Friday, July 24, 2009

Live to the fullest

Li um artigo de uma revista um dia desses que dizia que quanto mais tempo voce passa aqui na Terra, menos tem vontade de perder esse tempo precioso. Por exemplo: estudantes de faculdade disseram que assistiriam a uma palestra chata inteira se ja tivessem pago pra isso. Ja as pessoas mais velhas disseram que nao, que se levantariam e sairiam no meio dela, mesmo ja tendo pago pra assisti-la. E o artigo concluiu com a mensagem de que a vida eh curta demais pra perder tempo com atividades que nao nos satifaz.

E eh verdade! Ultimamente isso tem sido muito importante pra mim. Ja desperdicei muitos anos de minha vida fazendo e trabalhando com algo que nao gosto e cheguei a um ponto que isso me agoniou tanto, que foquei em achar o caminho certo de uma vez por todas. Mas essa historia voces ja conhecem. Alem de nao querer perder mais tempo com isso, e ja que sinto que estou numa fase otima de minha vida, faco o possivel pra tb experienciar e tentar coisas novas. Por que nao, sabe? So pra dar um exemplo, ha um ano e meio atras, fui esquiar pela primeira vez na vida e amei! Quem diria que eu ia gostar disso? Logo eu, que odeio frio e inverno!

Alem de atividades e experiencias diferentes, de uns meses pra ca, tenho reduzido e tentado eliminar estresse em minha vida quando se trata de pessoas. A gente acaba avaliando aqueles ao nosso redor; aqueles que nos fazem crescer, que nos motivam e que nos ensinam e tb aqueles que trazem uma certa negatividade mesmo nao intencional, mas que acabam influenciando sua vida de uma ma maneira. Esses sao peneirados. Nao adianta insistir com as pessoas. Ou eh ou nao eh, fazem ou nao fazem... bola pra frente.

Nesses ultimos meses tomei varias decisoes serias sobre tudo isso e estou me sentindo outra pessoa: mais leve, mais aberta, mais contente e tenho sorrido e gargalhado mais. Ao ler esse artigo, me identifiquei um pouco com a atitude dessas pessoas mais velhas, e tb quero fazer mais ou melhor, desperdicar menos. Sabe de uma coisa? Se nao gostar de algo, nao vou perder tempo com isso ou aquilo. Vou me dar liberdade de nao perder tempo com uma leitura ou me sentir culpada por ter comprado um livro e nao o ler por inteiro; idem com filmes. Nao quero, nem vou perder tempo com pessoas que so me drenam a energia positiva e trazem estresse ao meu dia a dia - isso tudo fica pra tras - O que quero agora eh aproveitar cada minuto de minha vida e simplesmente viver.

Tenho 3 planos grandes a realizar ate o final do ano que vem e estou muito entusiasmada com todos eles. So depende de mim e nao quero perder um dia sequer com coisas que nao me interessam, me satisfazem ou nao me fazem bem. Sei que essa frase esta cansada de ser repetida, mas eh a pura verdade: "A vida eh muito curta pra nao ser aproveitada por inteira".

9 comments:

dani mariane said...

Lu, fico muito orgulhosa de voce. As vezes parece que o primeiro passo eh o mais complicado. Eu mesma preciso criar vergonha na cara e seguir esse caminho. Mas como diz um ditado, a coisa certa eh raramente a mais facil. Eh criar coragem e colocar planos em acao, seguir o coracao e nao perder tempo precioso. Fico feliz por voce.
bjos

Alcyone Coelho, said...

Queridissima, brigada pelas palavras de incentivo. Aqui neste post e as q vc deixou la no blog! :)

Beth/Lilás said...

É isso aí web-filha! Tô gostando de ver e sentindo firmeza no que você está se propondo.
Acho que quando a gente encontra a saída em meio a escuridão, quando a gente coloca o foco naquela saída de luz e segue em frente, tudo fica mais fácil e leve, até mesmo outras decisões ficam mais intensas e definitivas para nós.
Quem está precisando de um foco desse é meu filho, pois anda meio deprê ultimamente, mas a toda hora eu e o pai estamos incentivando-o, só que ele tá naquele momento que você bem conhece pois já esteve nele, lembra?! Aí a gente fala, mas ele parece nada ouvir, tô só esperando que ele ache a luz da saída e tenho certeza que, como você, ele encontrará.
beijos cariocas chuvosos aqui da montanha.

Mi said...

seguindo essa filosofia é q começo a ler um livro q tô afim. se não engrena nas 100 primeiras páginas tchau, não quero nem saber se é pra ser um livro importante... claro q tem livors q vc tem q ter paciência, mas paci6encia tem limite, e tem TANTA coisa legal pra ler q não dá pra perder tempo... bjos!!!!

Luciana Håland said...

Lucia, estou nessa também.
Quanto às pessoas, a gente peneira, peneira mas acabam caindo mais na peneira e querendo ou não um pouco ou muito de energia nossa vai nessas relacões, mas vamos peneierando.
Beijo

Bia Mendonça said...

Lu, de uns tempos pra cá, quando mais eu passo fazendo coisas que eu não quero, com pessoas que eu não gosto, tempo demais na frente do computador... eu acho um disperdicio. E não precisei nem chegar a velhice pra sentir isso, bastou viver a vida de outras pessoas por muito tempo, e agora preciso e quero viver a minha própria!

Bom final de semana!

bjs

Mile said...

Muito bom o post Lu, pra pensar viu, as vezes perdemos tanto tempo com bobagens que nao nos leva a lugar algum...
Bjoks

Celia said...

Oi Lucia, voltei. As férias infelizmente acabaram. Amanha já comeco no batente. Já li os postes anteriores e estou agora atualizada. Um bom domingo. Bj

Mila Viegas said...

Pois é! Tem horas que a gente realmente precisa se dar conta disso e começar a fazer as coisas acontecerem.
beijosss