Monday, July 14, 2008

Deixando gorjeta

Estava lendo no jornal hoje um artigo sobre qual e' a quantidade certa pra se deixar de gorjeta num restaurante. Tem gente que deixa 10% do valor da refeicao, outros 15% ou 20%. Eu normalmente sempre deixo 20% se eu gosto do servico (o que acontece em 98% das vezes). A pessoa tem que ser muito ruim ou desleixado, mostrando que nao esta nem ai, pra eu nao deixar absolutamente nada. E sim... ja fiz isso!

No artigo, estavam dando dicas e dizendo o que devemos ou nao fazer. Uma delas foi em deixar gorjetas em dinheiro e nao colocar em cartoes de credito ou debito, pois parte vai pro bolso das companias ou bancos. Isso eu nao sabia e vou tentar ter dinheiro comigo da proxima vez, pois ja que nunca ando com dinheiro na carteira, sempre adiciono minhas gorjetas no meu cartao do banco.

Sugeriram tb em sempre calcular a porcentagem da gorjeta pre-imposto, ou seja, basear no valor da refeicao, antes do imposto de 6% ou 7% (dependendo onde mora) for adicionado a conta. Isso tb nunca me veio na cabeca, por mais obvio que pareca ser.

Agora, uma outra coisa que mencionaram e que eu nao posso discordar mais, e' voce sempre deixar gorjeta, mesmo que o servico tenha sido ruim. O motivo que deram e' que se voce nao deixar nada ou deixar pouco, pega mal pra voce. Mas como assim, pega mal pra mim? Eles dizem que se a experiencia foi tao ruim, pra pagarmos a conta, deixarmos a gorjeta e nao voltarmos mais no restaurante. Como disse, eu discordo completamente. Se eu gosto do restaurante, mas recebo um servico pessimo de uma pessoa em particular, nao vou deixar um tostao pra ela de jeito nenhum. E vou fazer questao de pedir pra outra pessoa me servir na proxima vez, caso calha de essa pessoa ser minha garconete novamente.

E nao estou falando da comida atrasar ou a garconete/garcon esquecer de trazer algo ou coisa parecida, isso nao tem muita importancia. Digo da pessoa ser meio fria, de nao estar nem ai ou fazer o cliente se sentir que esta incomodando; ser grossa ou simplesmente te ignorar - falo da atitude mesmo. Alem de ter uma palavrinha com ele/ela, mencionaria pro gerente e nao deixaria gorjeta mesmo. Falta de profissionalismo ou ate mesmo educacao, na minha opiniao e' a coisa que me deixa mais irritada no mundo, ou como eles chamam aqui, meu maior "pet peeve". Se estao tao insatisfeitos com o emprego, que arranjem outro. Mas essa e' outra estoria.

Mas e voces? Concordam com o artigo, em deixar gorjeta mesmo tendo uma pessima experiencia? E quanto e' o seu certo de deixar como gorjeta? Como funciona isso onde atualmente moram? Ah! E deixa eu perguntar: Ja que eu sai do Brasil meio nova, as pessoas deixam gorjetas em restaurantes la tb?

7 comments:

Sonho Meu said...

Lucia,
Eu gosto de deixar gorjeta.Se faz um trabalho bom deixo até demais...mas se faz um trabalho nojento e nao sou bem tratada eu deixo o minimo do minimo. So uma vez sai de um salao de beleza sem deixar nadica, porque a idiota da cabeleira começou a debater comigo de como ela iria cortar o meu cabelo, enquanto eu dizia que queria do jeito que eu tinha falado, Foi uma situacao chaterrima, terminei saindo na metade do corte xingando ela e retornando pra casa pra eu mesma terminar o meu cabelo. E fiz !
bjs,
me

Tata said...

Existem restaurantes onde a gorjeta ja esta incluida na conta,mas mesmo assim sempre acabo deixando algo para o garcon,principalmente se o atendimento foi bom.

P.S: Sinto muito pela Oreo...fiquei triste em saber que ela morreu.
Bjo
Tata

Mile said...

Eu quase nunca deixo, nao dou importancia pra isso nao, se tenho algo dou, se for chato o garçom saio sem nem dar tchau, nao quebro minha cabeça com isso. No Brasil eles incluem na conta, 10%.

Bjoks

Laurinha said...

Eu odeio dar gorjeta a garcon mal educado. Tem um restaurante perto do meu trabalho que tem uma garconete que eh super mal humorada. Eu vou la de vez em quando com os meus colegas, e a gente faz de tudo pra nao sentar na parte do restaurante que ela atende. A mulher atende com cara de bicho, nao entendo. Eu la vou dar gorjeta a uma criatura dessas? Mesmo assim, os meus colegas dao.

Wilma said...

Aqui no Rio de Janeiro os restaurantes já emitem a conta com dez por cento incluídos no total, mas a lei diz que é opcional, porém quase todos pagam, nem que seja para não pagar "mico". Eu pessoalmente não vejo sentido em pagar gorjeta dentro de um estabelecimento comercial, se todos tem que prestar um bom serviço, com ou sem gorjeta.

Cila Bairral said...

aqui existe o maldito 10%, por mais que vc nao seja obrigado a pagar, geralmente a vem acoplado a sua conta e qndo vc eh mal atendido, pelo menos eu, fica mto sem graca de mandar tirar...

Qndo fui a buenos aires observei q la nao existe os tais 10%, entao dxava sempre cerca de 10% do q gastava pro garcon...

Nao concordo em pagar se for mal atendido, porem como disse aki ja vem calculado na conta fico mt sem graca de mandar tirar e geralmente se vc fizer isso demoram pra trazer a conta de novo ou ficam te questionando mil coisas, meio q pressionando mesmo, a pagar...

bjs

Amara Ribeiro said...

Aqui no Brasil é quase que obrigatório pagar 10%. Apesar da lei dizer que é opcional, a taxa já vem imbutida no total da conta, então, acho que quase todos, se não todos, acabam pagando os 10% querendo ou não. Na verdade, acho que tb é uma questão de cultura. Tenho certeza de que se esses 10% não fossem incluídos na conta, quase ninguém daria nada para o garçon (e todos sabemos que a maior parte do salário deles é feito de gorjetas...). Eles acabariam recebendo o salário mínimo mesmo sendo absolutamente atenciosos ou não...
É Brasil né...hehehehe
Bjos