Friday, July 11, 2008

Coracao partido

Como e' estranho entrar aqui no meu quarto de computador e nao ver/ter minhas preazinhas. Sempre as tive aqui comigo nesses ultimos 11 anos. Mesmo acordando hoje de manha sabendo da realidade, duas vezes antes de entrar aqui tive que me lembrar que nao estavam mais ali. E estou sentindo um vazio tremendo.

A Oreo morreu ontem. Exatamente no mesmo dia, um mes depois da sua irma Dottie.

A minha prea Oreo nao andou muito bem nesses ultimos dias. Ou melhor, nem sei, pois teve dias que ela saia da sua casinha e andava pela gaiola, outros que ela so ficava ali dentro. Mencionei antes dela estar com problema na coluna e quadril (post 1 e post 2) e Quarta quando cheguei em casa, subi imediatamente pra ve-la. Chamei, chamei, aticei com comida e nada dela sair da casinha dela. Comecei a falar que era hora dela acordar pra jantar, mas nada... levantei a casinha e ela estava deitada ali completamente de lado (o que nao e' normal pra uma prea) e fiz carinho nela. Achei que ela nao tinha escutado, por estar ficando um pouco surda ou ceguinha ou sei la... pois ela sempre chia quando falo com ela.

Ela acordou, ainda meio desnorteada e fez um barulhinho enquanto tentava levantar. Esse barulhinho soa tipo como um rosnado meio suave que significa que ela esta estranhando o que esta acontecendo. Depois de 11 anos tendo preas, sei exatamente distinguir os sons e os significados. Porem, ao tentar levantar, ela nao conseguia. Suas perninhas desesperadamente se moviam, mas o corpo nao cooperava. E vi que ela comecou a ficar nervosa. Comecei a acaricia-la e falar com ela que estava tudo bem, que nao precisava levantar e ela foi acalmando. E ficou ali deitadinha. Fiquei passando a mao nela durante um tempao e ela voltou a dormir. Coloquei a casinha de volta em cima dela como um abrigo e a deixei descansar. E fui correndo pro Al chorar.

Mas nao sei... Al disse que ja a tinha visto assim uma vez, mas ela estava comendo ao mesmo tempo, nao so deitada. Ontem de manha ela estava do mesmo jeito. E quando liguei pro Al de tarde, ele disse que ela parecia que estava piorando.

Ja tinha ouvido esse "rosnado" antes, quando meu primeiro prea de anos atras estava bem velhinho e doente... Estava com ele enrolado todo aconchegadinho dormindo do meu lado no sofa e quando acordou, tentou levantar. E nao conseguindo rolar pra ficar de pe', soltou um rosnadinho igualzinho. Ao ajuda-lo levantar, ele ficou bem, mas tb estava bem fraquinho como a Oreo nessa idade avancada.

Isso e' a pior parte de ter animais, alias, a UNICA parte ruim de ter animais! Eu lendo aqui o livro do "Marley and me", justo o capitulo que o cachorrinho esta velho e passando por momentos dificeis de saude e a Oreo ficando pior na vida real aqui do meu lado! Tive ate que parar de ler o livro no trabalho...

Chorei no caminho todo de volta pra casa e chegando la, subimos correndo pra ver como ela estava. Assim que entrei no quarto, so vi suas perninhas esticadas pra fora da sua casinha e desabei em chorar perguntando pro Al se ela estava morta, pois virei o rosto e nem quis mais ver. Ele disse que nao, mas nesses meros segundos eu ja estava chorando de solucar. Olhei de volta pra gailola, levantei a casinha e ela estava ali morrendo. Falei que tinhamos que a levar pra veterinaria imediatamente e tive ate dificuldade em tira-la da gaiola de tanto que estava chorando e de tao mole que ela estava - nao queria machuca-la. A enrolei numa toalhinha e Al nos dirigiu ate a clinica de emergencia, com eu a segurando nos meus bracos e ela mal se mexendo.

