Tuesday, July 14, 2009

As cantadas

Estava lendo sobre o assunto no blog da Fer e fiquei com vontade de terminar um post que comecei a escrever ha um tempo atras e nao terminei, sobre cantadas.

Quando morava no Rio e quando era adolescente, eu recebia cantadas em tudo quando eh lugar que ia. So que as cantadas cariocas, sao meio indecentes na minha opiniao. Ok, nao todas, mas sim a maioria e pelo menos naquela epoca que morava la. Voce escutava que era gostosa, que queriam fazer isso ou aquilo contigo e teve ate um pirralhinho que disse umas boas pra uma amiga minha enquanto nos cruzavamos andando pela calcada e ainda teve a ousadia de passar a mao rapidamente na sua bunda. Minha amiga ficou tao P da vida e deu um pulo tao grande que quando virou pra brigar com o menino, esse ja estava bem longe.

Ao me mudar pra ca, no comeco dos meus anos morando num pais diferente, ate achava engracado a diferenca entre as cantadas brasileiras e americanas. As daqui sao bem conservadoras comparando com as cariocas. Claro que ainda tem um ou outro fulaninho meio assanhado dependendo onde vai ou onde esta, mas a maioria sao cantadas que te fazem sentir apreciada e respeitada.

Quando estava indo de ferias pro Brasil, uns meses atras, ao ter que mofar no aeroporto por 4 horas esperando pra entrar no aviao (devido a conneccao ter chegado la cedo), recebi uma cantada bem legal de um carinha. Envez de sentar ali no portao de espera do voo brasileiro, resolvi andar pelo terminal pra procurar um outro local onde pudesse carregar meu blackberry mais um pouco, pois o terminal do meu voo estava lotado.

Depois de achar um lugar e de estar sentada ali por umas 2 horas, um carinha executivo que aparentava minha idade se aproximou e fez questao de sentar logo ali de frente a mim, mesmo o resto dos assentos estando vazios. Ja achei meio ruim dele ter feito isso, pois tive que mover minha mala de mao que estava logo ali pra dar passagem a ele e pensei comigo mesma: hummm... Sabe?

Continuei na minha checando e respondendo meus emails e lendo alguns blogs e depois de um tempo ele pergunta se estou indo pra Dubai, pois era o terminal onde estavamos sentados. Conversa vai e vem e mesmo sem dar mt bola, nao eh que esse executivo (que descobri que trabalha pra empresa do meu voo aerio), ao me levantar pra voltar pro meu terminal, me deu seu cartao e disse pra eu o contatar se um dia precisar de qualquer coisa? Seus elogios durante a convesa que recebi foram de bom gosto e muito educados e confesso que gostei. Se fosse solteira, me interessaria por uma pessoa assim e nao um carinha assanhado falando besteiras pra mim.

Liguei pro Al antes de embarcar e contei esse episodio pra ele. Nao posso reclamar de nao receber cantadas, pois meu marido faz isso todos os dias com um charme sem igual ate hoje, mas fazia tempo que nao ouvia isso de outra pessoa.

Quando saia com minha mae por aqui e la no Brasil, tb era a mesma coisa. Eramos cantadas juntas, mas la no Brasil os carinhas falavam coisas pra ela, na nossa frente (suas filhas), que brincadeira! Nao todos, mas a maioria. Tem caras que nao se tocam, viu? Que tipo de canditatos eles pensam que sao falando obcenidades assim logo de cara pra uma mulher? Deixa eu dar um exemplo:

Al tinha um amigo - palavra chave aqui, TINHA - que era o maior cachorro que ja conheci na face da terra. Ele nunca se atreveu a me cantar ou falar besteira pra mim, por consideracao e resepeito ao amigo, mas era nojento como agia em volta de outras mulheres. E agia assim ate mesmo na minha frente! Poucas vezes que saimos todos juntos pra jantar, esse cara nao conseguia ficar sem mexer descaradamente com as garconetes, muitas delas sendo ainda adolescentes (pois os jovens comecam a trabalhar aqui com 16 anos de idade) e ele ali com mais de 30! Nao tenho nada contra paquerar ou namorar gente mais nova ou mais velha, mas 16 anos de idade pra mim eh ainda crianca.

