Tuesday, April 13, 2010

Seja diferente

Nunca entendi o porque de certas pessoas quererem ser iguais aos outros e fazer tudo o que eles fazem. Desde que eu me conheco por gente, eu nunca fui Maria-vai-com-as-outras. Acho que era o pq eu gostava tanto da Madonna quando eu era pequena, pois ela tb nao se conformava com as "normas" da sociedade e fazia o que desse na cabeca. E como eu adorova quando ela chocava os outros e nao estava nem ai, rs.

Cada pessoa eh unica e especial da sua propria maneira e eu nunca concordei em fazer algo so pra se mostrar popular ou qualquer outra razao. Quando era adolescente e alguns amigos comecaram a fumar, era sempre aquele: "Experimenta, todo mundo esta fazendo"... Minha resposta era sempre: "Eu nao sou todo mundo". Todos os meus amigos me respeitavam o suficiente pra me aceitarem do jeito que eu era e nao insistirem em algo que nao queria fazer. Acho que isso eh porque se nao me aceitassem, nao seriam meus amigos e nao fariam parte da minha vida - eu sou o tipo de pessoa que ja corto logo aquele que nao me respeita ou qualquer outra coisa parecida.

Outro exemplo atual eh o twitter, facebook, orkut, myspace... devido ao blog, eu nao acho necessario eu ter qualquer uma dessas contas. O Orkut e Facebook so foram abertos pra eu manter contato com amigos distantes, mas se entrarem em qq uma dessas minhas contas, verao que eu nao as frequento nem sequer as atualizo. So fiz mesmo, pois a maioria dos meus amigos nao blogam e acho que ate ja perderam o endereco desse blog aqui - e eh somente isso que me interessa. Gosto de escrever e como ja disse antes, eh meu diario virtual. Mas abrir essas contas, so pq eh popular? Sheesh! Nao eh coisa que eu faria, acho besteira.

Esse post que escrevo foi inspirado num email que recebi hoje daquele "guru" Anthony Fernando dos posts "Ouse a Sonhar" que coloco aqui toda Segunda-feira. Depois de ter lido o texto do email, eu pensei sorrindo: "Eu sou assim e faco tudo isso mesmo... que bom!" Ser diferente e fazer as coisas diferentes dos outros eh uma das coisas que posso dizer que mais gosto em mim mesma. Se o povao esta fazendo algo, eu quero fazer outra, ou entao fazer de uma maneira diferente, seja o que for e isso eh importante pra mim.

E por ultimo, fazendo exatamente o que o Anthony diz no texto abaixo, posso dizer que meu pai tb segue essa filosofia. Me lembro bem das vezes que a gente visitou a Disney ou qualquer outro parque de atracao de la ou entao parques nacionais e ele sempre indo "contra a correnteza". As pessoas entravam no parque e seguiam todas pra mesma direcao. Mas nos cinco iamos pro caminho oposto e com isso, conseguiamos experienciar as coisas sem mt aglomeracao de gente e principalmente sem uma fila kilometrica na frente!!!

Entao fica aqui, mais um texto dele de inspiracao:

Uma das melhores maneiras de reduzir a quantidade de stress e frustração em sua vida é desenvolver o hábito de sempre olhar para a estrada menos percorrida. O segredo para encontrar o caminho menos percorrido é observar que a maioria das pessoas fazem, e depois optar por fazer o exato oposto. Aqui estão alguns exemplos que ilustram como essa estratégia funciona no mundo real:

Exemplo 1: Se você perceber que todos têm o almoço no refeitório as 13:00 e este está lotado e barulhento, tome a decisão de almoçar às 12h00 e evite a aglomeracao na hora do almoço.

Exemplo 2: Se você vai para a academia depois do trabalho e se encontra frustrado por ter que esperar pelas máquinas de exercicio que você precisa, mude sua rotina e vai a academia a noite.

Exemplo 3: Se você se encontra constantemente preso nas filas de supermercado, tente fazer compras em uma segunda à noite, quando normalmente você pode pegar o que você precisa com rapidez e facilidade.

Sempre que você se encontrar perdendo tempo, ficando estressado ou frustrado, pare e olhe para a estrada menos percorrida. Lembrei-me desta estratégia recentemente e colocá-la em uso foi muito bom ...

Como você deve saber, meu parceiro Bec e eu, recentemente nos casamos. Tivemos uma lua de mel maravilhosa na Tasmânia e pretendia visitar um local bonito chamado Cradle Mountain. Poucos dias antes de visitarmos as montanhas Cradle, nós conversamos com um outro casal que também estavam viajando através da Tasmânia. Eles nos informaram que tinham acabado de visitar Cradle Mountain, e que estava extremamente lotada e que isso tinha realmente arruinado sua experiência.

Com base neste feedback, Bec e eu decidimos tomar a estrada menos percorrida. Nós antecipamos que a maioria das pessoas começariam a chegar na montanha a cerca de 10am, entao nós decidimos chegar la as 7:30am. Tivemos um passeio incrível e tivemos todo o parque nacional so para nós! Vimos a névoa saindo do lago e encontramos vários animais ao longo do caminho. Foi realmente uma experiência mágica e algo que nunca vamos esquecer.

Quando estávamos saindo do parque nacional, vimos varios ônibus de turistas desembarcando no estacionamento. Ficamos muito felizes que escolhemos chegar cedo e termos a oportunidade de experienciar o lindo deserto por nós mesmos.

"Eu peguei a estrada menos percorrida e isso fez toda a diferença." - Robert Frost

Em muitas situações, se você antecipar o que a maioria das pessoas vai fazer e então optar por fazer exatamente o oposto, muitas vezes você pode encontrar muito mais quietude, menos estresse e um percurso mais agradavel ao longo da vida. Este caminho é o caminho menos viajado - Espero que vocês gostem tanto quanto eu.

5 comments:

Luciana Håland said...

Também gosto de andar na contramão das coisas. Acho importante e realmente assim descobrimos mais oportunidades, sem falar que é täo monótono ser apenas mais um a seguir seja lá o que for (moda, modismos, pessoas,...)
Sou meio rebelde.
Adorei o texto.
Beijo

Eduardo said...

Lucinha, nao seguir a maioria necessita ter personalidade forte e ideias bem definidas. Isso eh sinal de maturidade e fico satisfeito em ver que voce sabe o que quer. Apenas um cuidado: verifique continuamente se as suas ideias estao certas e atualizadas, pois as coisas mudam e conhecimentos se aprimoram. Seguir a maioria realmente pode ser arriscado, pois infelizmente a maioria das pessoas tem dificuldade em se manter informada e com isso concorda com muitas ideias erradas e eh presa facil de interesseiros. Nos anos 60 ou 70, um compositor e cantor de bossa nova Juca Chaves que tambem nao ligava para a maioria fez um comentario que chocou o publico: ele disse que toda maioria eh burra. Ele nao deixa de ter razao mas tambem nao podemos generalizar pois pode ser que em um determinado assunto a maioria esteja com a razao e nos poderemos nos tornar um ponto fora da curva, ficarmos antissociaveis e podermos estar errados. Use sempre o bom senso, esteja aberta ao dialogo e mantenha-se firme em suas resolucoes e conviccoes quando estiver certa. Ja ouviu falar em sabedoria popular? Eh o fruto de experiencias acumuladas e solucoes que deram bons resultados que acabam tendo o respaldo popular, e geralmente estao certas.
Beijos
Dad

Dani dutch said...

Lu, eu aprendi a andar ( a pé mesmo) pela minha cidade toda, por causa disso, cada dia pegar um rumo diferente pra ir trabalhar, já até me perdi, andei um dia mais de 2 horas além do normal... mas gosto disso de fazer coisas diferentes, sair da rotina, as vezes é 10 horas da noite estou lavando roupa, porque deu vontade, passo aspirador de pó na casa qunado chego do trabalho as 8:30...bjusss

Beth/Lilás said...

Web-filha!
Eu acho que você tem uma personalidade bem marcante e, coo disse teu pai, bem amadurecida para a sua idade, porque geralmente as pessoas mais jovens são influenciadas umas pelas outras.
Eu já fui, confesso, quando era jovem, mas agora, tô nem aí, faço o que me dá na telha e procuro apenas ter bom senso e observar o bom gosto.

Um exemplo, hoje, fui pagar uma coisa numa determinada loja grande daqui e a mocinha do caixa me perguntou se eu tinha o cartão da loja - eu disse que não e que não queria - mas ela ficou argumentando e tentando fazer com que eu fizesse um - respondi-lhe que não queria e pronto e paguei com meu cartão de débito mesmo.
Mas, reparei depois que quase todo mundo na fila tinha o tal cartão da loja.
Ahhhhhh, só faço as coisas depois de observar ou pesquisar antes e não tem ninguém que me empurre nada goela abaixo. hehe

bjs cariocas

Lúcia Soares said...

Não sou estamente uma "maria-vai-com-as-outras", mas também não ouso muito.
Agora, com mais idade, e tmbém um pouco de sabedoria, sigo o que quero. Nunca me deixei influenciar por amigos, como no caso do cigarro, nem desrespeitar ordens dadas pelos pais, como minha irmã mais velha fazia, tendo um dia até colocado cobertores sob o virol moldando um corpo, para acharem que ela estava dormindo, enquanto estava er na rua...rsrsr Claro que ela foi descoberta e punida, né?
Mas eu sempre fui muito "medrosa", então seguia mais ou menos "a correnteza". Agora sei me impor, faço o que quero, nem marido me manda mais...rsrsr (Acho que nunca mandou, mas pensava que sim...)
Você, realmente, é madura para a idade, determinada. Mas é bom também a gente ter uma certa flexibilidade, pelo menos pra deixar satisfeitas as pessoas do nosso convívio.
Bj