Monday, April 19, 2010

Ouse a sonhar - vol 7

As palavras têm poder
Anthony Fernando


As palavras têm poder, e hoje eu gostaria de compartilhar com vocês uma palavra que têm o poder para mudar vidas. Essa palavra da qual estou falando eh 'Obrigado'.

Na sociedade moderna de hoje, com suas vidas super corridas, muito poucas pessoas param e tomam consciencia de agradecer os outros. Isso eh algo lamentável porque, como Mae Teresa disse de uma forma tão eloquente ... "Há mais fome pra amor e apreciação neste mundo do que de pão ". Coloco aqui uma história verdadeira que demonstra o poder desta palavra pequena.

Um dia eu fui até o banco para depositar um cheque. Havia uma longa fila e a cada minuto de pe ali, essas pessoas da fila ficavam cada vez mais irritadas. Por alguma razão, havia apenas uma caixa disponivel, mas apesar da energia negativa dos clientes, a moça atrás do balcão estava fazendo um trabalho fantástico. Eu vi como ela cumprimentou cada cliente com um sorriso genuíno e fazia seu trabalho de uma forma rápida e eficiente. Quando chegou minha vez, tomei nota do nome em seu crachá e agradeci a ajuda.

Então eu fui para o balcão de informações e pediu um formulário de feedback do cliente. No formulário de feedback, eu escrevi algo assim: "Hoje eu recebi um servico excepcional da Michelle Hall no ramo tal e tal. Michelle foi simpatica, eficiente e muito profissional. A parabenizo pela sua ética de trabalho e eu acredito que ela é valiosa para sua empresa. Atenciosamente: Fernando, Anthony".

Poucas semanas depois, voltei para o banco e Michelle serviu-me mais uma vez. Ao processar minha transação, parou, olhou novamente para o meu nome e em seguida, com um enorme sorriso me disse que seu gerente havia lido os meus comentários sobre seu desempenho recentemente e que ela havia recebido uma promoção.

Fiquei muito satisfeito ao ouvir que os meus comentários desempenhou um pequeno papel em seu sucesso. Tomando o tempo para reconhecer a excelência e dizer obrigado é um verdadeiro exercício de win-win. A pessoa que recebe o agradecimento se sente apreciada e, ao mesmo tempo, você receberá um explosão de energia positiva em ajudar alguém a se sentir bem sobre si mesmos e o que eles fazem.

Passos:
Se você perceber que alguém está lhe prestando um grande servico, reconheca os seus esforços e lhe digam obrigado. Aqui estão algumas idéias que podem realmente fazer um grande impacto na vida das outros e, ao mesmo tempo fará você se sentir fantástico.

(1) Tome cinco minutos para preencher um formulário de feedback do cliente sempre que receber serviço excepcional.
(2) Envie um e-mail de agradecimento a alguém que o ajudou no trabalho.
(3) Envie um e-mail para alguém só para que eles saibam que eles estão fazendo um grande trabalho e envie uma cópia do e-mail para o gerente dessa pessoa.

Lembre-se de pequenas coisas fazem uma grande diferença e a palavra 'Obrigado' pode verdadeiramente mudar vidas.

5 comments:

Mila Viegas said...

Perfeito!!!
Eu sempre agradeço as pessoas quando tenho oportunidade. Sempre agradeço à atendente do mercado, mesmo que ela não esteja muito disposta a me servir... rsrsrs.

Sei que algumas vezes a atendente, por exemplo, pode não estar disposta a estar ali ou odiando o seu emprego. Mesmo sabendo que isto não é motivo para ela não atender bem aos outros, sei que eu não sou a culpada pelos seus problemas, por isso entendo que o problema não sou eu. Então, mesmo assim, ao final do atendimento lhe desejo um bom dia e digo obrigada. É impressionante como sua fisionomia muda e sinto que ela se sentiu bem com isso. Com o passar do tempo, por mais que ela não esteja num momento bom, ela sempre me atende bem.

