Thursday, October 2, 2008

Cheiros do passado

Toda vez que vou no banheiro do trabalho e lavo minha mao, sinto um cheiro super forte de cloro (daqueles de piscina) quando abro a torneira da pia. Me faz voltar imediatamente no tempo, quando frequentava a piscina do meu antigo colegio onde me formei.

Me lembro da minha mae levando eu e minha irma do meio (a cacula era mt pequena ainda) e entravamos pelo colegio, subiamos pelo vestuario imenso que tinham la, passavamos pelos chuveiros, subiamos mais escadas e voila! A piscina imensa do Sale aparecia em vista.

Hoje em dia nao sao muitas coisas ou cheiros que me fazem voltar no tempo. Pais diferente = cheiros diferentes. Mas alguns sao os seguintes:

Tenho guardado um daqueles potinhos de aluminio cujo creme nivea vem dentro, pois era o creme de corpo que minha mae sempre usou. E o cheirinho fica na memoria... eu tb uso o Nivea, mas o cheiro dos que vem em embalagens de plastico e' diferente dos desses de latinha.

Cafe com leite... nao tomamos cafe aqui em casa, mas quando vou a algum lugar com esse cheirinho (tem que ser misturado com leite), me faz lembrar da minha avo materna que sempre fazia um lanchinho assim no meio da tarde com uns paes bisnagas maravilhosos. Lanchinho sempre mais ou menos umas 3 da tarde.

Cheiro de neve ou inverno: o frio daqui parece que tem um cheiro bem distinto. Me faz tb voltar no momento quando viemos morar aqui pela primeira vez.

Cheiro de chuva em terra ou cimento molhado acho maravilhoso! Esse sim faz me voltar mais ainda no tempo, quando era pequena e morava no Brasil. O mais gostoso e' quando e' chuva de verao, pois o cheiro tb traz aquele sentimento de prazer ou "preguica" das tardes gostosas que tivemos quando morava la.

E finalmente, achei um restaurante cuja pizza era igualzinha as pizzas que comia no Brasil. Nao me pecam pra explicar, pois nem saberia por onde comecar, mas tinha aquele cheirinho e gostinho bem brasileiro e fiquei super triste quando soube que esse restaurante fechou!

Mas e voces? Algum cheirinho desses te leva de novo "pra casa" ou te fazem voltar no tempo?

8 comments:

Mile said...

Cheiro de café, mas nao aquele misturado com leite, me faz lembrar a minha avó tb, ela sempre tinha um cafezinho preparado e todos nós tomávamos. Aliás meus avós eram viciados em café.
Adoro cheirinho de terra molhada.
Cheiro de mar me lembra as praias de Salvador
Bjoks

Uma Mae das Arabias!!! said...

Vc acredita que sou cheia de ter lembrancas com os cheiros......mas o que me lembra a minha adolescencia eh a bala walls de cereja....apesar de nao gostar nadinha dela.....vai entender.....hehehehehhe

Vou pensar em mais coisinhas.....

Beijos e fiquem com Deus

Barbrinha

Beth/Lilás said...

Ah, minha querida Lucinha!
Que bom que você tem estes sentidos ainda apurados, lembranças olfativas de um tempo tão bonito e importante para vc como ser humano que tem uma linda família.
O Brasil, tem dessas coisas boas, deixar registrado na memória certas marcas que são muito boas.
Eu também já falei desses cheiros, sobre como ficou enraizado o cheirinho do pão doce no J.Infância, a bala toffee de chocolate o feijão que minha mãe preparava e a macarronada de domingos que meu pai fazia. Tinha também a hora do padeiro passando na rua com seu balaio emcima da bicicleta.
Mais o cheiro que me emociona e quase choro noutro dia na rua é quando eu passo em frente a uma floricultura e aquelas flores em arranjos ou ramalhetes me matam de saudades do meu pai que tinha uma loja de flores em Copacabana, assim quando passo em frente a uma loja dessas é sempre emoção. Mas, eu gosto!
Traz-me a sensação de que vivi e tive boas coisas para lembrar.

beijinhos carinhosos e cariocas.

Sonho Meu said...

O unico cheiro do passado que ficou na minha memória, foi o cheiro do "Leite de Colonia" que minha mãe usava depois que saia do banho. Eu era uma pirralhinha de nada(uns 5 anos...quanto tempo) e me lembro de todas as tardes, minha mae saindo do banheiro com a toalha enrrolada na cabeça e passando Leite de Colonia no rosto e no corpo todo. Hoje ela tá velhinha e ainda cheira a LC.
bjs,

Beth/Lilás said...

Mandei resposta por email. Veja lá.

videos said...

Minha avó tb usava o Nivea da latinha,adoro o cheiro dele.
Agora no momento nao to lembrando de um "cheiro especifico"mas isso acontece,sinto cheiro de algo e logo me lembro de alguem/algum lugar.

Bjo
Tata

Celia said...

Oi Lucia, uma das coisas q me lembram é a lavanda. Uma tia usava sempre depois do banho. Aqui na Suecia encontrei a plantinha de lavanda q é uma cheio muito gostoso.
Uma coisa que sinto falta, é aquele cheirinho de chuva batendo na telha mesmo. como os ap sao todos forrados, revestidos, acho que impede de sentir aquele cheio bem caracteristico.
Bom finde. Bj

Elaine Cavalheiro said...

Eu tb gosto muito do cheiro de poeira que levanta quando chove em dias quentes no verao. =)

E do canto do sabia'.

Se eu pudesse, teria 10 anos p/ sempre.