Tuesday, December 11, 2007

E' melhor dar do que receber

Essa epoca do ano, na qual e' tipico voce presentear as pessoas que ama com algo especial, sempre me fez pensar e lembrar de um momento que aconteceu comigo quando devia ter uns 9 ou 10 anos de idade. Foi algo que me tocou muito e e' uma memoria que tenho certeza de que nunca vou esquecer.

Eu tive uma infancia muito gostosa e fui sortuda de meus pais terem condicoes de sempre darem bastante brinquedos a mim e minhas irmas. Entao ja viu... crianca ganha algo, brinca com o brinquedo por um tempo e depois o poe de lado. Me lembro de um dia eu estar na parte da frente da minha casa com minha mae, quando uma menina tocou a campainha. Ela aparentava ser pobre e ter uns 14 anos e quando chegamos ate o portao, ela perguntou se a gente tinha algum brinquedo velho que podiamos dar. Minha mae falou pra ela voltar dali a uma hora, que a gente ia ver e juntar alguns. Ela foi embora e a gente imediatamente subiu pro meu quarto e com a ajuda de minhas irmas, conseguimos encher ate a boca umas duas ou tres sacolas enormes de brinquedos com os quais nao brincavamos mais.

Mais tarde ela volta e quando viu as sacolas cheinhas de brinquedos ainda quase novinhos, deu um suspiro tao grande e alto ao mesmo tempo que seus olhos imediatamente se enchiam de lagrimas e alegria ao ver tudo aquilo. Sua reacao me tocou tanto, mas tanto que ate hoje tenho um prazer enorme em presentear os outros. Naquele minuto meu coracao tb se encheu de alegria de poder dar aquilo tudo pra ela e acho que meus olhos tb se encheram d'agua (alias, acho nao, tenho certeza de que chorei - eu choro com tudo, sou mt emotiva). Minha mae sempre nos ensinou a dar valor as coisas que temos, materiais ou nao, as pessoas ao nosso redor e esses pequenos momentos que ficam eternamente na nossa memoria... Sempre nos ensinou a agradecer por tudo, pois nem todo mundo pode ter a mesma oportunidade. E eu agradeco muito a ela tb por ser a pessoa que sou.

Mas quando digo que gosto de presentear, nao e' so com coisas materiais. Alem de gostar de fazer eu mesma coisas personalizadas com muito carinho, os gestos de amizade, palavras de carinho e minha atencao e minha dedicacao a pessoa, as vezes vale muito mais aqueles ao meu redor. E nossa, como isso me satisfaz!

De vez em quando eu penso nessa menina... em como ela esta hoje... o que anda fazendo, quais foram suas escolhas desde entao e como viveu sua vida ate agora. Sera que ela lembra de mim ou daquele momento? So sei que foi algo que me deixou muito feliz e que considero um dos maiores momentos, entre varios outros, que realmente tocaram minha vida.

E voces, ja tiveram um momento assim que marcaram sua vida de alguma maneira?

8 comments:

Cila Bairral said...

engracado vc colocar esse texto hj...

Ontem a noite, qndo estavamos deitados, Fred virou pra mim e falou "Amor, sei que estamos apertados de grana, mas vamos ao Saara comprar briquedos e doar a um orfanato/creche porque por menos que tenhamos hj, nao temos mais pq gastamos demais, bebemos, comemoramos mto e torramos nossos salarios, mas essas criancas nunca tem uma alegria, isso vai fazer bem a nós"

Claro que concordei e chorei.

Dps fiquei pensando: tenhos bom empregos, apesar de salarios modestos, sao empregos que nos proporcionarao futuro promissor, torramos nosso dinehiro em roupa e noitada, somos futeis, vai fazer bem ajudar.

E hj leio esse seu post.

Comovente.

Crica said...

Eu já tive momentos de receber e de dar, e posso dizer com certeza que dar, doar, é muuuiito, infinitamente melhor!!!
A gente sente uma felicidade indescritível quando doa ou quando se doa de verdade.
Linda sua história!
BJssssssssssssssss

Mila Viegas said...

