Saturday, December 5, 2009

Atraso

Estava lendo um artigo numa revista umas semanas atras sobre atraso. E teve uma mulher que mencionou que ate perdeu a amizade de uma amiga por essa estar sempre atrasada. Marcava algo e horas mais tarde a outra resolvia aparecer. As vezes nem mesmo aparecia, sem sequer um telefonema e quando essa mulher tentava entrar em contato com ela, ela nunca atendia o telefone. E mencionou que ate pro seu proprio casamento, cha de panela e tudo mais, ela apareceu umas 3 horas atrasada.

Isso pra mim eh uma tremenda falta de respeito com a pessoa. Entendo que certas coisas inusitadas podem acontecer e voce ter que desmarcar ou entao chegar atrasada ao encontro, mas toda santa vez? Nao eh a toa que essas duas mulheres acabaram se afastando.

Al teve um amigo que fazia isso o tempo todo com ele. E faz um ano que eles nao se falam. Isso por que da ultima vez, esse cara tinha marcado de vir aqui em casa um certo horario, pra eles passarem o dia juntos. Uma hora se passou. Duas. Duas e meia e nada do cara atender o telefone quando Al ligava pra ele. E Al aqui... perdendo seu tempo esperando por ele, trancado em casa sem nada pra fazer. Ate que ele se encheu, entrou no carro, dirigiu uma hora e meia ate a casa do cara e ele atendeu a porta como se nada tivesse acontecido, obviamente ainda sonolento de sono umas 2 horas da tarde!

E Al foi franco com ele, disse que estava cansado dele fazer isso toda vez que marcavam alguma coisa juntos, que era falta de respeito e o carinha ficou todo ofendido. Quando Al me contou isso, achei ate engracado, pois ELE se ofendeu? E comecou a dizer que tinha trabalhado ate tarde, que seu emprego era uma M, que sua ex-mulher tinha feito isso ou aquilo, etc. Me poupe! Sempre as mesmas desculpas! Nao suporto quando as pessoas colocam culpa em outras coisas envez de assumirem responsabilidade pelas suas acoes. Custava entao desmarcar bem antes? Sera que quebraria a mao, se pegasse um telefone pra avisar o outro que estava sentado aqui esperando?

Eles acabaram brigando feio, por varios outros motivos e desde entao, ele desapareceu da nossa vida.

E Al nao tem sorte. Ele tem varios outros amigos super legais, decentes e que o respeitam, mas seu proprio irmao faz a mesma coisa que esse cara. Nao me levem a mal, eu adoro meu cunhado, mas ele eh meio irresponsavel e uma daquelas pessoas que vai vivendo, sem objetivos, sem ambicao, sem pensar no futuro... meio vagabundo. Ja ate comentei com Al que nenhuma mulher independente e forte o acharia um bom canditado. Eu ja estaria correndo pra longe se acabasse conhecendo um cara como ele um pouco melhor e soubesse da sua situacao. To fora. A pessoa do meu lado tem que ter determinacao, ambicao, planos e sonhos pro futuro e nao ser passiva e querer viver as minhas custas.

Voltando ao assunto: Al esta ali na sala, esperando pelo irmao ja faz duas horas! Ligava pra ele e ele nao atendia - provavelmente dormindo. Isso era umas 11 da manha. O cara mora tb ha uma hora e pouca daqui, mas ja era pra estar chegando aqui meio dia. Meio dia chega e nada dele atender o telefone. Cara, isso eh muita falta de respeito, eu juro que nao entendo!!!

Falei pro Al sair sem ele. Eu ate o acompanharia, mas tenho planos com minha irma e fiquei ate com pena. Al disse que estava com vontade de nem atender o telefone caso seu irmao ligasse. Entao Al saiu sozinho. Uns 10 minutos mais tarde, ele volta pra casa dizendo que seu irmao resolveu ligar dizendo que tinha acabado de acordar e estava vindo. E Al esta ali na sala, lendo, esperando pelo seu irmao. Eu ja tinha desmarcado, dado um esporro e continuaria na rua sozinha. E o pior eh que Al ja conversou com ele sobre isso. Ele melhorou durante um tempo, mas volta e meia repete o mal comportamento. Muito feio pro meu gosto!

Por que sera que as pessoas fazem isso?

13 comments:

Liza Souza said...

Lu,
tbm acho isso um desrespeito. No Brasil é comum todo mundo atrasar um pouquinho e sempre achei isso um saco. Os alemaes sao conhecidos pela pontualidade e aqui o ideal é chegar uns 15 minutos antes para qualquer compromisso. Acho que o minimo que se pode fazer quando se atrasa é dar um telefonema e avisar a pessoa que está esperando e explicar o que houve. Mas, tem gente que nao se toca mesmo e vê atraso como uma coisa normal. To aqui super irritada com o irmao do Al! rs
Beijos e um lindo fim de semana!

