Tuesday, July 7, 2009

We need to care more

Fui dar uma pausa aqui no computer pra comer alguma coisa e peguei a ultima meia hora do tributo/memorial que faziam hoje ao Michael Jackson. Que triste! Chorei com as palavras da Brook Shields, chorei com as palavras da familia bem no finalzinho e principalmente com as palavras do seu irmao Marlon e sua filha Paris. A dor de perder alguem que amamos eh indescritivel.

Comecei a escrever um post com um assunto parecido umas semanas atras e acabei nao publicando por ter parado no meio. Sabia o que queria dizer, mas nao estava conseguindo me expressar. Hoje, agora mesmo, posso dizer que vendo esse tributo ao MJ, me inspirou em colocar pra fora meus pensamentos.

Antes de falar sobre eles, deixa eu explicar aqui, o por que a sua morte me tocou muito. Nao foi por que o Michael Jackson foi um dos maiores artistas que ja existiu ate hoje. Nao foi por que perdemos alguem com um talento imesuravel, mas sim por ele ter sido uma pessoa infeliz.

Voce ja parou pra pensar no como nossa vida passa num piscar de olhos? Um dia estamos aqui, no outro, nao mais... E o que fazemos com ela ao longo de nosso caminho? Muitos frequentemente nao dao valor ao que eh realmente importante. Nao prestamos atencao na delicadesa de uma flor, num espetaculo de um nascer ou por do sol, da magestude do oceano e das montanhas ao nosso redor. Nao damos o devido carinho e atencao a um animalzinho, a nossos filhos e aqueles que amamos devido a uma vida corrida. Estamos sempre deixando as coisas pro amanha, mas e se nao hover o amanha?

O ser humano eh capaz de um amor tao bonito, mas ao mesmo tempo de atrocidades tao grandes! Ele julga, culpa, assume as coisas, ridicula e odeia o proximo. Por que e pra que isso? Nao da pra entender o por que de alguem tratar uma outra pessoa mal, o por que eh grosso sem motivo nenhum. Vejo isso muito frequentemente, ate mesmo nos blogs. Sempre tem aqueles deixando comentarios zangados, com raiva ou simplesmente atacando o outro por motivo nenhum. Por que tanto odio nesse mundo? Somos todos iguais, todos seres humanos, sabe? Quando sera que vamos respeitar nossas diferencas e nosso individualismo? Nossa raca, opinioes, religiao, preferencia sexual, cor, crencas, sotaques, culturas e ate mesmo os animais, a natureza, o nosso proprio planeta?

Ja percebi que muitas vezes quando passamos por um momento dificil, acabamos sendo grosso meio sem perceber, mas o importante eh lembrar que essa outra pessoa ali na sua frente, tb tem sentimentos e muitas vezes, nao tem nada haver com seus problemas. Entao por que nao um sorriso? Pq nao um ato ou palavras amigas e simpaticas? Isso eh contagiante! Se voce trata alguem bem, com um legitimo sorriso no rosto, vai com certeza alegrar o resto do dia dessa pessoa o que em consequencia, transmitira essa energia positiva pro proximo. E como eh bom saber que uma palavra de apoio, amiga e de conforto, uma palavra de motivacao e gentil conseguiu transformar o dia de alguem. Um sorriso eh contagiante!

No caso do MJ, se coloquem no lugar dele. Como sera viver sem poder dar uma caminhada tranquila num parque, sem poder ir num shopping, ou mesmo num simples restaurante pra curtir a companhia de familia e amigos? Agora imagina voce sendo constantemente julgado, acusado de coisas que jamais faria, ridicularizado a todo momento e por onde fosse. Realmente tente imaginar viver desse jeito? Eu me sinto sufocada so de pensar, pois prezo demais a minha liberdade.

O que eu nao entendo eh justamente esse comportamento das pessoas. O que sera que ganham julgando e acusando alguem falsamente? Assumindo certas coisas a respeito do outro, baseados em pequenos atos mal entendidos, construindo essa raiva e rancor dentro do seu proprio coracao devido a invencoes ou mentiras? Por que nao se colocam no lugar da outra pessoa pra ver que essa tb tem sentimentos? Que vai chorar e ficar triste quando alguem o magoa, quando alguem o ataca com palavras, quando alguem o despresa ou o trata mal.

Nao posso dizer que nao sou culpada, mas sou grata por ter aprendido essa licao bem cedo na minha vida. Em conseguir hoje em dia tentar entender os outros, me colocar no lugar deles, saber que tem sentimentos e que qualquer palavra ou acao da minha parte, podem afeta-los de uma maneira positiva ou negativa. Sim, sou culpada de ja ter julgado, desprezado, ignorado algumas pessoas durante os meus 33 anos. Mas mudei. Certas coisas aconteceram na minha vida que me fizeram acordar e enxergar meus atos positivos e negativos. Hoje tento nao cometer os mesmos erros.

O que me deixa triste com a morte do Michael, eh que ele foi uma pessoa muito boa de coracao. Tao boa que muitas pessoas tiravam vantagem, faziam acusacoes graves pra conseguir dinheiro dele, entre outras coisas. Teve uma vida meio triste, sozinho e foi prisioneiro da sua propria fama. Mas que tb foi alguem que fez muita coisa boa nesse mundo, ajudando muita gente globalmente.

Por que nao nos importarmos mais um pouquinho um com o outro? Por que nao extender a mao ou uma palavra carinhosa mais frequentemente? Por que nao sorrir mais? Por que nao se entregar ao amor um pelo outro ou cultivar uma amizade que o leve a se sentir dessa maneira? Por que nao ajudarmos o proximo quando podemos?

Deixo aqui uma de suas musicas que mais gosto. Uma que me tocou desde a primeira vez que a escutei na vida. E espero que as pessoas consigam enxergar sua mensagem, que se quisermos fazer diferenca nesse mundo, devemos comecar com nos mesmos. Devemos comecar com a pessoa ali no espelho nos olhando de volta.



"Man In The Mirror"

Gotta make a change
For once in my life
It's gonna feel real good
Gonna make a difference
Gonna make it right

As I turned up the collar on
A favorite winter coat
This wind is blowin' my mind
I see the kids in the street
With not enough to eat
Who am I to be blind
Pretending not to see their needs

A summer's disregard
A broken bottle top
And a one man's soul
They follow each other
On the wind ya' know'
Cause they got nowhere to go
That's why I want you to know

I'm starting with the man in the mirror
I'm asking him to change his ways
And no message could have been any clearer
If you wanna make the world a better place
Take a look at yourself and then make a change,

I've been a victim of
A selfish kinda love
It's time that I realize
There are some with no home
Not a nickel to loan
Could it be really pretending that they're not alone

A willow deeply scarred
Somebody's broken heart
And a washed out dream
They follow the pattern of the wind ya' see'
Cause they got no place to be
That's why I'm starting with me

I'm starting with the man in the mirror
I'm asking him to change his ways
And no message could have been any clearer
If you wanna make the world a better place
Take a look at yourself and then make a change

I'm starting with the man in the mirror Man in the mirror, oh yeah)
I'm asking him to change his ways, yeah
No message could have been any clearer
If you wanna make the world a better place
Take a look at yourself and then make the change
You gotta get it right, while you got the time
'Cause when you close your heart
(You can't close your, your mind)
Then you close your mind

11 comments:

Beth/Lilás said...

Toda razão, querida!
Hoje, diante do tributo, muitos devem ter parado para pensar sobre essa questão, pois na verdade, nunca pararam para ouvir o que ele tinha prá dizer, aliás a mídia não deu esse espaço. Vendia mais revistas e jornais com o escândalo.
Também vi toda a homenagem e fiquei emocionada por tudo que ele foi de talento e delicadeza. Uma pena, tão cedo!
beijos cariocas

Nani said...

Lu, concordo plenamente. Jah ouvi muitos reclamando que "soh se falam nele, mesmo depois da morte, que nao aguentam mais ouvir na tv, que jah morreu, morreu"... ou "ele fez muita coisa errada quando era vivo e agora ficam idolatrando ele".
Minha opiniao: nao acho que nada do que ele foi acusado foi realmente provado. Ele eh idolatrado hoje pelo seu trabalho, pelo seu talento, que vem desde pequeno, uma coisa eh julgarem ele por atos, outra menosprezar o talento dele por causa dessas acusacoes, uma coisa nao tem nada a ver com a outra. Ere era um idolo sim, e continuara sendo, merece mesmo ser idolatrado.

Eu tb estou triste com a morte dele, mas nao apenas porq era Michael Jackson, mas porq ele eh um ser humano, que perdeu a vida jovem, deixou filhos, e pessoas que o amavam e que sentirao a falta dele. Me sinto triste assim como me sentiria por qualquer outra pessoa que perdesse a vida.

A morte nao deve ser encarada como Punicao pelos atos de uma pessoa enquanto era viva.

Tb penso como voce, tento me colocar no lugar de outras pessoas antes de julgar, antes de acusar. Tb nao sou perfeita e jah fiz coisas muito erradas, mas aprendi com meus erros, e aos poucos vou melhorando como ser humano. Quero o bem do proximo assim como quero o meu proprio.

Parabens pelo Post Lu.

Que Michael Jackson descanse em paz!

Beijos

Cynthia Zanon said...

O jeito que vc se sente em relacao a ele eh exatamente da mesma forma que eu sinto....nao preciso dizer novamente, vc explicou muito bem. Eu nunca fui super fa, mas gosto de muitas musicas e acho que ele sofreu demais na vid,a mesmo podendo ter o mundo as maos. Tambem concordo que era infeliz, e que tinha um coracao bom...e que por isso muitos tomaram vantagem. Eh por isso que tbem chorei hoje...e muito pra falar a verdade. Eu to eh cansada de tanta injustica...

