer num lar de abuso fisico e emocional, parece que ele herdou o temperamento do pai, e qualquer pessoa que o fizesse ficar P da vida, ele dava um jeito de matar a sangue frio. E descreveu na entrevista varios desses atos como exemplo.

Parece que ja com uns 20 e poucos anos, foi notado pela mafia ou ele procurou a mafia, pois ja que tinha sangue frio de matar os outros assim, resolveu que deveria ser pago pra isso. E foi assim que comecou uma carreira de sucesso como assassino profissional. O psicologo perguntava o que ele sentia quando matava alguem. Ele candidamente respondia que nao sentia absolutamente nada, nem mesmo uma euforia.... nada mesmo! Mas que fazia questao de que sua vitima o visse como a ultima pessoa na sua frente e ficava ali a assistindo morrer... assistindo a agonia (dependendo de como a tinha matado) e a surpresa e medo nos seus olhares.

Comecou ainda crianca torturando e matando animais e dai partiu pras pessoas. No comeco fazia por nao ter coisa melhor pra fazer, dali foi aumentando, chegando ao ponto de querer se vingar daqueles que os aborrecia. Explicava que era um ato como qualquer outro "normal" pra qualquer outra pessoa. E quanto mais Richard explicava, mas eu ficava intrigada... mas como? Como pode nao ter um pingo de sentimento? Dai ele mesmo fez a pergunta: "Nao sei pq sou assim, nao sei pq nao sinto nada quando comito esses atos. Entendo perfeitamente e logicamente o que estou fazendo, mas nao sei pq nao existe sentimento".

Entao a resposta do psicologo foi a seguinte: ele acredita que essa "falta de medo" de agir ou ate mesmo das consequencias que seguem, e' hereditario. Muita gente nasce com isso. So que tem uma diferenca: as pessoas que tiveram uma infancia boa, que foram amadas e criadas num ambiente saudavel, crescem pra ter profissoes tipo piloto de aviao de teste, disativador de bombas, pilotos de formula 1, soldados ou policias cujo trabalho fazem com que eles risquem suas vidas todo dia... profissoes que exigem um certo nivel de coragem e disciplina e que nao e' pra qualquer um. Por outro lado, se essas pessoas com essa pre-disposicao crescem num ambiente de odio, abuso fisico e mental como o dele, acabam levando isso pro negativo. Tanto que seu irmao mesmo ja esta na cadeia por uns 25 ou mais anos devido a homicidios tb.

O psicologo continuou dizendo que ele tb sofre de uma disordem de extremo anti-socialismo. Essas pessoas sao fechadas, violentas, nao confiam em ninguem e sao rapidas a julgar e a agir de uma forma negativa ou vingativa se alguem as aborrecem. Entao, entendi que foi uma combinacao dos gens dele (temperamentos passados de seus pais), com a maneira em como ele foi criado. E com isso, respondeu minha pergunta: Sera que as pessoas ja nascem ruins assim?

Alguem por acaso ja viu o filme do Macaulay Culkin chamado "The good son"? E' sobre o seu personagem, uma crianca de 10 anos, ja sendo alguem muito ruim, sem sentimentos e capaz de matar sua propria irma e outras coisas horriveis assim. Quando assisti esse filme ha muitos anos atras, fiquei encucada com isso. Fiquei pensando: Mas sera que e' possivel uma pessoa ja nascer tao ma assim? E olha que nesse filme, o menino vinha de uma familia amorosa e boa... nao conseguia entender.

A historia desse homem faz sentindo. Infelizmente sua criacao e o odio e maltrato dos pais os transformou (ele e seu irmao) em pessoas sem um pingo de sentimento e de sangue frio. O interessante e' que ele mesmo casou e teve dois filhos. Levou uma vida dupla e sua familia nunca soube (ate quando foi capturado pela policia) do que ele era capaz. Descreveu tb que existia violencia domestica entre ele e a mulher... disse que a amava muito, mas quando se aborrecia, perdia a cabeca e mesmo se arrependendo depois, infelizmente continuava a fazer. Mas disse que fazia e faria tudo por sua familia e era a unica coisa importante na vida dele. Disse que nao se arrependia de nada do seu passado, a nao ser ter machucado sua familia emocionalmente quando descobriram quem ele realmente era.

Os acontecimentos na minha vida que me chatearam, cujo assunto ja comentei aqui, nao sao nem um pouco dramaticos assim. Mas ainda tenho curiosidade em sentar com essa certa pessoa de minha familia e tentar entender o por que do seu comportamento. Ao mesmo tempo, fico em duvida se quero mesmo aprender todos os detalhes, pois me sinto como ja descobri mais do que gostaria de saber; So que pra entender o comportamento de alguem, nao tem jeito, teria que obter todos os detalhes. Talvez um dia eu venha a saber de tudo por inteiro. Agora tenho certeza de que so iria receber mentiras como respostas. Continuarei a ler e a procurar em livros e pela internet afora uma explicacao do porque as pessoas mentirem e manipularem os outros por toda sua vida e de tal maneira que nao ligam pras consequencias.

O ser humano e' muito complicado. Mas aqueles que perdoam e amam um ao outro incondicionalmente seguram a chave principal desse mundo. O amor e' a unica coisa que pode transformar uma pessoa. E' extremamente importante no desenvolvimento de uma crianca e extremamente necessario na vida de cada um de nos. E e' muito tragico saber que existem pessoas como esse Richard que se tornou a pessoa que foi (ele morreu em 2006) por so existir odio ao seu redor.

