Sunday, June 3, 2007

Sonhos com agua

Sempre tenho sonhos repetidos envolvendo o elemento agua. Os temas sao sempre os mesmos, apesar das estorias serem diferentes. Eis o resumo de varios temas diferentes:

Quando sonho com o mar:
1. Estou numa praia (sempres as mesmas que nao conheco na vida real) e esta um dia de sol gostoso. Sem perceber, a mare vai subindo e comeca a levar nossos brinquedos de praia. Baldinhos, pazinhas primeiramente... ai vai levando carteira, celular, molhando nossas toalhas. Sempre temos que mudar de lugar e sair correndo atras das coisas. O problema e' que quando chegamos perto do mar em si, as ondas sao super bravas. Da pra ver nossas coisas ali no raso dentro da agua e das ondas que se formam e logo antes de estourar, mas e' dificil recupera-las.

2. Outras vezes na mesma praia, estou no mar dessa vez. Mais ou menos no fundo. Acho que nunca estou sozinha. Sempre que vejo, mais la no fundo vem vindo ondas enormes e temos que nadar em direcao a elas correndo pra nao estorarem em cima. Enormes mesmo, mas sempre conseguimos mergulhar em baixo. O ultimo sonho assim que tive, me lembro de estar na agua com Alice (minha irma) e minha mae tentando nos ajudar a sair (isso foi bem depois que minha mae faleceu; apesar de ja ter sonhado com isso varias vezes antes). O engracado e' que nao tinhamos medo, so estavamos meio irritadas de ficar nadando em direcao as ondas pra nao estorarem na gente.

Enchente:
Sonhei com enchente umas duas vezes que me lembre. Uma foi que teve um tsunami e sabia que isso ia acontecer. Sai correndo em direcao a terra alta, tentando avisar todo mundo, e quando veio, a agua era suja, com lama cor de terra, mas eu estava bem, pois ja tinha achado um abrigo. Nesse sonho sabia que tinha que sair dali pois outra onda imensa estava pra vir. Consegui ir correndo pra um aeroporto pra poder sair dali. So que o aviao tinha lugares limitados. E no sonho meus pais ficaram pra tras, forcando eu e minhas irmas a sairem dali sem eles.

O segundo de enchente foi eu e Alice (de novo) tentando chegar a um lugar. Tinhamos que lutar contra a chuva e a enchente (com agua limpinha dessa vez). Nao lembro pra onde iamos, so sei que estavamos com pressa e estava sendo dificil.

Chuva:
Os sonhos com chuva variam. As vezes e' misturado com as enchentes, as vezes estou tentando chegar na praia por esse mesmo caminho com o qual SEMPRE tomo nos meus sonhos; as vezes esta garoando na praia e as ondas sao enormes, sempre com a mare subindo.

Sao muitos sonhos com isso, eu me lembro da maioria em vivido detalhe, mas esses sao os temas que se repetem. Pra dizer a verdade, a mairoria dos meus sonhos se repetem, nao so esses com agua. Parecem se alternar, indo e vindo.

Ja procurei o significado de sonhar com "agua" e resumindo o que achei: se relaciona ao nosso estado emocional; talvez algo a ser determinado ou que estou passando por momentos dificies emocionalmente. Claro que tb tenho que levar em consideracao as estorias, as pessoas e o tema em si.

Mas acho interessante, pois sao sempre os mesmos sonhos. Eles vao e voltam. Os acho muito interessante e sempre que posso tento voltar a dormir mais um pouco pra continua-los e ver o que mais vai acontecer.

3 comments:

Mila Viegas said...

Há muito tempo não sonho com o mar assim.. seus sonhos são muito parecidos com os meus. Mas tenho sonhado com outras coisas, às vezes não consigo me lembrar.

Carlos Cherem said...

Oi Lucia, o tema em si já é um mistério, agora, nós escrevermos o mesmo tema ainda é mais.

Diferente de você, eu não me lembro de ter sonhos repetidos nem semelhantes, embora eu também sonhe com um determinado local que se repete de vez em quando, que no caso é o nosso sítio em Pendotiba, local onde tenho um vínculo muito forte.

Já observei, e mesmo conversando com outras pessoas, que o nosso estado emocional muitas vezes influencia os sonhos, mas isso não é uma regra. Por exemplo, se estamos angustiados, nervosos ou preocupados, é quase certo que não teremos um sonho tranquilo e é muito provável que sonharemos com o assunto que nos tormenta. Ao contrário, quando estamos realmente muito felizes, acabamos tendo um sonho muito legal, num ambiente agradável e com as pessoas que gostamos.

Nossos sonhos devem trazer reflexos do nosso passado e presente, além das nossas idéias sobre o futuro. Acho que os seus devem ter uma relação muito forte com seus pais, principalmente com sua mãe, que pelo que eu vi no seu blog, adorava a praia e a água. Acho que dependendo do sonho deveríamos dedicar algum tempo não para tentar decifrá-lo, mas para olharmos para dentro de nós mesmos e perguntar: O que está errado? Estou satisfeito com a situação atual? O que tem que melhorar ou mudar na minha vida para ficar do jeito que eu quero?
Digo isso porque quando estamos "em paz com a vida", normalmente até nem lembramos do sonho, porque acho que não havia nenhuma mensagem a ser passada; assim, simplesmente dormimos, descansamos e acordamos!

Bom, são só colocações ... o mais importante é não nos prendermos a verdades acimentadas ao longo do tempo. Temos que pensar novo, renovar idéias, revolucionar os pensamentos. Nossa vida é curta e se quisermos descobrir alguma coisa nova, não podemos ficar imaginando que caiam do céu.

Lucia Cintra said...

Olha Carlos, voce disse algo que nunca tinha percebido antes... talvez a mare subindo e as ondas fortes vindo e levando meus pertences de valor tenha a ver a eu perder minha mae...Se bem que eu tenho quase certeza de que sonhava com isso antes. Mas me fez pensar, sabe?

Eu tento nao so avaliar os sonhos, mas a mim mesma. Tem varias coisas acontecendo agora, uma delas envolvendo meu pai (que depois te passo um email a respeito) que talvez traga esses sonhos correspondendo ao meu estado emocional.

Uma coisa eu discordo contigo... mesmo estando bem ou tendo um dia bom, eu ainda lembro dos meus sonhos. Podem ate nao ter trazido uma mensagem, mas sao sempre interessantes, como um filme que sempre tenho vontade de assistir. Bjos.