Wednesday, February 7, 2007

Hiperacusia

Se ja nao bastasse eu ser uma das raras pessoas com sinestesia, agora descobri que tb sou uma das poucas que tem hiperacusia.

Hiperacusia nao e' uma doenca, mas sim um sintoma que faz sua audicao ficar mais agucada. Comecei a notar isso mais ou menos em Maio do ano passado, mas somente no meu ouvido direito. Tem dias que uma conversa ou ate mesmo minha propria voz incomoda tanto meu ouvido direito que parece que alguem esta gritando dentro dele. O som e' tao alto que chega ate doer. Sabado passado foi a primeira vez (depois que comecei a prestar atencao nisso) que notei que meu ouvido direito parecia estar entupido ou cheio d' agua... outra coisa que aprendi num site maravilhoso sobre esse assunto (em ingles).

Obrigada a Alice por me mandar informacao sobre isso, pois nao tinhamos a minima ideia do que era. Ela me mandou procurar sobre Hiperacusia e quando achei esse site, alem de descrever exatamente o que estou sentindo, tb explicam as possiveis causas e tudo mais a respeito.

Hoje fui no medico e tinha certeza de que ele nao ia saber o que era. Dito e feito. Fui encaminhada pra um especialista e vou levar material printado desse site sobre hiperacusia. Nao ha nada o que fazer e dizem que eventualmente, os dois ouvidos sao atingidos. Entao so estou vendo... eu envez de velhinha e surda, andando por ai com tampao nos ouvidos por ouvir tudo alto demais.

2 comments:

Mila Viegas said...

Lu... rs... to aqui rindo!
Achei engraçado a maneira que vc falou sobre ficar velhinha! Então quer dizer que vc tem o tal "ouvido de tuberculoso"? rs,,, expressão que a gente usa quando a pessoa ouve "demais". Interessante isso! No meu caso, há momentos em que eu sinto o cheiro das coisas muito mais apurado, mas isso deve ser só quando estou com algum processo alérgico nas vias respiratórias...
Taí, vou pesquisar sobre Hiperacusia... rs. Se eu achar algo interessante eu mando pra vc.
Beijos

Diário de Um Hipeacústico said...

Boa tarde!
Meu nome é Joice e sou hiperacústica...
Estou procurando pessoas com hiperacusia, que é uma percepção anormal dos sons reconhecida pela Cid10H93.2... se puder me adicionar, agradeço.
Felicidades