Saturday, March 31, 2012

Cha de panela - Laura

Hoje foi o cha de panela da minha irma. Eu ia so colocar as fotos, mas ja que fiquei sabendo que cha de panela no Brasil eh diferente e ate meio porno (alguem ai me explica essa parte?), resolvei escrever como eh aqui.

Bem antes do cha, a noiva e o noivo vao em certas lojas de suas preferencias e se registram la. Ao registrar, eles recebem um scanner, e vao escaneando todos os itens e coisas que gostariam de ganhar. Dai, quando anunciam o cha de panela, coloca-se no convite onde estao registrados. Os convidados entao eh so imprimir uma lista dos presentes que podem comprar diretamente nas lojas ou ver o 'registry' deles pela internet e comprar por la tb.

Ai vem o cha:

Quem normalmente organiza o cha sao as madrinhas e a mae da noiva e noivo. Alugamos um lugar legal (clube ou restaurante) onde reservamos uma sala para um almoco e os convidados.

Algumas pessoas incorporam uns joguinhos, mas eu acho isso TAO chato! No cha da minha cunhada, nao fizemos nenhum, mas fizemos umas 'cestas'. Foi assim: montamos varios tipos diferentes: cestas de cinema (incluia milho de pipoca, bala, etc), cesta de beleza (produtos de beleza), cesta de maquiagem e etc e tal. Tivemos em total umas 25 cestas. Espalhamos elas pela sala e colocamos um copinho na frente de casa um e demos varios 'raffle tickets' pra cada convidado.

Dali, os convidados colocam um ou mais tickets no copinho das cestas que mais gostariam de ganhar e durante o cha, vamos sorteando pra ver quem ganha o que. No da minha cunhada eu ganhei uma cesta de maquiagem, hehehe. Minha sogra ate falou: "Ah, nao eh justo! Eu ja vi sua mesinha de maquiagem" (isso porque eu tenho muita coisa mesmo!). Mas eu respondi que sempre posso ter mais, rs.

Eh normal voce servir almoco pros convidados (um buffet ou 'sit down lunch') e dali abrir os presentes. E a abertura dos presentes eh assim:

A noiva vai e senta ali na frente, bem em destaque e as madrinhas ficam do lado. Uma delas eh encarregada de dar o presente pra noiva; outra vai escrevendo quem deu o que, a outra pega os papeis rasgados e coloca num saco e talvez essa mesma vai pegando os presentes ja abertos da noiva e colocando numa outra mesa. No meu caso, eu sempre calho de ser a fotografa.

Nesse interim, a gente come sobremesa e depois de abrir os presentes e as pessoas conversarem, os convidados comecam a ir embora.

No da Laura foi mais ou menos assim: Chegamos la e antes do almoco, ela quis fazer um joguinho. Demos a cada convidado um questionario de perguntas sobre ela e o Jordan e quem acertasse tudo, ganharia um presentinho. Logo em seguida foi o almoco e depois a abertura dos presentes.

Nao fizemos cestas no da Laura, mas a mae do noivo comprou uns presentinhos legaizinhos pros convidados e fizemos assim: A cada 2 ou 3 minutos, se a Laura estivesse calhando de abrir um presente seu, voce tb ganhava um feito por nos. Se bem que a mae do noivo comprou um presentinho pra todo mundo, entao nem sei porque ela quis fazer isso de 2 em 2 minutos, rs.

Ah! E tem tb a lembrancinha que a noiva coloca na mesa pra cada convidado. No cha da minha cunhada ela tinha 2 cupcakes em uma caixinha pra cada convidado. No da minha irma, ela colocou balinhas coloridas de menta tb numa caixinha pequena e super delicada pra cada um.

Eu tb fiz/montei um livrinho (passei horas fazendo isso ontem de noite) com fotos dos dois onde os convidados poderiam deixar conselhos ou entao deixar um recadinho pro noivo e noiva. Todo mundo adorou e ficou mesmo super legal! (As fotos desse livrinho sao a maioria minhas - as que tirei de noivado deles. Depois eu coloco algumas aqui, ficaram tao lindas!)