Eu sempre cumprimento as pessoas que geralmente não costumam ser cumprimentadas e acabam passando por "invisíveis" aos olhares das outras. Por exemplo, eu sempre dava bom dia ou boa tarde para as faxineiras do meu antigo prédio. Eu percebia que os outros moradores passavam por elas como se ninguém estivesse ali... eu me sentia mal com isso. Todas as vezes que as cumprimentava elas sorriam de volta me oferecendo também um cumprimento. Era muito bom!

Complementando o texto do Anthony eu acho que mesmo quando um funcionário ou quem quer que seja não lhe trate mal ou desempenhe o seu trabalho bem, a gente deve cumprimentar e até mesmo dizer 'obrigado'. Isso pode mudar o astral da pessoa que, naquele momento, por alguma razão não está de bem com o mundo. Todos temos problemas e passamos por dias difíceis, mesmo que isso não justifique o comportamento do outro, não pode interferir em nosso próprio comportamento.

Beijocassss!!!

Mila Viegas said...

Poxa, eu tinha feito um comentário aqui mas acho que não processou! Humpf!

Então... eu havia escrito que sempre cumprimento e agradeço as pessoas e dei um exemplo sobre a atendente do mercadinho aqui próximo de casa. Uma vez, quando fui lá notei que ela não estava com uma cara boa, não devia estar num bom dia por algum motivo alheio ao meu conhecimento. Talvez estivesse descontente com seu trabalho, sua vida amorosa, enfim... ou estava na TPM mesmo. Isso não significa que deve tratar mal os outros, não justifica nenhum tipo de comportamento agressivo. Embora ela não tenha me tratado mal propriamente dizendo, sua cara amarrada mostrou certa antipatia.
Após pagar minhas compras, agradeci e lhe desejei um bom dia. Incrível como que de alguma forma isso fez diferença para ela, retribuindo minha gentileza e esboçando um sorriso. Não importa se naquele momento algo não estava bom para ela, mas todas as vezes que volto lá, sempre sou tratada com simpatia independente do humor que ela esteja. Afinal, seu problema não era comigo e sim com ela mesma, ou com seu chefe (sei lá!).

Da mesma forma, sempre cumprimentei as faxineiras do prédio onde morava. Esses profissionais, muitas vezes, se tornam "invisíveis" para a maioria das pessoas que passam por eles sem fazer questão de notá-los. Todas as vezes que eu saía para levar meu filho na escola e elas estavam ali pelo hall, eu falava com elas, mesmo que apenas oferecesse um sorriso silencioso. Sempre fui retribuída e creio que isso as fazia bem, já que grande parte dos moradores não lhe dirigiam a palavra.

Eu complemento o texto do Anthony dizendo que independente de alguém lhe atender bem ou ser simpático com você, é interessante mantermos um contato com a pessoa. Tão importante quanto ser reconhecido pelo que se faz é ser notado quando não estamos num bom dia e sorrisos são difíceis de brotarem dos nossos lábios. Simples atitudes como esta mudam, de certa forma, o astral da pessoa mesmo que naquele momento apenas. Acho que retribuir grosseria com carinho é o melhor caminho para não gerarmos conflitos e não nos envolvermos na energia negativa do outro. Embora pareça difícil essa manobra, é fato que ela bloqueia o ciclo vicioso do mau humor. Tratar as pessoas com carinho não significa que vamos imediatamente receber o mesmo em troca e, na realidade, o principal intuito nem é este e sim não modificarmos a beleza que trazemos dentro de nós através das atitudes rudes do outro. Se nos deixamos contaminar por um clima hostil é porque nos influenciamos pelo comportamento nada agradável de outras pessoas.

beijossss

Mila Viegas said...

hihihihihi... acabou publicando os dois comentários... rsrsrs. Ok!
bjos

Vivi said...

O Poder do obrigada é fantástico, sempre agradeço, pois me faz bem e aos outros tbm.
Bjokas

Beth/Lilás said...

Web-filha!
Eu sempre disse obrigadas na minha vida, desde pequenina, pois foi assim que minha mãezinha nos ensinou.
Percebo muitas vezes que algumas pessoas ficam até surpresas quando digo obrigada a elas, pois não esperam receber esta palavra ou nunca a usam na vida, então tenho o prazer em usá-la para, justamente, lembrar-lhes o quão gostoso é ouvir isso de alguém.
beiinhos cariocas