Friday, July 13, 2007

Sexta feira 13

Hoje e' sexta feira 13... de novo.

Todo mes que começa no Domingo acaba tendo uma sexta feira 13. Não ha nenhum registro ou explicação do porque as pessoas são superticiosas com essa data, mas esse medo tem ate nome: Paraskavedekatriaphobia - medo/fobia da Sexta Feira 13.

E' estimado que $800 ou $900 milhoes de dolares são perdidos nesse dia por certas pessoas não continuarem com suas rotinas como fazerem negocios, ir trabalhar, andar de avião, comer fora, muito menos marcar um casamento nessa data. Certas pessoas ficam tão paralizadas de medo que muito menos conseguem sair da cama nesse dia 13. O instituto de fobias estima que mais de 17 milhoes de pessoas são afetadas por essa data.

Uma das supertiçoes diz que se 13 pessoas jantarem juntas, todas vão morrer em um ano.
Os turcos eliminaram o numero 13 dos seus vocabularios; muitas cidades não tem ruas ou avenidas com o numero 13; muitos predios não tem um 13 andar; Se voce tem 13 letras no seu nome, voce e' amaldiçoado pelo diabo (Jack the Ripper, Charles Manson, Jeffrey Dahmer, Theodore Bundy and Albert De Salvo - todos tem 13 letras nos nomes)...

Esta superstição teve origem a mais de 700 anos atras devido a uma catastrofe. A legendaria ordem dos Templários cresceram tão poderosa que acabou sendo uma ameaça politica pros reis e papas da epoca. No dia 13 de Outubro de 1307 - uma sexta-feira, esse grupo foi declarado ilegal pelo rei Filipe IV de França. Seus membros foram presos simultaneamente em todo o país, e centenas torturados pra extrair forçadas confessoes. Muitos morreram durante as torturas ou foram executados queimados por heresia.

Não existe nenhum documento antes do seculo 19 da existencia de que essa data era tão amaldiçoada. Se as pessoas que viveram antes de 1800 acreditavam que esse dia era de azar, não se encontraram evidencia pra provar o fato. Por isso, agora acredita-se que Sexta-feira 13 e' um fenomeno moderno, do seculo 20, exagerado mela midia.

Fatos ou não, acho que esse dia sendo classificado de azar e' so na cabeça das pessoas. Se voce realmente acredita que algo ruim vai acontecer, vai atrair energias negativas e pode ate ser que aconteça mesmo. Isso e' verdade em qualquer data. Se levar esse dia como qualquer outro e continuar com sua vida ou sua rotina, com certeza sera um dia normal. As vezes as pessoas não tem noção de como seus pensamentos ou crenças inconcientemente tem capacidade de fazer algo realmente acontecer. Tudo tem a ver com o poder de querer e as energias que são atraidas. Aquela simples e famosa frase diz tudo: "Cuidado com o que deseja, pois pode acabar fazendo acontece-lo".

1 comment:

Mila Viegas said...

Apesar de ser sexta-feira 13, hoje foi um dia muito positivo pra mim. Mesmo cansada tive boas notícias... e eu, particularmente, adoro sextas-feiras 13...