Wednesday, July 8, 2009

O que eh isso?

Hoje fui ali fora na varanda varrer as cascas das sementes que coloco pros passarinhos comerem. Acho que vamos comprar sementes descascadas da proxima vez, pois fica uma sujeira so e ja que nao gosto de tarefas domesticas incluindo varrer qualquer lugar... Mas fiz.

Notei que meu Hibiscus continua exatamente da mesma maneira, semi-morto, semi-vivo. Nasceram algumas folhinhas que nao vejo progresso ha semanas. Durante esse tempo, notei tb que atras das folhas esta infestado de formiga e ficam ali paradas fazendo alguma coisa. Hoje resolvi ir la ver o que tanto fazem no meu Hibiscus.

Notei que na parte de tras das folhas tinham uns pontinhos claros e ao olhar bem de perto, pareciam uns bichinhos microscopicos/minusculos. Fiquei pensando que talvez fosse um tipo de pulga de passarinho, verme ou sei la o que, mas ja fiquei com nojo. Vi que ate a terra do vaso estava cheio de formiga e quem me conhece, sabe que tenho pavor de formigas! Nao tenho medo, mas sim nervoso e morreria se um monte delas subissem em mim.

Al chegou em casa e contei pra ele sobre esses negocios/vermes/pulgas e ele me explicou o que era. Nao tenho a minima ideia do nome em Portugues (e ja ate me esqueci do que ele chamou esse treco em ingles), mas ele falou que eh um bicho que as formigas colonizam, pois ao se aderirem a folha, esses secretam uma substancia doce que as formigas gostam. Quase tive um treco, disse que nunca tinha aprendido isso na vida e nao tinha a minima ideia do que era. No mesmo momento ele ja ficou gozando da minha cara perguntando se nao tinha prestado atencao nas aulas de biologia da epoca de colegio. Agora vem ca! Tudo bem que nao prestava atencao mesmo na maioria das aulas, pois vivia trocando agendas e bilhetinhos com minhas amigas, mas juro que nao aprendi sobre isso!!!

Ele falou pra jamais trazer essa planta aqui pra dentro, pois teriamos uma infestacao e sabe de uma coisa? Essa planta vai pro lixo hoje mesmo - o lixo la de fora perto do estacionamento, bem longe do predio. Foi a coisa mais nojenta que ja ouvi na vida. Agora so quero ver como vou levar esse vaso ate la fora. Acho que vou enfiar dentro de um saco de lixo tentando encostar nele o minimo do possivel.

Entao pronto! Nao dou pra essas coisas. Alem de ser assassina de plantas, se ao cuidar de jardim eu tenho que lidar com insetos e coisas nojentas assim, a solucao eh contratar um jardineiro pra quando eu tiver minha casa. Sai dali com a sensacao de que tinha esses negocios subindo em cima de mim e fui direto ao banho. Credo!

19 comments:

Eduardo said...

Lucinha, o nome do inseto em portugues eh pulgão. As formigas se alimentam dos excrementos desses pulgões, que são adocicados (quem que provou para saber?). É uma tarefa diária, matinal. O nome cientifico desse inseto eh "afídeo". Eles variam em tamanho, de 1 a 10 mm de comprimento. São, geralmente, de cor uniforme, baça ou brilhante, existindo espécimes castanhos, cinzentos, amarelos, verdes, vermelhos ou pretos.

Bem vindo a cultura inutil:
Voce sabe quantos pelos tem na perna da barata?
Agora voce sabe que formiga come m de pulgao.
Voce gosta de mel? voce sabe que mel eh regurgitacao de abelha? Isso mesmo: vomito.
No Mexico o pessoal come tortilha com mel recheada com percevejos VIVOS!!!!! Sao aqueles mesmos que cheiram muito mal a distancia. O mel eh para prende-los na tortilha.
Hewwwwwwwwwwwww!

Daaaaaaaaaaaaad

Lucia Cintra said...

Pai, esse "afideo" soa parecido com o nome que o Al falou. Ewwww mesmo! A planta estara indo pro lixo assim que Al voltar da loja, pois preciso de ajuda. bjos

Bru said...

Lucia, se isso te consola, eu só fui aprender o que era um pulgão quando entrei na faculdade... de Eng. Agronomica, porque como o pulgão suga a seiva da planta e a debilita em certos casos, acaba sendo uma praga. Sem contar que ele atrai as formigas que cortam as folhas...

