Thursday, July 16, 2009

Verao frio

Hoje foi o primeiro dia que sai de casa as 6 da manha pra ir trabalhar, sem ter que precisar colocar um casaco. Fiquei ate meio abobada! Esse ano inteiro tem sido muito frio. Ja estamos no meio do verao e as temperaturas ainda nao conseguiram passar dos 30C. Normalmente chegam e passam dos 40C com umidade alta e tudo que temos direito, mas nao esse ano.

Meu 'uniforme' desses ultimos meses tem sido jeans atras de jeans e um casaquinho de manha e de noite. Vestido, saias, shorts? O que eh isso mesmo, rs? Se bem que hoje foi excessao. Uns dias atras Al me perguntou se eu sabia o pq dos dias, ou melhor, das noites desse verao terem sido tao frias e disse que leu a respeito de ser devido a baixa atividade solar; devido aos "sun spots". Fiquei super curiosa sobre isso, pois nao lembrava de ter estudado a respeito (esqueci muuuita coisa que estudei no primeiro e segundo grau - isso que da nao prestao muita atencao nas aulas da epoca). E la vai eu pesquisar pela internet afora sobre essas manchas solares.

Pelo o que entendi, parece que a atividade solar tem estado quietinha e se for resumir bem, parece que quando essas manchas solares estao presentes em grandes quantidades no sol, o clima do planeta fica mais frio do que quando nao existem.

Achei varios artigos otimos em ingles, mas ja que nao tenho tempo agora de traduzi-los, deixo alguns links aqui pra quem se interessar. E tb uns textos que achei em Portugues que descreve esse fenomeno e tb falando o que sao essas manchas solares (pra quem esqueceu o que aprendeu nas aulas de ciencias - eu sou uma das que tinha esquecido mesmo).
http://www.marketoracle.co.uk/Article5131.html
http://wattsupwiththat.com/2008/02/13/where-have-all-the-sunspots-gone/

Fonte do texto abaixo: http://www.zenite.nu/
A contagem das manchas solares, regiões onde ocorre uma redução da temperatura e pressão das massas gasosas, fornece a cientistas e entusiastas informações importantes sobre a atividade solar. Quanto mais manchas, mais intensos os campos magnéticos locais e maior a possibilidade de alterações na ionosfera terrestre, influindo nas comunicações de longa distância aqui na Terra.

Mas afinal, o que são as manchas?
CONHECIDAS DESDE A ANTIGUIDADE, sua origem já foi erroneamente atribuída a nuvens, pequenos planetas perto do Sol e até mesmo montanhas em sua superfície. Hoje sabe-se que estão intimamente relacionadas ao campo magnético do Sol, cuja intensidade média é de 1 Gauss, mas pode atingir milhares de Gauss próximo às manchas. O Sol não é um corpo rígido. Formado sobretudo por gás hidrogênio na forma de plasma (uma espécie de gás ionizado), o Sol tem uma rotação diferenciada em função da latitude.

Uma região equatorial leva cerca de 26 dias para completar uma volta, enquanto próximo aos pólos a rotação pode chegar aos 30 dias. Provavelmente esta é a principal causa das manchas. A cada rotação as linhas do campo magnético do Sol aproximam-se mais e mais uma das outras, arrastando consigo o plasma. Chega um momento em que as linhas se reconectam, com tremenda liberação de energia. Ocorre então a expulsão de matéria da fotosfera (a camada visível do Sol) na direção das linhas de campo magnético.

As regiões em que os laços magnéticos saem e retornam à fotosfera possuem polaridades magnéticas opostas e nelas surgem as manchas solares, com temperatura média de 4.300K (contra os usuais 6.000K nas regiões ausentes de manchas). Na verdade as manchas não são negras. Elas possuem uma coloração avermelhada, parecendo escuras apenas por causa do contraste com as regiões vizinhas.

As manchas solares podem surgir isoladas ou em grupos, quando então o campo magnético associado é bem mais intenso. Os grupos de manchas ressurgem em intervalos de cerca de 11 anos, período conhecido como ciclo solar. O tamanho das manchas varia bastante, sendo geralmente maiores que o nosso planeta. Elas são medidas em termos de milionésimos da área visível do Sol. Uma mancha é considerada grande quando mede entre 300 e 500 milionésimos do disco solar. A maior já registrada foi em 1947, com 6.132 milionésimos, ou quase 1/7 do disco solar.

