Wednesday, March 14, 2012

Tempos simples

Semana passada estava andando nao sei aonde com o Al (ou sera que foi nesse findi?) e enfiei a mao no bolso do meu casaco pra ver se tinha saido com o celular. Eu entro so um 'pouquinho' em panico quando o esqueco em casa (o que eh raro), mas me sinto vulneravel e nua sem ele.

Dai imediatamente pensei: "Nossa! Como a vida mudou em termos de progresso e tecnologia desde que eu era pequena". E imediatamente me lembrei daquelas tardes super gostosas que passei varias vezes com os primos quando pequena numa cidadezinha chamada Cunha.

Eu tinha 2 tios que moravam la ou tinham casa la, nao me recordo, so lembro muito bem da bagunca dos primos reunidos e era tao gostoso! Eles moravam em casas grandes e bonitas, mas a rua nao era asfaltada. Era rua de terra. E me lembro de me sentir tao livre com roupas leves de verao, pes descalcos ou com melissinhas, cabelos soltos e um sorrisao no rosto o tempo todo. Me lembro que de vez em quando saiamos nos primos, num grupinho de 5 ou mais nos 'aventurando' por ali.

Caminhavamos pela rua de terra, pegavamos gravetos, cutucavamos formigueiros e outros bichos pelos matos e adoravamos explorar por ali. Minha mae sempre achava ruim, pois alem de voltarmos imundos, ela falava que era mesmo uma 'aventura', pois poderiamos ter sido picados por cobras, que isso e aquilo, hahaha. Acho que as nossas 'aventuras' nao duraram muito tempo, rs.

Mas tudo bem. Dali inventavamos coisas pra fazer dentro de casa e no quintal mesmo. Uma das casas tinha uma pequena colina nos fundos do quintal e la fomos nos catar caixas de papelao. Pra que? Simplesmente pra rasga-las e cada um ficar com um lado da caixa, sentar ali em cima dela e descer escorregando a colina em alta velocidade pelo gramado ate la embaixo. E se chegavamos inteiros ate la (sempre nos arranhavamos, cortavamos, ficavamos com roxos, haha), aproveitavamos pra comer umas amoras de uma arvore que tb ficava la no final do quintal pra entao subir correndo com o pedaco de papelao e repetir a diversao.

E quando uma vez inventamos de jogar sabao (nem sei se foi detergente ou shampoo ou sei la o que) dentro de uma piscininha tb nessa mesma casa? Nossa, que farra! Meu pai ate filmou e vou ver se consigo transferir a fita cassete pra digital, eu me lembro bem disso ate hoje. Foi tanta espuma, mas tanta espuma!!!

Eu cresci assim. Se nao era farra nas casas dos primos, era farra la na nossa casa de Niteroi. Por isso tenho tantas saudades dessas pessoas queridas e dessa epoca tao deliciosa. Foi sem duvida, a melhor epoca da minha vida!

E nessa caminhada com o Al, esse sentimento gostoso de estar ali completamente no momento, sem ter como me comunicar com as pessoas (hello celular!) e completamente disconectada do mundo, me veio a toda! Que saudades e vontade de andar descalca por uma rua de terra, voltar toda suja pra casa, curtir o momento e a pessoa do meu lado!

Falei pra ele que deviamos fazer uma viagem assim. Escolher um lugar meio deserto, simples, mas onde pudessemos nos desconectar do mundo e sentir a natureza ao nosso lado.

Hoje falando com a minha prima no Facebook - cujos pais tinham essa casa em Cunha - so fiquei aqui na nostalgia! Quero demais e ja estou combinando com varios deles, fazer uma reuniao de familia pra proxima vez que for ao Brasil. Nem consigo imaginar como vai ser maravilhoso reencontrar todo mundo e sei que so vou chorar e chorar e chorar de alegria!!!

E o melhor disso tudo: A Ana disse que talvez poderemos nos reunir naquela mesma casa de Cunha se os seus pais ainda a tiverem. Nossa, se for o caso, vai ser melhor ainda!!! Se bem que minha outra priminha ja sugeriu a sua casa em Campinas. Sinceramente qq lugar serve, o importante sao eles!

Bons tempos! Eu tenho varias fotos desse lugar em Cunha. Vou tentar achar as fotos nesse final de semana pra colocar aqui.

No comments: