Monday, August 11, 2008

Dor de cotovelo

Sai do trabalho ontem com uma dor de cotovelo! Hi hi hi, mas a dor era literalmente de cotovelo mesmo, no meu esquerdo. Engracado como a preposicao faz diferenca nessa frase, ne? Seria melhor eu dizer que estou com dor "no" cotovelo envez "de" cotovelo - rsrs.

Alias, fiquei curiosa e fui procurar como e quando surgiu essa expressao, que significa alguem ter ciumes ou inveja de outra pessoa. Eis o que achei:

* Este termo, tb chamado de Dor-de-viúva, teve origem quando antigamente algumas donselas perdiam o marido ou namorado e ficavam debruçada nas janelas com os cúbitos (popular cotovelo) no suporte na janela e as mãos como suporte para cabeça. Elas ficavam tristes na janela vendo a vida passar e assistindo o mundo que continuava em movimento. Isto ocorria numa época em que viúvas dificilmente se casavam novamente. Depois a expressão foi adotada para os namorados abandonados, também debruçados na janela. Passado alguns instântes nesta posição, era obtida uma desagradavel dor no cúbito. A espressão Dor-de-cotovelo originou-se deste ato.

*E tb, quando o homem queria "cortejar" alguma mulher ou vice-versa, e este cortejo não é correspondido ou quando se perdia um grande amor, o apaixonado, ainda pensando no amado, sentava-se para lamentar e, com o passar do tempo, apoiáva-se a cabeça na mão e o cotovelo na mesa. Com o tempo, o cotovelo começava a doer. Daí a expressão "Dor de cotovelo".

A dor do meu se comparava a te-lo batido bem forte em alguma superficie dura e ficar com roxos bem roxos no local. Estava doendo pra mexer o braco de qualquer jeito. Pensei em ter talvez ficado inclinada no cotovelo esquerdo na minha mesa dura durante um tempo, pois so comecou a doer mais ou menos uma hora antes de eu ir embora. E' a unica explicacao.

E hoje eu acordo, ja com ele melhor, mas continua doendo quando dobro o braco. E quando olho no espelho comparando os dois cotovelos, o esquerdo parece estar um pouquinho escuro (deve ter ficado um pouquinho roxo). O que sera que fiz?

4 comments:

Beth/Lilás said...

Humm, Lucinha, será que vc é daquelas como eu, assim meio estabanada que nunca sabe onde se machucou?
De vez em quando eu dou umas trombadinhas e aparece alguma mancha roxa nas pernas ou nos braços e eu nunca me lembro como foi aquilo!

Passa gelol que fica boa.

beijos cariocas
(Cê tá sumida lá no meu padaço, heim)

Mile said...

Ai ai ai, tem certas "posturas" que vc nao deve fazer, heim menina! hihihi

Nani said...

"novidades" tb eh cultura, hehe. Que interessante Lucia, a gente fala certos ditados populares mas nem sempre sabemos o que ta por traz deles, nem como surgiram. To meio atrasadinha, jah tem uns 3 posts q eu nao lia, haha, to super feliz e empolgada por voces terem tomado a decisao de comprar a casa. Agora dizem sera a hora de comprar, com os precos baixando cada vez mais. Eu e o Bryan fomos aprovados p um preco mas nao achamos uma casa boa com esse preco, ainda estao acima do que queremos, e queremos uma novinha, daquelas q tao construindo ainda, porq tem garantia, e porq tb nao queremos gastar nosso tempo e dinheiro p "reformar"... entao como decidimos que vamos esperar mais, como voltei a estudar agora mesmo q vamos demorar... mas nao tem problema, prefiro esperar ateh podermos ter condicoes de comprar uma que queremos do que comprar qualquer uma e soh ter dor de cabeca.
Que bom que voce viu no jornal logo q as casa na regiao boa estao com preco mais em conta, isso eh otimo. Estou aqui torcendo p dar tudo certo p voce ta na sua casinha com seu maridinho e seu cachorrinho. :)
Beijos e boa sorte!

Lucia Cintra said...

Oi Elaine, pra falar a verdade, se esperassemos mais um ano, provavelmente conseguiriamos ser aprovados pra um emprestimo mais alto e poderiamos tb comprar uma casa novinha, mas...

A gente cansou de alugar. Pelo menos assim compraremos algo que sera so nosso, que so vai acumular "equity" ao longo dos anos e e' um investimento que vale muito a pena. Alem do fato de um homeowner receber um baita de "tax deduction" que so aprendi a respeito uns dias atras. Fiquei mais entusiasmada ainda!

Nao espere muito, pois alugar e' jogar dinheiro no lixo. E foi por isso que esperamos tanto tempo. Estavamos sempre esperando pra comprar no ano que vem e dali no proximo, e outra vez no proximo... e o tempo foi passando.

Mesmo voces nao comprando a casa ideal agora, pelo menos tem uma "equity". E voce deve saber como eles dao valor a isso aqui nesse pais. bjinhos