Tuesday, July 21, 2009

Mulheres poderosas

Nao me considero feminista, mas posso dizer que sou uma mulher completamente independente. Sei me virar sozinha e resolver meus problemas sem depender de ninguem pra nada, muito menos de marido. Al eh meu parceiro, meu companheiro, nos ajudamos com as coisas, mas nao preciso depender dele pra nada. E nao digo so financeiramente, mas sim ter uma atitude e comportamento independentes e unicos so seus, ser sua propria pessoa e individuo, ter sua propria opiniao e etc, entendem?

Digo isso, pois um dia desses, estava trabalhando ali na sala com a televisao ligada nos fundos. Tudo bem que quando faco isso, nao assisto bem o programa, mas gosto de pelo menos escutar algo envez de somente o silencio. Chequei varios canais e nao tinha absolutamente nada de interessante pra "assistir/ouvir" ate que achei um reality show daquela Tori Spelling (atriz loira do "Barrados no Baile" ou 90210). "OK" - pensei comigo mesma, "Ja que nao tem outra coisa..."

Olha, nem 15 minutos depois, essa mulher me deixou tao irritada que tive que mudar de canal. Eta mulher que nao consegue fazer nada sozinha e eh completamente dependente do marido! Me deu um nervoso! Nesse episodio, o marido estava ali dizendo que tinha conseguido o papel principal num filme, mas que teria que viajar justamente na semana em que eles estavam de mudanca e ela comecou a ter um treco, dizendo que nao sabia o que ia fazer sem ele, como ia conseguir fazer a mudanca, que nao saberia como organizar tudo, que isso e aquilo. O cara ate considerou a dizer "nao" a oferta de trabalho pra ajudar essa outra com a mudanca e eu so fiquei de boca aberta imaginando como alguem pode ser assim tao "helpless".

Deu vontade de falar: "Mulher, SE VIRA!!!" Rica do jeito que eh, tem milhoes de pessoas ao redor que pode lhe ajudar se eh tao molenga assim, nao eh possivel! Se eu fosse homem, esse tipo de personalidade nao ia me atrair nem um pouquinho. Mas... cada um com a sua.

Esse eh outro motivo pelo qual nao consigo assistir a maioria dos filmes antigos, das decadas de 40, 50 e 60, mais ou menos. Normalmente essas mulheres sao tao indefesas, tao dependentes, gritando, desmaiando e chorando por qualquer coisinha que me da nervoso. Nao sao capazes de lidar com absolutamente nada! Sei que os tempos eram outros naquela epoca, mas pelo amor de Deus, viu? Tenho certeza de que existiam mulheres fortes e com personalidades tb.

Deixo aqui entao um video/musica do grupo "Destiny's Child" chamado "Independent Women", dedicando a todas nos, mulheres poderosas - traducao abaixo do video.



Destiny's Child - Independent Woman

Pergunta: Diga o que você acha de mim
Eu compro meus próprios diamantes e compro meus próprios anéis
Seu celular toca somente quando eu me sinto sozinha
Quando tudo isso acabar por favor levante-se e saia

Pergunta: Diga o que você acha disso:
Tente me controlar, garoto, você é dispensado
Banco a minha diversão, e eu pago minhas próprias contas
Sempre relacionamentos equilibrados

O calçado nos meus pés - eu comprei
As roupas que eu estou vestindo - eu comprei
Os diamantes que eu estou usando - eu comprei
Porque eu dependo de mim

Se eu quiser o relógio que você está usando - eu comprarei
A casa onde eu moro - eu comprei
O carro que estou dirigindo - eu comprei
Eu dependo de mim

Todas as mulheres que são independentes
Joguem suas mãos para o alto a mim
Todas as queridas que fazem seu própio dinheiro
Joguem suas mãos para o alto a mim
Todas as mamães que ganham dólares
Joguem suas mãos para o alto a mim
Todas as mulheres que realmente me sentem
Joguem suas mãos para o alto para mim

Garota eu não sabia que voce era capaz de ser assim
Charlie, como suas Panteras conseguem ser assim?

Diga o que voce acha disso:
Faço o que eu quero, vivo como eu quero viver
Eu trabalhei duro e me sacrifiquei para conseguir o que consegui
Meninas, não é nada fácil ser independente

Pergunta: Como você gostaria de ter essa sabedoria que eu trago?
Gabando-se daquele dinheiro que ele lhe deu como pretexto
Se você for se gabar, faça o favor de que seja com seu proprio dinheiro
Dependendo de ninguém mais pra lhe dar o que você quiser

O calçado nos meus pés - eu comprei
As roupas que eu estou vestindo - eu comprei
Os diamantes que eu estou usando - eu comprei
Porque eu dependo de mim

Se eu quiser o relógio que você está usando - eu comprarei
A casa onde eu moro - eu comprei
O carro que estou dirigindo - eu comprei
Eu dependo de mim

Todas as mulheres que são independentes
Joguem suas mãos para o alto para mim
Todas as queridas que fazem seu própio dinheiro
Joguem suas mãos para o alto para mim
Todas as mamães que ganham dólares
Joguem suas mãos para o alto para mim
Todas as mulheres que realmente me sentem
Joguem suas mãos para o alto para mim

11 comments:

Lúcia Soares said...

Bacana isso de ser independente, principalmente financeiramente.(ente, ente, ente...).
Mas é uma faca de 2 gumes, Lúcia.
Você descobriu o equilíbrio, não precisando do Al mas tendo "dependência" de sentimentos. Assim é bom.
Eu não tenho independência financeira mas não dependo de ninguém pra fazer nada pra mim. Se quero, vou e faço. Mas pra isso conto com a parceria e compreensão do marido. Tudo depende de como vivemos...Complicado? Falei mas não disse?

