Monday, July 20, 2009

Viajando com as fotos

Estava lendo uma revista um dia desses e vi uma foto tao cativante daquela atriz Minnie Driver com seu filhinho! Tentei acha-la na internet, mas nao consegui e talvez eu ate compre a revista so pra te-la (e assim poderei coloca-la aqui). Essa foto mostrava essa atriz segurando seu filho no colo e ele brincando com seu colar. Voces podem perguntar: "Mas o que ha de especial nisso?". O especial da foto foi como o fotografo foi capaz de conseguir capturar o momento e como ela olhava pro seu filho com uma expressao de amor tao grande! Achei lindo e tenho certeza de que nem percebeu que tiraram essa foto, por estar tao envolvida no momento. Foi uma foto que consegue te transmitir claramente o sentimento do momento.

E eh por isso que amo fotografia. Voce consegue captar e registrar esses momentos unicos e especiais que ficariam perdidos e esquecidos no tempo de outra maneira. Eh algo que te faz conseguir voltar no tempo e reviver aquele especifico momento novamente ao reve-las. Eu sempre gostei de foto espontanea, aquelas que voce pega a acao, o sentimento, o clima do momento - aquelas que praticamente sozinhas te contam uma estoria. Pena que nao tenho muitas dessas de mim e a maioria sao posadas, pois ninguem da minha familia gosta muito de tirar fotos e eu normalmente tenho que implorar, ja que sou a fotografa (a nao ser meu pai. Ele tira as milhoes de fotos minha que peco, pra conseguir uma boa, sem reclamar, rs).

Algumas fotos raras e espontaneas minhas: No casamento da minha cunhada e no Brasil uns meses atras com meu hilario amigo Marcio.










Num spa/resort que fui com o Al, fazendo carinho num cabrito e minha mae com o cao-cao Peanut.












E vendo umas fotos no blog da Lu, tb me fez ficar aqui ponderando a respeito. Eu nunca fui a Noruega (onde ela mora) e nem conhecia essa cidade que ela foi visitar, antes de ver suas fotos. Fiquei aqui pensando em como muitas vezes, essa oportunidade de conhecer lugares diferentes do mundo so eh atravez de fotos ou filmes mesmo e como eh interessante termos essa oportunidade. Saber que existe uma casinha exatamente daquele jeito na beira de um rio, que foi decorada com vazinhos de flores pendurados na varanda, dando um toque pessoal e revelando a personalidade daquele morador... pode ate parecer bobeira, mas eh um lugar que nunca imaginava que existia e agora sei que sim.

Decidi sobre quais lugares que quero visitar e conhecer nesse mundo afora devido as maravilhosas fotos que vi de pessoas que ja foram la. Meu sonho eh conhecer a Africa do Sul, pra mim nao existe lugar mais lindo no mundo e por que acho isso? Pelas fotos mostrando a realidade do local, os animais no seu ambiente natural, as praias e tudo mais.

Eu posso dizer que me perco e viajo completamente quando vejo fotos. Observo cada detalhe, cada expressao, observo as coisas ao redor do "subject" ou aquele principal e tb nos fundos... sempre gostei de ver fotos bem devagarinho e os que me conhecem sabem que nao devem me apressar. Se for pra ver algo rapido, sem prestar atencao e somente virando paginas de albuns correndo, nem vale a pena e eh melhor nem me mostrar.

Na epoca de faculdade tinha sonho de trabalhar pra aquela revista National Geographic - viajar o mundo afora tirando fotos. Mas... nao queria acabar como uma estatistica dos profissionais dessa revista: uma porcentagem altissima deles divorciados, rs (de acordo com uma estatistica que li a respeito na epoca). Se pudesse levar o marido de tira-colo, seria o maximo. Mas... nao preciso trabalhar pra eles pra viajar pelo mundo afora e aumentar minha colecao de fotos. Com certeza sera algo que estarei fazendo em breve, pois eh um dos meus sonhos a riscar da minha listinha!

11 comments:

Bia Mendonça said...

Eu gostava muito de tirar fotos antigamente. Hoje em dia, acho que perdi um pouco disso. Minhas favoritas sempre foram as fotos espontaneas... sempre achei que ficam mais bonitas e sem sombra de duvidas mais especiais por captar momentos que não são forçados ou premeditados.

bjs

Anônima said...

Lu, eu tb adoro fotografias e adoro mais ainda quando consigo captar momentos unicos e inesperados, sabe?

