Tuesday, August 12, 2008

Talento x Aparencia

Eu nao assisti as aberturas da Olimpiada, mas meu pai a gravou e disse que foi fantastica. Estava lendo um pouco a respeito no site do CNN e calhei de ler uma coisa meio absurda. Parece que durante a cerimonia, uma menina de uns 9 anos, super bonitinha apareceu cantando durante as aberturas e cativou os expectadores com seu talento. So que a voz dessa que menina que ouviamos, nao era realmente dela. Ela simplesmente fingia cantar enquando o talento realmente vinha de uma outra de 7 aninhos, atras das cenas.

E a razao de fazerem isso foi porque essa outra nao era tao bonitinha e nao "servia" pra representar o pais internacionalmente. Imagina a mensagem que isso transmite a essa menina, ou ate mesmo as duas? Qual sera que foi a razao que deram pra essas duas criancas pra participarem dessa mentira?

Quando o diretor musical foi entrevistado a respeito, disse que fizeram isso por interesse nacional. Disse que a crianca escolhida pra estar na frente da camera, devia ter uma imagem e expressoes perfeitas, o que a outra nao tinha. Disse tb que tiveram que fazer isso, pois devido a varias e severas inspecoes de varios espectadores de divisoes diferentes, especialmente lideres de Politburo, disseram que a imagem de Yang Peiji nao servia e sua voz teria que ser representada pela Lin Miaoke.

E eu pensando que essa imagem feminina perfeita que a midia passa as criancas e jovens fosse mais forte por aqui mesmo devido as devido as celebridades e artistas de Hollywood. O que aconteceu com o mero talento de uma pessoa? Sera que isso nao conta mais em lugar nenhum do mundo? Sera que as pessoas sao tao superficiais assim? E reparam em quantas artistas sem talento e que nao tem voz nenhuma temos hoje em dia... mas todas tem algo em comum: sao bonitinhas ou transmitem uma imagem sexy. Uma pena!

Pra ver fotos dessas meninas chinesas, cliquem aqui: http://www.cnn.com/2008/WORLD/asiapcf/08/12/oly.kids/index.html

14 comments:

Wilma said...

Lucia eu também não vi na íntegra a abertura dos jogos e hoje ouvindo isto pensei que tudo que passa na televisão é um "blefe" mesmo, imagina que lição não foi dada ao mundo sobre o caso: melhor parecer do que ser, vale mais uma carinha bonita sem talento do que um talento numa carinha comum...e o pior, muita gente se sentiu enganada, minha filha me falou da menininha que cantou tão bem, puta ilusão.

Beth/Lilás said...

Querida Lucia!
A notícia chocou tanto que várias pessoas comentaram-na em seus blogs.
É bom mesmo para que eles vejam nossa indignação!

Mas, o que você disse é a mais pura verdade - quando será que o talento, a bondade, o lado interior das pessoas será mostrado?
Para onde caminha a humanidade, ainda é a pergunta?

Sobre este episódio, que ainda dará muito o que falar, acho que a China terá que mudar muito ainda em seus valores éticos e sociais, senão nunca será respeitada como um país sério e poderoso.

E a mídia está perdendo totalmente sua credibilidade atualmente.
beijos cariocas

Elaine Cavalheiro said...

Eu nao vi as aberturas tambem, mas escutei na tv news hoje. Infelizmente essa eh a realidade, e nao eh soh lah. Infelizmente o superficilismo eh grande. Olhei as fotos das meninas, nao vi nada de errado com a verdadeira cantora, achei ela uma gracinha!
Sabe, uma das minhas materias no college eh Digital Imaging, que trocando em miudos eh Photoshop. Aprendemos, entre outras coisas, a fazer "beauty retouching", que nada mais eh do que transformar o "comum" em extraordinario, principalmente, mas nao exclusivamente, com fotos de mulheres! :) Vejo elas todas as vejas que vou no supermercado e na fila do caixa fico olhando as capas das revistas. ;)

Whipped cream cheese? Vou procurar, quem sabe eh um bom substituto. Eu me lembro que quando fiz a tal receita, anos atras, eu usava um cream cheese que uma amiga comprava p/ mim num supermercado que vendia produtos do middle east, eles tem algo parecido. Vou ligar p/ ela essa semana e perguntar se ela lembra qual era. De qualquer modo, tenho que ir a Toronto essa semana ou semana que vem, levar as criancas no pediatra p/ checkup anual, e aih vou aproveitar p/ olhar se num dos mercadinhos brasileiros eu encontro algum. Vao me cobrar um braco e uma perna, jah sei! LOL

Fernanda said...

