Saturday, February 11, 2012

Poconos - Inverno - Domingo

Domingo levantamos meio cedo e depois de nos empanturrarmos com o cafe da manha, minha cunhada e seu marido partiram para casa e eu e Al seguimos pra Philadelphia. Ficava somente a 2 horas e pouquinho dali, entao porque nao?

Ja com as malas no carro e prontos para partirmos, fomos ate o entertainment center deles pra tirar foto dessa cadeira. Quis fazer isso da ultima vez, mas acabamos esquecendo, dessa vez fiz questao, rs.

Ja tinha visitado Philadelphia antes quando minha irma morava la, mas foi a primeira vez do Al. O engracado eh que quando eu fui a Philadelphia ha anos atras, nao me lembro de ter visitado nada que estava morrendo de vontade de ver dessa vez. E foi assim:

Chegamos la umas 2 da tarde e fomos direto pra prisao, rs. A Eastern State Penitentiary. Quem me conhece sabe que sou fascinada em visitar prisoes antigas e posso dizer que essa foi uma das mais interessantes que ja explorei!

Recomendo muito uma tour com guia, pois assim voce acaba sabendo de muito mais detalhes do que uma tour sozinha so com um fone que te dao pra escutar. Se bem que eu sou o tipo de pessoa que atazana os guias com minhas perguntas, hahaha. E pegamos um excelente que soube responder tudinho que as pessoas estavam perguntando.

Passamos umas 2 horas explorando e aprendendo sobre essa penitenciaria e como foi interessante! Nao sabia que tinha sido uma das famosas e mais caras a existir e que tb foi um dos primeiros lugares a contruir um sistema de esgoto/sanitario. A guia falou que na epoca, quando ate mesmo familias ricas ainda tinham que usar um tipo de 'outhouse', essa prisao ja tinha um sistema de esgoto para os prisioneiros.

Foi interessante aprender tb que no comeco, o lugar funcionava como solitaria. Cada prisioneiro tinha uma cela unica. E voces tinham que ver como as celas eram grandes comparadas com as que temos hoje em dia (claro que eu entrei em algumas delas, ne?). Olha so como estao acabadas: Parede descascando, moveis deteriorando e ate mesmo raizes de arvores crescendo ali dentro.

PS: Essas portas (iguais a qual estou do lado na foto), nao sao originais das celas (as grades sim). O que eles tinham de original ali foi roubado quando a prisao foi abandonada.

Do lado dessa cela, abria uma porta para um espaco onde podiam exercitar tb sozinhos durante meia hora, 2 vezes por dia (da pra ver a porta ali nos fundos da cela na foto acima). Outra coisa interessante eh que os prisioneiros nunca viam um ao outro ou ate mesmo os guardas. Sempre colocavam um tipo de venda sobre suas cabecas ao leva-los pra essa area ali de recreacao ou ao entrar e sair da cela para qualquer outra coisa. Um dos motivos era para eles nao saberem como escapar da prisao, caso conseguissem escapar das celas.

Fiquei sabendo tb que eram proibidos de falar uns com os outros (atravez das portas), pois a punicao era severa, alem de nao poderem ter uma sequer visita de qualquer pessoa durante o tempo todo que estavam presos. Ficavam completamente isolados do mundo, uma forma de penintencia, de se arrependerem de seus crimes... Alias, o nome "Penitenciaria" vem dessa palavra: "Penitencia"... Eu nao sabia, rs.

Uma coisa louca que aconteceu: Al estava morrendo de frio e eu com nem um pingo! Gente! Quem nos conhece sabe que eh sempre o oposto! O dia estava friozinho, no final ate tive que fechar meu casaco, mas eu estava bem, enquanto ele so queria voltar pro carro depois da tour. Coitado, ainda foi comigo pra eu aprender como funcionava abrir e fechar as celas (nao pude deixar isso passar ja que estavam demonstrando).

E ja que fomos os unicos interessados (alias, leia-se: EU fui a unica interessada, hahaha), a menina me deixou fazer isso eu mesma. Amei! E posso dizer que eh complicado, pesado e leva tempo. Ela me informou que isso foi uma das razoes da prisao ter sido abandonada, pois nao tinham infrastutura ou dinheiro pra update tudo aquilo la.

Recomendo muito esse passeio a quem for visitar Philadelphia. A historia do lugar eh super interessante e voces sabiam que essa foi a prisao do Al Capone? Olha so a cela dele, que conforto e privilegio!

Saindo de la, fomos fazer o check-in no hotel e de noite saimos pra jantar e bater perna no South Street - um dos lugares bem badalados da cidade. Sinceramente, nao me impressionou muito, rs.

Tudo bem que ja era Domingo de noite e que algumas lojas ecleticas ja estavam fechadas, mas as que eu vi ou entrei, nao achei nada demais, assim, rs. Acho que as interessantes de antiques e coisas parecidas estavam fechadas, pois nao vi nenhuma. Prefiro o South Side daqui de Pittsburgh.

Voltando para o hotel, preparamos nosso itinerario do dia seguinte e caimos na cama.

3 comments:

Fernando said...

Lúcia se fossemos pra visitar uma prisão, minha mulher nao entraria de livre e espontânea vontade, só amarrada hahaha, ela morre de medo, sei lá o motivo, em janeiro fomos em um museu em Hiroshima, onde sofreu ataque com bomba atômica, ela nem olhava as coisas direito, passava quase que correndo, nem fotos com o celular tirou, pois falou que depois iria olhar e ficar lembrando, eu olhava com calma, fotografava, se eu quiser ir ou ela acompanha contrariada ou tenho de ir sozinho, porque já eu adoro essas coisas, deve ser muito interessante, meses atras vi umas fotos dai dos EUA, acho que nas proximidades de Detroit, casas, fabricas, escolas, prédios todos abandonados, fiquei com vontade de ver, mas como é linge fiquei na vontade mesmo, mas por aqui tem vários parques de diversão, minas de carvao, fabricas antigas e hoteis abandonados, o problema se vc entra e a policia te pega, ta ferrado, invasão de propriedade da cadeia aqui, sei onde ficam e tenho que controlar a vontade de ir, bem que podiam fazer tour nesses lugares, mas como não tem, tenho que matar a curiosidade vendo as fotos dos corajosos que entram nesses lugares sem autorização, abraço.

Nani said...

Nossa Lu, super interessante. Philly esta na minha lista de locais nos EUA que quero visitar. Eu nunca fui! Coisas do passado assim me interessam.

Lucia said...

Fernando, acho que lugares assim nao eh mesmo pra qualquer um. O amigo mesmo do Al disse que nao teria coragem de ir, pois esses lugares lhe passam uma vibracao ruim. Eu ja AMO a historia de lugares assim! bj

Nani, quando vc vier pra essas bandas, me avisa! bjos