Sunday, April 27, 2008

De volta pra casa

Hoje sonhei que estava na minha casa de Niteroi, no Brasil. Infelizmente ela nao existe mais, pois quando nos mudamos pros USA, meu pai a vendeu e um predio foi construido em seu lugar. Quando ficamos sabendo, minha mae e minhas irmas ate choramos, pois era um lugar onde amavamos e tb onde crescemos. Sabem esses lugarem onde voce sente que nao e' somente sua casa, mas seu lar? Onde voce se sente que realmente pertence de corpo e alma ao lugar? Nunca mais me senti assim desde quando nos mudamos dela.

Quando sonho que estou indo visitar o Brasil, normalmente sonho que vou as pressas devido a alguma emergencia e nao tenho ou nao sei onde ficar. Acabo indo em direcao a minha casa, mas quando chego la, essa esta sempre abandonada, cheia de po, teias de aranha, plantas tomando conta de tudo, piscina suja... e eu sempre sozinha! Fico pensando comigo mesma em como poderia ficar ali naquelas condicoes. E claro que o telefone tb nao funciona e nunca consigo ligar pra nenhuma das minhas amigas.

Dessa vez, estava no quintal da minha casa, onde tinhamos uma piscina grande. Estava esperando meu pai chegar e nesse meio tempo, minhas irmas, primos, eu e minha mae estavamos curtindo a piscina. Parece que quando meu pai chegasse, iamos ter que vender a casa. Ai um dos meus primos me filmaram um pouquinho escondido e quando descobri, quis que ele apagasse o filminho. Mas ao asssitir o video pela camera mesmo, tive a ideia de filmar a casa inteira pra ter uma recordacao dela mais tarde.

Peguei a camera e comecei a ir a cada cantinho da casa pra filmar tudo quanto e' detalhe. Comecei pelo quintal mesmo e filmei nossa bagunca e animacao na piscina. Fui pras partes de tras dali da casa onde tinha mais um prediozinho e onde no andar de baixo ficava a lavanderia e no andar de cima o escritorio do meu pai, com um banheiro e umas coisas velhas. Tudo ja estava meio empacotado pra ja ser levado dali, outras coisas estavam empoeiradas e tinha muito lugar vazio ou com um pouquinho de bagunca ou parecendo abandonado.

Dali fui pra casa mesmo, comecando pela cozinha, encontrei minhas antigas empregadas pelo caminho as quais me perguntavam o que eu fazia. Parecia que so eu sabia que nao iamos mais estar ali em breve. Fui pro andar de cima, banheiro, varandinha e ate filmei o visinho cujo quintal da frente da sua casa dava pra ver da varanda do andar de cima da nossa. E foi tudo tao detalhado nesse filme, ou melhor, no sonho, que parecia que estava voltando la mesmo.

Acordei me sentindo como se tivesse visto nitidamente esse filme novamente ou como se esse filminho me tivesse levado ou me mostrado detalhes daquela epoca ou da casa que ja tinha esquecido. Isso me fez pensar nas coisas pelas quais ja passamos na vida e que esquecemos por acaso. Mas mesmo um pouco esquecidas, ainda estao ali, em algum cantinho da nossa memoria, prontas pra serem reveladas novamente de uma hora pra outra.

9 comments:

Vivi said...

Que sonho lindo e significativo amiga :)
Eu fiz minha monografia falando sobre sonhos, em cima da teoria de Carl Gustav Jung.
Olha, adorei seu sonho!
Um bjão

Anonymous said...

Nossa, até eu viajei em seu sonho. Também gostava muito da casa. Vcs a filmaram de verdade?

Zezé.

Tata said...

Vc me disse que vai fazer quase 10 anos que vc nao vai ao Brasil,será que não é hora de fazer uma visita ao seu país?

Bjos
Tamara

Mila Viegas said...

Mais uma vez né Lu?
Afff...
Engraçado que hoje sonhei com você, mas foi tão confuso que eu não consigo me lembrar detalhes.

beijos

Amara Ribeiro said...

Engraçado vc postar isso agora pq quase fiz um post essa semana sobre sua casa... Sábado qdo sái do curso fui à casa da minha tia e resolvi ir à pé e por caminhos diferentes até que de repente, dei de cara com a "Rua Vital Brasil Filho"!!! Na hora me veio grandes lembranças e uma super saudade daquele tempo...Tive que entrar na rua para procurar sua casa. Eu já sabia que era um prédio pois vc já havia me dito...Quando cheguei no 35 nem acreditei!!! um prédio enorme meio azul...Não consegui tirar foto pq meu celular estava descarregado...mas semana que vem vou voltar e tirar fotos para fazer um post...
Sobre essa coisa de sentir que pertencemos à um lugar, é assim que me sinto em relação à minha casa em Santa Rosa...Sinto muito a falta de lá...E antes de sair, fiz como no sei sonho...filmei cada édacinho da minha casa, já com muitas coisas empacotadas. Tem até uma cena em que a Duda está dentro de uma das caixas. E qdo vejo, bate aquela saudade de tempos que não voltam mais...
Ai, ai...Qta nostalgia...
Saudades amiga...
I love you so much!

Ingrid Mello said...

Adoro esses sonhos que a gente lembra os minimos detalhes e parece que estamos realmente vivenciando aquela situação. Esse seu sonho foi muito legal, aposto que a vontade de voltar lá ficou um pouquinho menor. Adoro sonhar!

Beijos!

Mile said...

Um sonho/recordaçao, muito legal.
Mas como assim, 10 anos sem ir ao Brasil? Nossa, como vc consegue?
Bjoks

Caco said...

É priminha, vc nao faz ideia de como sinto falta de vc e daquela CASA. Eu ainda vou construir uma casa igual porque tenho gravado em memoria ate a quantidade de degraus que tinha a escada, se de cada comodo que existia nela, e o que tinha de moveis e tapetes e etc...
Bom Saudades viu e como tenho saudades!!!
Beijos e Te amo!

Cristiane said...

Também tenho esses tipos de sonhos! O engraçado é que toda vez que sonho com alguma casa que já morei, sonho com o apartamento que eu e meus pais morávamos em São Paulo quando eu era criança. Às vezes, mesmo já adulta no sonho, as situações acontecem naquele apartamento!
Beijos