Sonho Meu said...

Ultimamente to falando a toda hora pras pessoas que eu amo..."I love you", igualzinho os americanos fazem as vezes ate no automatico, mas tem que falar mesmo, porque a gente tá aqui de passagem e no finalzinho da trilha todos vamos pro mesmo lugar.
Nao vi o funeral dele, mas li no jornal que foi emocionante. Que ele va com Deus, pois sua missao aqui na terra, valeu pelo que ele soube transmitir de alegria, apesar de ser um homem muito conturbado.
bjs,

Mile said...

Ele é a prova que o dinheiro nao traz felicidade. Foi uma pena a vida deste pobre milionário. O que eu mais prezo na minha vida é a liberdade, nao há dinheiro no mundo que pague por isso. Eu sempre digo, ser famosa nao é pra qualquer um, eu nao suportaria.
A idade nos ensina muito, no meu caso me ensinou que a felicidade nao está num carrao, em ter milhoes de joias, nem ter roupas de marcas, as pequenas coisas valem mais que tudo isso.
Bjoks...adorei o post

Eduardo said...

Lucinha, a morte sempre eh um tema triste. MJ foi um grande artista, assim como outros, e deixou um legado musical que sera sempre lembrado. Quanto a sua vida particular, aparentemente infeliz, nao podemos esquecer de que somos responsaveis pelos erros que cometemos e principalmente se persistirmos neles. Devemos estar sempre aprendendo com a vida e buscando sempre melhorar. O primata evoluido que somos ainda tem muito que evoluir. Os sentimentos de amor e raiva sao parte do legado de nossa especie e foram responsaveis por nossa sobrevivencia, por isso estao localizados em uma parte do cerebro muito apropriadamente chamada sistema reptiliano. Claro que com a civilizacao ja nao dependemos de nossos instintos agressivos para viver, porem nao se pode eliminar tendencias que sao o resultado de milhoes de anos de evolucao. A civilidade que aprendemos permite-nos conviver bem com a sociedade. Muitos, porem, deixam aflorar o instinto agressivo mesmo sem perceber, dai as criticas destrutivas, odios, raiva e violencias sem fim que vemos todos os dias. A melhora de comportamento eh um processo lento, resultado de educacao, estudos e respeito aos outros animais.
Voltando ao MJ, ele infelizmente se perdeu em sua rejeicao ao seu aspecto fisico original e acabou virando mina de ouro para a midia, sempre atenta a bizarrices e comportamentos esquisitos e assim, o seu valor artistico foi esquecido.
Em tempo: dentro dos artistas modernos ainda dou mais valor a John Lennon pois alem da musica, a letra possui valor filosofico muito grande (como por exemplo em: "Imagine")
beijos
Dad

Ellie said...

Amei o post. Tambem fiquei muito triste com a morte do Michael Jackson. Ele realmente era uma pessoa de bom coracao, mas mal compreendida. Espero que agora ele tenha paz.

Liza Souza said...

Amiga, adorei o post. Fico feliz de tbm ter aprendido essa licao bem cedo na minha vida e posso dizer que mesmo morando longe, aproveito o maximo minha familia e amigos e dou o melhor de mim para as pessoas. Claro que as vezes acabamos cometendo erros, falando coisas que nao deveriamos, mas existe o perdao onde há amor. Aproveito a minha vida como se o amanha nao fosse chegar, e tento aprender sempre e acima de tudo ser humilde e respeitar os outros. Para mim eh isso que faz a vida valer a pena.
Beijos,
Liza

Anônima said...

Tb chorei e fiquei muito emocionada... a vida e tao curta, ne? As vezes esquecemos que temos que dizer tudo isso quando estamos vivos

Mila Viegas said...

Vi umas partes do Tributo e sinceramente, mesmo não cabendo a mim julgar ninguém, não senti sinceridade nas falas e apresentações de muitos que ali passaram. Não digo todos!
A realidade é que muita gente está aí para se aproveitar de determinadas situações, levar vantagem aproveitando as fraquezas do outro, enfim... Realmente não enxergam muitas vezes o outro com humanidade.
Nem gosto de falar sobre isso justamente por acabar me colocando numa posição julgadora. Enfim...
Acho uma enorme perda e acho que, concordando com o seu pai, MJ se perdeu dele mesmo muito mais cedo do que imaginamos.
Ao mesmo tempo que me emocionei e fiquei triste assistindo ao tributo, tive vontade (se isso fosse possível) mandar muita gente dali calar a boca!

beijos

Fernando Valente said...

Tou vendo o interro aqui na CNN agora. Até hoje me lembro do dia que ele morreu. Nunca vou esquecer isso. He's my favorite singer. :(