E ja que nao consigo ficar na minha, falava na cara pra ele criar vergonha, que a garconete era uma menininha ainda, com aparelho nos dentes e tudo, mas ele so ria. Ate que um dia o levamos numa churrascaria brasileira e voces precisavam ver! Al levantou pra ir pegar algo da mesa de frios e eu conversava com seu amigo. Ai uma garconete brasileira passa e ele literalmente a encara e a segue com a cabeca com um olhar na cara mais nojento que ja vi na vida! Pronto! Eu fiquei ate abismada, pois achei uma falta de respeito comigo tremenda ja que estava conversando com ele.

O engracado eh que ele vivia falando pra mim que estava cansado de ter relacionamentos superficiais e casuais, que queria achar uma pessoa decente (ele eh divorciado), que isso e aquilo, mas agindo que nem uma galinha daquele jeito, que mulher decente iria sequer perder tempo com alguem como ele? Nao adiantava eu falar, e ate Al ficava com vergonha de sair com ele, pois esse descaradamente cantava bem baixamente as mulheres ali do seu lado. Conclusao: provavelmente pensavam que meu marido era galinha tb, por estar na sua companhia.

Hoje em dia eles nao se falam mais, pois Al ja tinha pedido pra ele se comportar varias vezes na sua presenca, mas nao adiantava. Como Al disse, ele nao tinha problema nenhum em escutar seu amigo falar besteiras sobre mulheres com ele, contanto que nao repetisse as baixarias ali na frente delas com Al do lado. E ele fazia isso. Alem do fato do Al cansar de somente escutar sobre isso e do seu amigo nao conseguir conversar sobre outro assunto, sendo uma pessoa sem conteudo a mais.

Entao conclusao: homem assanhado existe em toda cultura. Por experiencia propria, eu recebi mais cantadas bobas quando morava no Brasil do que aqui. As daqui sao mais "classy" se bem que com certeza tb existem homens como esse amigo do Al de montao.

E deixo uma pergunta aqui a voces: Como sao as cantadas de onde voces moram? E o que perceberam de diferente nelas (o que e como mudaram) ao ficarem mais velhas?

18 comments:

Reflexos said...

Pois, eu sempre viv no meio de homens... da minha turma da universidade era eu e mais 25 rapazes.
No liceu era quase igual... assim eu desde cedo me habituei a ouvir as cantadas deles para outras, pois comigo eles não tinham dessas attitudes.
Mas pior que as cantadas são os comentários entre eles... a maior parte de vocês nem imagina o que eles dizem... deve ser por isso que eu demorei muito para namorar e casar ;-)

Liza Souza said...

Lu,
tbm nao gosto da maneira como os caras do Brasil cantam as mulheres, pelo menos a maioria, com palavras que nao tenho nem coragem de repetir. Quando eu estava de 7 meses de gravidez, recebi uma cantada de um velhinho de uns 60 anos aqui na Alemanha. Menina, ele me chamou para ir tomar um chá com ele. Disse que nao, ai ele perguntou se era pq eu estava grávida. Falei que nao entendia alemao para ver se ele me deixava em paz, e disse que estava esperando meu marido. Nao eh que ele continuou papeando e disse que se eu nao queria chá, poderiamos tomar café. Ninguem merece, né? Na minha opiniao um homem tem que saber cantar uma mulher, e dependendo da maneira que ele age pode ganha-la para sempre.
Beijos,
Liza

Mile said...

As cantadas brasileiras sao grosseiras e de mal gosto. Aqui os homens nao tao tao atirados como no Brasil, as cantadas sao mais suaves.
Bjoks

Reflexos said...

Ai Lúcia, desculpe comentar duas vezes o mesmo post, mas é que estou na praça da alimentação do centro comercial e desde que li o seu post, deu-me para oservar ( ainda mais) as pessoas ( leia-se homens).

