Wednesday, October 22, 2008

Blogs brasileiros

Estava lendo agora a tarde no blog da Liza que ela tem varios amigos que passam la no seu blog e nao comentam. Deixam recados no seu Orkut, email e uns nem sabem como comentar e fiquei pensando...

Sera que blogs nao sao muito populares no Brasil? Entao vim aqui perguntar aqueles que moram no Brasil. Sempre escuto e vejo que a maioria dos meus amigos e familia tem uma conta no Orkut e sempre as usam. Eu particularmente nao vejo a graca do Orkut. Eu prefiro tipo manter um diario ou escrever frequentemente no blog e o Orkut nao e' formatado desse jeito. Pra mim foi otimo abrir uma conta la, pois ja consegui achar e ser achada por muita gente querida, mas so serve pra isso. So entro la mesmo pra ler as mensagens que recebo, o que e' coisa rara, ja que prefiro email.

Muita gente ja me perguntou o que era um blog e varios tb ja falaram que nao sabiam navegar pelo meu ou mesmo onde poderiam comentar. Meu blog e' meio confuso assim? Aqui e' dificil achar gente que nao tem um, inclusive empresas e companias, e' algo extremamente popular.

Entao, voces que moram no Brasil, como descobriram ou aprenderam sobre blogs e o que as fez criar um? Seus amigos e familia por ai sabem da sua existencia virtual e te deixam comentarios, alem das visitas? Gostaria muito de saber.

Update: E so de "reclamar" sobre isso aqui, meu priminho Lu, criou um blog pra ele tb, eba!!! Lu, agora nao tem desculpas pra nao comentar, heim? rsrs - Te amo e saudades!

18 comments:

Mi said...

partilho exatamento da tua opinião sobre o orkut, e tbém não entendo pq minhas amigas no Brasil não estão nem aí pro meu blog. uma delas disse "q não sabe mexer com blog" fiquei pasma! quer saber? se não quer usar o blog para manter contato, eu q não quero manter contato com vc tbém, francamente.... ou seja, acho q o problema não é o teu blog at all, é a mentalidade das pessoas... sabe mexer no orkut e não em blog? hello???

bjos!!!

Elaine Cavalheiro said...

A pergunta nao eh dirigida a mim, since I don't live there. Mas eu tb nao gosto de orkut, tive que fazer pq minha irma colocou umas fotos lah e queria que eu fosse ver.
Aqui o facebook eh muito popular, mas tb nao gosto, mas tb tenho, pois preciso ficar em contato com o pessoal da escola.

Mic said...

Lucia, eu não acho que isso é uma questão de que o brasileiro não sabe o que é blog ou não é popular por aqui, não! Eu acho que é uma questão do público e da forma como é criado o networking.

Eu tenho dois blogs. Um deles é meu pessoal, fala sobre meus filhos, maternidade e afins. E ele chega a ter 400 mil acessos por mês. Um dos posts esse mês que passou teve a marca inédita de 241 comentários!

O meu outro blog eu faço com amigas, sobre Scrapbooking. Só no nosso feed temos 900 pessoas cadastradas, a maioria brasileiras.

O blog é uma febre por aqui, sim, não acho que seja impopular!

Mic
www.micdani.com.br/blog
www.scrapblog.com.br

Lucia Cintra said...

Ate agora entao, baseado nas respostas que recebi, parece que depende mesmo da pessoa. Acho que devido a maioria que conheco nao estar nem ai pra blogs, ja pensei que nao fosse tao popular como e' aqui.

Vou continuar gostando de receber mais respostas. bjos e obrigado a todos que responderam ate agora.

Luís Eduardo de Miranda Barbosa said...

Amore, vi que você falou sobre blogs e então decidi criar um no mesmo que o seu rs... só que to perdido nao to conseguindo achar onde coloco foto rs... mas vou mechendo aqui beijos te amo

Luís Eduardo de Miranda Barbosa said...

Amor ebaaa ... que bom que ja entrou no meu blog, me diga uma coisa... como eu linko você to perdido o seu tá tão bonitinho rs... beijos te amo

Fernanda said...