Lucia Cintra said...

Oi Bru, hummm, entao deve ser por isso que meu Hibiscus nao vai pra frente. Estava achando estranho nao se desenvolver mais. Nao tinha a minima ideia do que esses pulgoes eram, muito menos que eram pragas. Bom, agora me sinto menos mal de jogar a planta fora. Obrigado pela visita.

Cristiane A. Fetter said...

Se a gente não tem jeito para coisa é melhor não insistir, rs.
bjks

Mila Viegas said...

Lu, to aqui morrendo de rir da sua narrativa... kkkkkkkkkkkkkkk... tenho uma receita boa para essas "praguinhas" mas não sei se aí vende essa erva.

Chama-se "arruda", você faz tipo um chá com as folhas da arruda e borrifa na planta. Mata essas pragas e a planta fica "na boa". É por isso que o pobre do hibiscus não estava se desenvolvendo.

beijos

Fernanda said...

Nunca tinha ouvido falar dos pulgoes tambem, e olha que prestei atencao direitinho nas aulas de biologia hehehe...nao mencionaram isso nas minhas!
Beijos!!!!

Anônima said...

tb nao gosto disso... ahahaha
Tenho pavor.

Lu, me passa seu email que envio a fotos

bjs

Anonymous said...

Lu, esse cha de arruda é bom mas se vc quiser sua plantinha bonita de novo é só comprar spray antipulgão na mesma loja onde adquiriu o hibiscus. Não joga a coitada fora não ela só precisa ser tratada. bjs.........judy k

Mila Viegas said...

As joaninhas são ótimas, pois elas se alimentam desses predadores. Assim, muitos agricultores adoram este papel que as joaninhas desempenham, o que teoricamente evita o uso de inseticidas.

Além de serem foférrimas, elas têm um papel importante como predadoras, pois são assim desde a sua fase de larva. Então são controladoras naturais dessas praguinhas que ficam chateando as coitadas das plantinhas. É tão raro ver uma joaninha, né? Pelo menos eu não as vejo sempre!

beijos

Eduardo said...

Lucinha nao precisa jogar a planta fora; va no Trade Horn (perto de onde era o Morris e do movie show case) que la tem inseticida spray para esse bicho.

Mila acho que por aqui nao tem arruda.

beijos
dad

Luciana Håland said...

Ai, me arrepiei toda lendo esse negócio das formigas, joga mesmo fora, se a planta não vinga mais, está empestada de bicho, formigas rondando, melhor se livrar dela.
Nunca vi esses bichos também não. Mas nem vou ler os comentários pra saber porque fico meio agoniada com essa história de insetos.
Beijo

Flávia e Anderson said...

afffff. é nessa hora que levo ao pé da letra o rótulo de rabugento...

pow. nas aulas de biologias só queria saber do sistema reprodutor feminino... hehehehe...

Mila Viegas said...

Pois é Eduardo, imaginei que não tivesse mesmo. Uma pena, porque daria um jeito rapidinho nos pulgões.
Abraços

Bia Mendonça said...

Lu, ontem eu estava deitada lendo um livro quando de repente no meio das palavras, aparece um bichinho minusculo. Eu atirei o livro longe e fiquei tão agoniada q fui dormir na cama do outro quarto!

Sonho Meu said...

Adoro mel...mesmo que seja vomito de abelha...formiga nao tenho medo, mas barata nem pensar e nem sonhar. Ah e dizem que barata mesmo sem a cabeça ainda pode viver 9 horas a frente e so morre mesmo, porque nao consegue se alimentar. Tambem pudera, cade a cabeça?
bjs,
me

Beth/Lilás said...

E aí, o que fez com a plantinha?
Quanto ao mel não quero nem pensar que é vôito de abelhas, pois adoro isso de manhã com pãozinho.
bjs cariocas

Liza Souza said...

Lu, tbm sou assassina de plantas. Nao levo o menos jeito, gosto mesmo de cuidar eh de animais, pq desses eu entendo bem. hahahahahahahaha
Tbm jogaria no lixo.
Beijos e um lindo fim de semana!

Susi^Â^ said...

kkkk....
Vai lá no meu jarim, mas só pra olhar tá? bj