Lucia, eu nao cheguei a assistir nada, uma pena pois gosto; mas hoje li alguma coisa na internet a respeito disso. Me deixou indignada tambem. Otimo ponto o seu....eu confesso que tinha pensado na verdadeira cantora, mas de fato, qual eh a mensagem passada pra outra menininha tambem, pro pais inteiro e pro mundo! Lamentavel!

Georgia said...

Lucia, eu nao assisti a abertura.

Mas é uma pena mesmo que o mundo ainda seja tao primitivo em se querer somente o que é belo por fora.

Te respondi lá na Saia.

Fiquei super feliz em saber que vcs estao pensando na casa...

Beijao e boa semana

João Videira Santos said...

Direi apenas...Chinesices!

Cila Bairral said...

eu tb nao vi a abertura pq tava sendo testemunha do casamento do meu melhor amigo na 6a de manha, mas ouvi na tv a respeito disso, da menininha ter dublado...

É foda pq nunca vemos nada que de fato seja real, nao so pela menininha, mas qualquer coisa, qualquer propaganda, tudo que vemos na tv/revistas eh fake... ou pelo menos mexido, modificado.

Enfim,a busca incessante pela beleza perfeita faz isso sempre....

bjao

Mile said...

Nao vi a abertura inteira, mas o pouco que vi realmente foi impressionante. Soube do caso das meninas, infelizmente vivemos num mundo onde a aparência conta muito, e na TV ainda mais. Tb soube que os fogos artificiais nao eram ao vivo, estavam gravados e alguns eram truques pelo computador.
Mas foi lindíssimo, um super espetáculo
Bjoks Lu

Wilma said...

Nossa Lucia, vim p/comentar e relendo vi que saiu a palavra errada em vez de "pura ilusão", apesar de cair bem,(risos) eu sou visita e evito escrever estas palavras, digamos, fortes...
Quando puder passe por favor pra mim um site de venda de casas aí nos EUA, que venha fotos, só por curiosidade, minha prima trouxe pra mim um jornal lá de L.Islang(??) com as fachadas, muito interessante. Aqui no Brasil eu uso este para bisbilhotar aptos a venda popular: www.miguezimobiliaria.com.br. Estou fazendo um CD só de decoração e idéias de...adoro o assunto. Beijos. (Hoje postei)

Elaine Cavalheiro said...

Oi Lucia! =)
Eu estou fazendo Applied Photography. A gente tem que aprender Photoshop porque o curso eh 100% digital (nao tem mais darkroom, filmes, quimicos, etc), entao o Photoshop eh o darkroom do fotografo digital.
No entanto, as aulas de PS vao um pouquinho mais alem do que isso, tem certos aspectos que introduzem um pouco de graphic design, e nesse semestre vamos ateh aprender a usar o Dreamweaver p/ fazer websites. Jah comprei ateh meu proprio domain com meu nome. :)
Eu jah usava o PS ha alguns anos quando comecei o college, entao p/ mim nao foi muito dificil, mas teve muita gente, a maioria, que comecou do zero.
Qual o curso de PS que vc ta fazendo? Vc usa o PS profissionalmente ou hobby?

Mila said...

Eu tb não vi! Mas que absurdo! A realidade é que a China comete muitos absurdos, também contra animais... afff... eu odeio isso. Odeio ser manipulada. Sim, porque isso é manipulação mundial. Parece besteirinha mas não é. Quer dizer então: "oh minha filha, tu tem uma voz bonita mas é muito feia pra aparecer!". Detalhe, os pais concordaram com isso né... Pra mim isso não é cultura, é mediocridade.

Sonho Meu said...

Isso chama-se maracutaia chinesa. Que vergonha, parece que o perfeccionismo por lá beira ao ridiculo.Se so o belo que conta, o que seria de mim.
Vi algumas partes da abertura, que foi loooooooonga demais.
bjs,
me

Renata said...

Lu,
eu vi essa barbaridade!!!
nao sei onde esse mundo vai parar...
Espero que esse episodio seja uma licao pra esse povo de hoje em dia, porque aparcencia nao significa talento!

ahhhh, Lu,
tem um questionario pra voce lah no meu blog!!! Quero saber tudo hein!?!?
Beijoca!!!
:)

Nani said...

Nossa, que coisa neh Lucia. Eu li sobre isso no jornal hoje, que maldade com essas criancas, com a que cantou de verdade e com a que fingiu que cantou. A primeira por pessoas nao a acharem "bonitas" e a outra por crescer achando que nao tem nada de talento a nao ser a beleza...
Absurdo mesmo.