Friday, July 18, 2008

De manha ou de noite?

Acabei de chegar da casa do meu pai agora. Tinha ido la pra jantar com ele e Izabel e ficamos conversando um tempao! Conversa vai e vem, e comecamos a comentar sobre a cultura de certos paises em relacao a banho. E os dois mencionaram de como nao entendem como uma pessoa nao pode tomar banho de manha...

Como assim? Perai!!! Ja fui falando que euzinha, raramente, senao nunca, tomo banho de manha! So de noite, antes de ir dormir, pois voce esta suja da rua ou de qualquer atividade durante o dia. Meu argumento era: pq tomar banho de manha se voce ja tinha ido dormir toda limpinha e nao ter feito nada alem de dormir a noite toda? Pra que outro banho, pra limpar o que? Meu pai ja retrucou que a gente soa de noite e precisa se limpar de manha e ainda diz que nao sabia que eu estava falando, pois eu sempre tomei banho de manha la no Brasil!

O que? Eu NUNCA tomava banho de manha la no Brasil e tive ate que ligar pras minhas irmas pra confirmar a estoria, pois do jeito que ele estava afirmando, ja estava pensando que estava ficando louca e esquecendo algo tao importante como isso. Mas nao! Estava certa, elas confirmaram que nao estou louca. A nao ser que meus pais nos dava banho de manha quando eramos pequenas, quando crescemos NUNCA tomavamos banho de manha antes de ir pra escola. Lavava o rosto sim, escovava os dentes sim e nos arrumavamos todas, mas banho nao!

Banho era so pra de noite, antes de ir dormir e me lembro muito de bem de uma amiga de colegio - a unica entre o meu grupinho de amigos - que mencionava que tomava banho de manha. E me lembro de achar esse habito muito estranho. Pra mim, brasileiros - com excecao do meu pai que tomava (e toma) banho de manha e de noite - todos tomavam banho de noite.

Ja vindo morar aqui notei o habito ser de manha. Se bem que Al e' igual ao meu pai, toma banho de manha e de noite - pra que de manha, tb nao sei, pois ele tb acorda limpo! Ou melhor, muitos outros americanos tomam banho de manha tb, mas muuuuiiitos ficam uns 2 ou 3 dias sem tomar banho. E e' a pura verdade!

Entao ficamos uma boa meia hora debatendo o assunto e ele nao acreditando em mim que nunca tomei banho de manha - a nao ser que ia na praia ou piscina ou se estava um dia muito quente la no Brasil. Aqui e' coisa rara. E' so de noite mesmo!

E mencionei que ia escrever sobre isso aqui, pra saber de uma vez por todas qual e' o habito dos brasileiros: estou eu certa, que sempre tive na minha cabeca que tomamos banho de noite ou e' meu pai, que diz que sempre tomam banho de manha E de noite? Esclarecam isso pra mim, por favor, pois que eu me lembre, meus amigos tb eram "noturnos".

6 comments:

Mile said...

De manha e de noite. Eu tomo banho de manha desde a época da escola no Brasil, adorava ir fresquinha com o cabelo molhado pra escola. Meu marido sempre toma banho de manha e outro antes de dormir, e ai dele que nao tome banho antes de dormir, eu expulso ele da cama.
Mas essa de ficar sem tomar banho 2 ou 3 dias eu heim, eu fico agoniada quando me sinto suja, nao poderia dormir sabendo que nao tomei banho.
Bjoks

Sonho Meu said...

O marido(grngo) e cheirosinho toma banho pela manha e as vezes a noite só pra relaxar de um dia estressante. Bia e Bruno tomam banho a noite pra ter mais uns minutinhos de cama de manha, pois é so acordar, pular da cama se enfiar numa roupa, tomar um cafezinho pra acordar e correr pela porta.
Eu tomo banho pela manha...mas as vezes a noite. Minha familia no Brasil que eu saiba sao banho noturno.
bjs,
me

Fernanda said...

oi Lucia, achei seu blog atraves do da Bia. Faz pouco tempo que tenho o meu, mas adoro ler blogs. Vou dar sempre uma passada aqui.

Hmmm..quanto a mania dos brasileiros, na minha familia sempre tomamos um banho pela manha e outro a noite. Agora final de semana por exemplo, se eu ficasse em casa e ja acordava tarde normalmente ia tomar banho so de noite, mas nunca soh um banho pela manha. Moro aqui nos EUA tbm e continuo tomando dois banhos por dia. Se nao tomo sinto um desconforto danado rs. Bom fim de semana pra vc.

Anonymous said...

Concordo com você. Banho à noite. Como ir dormir sem banho após as atividades diárias, não importando a estação do ano? Além de ser higiênico, relaxa e o sono é melhor.
Bjs, Angela

Mila Viegas said...

kkkkkkkkkkkkkkkkk... Bom, aqui sempre tomamos banho pela manhã e tb à noite. Quando eu trabalhava fora não conseguir me arrumar se antes não tomasse um banho, podia estar o frio que for, e tb não conseguia dormir se não tomasse um banho. Na casa da minha família todo mundo toma banho de manhã.
Como eu trabalho em casa faz um bom tempo eu geralmente não tomo banho pela manhã e sim ao anoitecer, tipo umas 5 ou 6 horas da tarde e daí não tomo outro banho pra dormir, a não ser que esteja muito calor. Quando é verão aqui tomamos uns 3 banhos por dia pra poder refrescar.
Mas tem o seguinte, banho demais faz mal, ou melhor, se você tomar 3 banhos por dia e toda vez se esfregar muito com o sabonete, isso resseca a pele e pode dar alergias. O ideal é que se você for tomar mais de um banho por dia, um deles você se limpa legal e nos outros você não usa muito o sabonete (apenas nas partes íntimas é claro.. rs). Aqui, quando eu estudava de manhã, tanto na escola quanto na faculdade eu não saía de casa sem banho, muito raramente acontecia quando estava muito frio mesmo.
Ainda estou rindo aqui pelo post... rsrs

Cila Bairral said...

Fred nao vai nem na padaria de manha se nao tomar banho... mas se nao sair de casa, ai toma banho mais tarde...

So tomo banho de manha se meu cabelo estiver sujo (tomo banho a noite, mas nao lavo a cabeca antes de dormir)

As x, qndo vou mais tarde pro trabalho ou nem vou ao escritorio, eu tomo banho de tarde...

mas qndo to malhando, como agora, eu sou obrigada a tomar banho na volta da academia, por questoes obvias, e ai tomo banho de manha...

Bjao