É cada olhar que ele mandam às mulheres que passam com umas saias ou calções mais curtos... torcem-se todos para poderem acompanhá-las com o olahr até ao último instante!
E estão aqui em redor alguns a não fazer nada, de boca aberta a ver os (as) outras. Quando o nosso olhar se cruza com o deles até incomoda tal é a malícia que dali sai que nos sentimos todas despidinhas...

Bjinhos amiga e mais uma vez desculpe 2 comentários...mas eu tinha de dizer ist...

Lucia Cintra said...

Imagina, Reflexos, pode comentar quantas vezes quiser. Mas eh incrivel como parece que esses homens nunca viram mulheres na frente! O amigo do Al fazia a mesma coisa, acho tao falta de respeito! Ainda mais se voce esta acompanhado, mesmo sendo somente amigos do lado. bjos

Bia Mendonça said...

Lu, eu comentei com o meu amigo Marcel sobre isso no final de semana. Que acho q vai demorar pra encontrar outra pessoa, pq a maioria dos caras não sabe chegar nas mulheres. E eu odeio aqueles caras que chegam agarrando... pegou em mim, sem meu consentimento, já era!

bjs

Renata Nogueira said...

Lucia,
O que percebo é que, quanto mais velhos, os homens fazem piadinhas mais xulas, principalmente com as mulheres mais jovens...Eu abomino velho tarado!
Quanto aos cariocas,sem dúvida são os mais ousados na hora das cantadas.
Beijão

Luciana Håland said...

Oi Lucia, sabe que não sei como é aqui, nunca fui cantada aqui, eles só flertam de longe, mas geralmente estou acompanhada, daí também fica difícil. Fiquei curiosa, vou perguntar pras outras. Mas acho que aqui a galera tem mais classe pra chegar junto do que a maioria dos brasileiros.
Já tinha comentado antes, mas acho que fiquei sem internet quando enviei.
Outro dia um italiano me abordou aqui, estava aguardando meu marido e o italiano chegou todo prosa, mas italiano é na base do che bella, bellissima, carissima, ... kkkk
Beijo

Beth/Lilás said...

Simancol! Falta isso a maioria dos homens, quando não percebem que a mulher não tá a fim ou que não está agradando.
Muito chato também quando confundem sua alegria ou extroversão como sendo uma pessoa fácil.
Só mesmo o homem inteligente e delicado consegue agradar sem recorrer a estes subterfúgios.
beijos cariocas

Fernanda said...

Eu vou ser sincera, eu detesto cantada, detesto! Vou a todo lugar com meu anel de noivado e casamento, e nunca flerto ou dou uma olhadinha ou qq confianca que permitiria um homem me cantar, por isso me irrito! Nao tem nada a ver com preconceito, e isso pode ateh causar polemica, mas aqui onde moro ateh hoje os unicos homens que me cantaram foram afro-americanos, e na maioria nao sao cantadas abusadas, muito menos "graciosas". Eles chegam na cara dura e perguntam assim: -Do you have a man?
Isso nao deveria me irritar..mas eh meu pet peeve mesmo.
Acho a coisa mais sem-graca do mundo, e me irrito, nem respondo, soh finjo que nao ouvi (obvio que ouvi). Ja no Brasil, ouvir aqueles comentarios grosseiros fora as olhadinhas eh pessimo, mas pelo menos nao param na minha frente esperando uma resposta. Fazem por costume mesmo, e eu finjo que nao ouco e sigo em frente. Ja aqui tem uns que eu fingi que nao ouvi a pergunta e os desaforados pararam bem na minha frente, tipo esperando a resposta.Ai eu sou grossa! Mas engracado que pensando nisso, nunca me aconteceu qdo morava no Texas...eh um mal daqui mesmo, sei la porque.
Beijos!

Lúcia Soares said...

Há cantadas e cantadas, como você falou. Uma boa cantada, dita com classe, ou até com um simples olhar, faz um bem danado! Não há mulher que não goste. O que a gente não gosta é da vulgaridade.Bj

Anônima said...

Cara, eu nao tenho saco, paciencia para cantada de homem Brasileiro e Frances... sem criatividade, sem romance, sem nada... e eles acham que estao abafando.