Fernando Valente said...

As pessoas acham que os outros tem que se f**** pra poder se adaptar a esse tipo de coisa. :(

Felina said...

tb não consigo pensar em mais além de falta de respeito ao próximo e por pensarem que o mundo deve girar ao seu redor, não vejo outra explicação.
eu sou neurótica por horário, pior que amigos nos deixando esperar, são professores que nunca começam a aula no horário, tô passando por isso agora e reclamar não adianta, pq eles usam a desculpa esfarrapada do trânsito, pode isso?
Raiva incomensurável desse povo sem respeito.

Mila Viegas said...

Atitude feia mesmo.. falta de consideração com o outro que está esperando. Eu odeio esperar e quando marco faço tudo para chegar na hora e caso atrase eu ligo avisando que já estou chegando.
Tb não entendo porque as pessoas agem dessa forma. Quando eu tenho um compromisso chego a ficar estressada para chegar na hora certa.

Wilma said...

Lucia, penso que fazem isso porque encontram pessoas assim como o AL, eu coloco um limite e se não me ligar dando uma explicação pelo atraso não espero e que marque outro dia, imagina esperar por mais de uma hora de atraso, é demais!!

Lucia Cintra said...

Wilma, Al nao tolera falta de respeito e quando algo tem que ser dito, ele o faz. Tanto que seu ex-amigo nao faz parte mais da nossa vida. Agora com o irmao, ele tem uma tolerancia maior, pois eh irmao... Acho que me incomoda mais do que incomoda ele. bjos

Bia Mendonça said...

Alguns minutos de atraso é até aceitável, mas isso ai não, isso ai que vc falou já é uma super falta de respeito, falta de compromisso...
Se vc vai se atrasar o minimo é telefonar para pessoa e deixar ela sabendo. Eu sou meio atrasada, mas coisa de minutos, nunca de horas e deixar a pessoa plantada. Se fizessem isso comigo, eu provavelmente, toda vez que a pessoa quizesse encontrar comigo, eu iria, mas ia marcar com outras pessoa tb.

Boa sorte por Al!
bjs

Anonymous said...

Não é... Por que as pessoas fazem isso?

É... Por que Al deixa que as pessoas lhe façam isso?

Se Al marcar e der um prazo digamos de 10 minuotos e a pessoa não aparecer e Al sair de casa e não atender ao telefone, Al não se sujeitará ao abuso. Simples assim. Falo por mim... recuso-me a ficar à mercê de gente folgada.

Se marco um encontro num restaurante e a/s pessoa/s não aparerce/m no horário marcado, vou pra mesa e faço minha refeição. Se marco de alguém vir à minha casa, a pessoa aparece a hora que lhe der na telha, não atendo a porta. Ignoro o telefone. Se eu for à casa de alguém para um jantar e já está passando 30 minutos da hora de servir o jantar pq estão esperando por gente folgada, digo que estou com fome, peço algo pra acompanhar um copo de vinho (costumo levar meu vinho a jantares mesmo qdo dizem que não precisa) e assim vou começando a comer...

As pessoas nos tratam da forma como lhes permitimos que nos tratem. --Lisa

Lucia Cintra said...

Lisa, eu concordo contigo, mas como disse acima, ele nao tolera abuso. Uma ou duas vezes, mais ou menos tudo bem, mas ja na terceira ele corta (como aconteceu com o ex-amigo, alem de varios outros motivos).

Mas com o irmao ele tolera mais. E ja falou que nao era um 'big deal'. Ai eu respondi que entao nao era pra ele reclamar da proxima vez que seu irmao fizer a mesma coisa.

Se o irmao vai receber tratamento especial, entao que aguente seu comportamento, ne? Bjos

Sonho Meu said...

Acho uma tremenda falta de respeito o atraso de pessoas que acham que atrasar é cool.
Sou pontualissima e exijo o mesmo das pessoas.
bjs

Anonymous said...

Sonhar é Preciso... quem acha que atrasar é cool não entende nada de elegância e... questiono o caráter dessa gente.

Como podemos confiar em quem vive chegando atrasado/a? Repare na vida dessas pessoas... raras vezes não vivem atoladas em dívidas financeiras, pagamentos atrasados e por aí vai... repare... rs... rs... --Lisa

Dani dutch said...

OI Lúcia, uma coisa que tenho é o comprometimento, se marquei as 2, as 1:50 já estou lá esperando a pessoa, e tenhoa té meu relogio adiantado uns 10 minutos pra ter a certeza de estar sempre no horário marcado, o Chris é igualzinho, se ele não está no horário ele fica irritado e nervoso com ele mesmo ... bjusss

Cristiane A. Fetter said...

Lucia, penso exatamente como você, se não sabe brincar não vai para o play.
bjks