Lu, eu sabia o que era blog quando morava no Brasil hehehe...minha irma inclusive ja tinha um, eu criei o meu aqui ha pouco tempo. Agora sobre o orkut, o barato do orkut eh quando vc participa de uma boa comunidade. Muita comunidade ja virou uma bagunca, mas agora com a opcao privada, por exemplo, onde apenas os membros tem acesso ao conteudo, participo de duas que amo!!! Inclusive em uma delas conheci a Nani do blog Moments and Thoughts, e conheci outras pessoas maravilhosas, ja rolou ateh orkontro. Entao eh isso! rsrrs...nao passo um dia sem passar la nessas duas comunidades ou por aqui no mundo blogueiro. Beijos.

glamurete said...

Eu uso live traffic ou site meter.

Falando de orkut... faz anos que fechei a minha conta e como vc... nao acho a menor graca e nao tenho paciencia.

Eu uso o facebook... mas tb nao e aquelas grandes coisas.

Acabei comprando aquele produto que vc me indicou no blog para olheiras... e daqui 1 semana darei meu depoimento se ajudou ou nao.. ehehe

Thanks

Catita

Nani said...

hahaha, e minha resposta eh bem parecida com a da Fernanda.

No meu caso, eu tenho blog desde 2000, da epoca da faculdade, epoca em q pensava em vir para os EUA fazer intercambio, ser au pair. Abri para contar sobre meu processo, uma forma de um diario virtual, p mim mesma... e peguei o gosto, jah aqui durante o programa de au pair muitas pessoas descobriram meu blog por interesse em ser au pairs tb... e atraves daquele blog fiz muitas amizades virtuais, troquei experiencias e conheci pessolmente pessoas que ateh hoje sao muito amigas. Um dia deletei porq naquela epoca nao tinha como "aprovar" comentarios antes de serem publicados, ou eu nao sabia como.. e tinha um povo folgado deixando comentarios idiotas, cansei deletei e me e arrpendi amargamente, tinha tanta historia nele. Quando casei e vim p Tucson abri outro, p contar sobre uma outra fase da minha vida. No Brasil eh popular sim Lucia, mas assim como aqui, depende das pessoas, nem todos sao "ligados" em internet, ou em blogs, nao sabem muito sobre isso. Assim como aqui tb existem varias pessoas que conheco que nao sabem mexer em blog... e nao sao ligadas a isso.

Jah o orkut... eu tenho p manter contato com minha familia e amigos antigos. Mas o orkut tem graca mesmo se voce faz parte de comunidades. Eu participo de algumas, e tem uma em especial que eh privada, visito todos os dias, e fiz varias amigas, como a Fernanda do comment aih acima.

Nani said...

Ah, falando sobre blog... no Brasil ta tao popular que ateh atores da Globo tem seus blogs, Angelica, Carolina Dieckmann, Cleo Pires (filha da Gloria Pires), atores jovens e antigos, como Regina Duarte... e entre outros.
Eu fusso todos, haha.

Mile said...

Eu já sabia o que era blog desde que eu morava no Brasil. E quanto ao orkut, prefiro manter recados com minhas amigas através dele, acho melhor, mais privado, já que quem vc nao conhece nao pode ver os seus recados. Já no blog nao, todo mundo sabe o que vc tá falando e tem coisas que a gente nao quer que as pessoas saibam. Aqui NINGUÉM conhece o orkut, o facebook é mais famoso.

Bjoks

denisol said...

Eu acho que o buraco é mais embaixo: os blogs expoem as pessoas bem mais do que o orkut, e muita gente corre desse tipo de exposicao por causa da violencia (eu, por exemplo, sempre fui muito paranoica com isso). Agora, morando fora, sinto-me "protegida" pela distancia do Brasil, mas ainda evito publicar detalhes da minha vida pessoal pois tenho familia morando no Brasil e nunca se sabe o que pode acontecer (as pessoas pensam que, por voce morar fora, voce é milionario). Já tive alguns amigos sequestrados, e morro de medo. Ainda assim, tento vencer o medo usando o meu nome real na internet (o que é um grande passo).

O Brasil ja tem muitos blogs populares, muitos deles velha-guarda como o cocadaboa.com (sobre mkt de guerrilha) que eu adoro. Até mesmo a Bruna Surfistinha virou celebridade por causa de seu blog "corporativo". Tenho alguns amigos blogueiros mas acho que o objetivo de blog no Brasil é menos pessoal do que os blogs do estrangeiro, onde as pessoas nao tem medo de sequestro. Shoko Nakagawa por exemplo, blogueira japonesa (http://blog.excite.co.jp/shokotan/) afirma ter 100 milhoes de pageviews por mes...