Sim...
Próximo ao natal de alguns anos atrás, eu e Fabio fomos abrir a loja e tinha uma cartinha debaixo da porta. A cartinha dizia mais ou menos assim: "Querido Papai Noel, meu nome é fulana, tenho 10 anos de idade e sou a mais velha de nove irmãos. Meu pai está desempregado e neste natal não vai poder nos dar presentes. Gostaria que o Senhor não esquecesse de nós, mas eu sei que existem muitas crianças pro Senhor dar presentes, etc, etc, etc."
Nunca mais esqueci do início daquela carta. E na mesma hora fui pedir dinheiro aos vizinhos com a carta nas mãos, qualquer quantia que eles pudessem dar para que levássemos os brinquedos. Consegui uma boa quantia, além de itens para uma cesta básica. Saimos para comprar os presentes e os alimentos. Pedi o carro da minha mãe e fomos procurar pelo endereço que estava na cartinha. Chegando lá, chamamos pela menina e desceu um homem bem arrumadinho perguntando pra gente o que a filha dele tinha feito de errado, pois eles estavam saindo naquele instante para ir à igreja. Nós dissemos da cartinha e que ela não havia feito nada de errado. E então, tiramos as coisas da mala do carro. O homem se ajoelhou e agradeceu a Deus porque eles não tinha absolutamente nada na dispensa para dar o que comer aos filhos e nós tínhamos levado tudo o que eles precisavam para passar o resto do mês, e eles iam poder fazer a ceia, e dar os presentes aos filhos. Eu não quis chorar ali porque não queria que ele achassem que eu estava sentindo pena, embora meu choro seria de alegria por ter como proporcionar algo assim pra uma família. Então fomos embora.
Ainda hoje me emociono demais quando conto isso porque é algo que toca muito. Desde aquele dia eu vi o que a fé de uma pessoa é capaz. Ele nos disse que tinha orado, pedido a Deus durante aquela semana em que via a comida acabar em casa sem ter como repor e nós fomos enviados dos anjos para que a família dele não passasse necessidade naquele mês e pudessem comemorar o natal.
Foi isso! Este foi o momento que marcou nossas vidas num ano que não me lembro qual, e só me lembro que era natal..

Beijos

Liz / Falando de tudo! said...

Tenho visitado alguns blogs bacanas e originais como o teu pra ver como desenvolver meu blog, espero poder contar com seu comentario, suas criticas, enfim, com sua opinião !
Se quiser venho te « comentar » outras vezes é so dizer !!
Eu moro na França, com este frio a melhor coisa é ficar em casa.
www.dateladolar.blogspot.com

Cynthia Zanon said...

É por isso que o dito é mais do que verdadeiro"Há mais prazer em dar do que há em receber".

É muito bom presentear, e concordo contigo, nem sempre coisas materiais...as vezes uma carta, algo presonalizado com carinho, vale mais do que outras coisas. Mostra que de fato nos importamos...e isso é bom demais!

Tata said...

Eu gosto muito de presentear e tb de ser presenteada,rsrs...mas tb acho que o tamanho do presente nao importa..isso é o de menos pra mim.Tb amo cartões,falar nisso amei o ultimo cartão que eu recebi..foi muito original.Minha amiga fez um cartão com fotos minhas.Tb acho que o Natal a cada dia que passa esta perdendo cada vez mais o significado,é o feriado mais consumista do mundo.Mas tb por outro lado sei que pra todos e principalmente para as crianças receber um presente que seja novo ou usado é algo muito tocante,afinal o natal dos tempos modernos,hehe é assim mesmo. Acho que a menina ficou muito feliz quando recebeu de sua mãe os brinquedos.
Bjs.

vivi said...

Eu não lembro de nehuma passagem assim agora, mas minha mãe tbm sempre nos ensinou a valorizar o que temos, que muitos não tem nem a metade daquilo.

Tbm adoro presentear, acho demais ver os olhos e as reaçoes das pessoas qdo abrem seus pacotes.

Um super bjo amiga

Zezé said...

Coisas materiais não me foi oportuno ainda, mas sentia uma enorme satisfação de ver o retorno de meus pacientes.

Qdo encontro alguns na rua, sou carinhosamente cumprimentada e eles dizem eu fazer muita falta nos atendimentos.

Sempre dei o máximo de atenção e respeito profissional. Na grande maioria eram atendimentos para pessoas carentes da comunidade, mas nunca fiz distinção como via muito colega fazendo. Todos tinham tratamento igual.

Isso me deixa emocionada, pois sempre levavam em agradecimento preu presentinhos, super especiais: ovos caseiros, mudas de planta, comidinhas etc...

Sentimento too é muito bom qdo doado de coração, faz bem pra alma!

É meu bem mais precioso! ah, e abundante, claro!