Monday, June 4, 2012

A bruxa da Branca de Neve

Eu nunca fui muito fa da historia da Branca de Neve, mas o filme que fizeram a respeito e que foi estreado nesse final de semana foi realmente muito bom! Fui ver com a minha irma Alice.

Escrevo sobre isso por uma razao, apesar de nao ter muito com quem conversar ou compartilhar esse medo. Minha irma Alice me entende. Minha mae me entenderia super-hiper bem ou completamente, pois ela falava a mesma coisa. Na epoca (por eu ser jovem) eu tb nao a entendia, mas hoje em dia a estoria eh outra. Al nao entende por ser homem, rs. O mesmo com o meu pai.

Sinceramente eu estava ate com vontade de abrir um blog em ingles aqui pra poder compartilhar isso com pessoas que tb passam por esse receio e talvez eu ate o faca. Mas deixa eu parar de encher a linguica e ir direto ao assunto:

Eu tenho um certo medo de envelhecer. Alias, 'certo' nao, eu fico meio agoniada quando penso a respeito. Nao sei se eh bem medo ou uma tristeza profunda que bate por saber que quanto mais velhos ficamos, mais estamos chegando ao fim. E agonio ao pensar que a minha aparencia daqui ha algumas decadas vai mudar completamente!

Ate agora so notei uns kilinhos a mais e uns fios brancos. Ainda nao vi nada mais dramatico como rugas ou doencas que vem na maioria das vezes com a idade. Nao sei como vai ser quando comecar a ver minha imagem mudar dramaticamente e olhar no espelho com 60 ou 70 anos de idade e ver algo realmente diferente.

Acho piadinhas de velhos super 'distasteful' e ja ate mencionei pro Al parar de gozar meu pai de vez em quando de estar ficando velho. Meu pai nao esta nem ai e sabe que eh brincadeira e ri junto com o Al, mas eu nao gosto. Sei la.

Voltando ao filme: eu ate senti pena da rainha malvada, rs. Eh como se entendesse pelo o que estava passando, entendesse aquela agonia e tristeza que sentia. Normalmente as pessoas 'mas' ou ruins tem algo as machucando ou que as machucaram profundamente no passado, algo que as fizeram amargas e vi tao claramente a razao dessa personagem! E quando ela morreu super velha entao no final... Ai, sei la, sai do cinema meio depre e fiquei conversando com a minha irma a respeito por um tempao.

Eh algo que realmente nao sei nem explicar bem o que sinto a respeito... nao sei se eh medo, se eh tristeza de estar chegando ao fim, se eh agonia por ver algo mudando fisicamente. Quando realmente penso e avalio, acho que no fundo, no fundo eu tenho mesmo eh medo de perder aqueles que amo. E quanto mais velha eu fico, mais tem probabilidade disso acontecer. Talvez seja por isso que tudo mais associado a envelhecer me agonia um pouco. Porque esta la, esta acontecendo e eh algo que nao tenho como controlar.

Como eu gostaria de poder conversar a respeito com pessoas que se sentem da mesma maneira! Deve existir alguem nesse mundo com o mesmo sentimento! Talvez eu precise mesmo eh de uma terapeuta, rs. Ou entao continuar com a cabeca mergulhada nos meus projetos pra nao ter tempo de pensar a respeito.

7 comments:

Nina Trota said...

Lu!!! Tenho horror so de pensar que vou ficar velha! No meu caso nao pela estetica... mas sim por saber que vou ficar incapaz de fazer muitas coisas que hoje faco com facilidade... por saber que posso dar trabalho a alguem que vai ter que cuidar de mim... de que talvez eu tenha que usar fraldas ou mesmo vegetar em uma cama... nao gosto nem de pensar nisso... Eu sempre falo que prefiro morrer antes disso acontecer... Tipo 75 anos bye bye life! Na verdade, mais do que medo eu acho que e a tristeza mesmo de saber que essa vida aqui vai chegar ao fim... Se morasse perto de voce ia falar: Lu, pega uma garrafa de vinho e vamos conversar sobre o assunto! Porque vai longe... hehe Bjssss

Rafaela said...

Que coincidencia: hj eu parei pra admitir que tenho esse medo. na verdade, resolvi semana passada que eu preciso de uma terapeuta por alguns problemas, e hj a caminho dela, estava pensando nisso. Que eu sou muito nostalgica, vivo pensando nas coisas q vivi no passado e como o tempo tá escorrendo pelas mãos. E cheguei ao fato: tenho medo de envelhecer! Esse nao era topico da minha terapia mas percebi que estara entre eles tb! bjss

Lucia said...

Nina,
sabia que isso era o que minha mae mais falava? Que queria morrer antes de ficar velha... e ela faleceu cedo mesmo.

Se quiser conversar a respeito eu adoraria, eh so me mandar seu email. Eh realmente um topico que me toca muito. Sabe aquela musica "100 years" do Five for Fighting? Eu nao consigo escuta-la sem chorar, me da uma tristeza! Se voce nao conhecer, da uma procurada na net for the lyrics.

bjos

Rafa, se voce nao se importar, poderia dizer o que a sua terapeuta falou a respeito desse medo de envelhecer? Adoraria saber a opiniao de um profissional. No meu caso eu acho que eh uma mistura de medo de perder aqueles que amo e da mudanca fisica.

bjos

Bia said...

Lu, eu tao tenho esse medo, ate pq eu nunca paro muito para pensar no futuro e tal. Pensar no futuro sempre me cansou uma certa angustia.
Mas eu consigo entender um pouco esse seu medo.

O jeito é encontrar um jeito de lidar ou pelo menos acalmar esse sentimento dentro de nós.

bjs

Rafaela said...

Eu ainda não falei rsrsrs Pq ontem fui em uma pela 1/ vez e nao gostei dela. Muito mística, nao me ouvia...enfim, nao rolou!! Hj vou ligar pra mais 2 pra marcar e ver se gosto da linha de alguma. Qdo eu falar sobre isso te digo sin! rs bjs

Amara Ribeiro said...

Lu, te entendo perfeitamente! Que pânico tenho disso!
Não é nada que ainda tenha paralizado minha vida mas é algo realmente agonizante!!! E o pior, não somente o medo de envelhecer mas como também o medo de morrer!!! Nossa, ai sim me rasgo...
Enfim... como já dizia Cazuza... "o tempo não pára..."
Te amo! Bjos

Monica said...

Oi Lu, medo de ficar velha fisicamente eu não tenho. Acho que meu medo em relação a velhice é outro. Mas tenho sim pavor em ficar careca. Meu cabelo está caindo muito e quando me olho no espelho, tenho a impressão que já está pela metade em numero de fios. Sei que é psicologico. Aliás, quem souber de uma boa dica para queda de cabelos, estou aceitando todas.

Lu, relaxa com esta idéia de envelhecimento. Isto é muito relativo. Viva o presente bem vivido pq ai sim, vc vai lamentar muito ter perdido tempo pensando no futuro e não curtido o presente. E o nosso futuro é a soma do que vivemos o "agora". Beijos amiga!