Lucia Cintra said...

Lucia, voce falou tudo e foi isso mesmmo que eu quis dizer: mulher independente de cabeca, mulher forte e opiniada... bjos

Ah! E aquele ator lembra sim meu pai. Nao o conhecia e fiquei procurando e vendo mil fotos dele na net. rs

bjinhos

Bia Mendonça said...

Pois eu já quer independencia de tudo e todos, Lu.
Sempre fui mto dependente, mas estou lutando bravamente pra mudar isso dentro de mim. Para tomar as redeas da minha vida e conseguir achar um sentindo em tudo...

bjs

Luciana Håland said...

Ih, muitas vezes é tipo somente, tem mulheres que dão muito bem conta de muita coisa, mas na frente do homem e até dos familiares, faz o tipo frágil, meloso, dependente, e tem gente que gosta disso, gosta de sentir que protege, que toma conta, de que é o centro da vida do outro, e assim essas relacões, que para mim são meio doentias, até porque eles estão jogando que são algo que nem são verdadeiramente, vão se formando e se mantendo.
Vai ver é o caso de Tori, ela joga de fragilzinha pra ser mais sexy. Sabe que nunca vi esse programa?
Passava aqui também.
Beijo

Lucia Cintra said...

Lu, nem perde tempo assistindo esse show dela. Mas tb nao entendo como certas pessoas gostam de fingir que sao algo que nao sao. Pra que? Bjos

Mile said...

Ixi, pra certas coisas eu sou tao dependente! E ele(marido) igual, é uma dependência mútua. Mas já fui pior viu, depois que comecei a trabalhar tudo mudou, o fato de me sentir útil hj em dia, coisa que antes nao era assim, me fez crescer e aprender muito. Hoje em dia faço e resolvo coisas que há uns anos era praticamente impossível.
E viva a independência da mulher!
Bjoks

lucia said...

Xará, vc me faz lembrar muito de mim.O mundo precisa de mais "Lucias".Eu tenho uma amiga que so vai ao medico qdo o marido pode levar.É o fim do mundo.
Beijos.

Mila Viegas said...

Bom, aqui a gente meio que faz uma divisão de tarefas, pois se estamos juntos não pode sobrar apenas pra um lado só. Também não dependo e nem gosto de depender. Me dá uma "coceirinha" quando eu não consigo ou não posso contribuir de alguma maneira.
Você disse tudo: compartilhar! Acho que qualquer dependência é ruim pois se acaba depositando no outro a responsabilidade das nossas próprias realizações e felicidade. Isso não é justo porque a vida é para ser compartilhada e não esperar que alguém esteja 24 horas a disposição para fazer exatamente o que o outro quer.
Sobre mudança, teve uma vez que estávamos nos preparando para mudar de casa e Fabio tinha acabado de arrumar um emprego (esse que ele tem até hoje), então como eu queria muito me mudar resolvi não esperá-lo para começar a organizar as coisas. Por mais que ele me dissesse que desmontaria os móveis quando chegasse do trabalho, minha vontade era tanta e além disso eu sabia que ele estaria bem cansado ao final do dia, que catei as ferramentas dele dentro da caixa e comecei a desmontar o nosso armário do quarto. Quando ele chegou levou até um susto... rsrs. As roupas já estavam todas encaixotadas e o armário totalmente desmontado e arrumado em um cantinho do quarto.
Obviamente há coisas que eu peço pra ele fazer pra mim ou o espero para que façamos juntos, mas nada impede que eu faça se eu quiser.
Antigamente as mulheres eram criadas para isso, depender dos seus maridos... eram outros tempos.
Mas desde criança minha mãe sempre me instruiu para não ser assim, pois ela também nunca foi de depender. Ela achava um absurdo a mulher depender do marido até pra comprar um absorvente... rs. Eu também não conseguiria e nem sei o que é isso direito. Mesmo ganhando menos que ele (um dia já ganhei até mais) tenho como me manter e ainda ajudar nas despesas daqui (e olha que não ajudo pouco).
Essa dependência faz com que as pessoas apontem as outras como responsáveis de qualquer acontecimento seja bom ou ruim. A culpa nunca é delas quando algo não dá certo, simplesmente porque transferem toda a responsabilidade nas costas dos outros.

beijos

Cynthia Zanon said...

Tbem me da no nervo mulher que nao consegue fazer nada sozinha...

Sonho Meu said...

Nem que eu quisesse ser dependente eu poderia, pois aqui em casa eu sou a cabeça poderosa...vou meto os peitos e faço de tudo. Mas veja bem, a parceria entre nos dois sempre existiu desde os primeiros dias morando juntos...nunca quiz ter o dinheiro que seria so meu....ele sempre trabalhou e eu fiquei em casa, criando filho, resolvendo todo tipo de problemas que ele nao teria paciencia, tempo, nem saco. Sou mulher a antiga com muito orgulho, mas nao sou babaca e nem bananoide. Os meus problemas sao dele e os deles sao meus e juntos a gente faz um time(ou um casal) poderoso e nao uma mulher poderosa.
bjokas,
me

Beth/Lilás said...

Eita, que a baixinha tá arretada! hahahha

Concordo contigo, web-filha, mulher tem que ser independente. Mas, sou do time da Lucia Soares e da Elena, ou seja, faço a minha parte e ele a dele. Mas, jamais fui de esperar pelo marido para ir ao médico, ou um supermercado, ou comprar coisas prá mim.
Faço tudo durante o dia e quando estamos juntos é pra trocar idéias do que fizemos no dia e um escuta o outro.
beijinhos cariocas