6 comments:

Cristiane said...

Muito interessante esse documentario. Tambem gosto de psicologia e sempre quando posso, eu leio algo sobre esse assunto.
Beijos

Isabel Martins said...

Ei, Lúcia

Como meu microssauro tava doidinho, infelizmente tive que passar um tempinho sem vir aqui, mas cá estou eu, li tudinho, agora tô atualizada. kkk
Então vamos lá.
Já me fiz essa pergunta inumeras vezes, pq será que essas pessoas são assim? Acredito que além desse misto de fatores citados pelo psicologo, há também a total ausência de Deus, nem falo de uma religião, mas do conhecimento de Deus.
Sobre o post sobre mentiras e decepções, eu bem te entendo, já sofri algumas nessa minha curta trajetória de vida e concordo contigo, temos que aprender com os acontecimentos, se preserve, mas não deixe de ter fé e esperança no ser humano, pois nunca se sabe qdo encontraremos pessoas merecedoras de nossa dedicação não é mesmo?
Espero que os 9 meses, ou melhor os 4 meses pra o " nascimento" do teu filhinho passem bem rapidinho. kkk

Bjusssssss e tenha uma semana maravilhosa!

Amara Ribeiro said...

E o que o psicólogo achou dele afinal?
Tbsou psicóloga e adoro essa parte de psicologia forense e de assassinos frios, em série...
Tem até um programa no Discovery channel que se chama "O Índice da Maldade" (não sei o nome em inglês) em que um psiquiatra criou uma tabela com 22 níveis de maldade e conta casos de assassinos e os nivela... Muito legal. E na verdade, é realmente isso. De alguma forma, alguma coisa na infância das pessoas libera o que na verdade eles já possuem como tendências genéticas. E aí, dependendo do seu desenvolvimento dentro da família pode piorar cada vez mais...
Bjos e boa semana

Mila Viegas said...

Existe muitos mistérios no psicológico humano que a ciência ainda não conseguiu explicar... infelizmente temos que nos basear em hipóteses.
Aqui no Brasil teve um caso de uma menina rica, de família boa, tinha tudo na vida, os pais carinhosos, um irmão... o que ela fez? Se juntou com o namorado e o irmão do namorado e matou seus pais dormindo.
Até hoje, quando ainda vejo alguma entrevista dela ou sobre ela, consigo sentir a frieza da garota, as mentiras que conta, os fingimentos de sobre estar sofrendo. Então, neste caso a criação boa e amorosa não foi o suficiente. Assim, como conheço pessoas que sofreram maus tratos quando criança e hoje são pessoas de caráter, trabalhadores e honrados.
No caso deste assassino que vc falou, com certeza a família contribuiu muito para despertar seu lado assassino, mas isso não pode ser levado como uma regra.
No fundo mesmo, a gente nunca vai conseguir entender a atitude de ninguém, principalmente levando em consideração que às vezes nem a própria pessoa entende porque age assim.

Anonymous said...

Bem... Talvez eu possa dar uma luz a mais nesta questao, pois vivenciei os dois lados da moeda. Quando criança, torturei vários tipos de animais e de formas diferentes, me achava estranho ate que conheci varias pessoas que eram assim, mas nunca me conformei. Hoje em dia, abomino e fico perplexo com tal ato. Sou contra toreadas, animais no circo entre outras coisas. Como me sai desta mentalidade? Nao foi conhecendo Deus. Deus eh mto geral. O que me faltava eu acho que era um exemplo de que o certo era a bondade e compaixao. Um filme que assisti sobre a vida de Jesus Cristo que assisti na infancia, me causou profunda impressao. E como se fosse "estetizada" a etica altruista dentro de minha cabeca. A partir de entao, cada coisa ruim que aconteceu em diante na minha vida eu aceitei com resignacao, pois havia manchado a obra divina da vida na terra com minha crueldade e agora eu pago e gosto que seja assim. A justica deve prevalecer. Ja faz muito tempo que eu percebi o quanto o sentido de estetica rege o nosso pensamento.

Rodrigo said...

Parabéns pelo documentário, excelente! Como todos nós sabemos, as pessoas são muito complicadas e em minha concepção, a chave, é que devemos realmente entender uns aos outros. Saber entender de fato que todos nós vivemos vidas diferentes, ensinamentos diferentes, passamos por diversas situações diferentes e temos pensamentos diferentes onde cada um irá defender a sua verdade. Temos que saber respeitar a verdade de cada um, por mais que essa contrarie nossa moral, nossa noção do que é certo e do que é errado. Devemos mostrar para a pessoa que realmente a entendemos e isso deve ser de modo com que ela perceba a sinceridade dentro de ti. Você conseguindo entender a outra parte, mesmo que pra você seja incorreta, você com certeza ganhará a confiança desta e poderá ajudá-la, trabalhar juntos por algo, enfim, a pessoa passa de inimigo a seu amigo, pessoa em quem confia em você e que sabe que irá ouví-la.
O compreender também significa perdoar com base na ciência de nossas diferenças que citei acima.
Estou com sono, desculpem-me se não consegui expor de forma clara meu pensamento.