Entao assim eh aqui. Meu pai e Izabel me disseram que no Brasil eh bem diferente. Alguem poderia elaborar pra eu saber?

Ficam aqui as fotos do dia:
As madrinhas e Laura abrindo os presentes.





















Meu pai apareceu la bem no finalzinho pra buscar a Izabel e acabou saindo na foto, rsrsrs. Foto 2: A sala que alugamos. O lugar era bem bonitinho. Foto 3: Bolo dela e Foto 4: O buffet (a comida estava uma delicia).

8 comments:

Rebeca May said...

Q lindo! O meu chá foi desse jeito tb, a única diferença é que foi na casa da minha brides maid. :)
Bem, o chá de panela do Brasil tem aquelas brincadeiras SUUUUUPER chatas, mas n sei desse negócio de brincadeira pornográfica, até pq não gosto.
No de uma prima minha ela teve q usar uma calcinha pequenina por cima da roupa. Achei super vulgar, mas as amigas dela acharam legal... hehehe
Minhas duas irmãs fizeram uma coisa que está super na moda, chama-se "chá bar", acho q é esse o nome. O noivo tb participa e n tem brincadeirinhas, apenas todos os amigos felizes comendo, bebendo e n tem nem a parte de abrir presentes.
TB n se mandam cartões de agradecimento depois.
Simples assim.
:)

Rebeca May said...

Ah! A-M-E-I o vestido da tua irmã!!!

:)

zzaguiar said...

Oi Lú! lembra no dia de seu chá, a zona que eu fiz na cozinha?

Sinceramente, não vejo muita diferença daí com aqui, acho que em resumo é a mesma coisa, ao menos aqui em Niterói e os que eu fui. A diferença básica é que geralmente o chá realiza-se na casa da noiva e ela tem que adivinhar quem deu os presentes. Isso antigamente. Coisa antiga, pois o último que fui, foi uma festa Junina, e não teve adivinhações. Tb não era costume homens participarem, mas hoje já participam.

No da Kinha, os rapazes ficaram no prédio em frente ao nosso... Acho, se não estou trocando as bolas com o chá de bebê do seu filhinho mais velho, rsrs.

Então minha cara, as coisas mudam e para melhor!

A antigamente tb não tinha lembrancinha pros convidados, hoje já temos.

Bjs, zz.

Felina said...

eu ODEIO chá de fralda, de panela, aqui se faze aquelas brincadeiras sem graça, pra mim, de pintar a noiva, ou a grávida, deixar a pessoa horrorosa, por roupa ou tirar roupa, afff, e depois ainda tem q sair desfilar, deus que me livre disso, qdo casei não fiz nada disso.
quanto aos presentes varia, lá no Sul, os presentes de chá de cozinha são coisinhas pequenas de uso diária da casa, agora anda na moda um tal de chá de calcinha, aqui na Bahia é meio parecido com ai, são presentes mesmo e ai no casamento mesmo não tem muito presente.

Lis Alves said...

Aqui em Brasilia fazemos o Chá de panela parecido com esse de vocês ai, mas fazemos também um chá de lingerie, só com as amigas mais chegadas, ai nesse sim pode até ter gogo boys,rsrsrs.
Bjs

Bia said...

Lu, lindo o chá de panela...

Eu to por fora em como as coisas são feitas, ate pq nao tenho amigas casadas (ou pelo menos nao que casaram depois que as conheci), só poderia responder como foi o da minha irmã mais velha.

Ela fez do jeito dela mesmo, não rolou essa organização toda de madrinhas etc e tal. Eu, ela e minha mãe organizamos uma festinha normal. Sem joguinhos, sem nada de chá de panela e etc. E ate os homens foram bem-vindos.

bjs!

P.S.: eu respondi o seu comentario sobre Monica la no blog. Falei que falamos de vc, pq ela comecou a visitar o meu blog, depois de ver meus comentarios por aqui. E um dia a gente se conhece! :)bjs

Ricardo said...

Elimine a palavra "comprar" e veja o que sobra da história...

Ricardo said...

elimine a palavra "comprar" e veja o que sobra da história...