Tempestades no Sol
No auge da atividade dessas regioes perturbadas manifesta-se uma rápida, porém colossal explosão chamada labareda solar (ou solar flare, em inglês). Um indicativo da iminência de um flare é o rápido aumento da área ocupada por um grupo de manchas, comuns nos períodos de máximo solar. Durante os períodos de máximo ocorrem muitas tempestades solares (o que não significa que nos períodos de mínima atividade elas não aconteçam!).

Ejeções de massa coronal do Sol podem atingir a Terra. Ao interagir com o campo magnético do planeta elas produzem o espetáculo das auroras, mas também perturbam os instrumentos de orientação de satélites em órbita, podem interromper as comunicações de longa distância, os serviços de GPS (posicionamento global por satélite), ou até mesmo provocar apagões em cidades do norte da Europa, Estados Unidos e Canadá. Tempestades solares também podem ameaçar a saúde dos astronautas em órbita, caso eles estejam realizando atividades do lado de fora de suas naves.

E tb achei esse texto abaixo em ingles falando do clima ser mais frio devido a essas manchas, datado dia 13 de Setembro de 1914 - Copyright © The New York Times© The New York Times

Officials of the Weather Bureau and students of sun spots at the US Naval Observatory are atrributing the present cold weather to the very large spots now present on the sun. These spots appear, the records indicate, in regular cycles, and corresponding meteorological reports indicate that when the spots are present in great size the weather becomes cooler and that when there are no spots on the sun the weather becomes very warm. There are variations, due to local terrestrial conditions, from this rule.

The Navy dpmt today issued this bulletin on the presence of the sun spots: Two remarkable sun spots were photographed at the US Naval Observatory at noon on Spt. 9 and 10, since which time the sun has been continuously obscured. "At noon on the 9th, one spot was just showing on the eastern edge of the sun, while the other spot was in the sun's southern hemisphere. By noon of the 10th, the revolution of the sun had brought both spots well into view. these spots are some 25,000 miles across and should be plainly visible to the unaided eye, protected by shaded or smoked glass, when the weather clears.

6 comments:

Amara Ribeiro said...

Nossa, que legal...mas será que demos isso mesmo ou será que eu tb não prestava atenção nas aulas de ciências...kkkkkkkk Se bem que era uma das matérias que eu mais gostava...kkkkk
Depois vou ler com calma!
Love u!

Mila Viegas said...

Que interessante! Eu tb nao me lembro de ter estudado sobre isso nao.. rsrs. É uma vergonha dizer isso já que sou Bióloga formada, mas nem tudo a gente estuda na faculdade (não teria tempo para tanta coisa!). Certamente se eu tivesse continuado nessa profissão saberia mais a respeito com certeza!
Aqui tb tem estado bem friozinho, mas estamos no inverno né?

beijocas

Mile said...

Tb nao me lembro ter estudado isso nao, mas obrigada pela liçaozinha.
Aqui amanhece friozinho(mas nao ao ponto de vestir um casado, é algo agradável) tb. Aliás estou amando esse verao, nao faz taaanto calor e podemos dormir bem a noite sem ventilador nem nada. Ah se todos os veroes fossem assim!
Bjoks

Sonho Meu said...

Espero que quando os spots solares aumentarem demais, eu ja seja uma das estrelas no ceu, pois atualmente eu não vivo sem a vitamina D e os raios solares, que é bom pra minha osteoporoses.
bjs,
me

Luciana Håland said...

Muito legal essas informacões, obrigada por postar.
Aqui só chove, e sol que é bom pra animar as plantinhas e a gente poder se espalhar pelos jardins e pelas ruas, não tem dado as caras. Ontem ainda fizemos um passeio, mas somente com sol parcial, hoje a chuva voltou com gosto.
Beijo

Eduardo said...

Muito bom o seu comentario, Lucinha. Eh importante que se saiba um pouco de ciencia para se entender melhor os fenomenos que nos cercam e fico orgulhoso em ver que voce se interessa por isso, alem dos outros assuntos.
Um dos efeitos mais criticos das manchas eh a interferencia nos satelites e comunicacoes. Ainda bem que temos o campo magnetico da Terra para nos proteger das irradiacoes de grande intensidade do Sol, caso contrario nao poderia haver vida neste planeta.
Isso ai, gente: blog da Lucia tembem eh cultura...
Beijos
dad