Resolvemos que seria melhor sacrifica-la, pois mesmo parecendo que ela nao estava com dor, nao dava pra deixar o bichinho ali deitado, morrendo a cada minuto. E nao sabiamos o quanto isso ia durar. Nao queria ve-la nessa agonia de nao poder se mexer, morrendo aos pouquinhos... Os funcionarios do veterinario sao maravilhosos - levei pra area de emergencia e juro que nao existe equipe melhor e mais doce, sentindo e entendendo minha dor. Quando a entreguei pro veterinario, comecei a chorar de novo. E depois de uns minutos ele volta com ela numa caixinha pra gente enterra-la no quintal do meu pai (ja que nao temos nossa casa propria). Tadinho dele, seu quintal ja esta virando "pet cemetary" - agora tem 3 enterrados la.

Acho que ter que sacrificar um animalzinho e' pior do que aconteceu com a Dottie - acordei no dia seguinte e ela ja tinha ido pro ceu... mas nao menos triste, apesar de ter sido a decisao certa. Pelo menos as duas irmas agora estao juntas. Tive que fazer isso tb com o meu primeiro prea (ele tinha falha renal) e quase morri junto. Foi um dos piores dias da minha vida.

E agora nem sei se vou ter condicoes pra voltar pro livro e acabar os dois ultimos capitulos dele sendo que vou ler a decisao do autor de fazer a mesma coisa com seu amado cachorrinho.

Sera que vou acostumar com esse vazio? Tive preas constantemente comigo nesses ultimos 11 anos, nem sei se vou conseguir limpar sua gaiolinha e a tirar desse quarto. E nao quero mesmo comprar outras. Ja tinhamos nos acostumado uma com a outra, tinhamos um companheirismo, amizade, carinho e amor de anos e anos de convivencia... nao quero nada "novo". Meu coracao esta partido. E ate agora ainda viro a cabeca pra tras e olho em direcao a gaiola esperando as ver ali, nesses breves segundos de esquecimento, mas ai volto a realidade.

Minhas duas menininhas - Dottie e Oreo (a pretinha).










Sempre comendo, ate mesmo no meu colo












Dentro de sua casinha no carpete do meu quarto e comendo









Tomando banho












Pousando pra camera

7 comments:

Mila Viegas said...

Ahhhhhhhhhhh Lu... que notícia mais triste! Puxa vida! Sei bem como é ficar sem os nossos animaizinhos.
Saudades
Beijos

Mile said...

Realmente essa é a unica parte ruim de ter animais de estimaçao, só quem gosta mesmo pra entender o quanto eles sao importantes na nossa vida, e como diz o livro marley e eu, "aprendemos que o amor incondicional pode vir de várias maneiras".
Sinto muito pela sua preá.
Bjoks

Sonho Meu said...

Lucia,
só a gente que tem esses bichinhos de estimaçao é que sabemos o quanto doi perde-los. Seria tao bom que eles se fossem, quando nós fossemos e ai a alegria seria perfeita. Chorei lendo teu post, lembrando que eu breve vou ter que passar por isso. O meu dog Willy, já tem 12 anos e a sua saude tá cada dia mais precaria em vista da sua condicao de pele...ele sofre de uma alergia tremenda e vive na antistamina e outros medicamentos fortisimos.
Só te digo uma coisa...quando ele se for,nao quero mais bichos nao... pra mim o meu cachorro é meu filho, eu o criei, eu o treinei, eu que cuido, que alimento, enfim eu "que tudo pra ele" e nenhum outro vai ser igual a ele. O meu marido quer outro, mas eu voto contra.
bjs,
me

Vivi said...

Lu, estou voltando...dEsculpe o sumiço.
Bem, vique cheguei num dia triste pra vc, mas pense que talvez ela tivesse sofrendo e a gente se apega tanto aos nossos bichoe que com certeza nãoquer vê-los sofrer.

Vou ler os outros posts..
Bjokas

zzaguiar said...

Sinto muito Lú...

Um beijo com carinho, zz.

Cristiane said...

Sinto muito pela sua perda, Lúcia. Eu nunca tive um bichinho de estimação por tanto tempo como você, mas posso imaginar sendo a dor de perder um familiar, pois acredito que suas preas já faziam parte da sua família.
Um grande beijo

Amara Ribeiro said...

Oi amiga, puxa vida...sinto muito!!! Como eu já te disse, tb amo animais mas essa dor da perda é algo muito pesado para mim e por isso opto por não tê-los. Mas nada melhor que um dia após o outro.
Um super beijo!