Karol Borges said...

Oi Lucia,

Aqui em MG os homens são medios na questão de cantadas, mas tem algumas perolas que escutamos por aí. Ainda mais que trabalho com eventos sempre estou no meio de muita gente.

Ex:

Qual telefone da sua mãe? Para dizer que ela está de parabéns !!!

Vamos sair comigo que a noite ta garantida. Garantida muito amor e te fazer feliz!!

E assim vai a do telefone da mãe até da pra dar uma risadinha.

Como diz minha mãe , não existe mulher mal amada e sim mal cantada

Beijos e parabéns pelo blog .

Sonho Meu said...

Cantadas foram muitas na minha coleçao...aqui nadica. Americano é muito educado e tambem já to mais pra senior e cantada so de bebezinho com fraldas, que viram a cabeça pra me olhar, pensando que sou a vovo deles so pelo meus cabelos prateados.
bjs

Coisas de Ta said...

Hola Lucia, adorei o post.

Pensava que que toda mulher gostava de levar uma cantada, mas ja vejo que ñ... Tem homens que ñ sabem cantar mesmooo, ja vi e ouvi muita coisa ridicula. Mas tem cantadas que a gente nunca esquece... e dependendo da cara do sujeito, tipo um Deus grego, rsrs, a gente sai com ar de to abafando! rsrsrs

Bjussss

Mila Viegas said...

Certa vez eu tava passando com a minha mãe no centro de Niterói, indo para a faculdade fazer o pagamento da mensalidade ou renovar matrícula (não lembro), daí passou um cara e falou um bando de obcenidades pra mim. Minha mãe fingiu que não escutou e procurou continuar andando, mas eu, que já estava pau da vida com alguma coisa que tb não lembro... rsrsrs... virei de costas e falei mil palavrões em ordem alfabética pra ele... kkkkk... Foi inesperado! Fiquei tão revoltada com a atitude grosseira que acabei pagando da mesma moeda.

Recentemente, fui parada em uma blitz policial e eu tava sem a minha habilitação (estava em outra bolsa e esqueci de trocar), daí o polícial foi super grosseiro e tudo o mais. No final ele começou a me cantar. Então eu falei: "Olha, sei que estou errada por conta do documento, desde a hora que você me parou me tratou com má educação, então vai pra p... que te p... porque não é porque você é polícial tem o direito de me tratar mal ou me cantar. Se quiser me levar presa por desacato pode levar, mas vou gritando daqui até lá que você é um bom f... da p...!". Perdi o controle! E essa história é bem longa e te conto em outra oportunidade... rs. Conclusão: eu, baixa desse jeito, virei um monstro de 3m de altura, ele deve ter ficado com medo ou achado que sou louca, devolveu meus documentos e me liberou... rs. Fiz escândalo! Odeio falta de respeito e, infelizmente, não consigo me controlar nesses casos.

beijos

Nani said...

Nossa Lu, voce tem razao, jah notei que aqui eles sao bem mais conservadores. Pelo menos os homens que conheco, amigos do Bryan que ainda estao a procura de uma namorada. Eles sao mais sutis do que brasileiros, pelo menos aqui no Arizona. Ja eu... como nao sou o tipo de levar cantada a torto e a direita, nao tenho como dar minha opiniao. As unicas vezes que fui "cantada" foram antes de eu casar, vira e mexe no restaurante homens deixavam junto com a Tip um papel com o numero do telefone deles!!! Nao foi uma vez soh nao, haha. Eu ria, jogava fora na hora. Uma vez um rapaz da Army, uma gracinha, deixou 20 dolares de tip e o telefone dele. Fiquei meio sem graca porq deu a impressao de que ele tava querendo me "comprar" com os 20 dolares... mas no fundo no fundo, eu ateh gostava desse tipo de cantada, era sutil, e nao me enchiam o saco.

Agora no Brasil... aff, sem comentarios, tenho nojo daquelas cantadas dos homens brasileiros.

Fernanda França said...

Adorei!!!!!!! :-)