Beth/Lilás said...

Ihh, esse assunto é dos bons!

Eu comecei com o Orkut há anos atrás, mas depois que descobri o blog e a delícia de poder falar e interagir com pessoas que a gente escolhe, aí sim, foi ótimo! Passo no orkut só prá ver e dar recados hoje em dia.
Como tenho filho morando longe, todos os meios de comunicação da internet me interessam e sempre me atualizo.

O blog é uma coisa gratificante, pois como sempre fui na escola, fazendo trabalhinhos bem feitos eu utilizo quase a mesma coisa com o blog, mas procuro me ater aquelas pessoas que retribuem meus comentários nos seus. É assim tipo, toma lá dá cá. Prá mim blogar quer dizer isso.
Também, como você, gosto de interagir dando respostas aos comentários, aproxima mais a gente.
Conheci o mundo dos blogs, lendo 2 blogueiras maravilhosas que são Rosana Herman e Denise Arcoverde. Um belo dia, depois de anos lendo e interagindo com elas, resolvi fazer o meu e desde então tem sido muito gostosa esta troca com pessoas maravilhosas como você, queridinha.

Mas sabe o que sinto com relação à comentários nos blogs - preguiça - as pessoas ou não teem muito tempo ou teem preguiça de preencher as letrinhas do w.verification ou deixar o nome e senha. Deve ser isso, pois muita gente que me lê, não comenta, preferem ficar só de longe, olhando e lendo.
beijos cariocas

Lucia Cintra said...

Fernanda e Elaine, vou checar essas comunidades das quais falaram, ainda nao achei nada que me interessasse, mas tb confesso que nao procurei. Vou ver pelos orkuts de meus amigos.

Catita, espero que esse creme seje bom - a Allure normalmente tem otimas recomendacoes. Qto ao facebook e my space, tb nao gostei deles. Alias, ja tive my space, mas apaguei a conta pois tinha mt cara estranho entrando ali e puxando conversa (naquela epoca ainda nao dava pra faze-los privados) e o facebook nunca chequei.

Mile e Denisol, os meus recados do orkut sao publicos, todo mundo le, como o meu blog. Se quero mandar uma mensagem particular, uso email. Mas tb da pra privatizar os blogs pra nao todo mundo ter acesso. Acho que se morasse no Brasil, eu faria isso, pois nao temos a minima ideia de quem esta o lendo.

Beth, por isso tb comecei o blog. Com ele fica mais facil ficar mais perto dos meus amigos e estou adorando conhecer mt gente bacana atravez dele.

Bjos a todas.

Georgia said...

Lucia, eu comecei como a Beth, pelo orkut. Mas nao gosto muito. As pessoas no orkut têm outros interesses. Gosto do blog. É uma acao; eu te visito e vc me visita, aliás vc quase nao me visita. Fica aqui o registro.

Mas o pessoal do orkut tb nao vêm aqui, eles têm preguica, sei lá. penso que é como na vida: uns gosto de discoteca, outros de livros, outros de cinema...

Beijao

Fernanda França said...

No meu blog tem dias que nem 5% das visitas comentam. Fico cabreira tentando descobrir quem são as pessoas, hahahaha mas não adianta, não tem jeito, não há campanha que eu faça, que não comentam. Mas o seu blog é fácil de entender, não esquente com isso, é falta de costume do povo mesmo ;o) Smacks.

Cristiane said...

Tenho Orkut, mas também prefiro o blog. Se eu checo minhas mensagens no Orkut umas 4 vezes por mês já é muito! E o engraçado de tudo isso é o fato de amigos no Brasil sempre lerem meu blog, mas só mandarem mensagem pelo Orkut!
Quanto ao e-mail, não sou muito de de checá-los, mas sei que deveria. Lembro de um e-mail que você me mandou e eu demorei um tempão pra responder... mas só porque não entro muito na minha conta. Quando entrei e vi lá seu e-mail, fiquei morrendo de vergonha por demorar tanto em responder! Ui!
Beijão

Tata said...

Criei o meu blog em 2008,e o fiz pelo simples fato de gostar de escrever.Meus amigos no Brasil nao sabem da existencia dele,e eu prefiro assim.
Nao tenho orkut nem facebook,nao vejo a menor graca.

Bjo