Tuesday, July 15, 2008

Homem x machine

Acabei de ler um artigo interessantissimo no site do cnn.com sobre Singularidade (a uniao do nosso pensar biologico com a nossa tecnologia, resultando num mundo que ainda e' humano, mas transcende nossas raizes biologicas).

Experts desse ramo dizem que os seres humanos e maquinas vao se unir no final desse seculo. Um grupo deles vindo de varias partes do mundo vao se reunir nessa semana numa conferencia pra debaterem sobre os riscos de certas catastrofes globais. Vao discutir o que deve ser feito pra prevenir certos riscos que podem aniquilar a vida humana. Os topicos incluem possibilidades de um asteroide grande atingir a terra, ataques nucleares de terroristas e as consequencias de tecnologias novas, como maquinas superinteligentes que dependendo se derem certo ou nao, podem possivelmente eliminar os seres humanos da face da terra.

Um grupo chamado "Transhumanists" - que estudam as potenciais ameacas e maravilhas que as technologias do futuro podem causar ou trazer a vida humana, e tb os metodos que eles podem fazer com que nossa vida fique mil vezes melhor, anticipam uma era onde biotecnologia, nanotecnologia molecular e inteligencia artificial vao ser usadas pra ampliar nossa capacidade intelectual, aprimorar nossa capacidade fisica e ate melhorar nossa estado emocional. O resultado final seria uma forma de vida pos-humana, a qual teria qualidades e qualificacoes tao avancadas que nao seriam mais classificadas como um ser humano.

Essas mudancas serao usadas pra manipular nossa biologia humana e acontecerao mais rapidas do que as que ocurreram nos ultimos dez mil anos devido a selecao natural e evolucao biologica. E os experts ja estao se preparando pra essa transformacao radical que deve acontecer em menos de duas decadas. Assim, chegaremos na epoca da Singularidade. Dali em diante, nao existira distincao entre humanos e maquinas ou entre fisico e realidade virtual.

Ate 2030, os experts predicam que os seres humanos vao se tornar mais non-biologico, capazes de uploading suas mentes na internet e viverem em mundos virtuais, ate mesmo podendo evitar envelhecimento e morte. Ate 2040, inteligencia nao biologica vai ser bilhoes de vezes melhor do que a biologica que nos seres humanos temos hoje em dia, talvez ate fazendo nossa mente ser coisa do passado.

Essa transicao de unir o homem e maquina ja esta acontecendo nos dias de hoje no ramo de biotecnologia. Os cientistas de hoje sao capazes de desenvolver novas formas de terapia de gene e medicacoes capazes de "ligar ou desligar" as enzimas de interferencia de RNA, ou silenciamento de genes. Essa nova biotecnologia que surge, vai dar lugar a mil drogas novas que podem fazer com que o envelhecimento ande mais devagar pra diminuir a chance de doencas como cancer ou ataques cardiacos avancarem.

Ate 2020, eles predicam uma segunda revolucao na area de nanotecnologia. Hoje em dia, os cientistas ja comecaram a testar a primeira geracao de "nanobots" que curam o Tipo 1 de diabetes ou spinal cord em ratos. Os cientistas estao desenvolvendo algo chamado respirocyte - uma celula vermelha robo que se injetada no nosso sistema sanguineo, vai fazer com que um ser humano possa dar uma corrida olimpica por 15 minutos sem respirar uma so vez ou sentar no fundo de uma piscina por horas e horas.

Outros estao desenvolvendo nano particulas que podem localizar tumores e um dia poder possivelmente cura-los e elimina-los de vez. E alguns pacientes de Parkinson's hoje em dia ja tem chips ou mini computadores do tamanho de uma ervilha implantados nos seus cerebros que tomam o lugar de neuronios destruidos pela doenca - o software novo pode ser downloaded a esses mini computadores atravez de fora do corpo humano.

Se conseguirmos reconstruir os sistemas biologicos com nanotecnologia, conseguiremos ir alem dos seus limites. A revolucao final que levara a singularidade sera a criacao de inteligencia artificial, ou super inteligencia, que pode ser capaz de resolver os problemas das nossas maiores ameacas, como destruicao do meio ambiente, doenca e pobreza. Porem, a intervencao de tantas tecnologias de alto poder e a possibilidade de unir essas tecnologias com os seres humanos pode causar tanto risco quanto uma promessa de coisas boas por vir pro futuro humano.

Eu fiquei super entusiasmada com tudo isso e espero viver o suficiente pra chegar a ver e a experienciar algumas dessas maravilhas de nossa tecnologia que esta por vir num futuro tao proximo.

No comments: