Thursday, November 10, 2011

Onibus nunca mais

Nao resisti e fiz com que ontem fosse o ultimo dia que peguei onibus pra ir trabalhar! Nunca mais entro em onibus, pois nunca mais quero e vou trabalhar no centro da cidade de Pittsburgh.

Resolvi dirigir tb porque eu so tinha o meu passe ate ontem mesmo e ja que eu nunca tenho dinheiro comigo (uso o cartao debito do banco pra absolutamente tudo), resolvi que ia pagar pra estacionar no predio da minha empresa nesses meus ultimos 2 dias la. Eh caro, mas paciencia.

Que alivio!!! Nao preciso sair de casa tao cedo quando dirigo e nem perco muito tempo indo e vindo. Tudo bem que ainda pego transito indo pro centro de manha, mas nada como o meu carro! E estou saindo dessa empresa bem antes da neve comecar a cair, foi exatamente quando visualizei que iria partir pra outra!

Deixa eu explicar brevemente como o sistema de onibus funciona por aqui. Primeiro que voce nao tem contador/trocador, so o motorista (ou "digiridor de onibus", como minha irma falou uma vez, hahaha). Voce entra pela porta da frente e tem uma maquininha ali que recebe o seu dinheiro, ticket ou passe. Eh tudo eletronico. Entao se voce for pagar com dinheiro, eh melhor ter o dinheiro certo, pois se tiver a mais, vai ficar sem troco. Nao tem como o motorista te devolver nada.

Foto acima tirada por mim (qualidade pessima, sorry). Eh onde eu pegava o onibus no centro pra voltar pra casa. E na rua paralela a essa eh onde eles estao filmando o novo filme do Batman aqui em Pittsburgh (mas esse assunto fica para o proximo post).

Eu normalmente comprava tickets pra semana toda ja que eu nao ando com dinheiro. Os tickets vem numa carteirinha com 5 paginas (como um tablete), 2 tickets em cada pagina (pra ida e volta. Eh praticamente um pedaco de papel). Eu pegava um ticket, dava pro motorista e pronto.

Eles tb tem passes para a semana ou para o mes todo, mas ja que meus horarios eram diferentes e quando eu trabalhava tarde eu podia estacionar de graca no meu predio, claro que ia dirigindo. Entao os passes mensais nao eram praticos pra mim.

Tirei essa foto do ultimo ticket sobrando da ultima cartela que comprei (usei ontem pra volta). O numero nele significa que estou na zona 2, mais distante do centro de Pittsburgh. Os tickets da zona 1 sao mais baratos e com uma cor diferente.

Varias vezes que peguei onibus nesses ultimos 10 meses, as maquininhas de receber a passagem nao estavam funcionando, entao nao precisei usar o meu ticket (e acabei ficando com alguns extras pras semanas seguintes). Quem usa passe nao tem vantagem quando isso acontece, rs.

As maquininhas:
Achei essa primeira foto abaixo na net e tirei a da direita (que saiu pessima). Nao consegui achar nenhuma melhor mostrando em detalhes como eh essa maquina, mas eles tem um mini computador ali onde o cara da foto da esquerda esta colocando a mao (da pra ver a telinha na foto que eu tirei). A outra parte eh onde voce pode inserir as notas de dinheiro e moedas e onde voce tb pode escanear o seu passe. Varios onibus tem tb uma sacolinha para os tickets, mas isso eh preferencia do motorista. Alguns querem que voce os coloque ali dentro, outros preferem pegar da sua mao.











Essa divisao que voce estao vendo na foto da esquerda abaixo, eh onde tem a outra porta no onibus (do lado direito dele). Normalmente funciona assim: Dependendo da onde voce pega o onibus, voce paga pra entrar ou paga pra sair e uma ou duas portas se abrem ao mesmo tempo. E os assentos da parte de tras dos onibus sao sempre mais elevados, tem uns 2 degraus ate a eles (da pra ver a elevacao na foto - nesse dia eu sentei la atras. A primeira foto eh minha, a segunda eu peguei na net).









Explico: No meu caso, pegar o onibus de onde eu moro, voce entra unicamente pela porta da frente, pois voce paga ao entrar (a porta do lado fica fechada). Quando chegamos no centro, as duas portas se abrem pras pessoas sairem pela frente ou pelo lado ja que todo mundo ja pagou a passagem.

De volta pra casa, ou seja, do centro aos suburbios, as duas portas se abrem pras pessoas entrarem, pois nao eh quando pagamos. A medida que vao descendo nos seus pontos, vindo do centro, elas saem unicamente pela porta do lado do motorista, onde pagam suas passagem ali na maquina.

Acho que da pra ver as portas do lado junto com as da frente nessas fotos abaixo, ne? Essa da esquerda eh pra mostrar que os onibus tem esse porta bicicleta ali na frente tb, caso o passageiro tenha que levar a sua pra algum lugar (fotos abaixo tiradas da net).

4 comments:

VIVIAN!!! said...

olá Lú, estou aqui sempre lendo suas novidades, o tranporte aqui no Brasil, deixa um pouco a desejar mas... Bom moro em uma cidadezinha muito pequena em minas gerais, aqui só ando mesmo de carro ou à pé, e tudo pertinho tbm rsrsr.
Já morei em Americana interior de SP, lá o transporte até q era bem organizado o transporte por onibus, tbm peguei muito buzão como dizem por lá para chegar no serviço , as vezes eram dois pra ida e dois pra volta... uff, não é facil não realmente vc perde um tempão, tem q sair mais cedo, as vezes sair correndo pra não perder o onibus.
Meu marido morou nos USA 3 anos, ele andava muito de trem, quer dizer não sei se era trem ou metrô?Ele dizia q por não saber direito o ingles não falava uma palavra, ele se perdia, mas sempre passava da estação dele....depois com o tempo ele não se perdia mais...
Na minha opnião ir de carro é bem melhor...não é?
Tenha um bom fnal de semana!!!!!

Lucia said...

Oi Vivian, obrigado pela visita! Ai, nem fala, estou sentindo um alivio tao grande de nunca mais precisar pegar onibus! E vai ser melhor ainda quando nao precisar mais vir pro centro! So falta mais um dia!

Tadinho do seu marido, se perder em lugares onde voce nao entende a lingua eh dificil! Se ele morou em cidade grande, os metros/trens de la sao excelentes, mas ja que vao pra tudo quanto eh lugar, pode mesmo ser um pouco complexo pra quem nao conhece. Eh questao de se acostumar mesmo, rs.

Tenha um otimo findi tb!
bjos, Lu

GZ said...

esse post lembra o meu q tb escrevi sobre os onibus.. ficou super completo o seu, bem parecido com o daqui. Nao sabia q os onibus carregavam bicicletas ai? kkkk mt bom n estamos nao avancados ainda aki. bjo

Beth/Lilás said...

Lu querida web-filha, voltei!
Menina, quem dera se por aqui tivéssemos ônibus assim, humanizados e tão arrumados e limpos!
Andei pelas Oropa nestes 11 dias, mais especificamente na Espanha e por lá o transporte público é fantástico. Uma fusão de metrô, trens e ônibus que as pessoas até evitam carro para não poluir, mas se usam já é aqueles carros elétricos que são silenciosos e nada poluentes.
Pra você ter uma ideia de como a rede lá é fantástica, chegamos no aeroporto de Madrid e ali mesmo pegamos um trem com malas grandes e chegamos na porta do hotel com a maior tranquilidade, sem suar, cansar ou estressar. Tudo funciona e muito bem. E quem usa carros para circular pelas cidades, tem estacionamentos "Parkings" sempre subterrâneo. Então você não vê carros estacionados nas ruas, fica tudo debaixo da terra. Adorei!
Um grande abraço, saudades e beijinhos cariocas.