Mile said...

Amo fotografia, herança da minha mae que é igual, ela tira foto de tuuuudo. Mas nao tenho a técnica de como tirar boas fotos em bons ângulos, adoraria fazer um curso.
Lu, viajar é a melhor coisa do mundo, enriquece tanto e espero que vc possa fazê-lo rapidinho e desbravar este mundao. Adiciona Espanha(sul) aí na tua lista viu.
Bjoks

Virgínia said...

As fotos são as nossas melhores lembranças... acho que num incêndio, isso seria a primeira coisa que eu tentaria salvar! Por isso eu deixo tudo juntinho! srsrsrrsrs Bjss

Mila Viegas said...

Eu tb amo fotografias e você disse bem: as espontâneas são as melhores! As vezes me irrita um pouco quando a pessoa vai tirar uma foto e diz assim: "Olha pra cá!"... rrsrsrs.. perde o encanto do momento mesmo. Não tenho muitas fotos espontâneas não, aliás me deu até curiosidade de procurar por aqui nos meus arquivos. Se eu encontrar, coloco lá no blog!
Super beijos!

Liza Souza said...

Lu,
tbm adoro fotografias e um dos meus sonhos eh fazer um curso e trabalhar fotografando noivas. Tbm gosto de fotos espontaneas que demonstram o sentimento, mas aqui em casa ninguem gosta de tirar foto, entao nao tenho muitas assim. Engracado que hoje qdo tava voltando da aula, pensei que queria estar com a camera para tirar fotos de umas casinhas pelo caminho, cada paisagem de tirar o folego. Mas com o Miguel fica complicado pq ele mexe em tudo. hehehehehe
Ah, vc perguntou se eu recebi seu comentario la no blog. Recebi um sobre a comida que o Miguel colocou no sapato e um outro sobre o dia do amigo. Foram só esses? Ah, tenho certeza que vc vai adorar conhecer a Lu pessoalmente. Ela eh uma pessoa linda, dona de um coracao enorme. Espero que possamos nos encontrar de verdade.
Beijos,
Liza

Beth/Lilás said...

Todas são unânimes na paixão pela fotografia, claro, isso aumentou ainda mais depois que a tal maquininha digital apareceu. A gente quer clicar tudo e nada passa despercebido mais.
Eu vivo com a minha dentro da bolsa e não é das pequeninas, mas não gosto quando a esqueço, sempre aparece algo que vale a pena.
bjs cariocas

Elianne Goff said...

Eu tambem amo fotos, registrar momentos unicos, eu ando com minha camera na bolsa normalmente, as vezes esqueco quando mudo de bolsa.
O Brian ate brinca comigo que eu sou tipo turista asiatico que tira fotos de tudo, ate do poste, pode ??? hehehe
No meu blog quase sempre quando faco um post tem uma foto acho que enriquece o que eu escrevo.
Minha step daugther e fotografa tambem ela faz shots muito interessantes e criativo. Se quiser faca uma visita por la :

www.shelbiegoffphotography.blogspot.com

bjs,
Elianne Goff

Perdida pelo mundo said...

Eu também adoro fotos, e apesar de me ter rendido às digitais, não há nada como as fotos em formato papel, é outra coisa, tem outro charme.

Adoro pegar um albúm e folhear e lembrar de cada momento de cada foto, e o melhor é que tenho uma memória olfactiva muito grande, então viajo mesmo, chego a sentir os perfumes que senti nesse dia.

bj

Eduardo said...

As fotos guardam momentos preciosos; eu gosto de reve-las para voltar aqueles momentos. Felizmente temos a Lucinha para coordenar todo esse acervo.
beijos
dad

Mila Viegas said...

Concordo com a Beth, que a paixão pela fotografia certamente aumentou com o acesso à câmeras digitais. No meu caso, desde quando ainda estava dentro da barriga da minha mãe eu já era fotografada... rsrs. Temos álbuns e álbuns de fotografias de quando éramos crianças, em todas as posições e ações possíveis (tomando banho, usando pela primeira vez o "troninho".. rsrs, comendo a primeira papinha, dando os primeiros passos, etc.). Quando eu comecei a namorar o Fabio achei estranho a família dele ter poucas fotos guardadas e conservadas, pois na minha família sempre tirávamos muitas. Já era costume isso! E confesso que prefiro as fotos impressas do que simplesmente baixadas no computador.

beijos