Tuesday, August 11, 2009

Lavando roupa

Conheco tanta gente que odeia fazer laundry (lavar roupa)! Eu sinceramente nao me importo, pois veja bem: voce desce com a roupa suja, coloca na maquina e essa a lava. Dai, mais ou menos depois de meia hora, voce coloca tudo na secadora. E uma hora mais tarde, recolhe as roupas sequinhas, cheirosas e sem um amasso, coloca tudo na cesta, sobe com elas e as guarda no armario/gaveta. Qual foi o "imenso" trabalho que teve que fazer? Colocar e tirar as roupas na maquina? Guarda-las no armario? P-L-E-A-S-E!!!

Eu nao me incomodo nem um pouco com isso e jamais passo roupa. Pra falar a verdade nem sei onde o inutil ferro de passar que compramos no comeco do nosso casamento se meteu. Se tirar as roupas da secadora imediatamente, elas nao ficam amarrotadas, e se estou ocupada e acabo as esquecendo ali dentro por muito tempo... oras, as amarrotadas voltam de volta pra secadora por mais uns minutinhos - desamassa tudo na hora.

So de pensar que antigamente e ate hoje em dia em alguns paises mais pobres, as mulheres lavavam as roupas na mao!!! Ja imaginou a trabalheira? Alem do cansaco, nem imagino como suas maos devem ficar com esse trabalho. Me lembro ate hoje de um episodio daquele seriado que passou no Brasil com a Gloria Pires (O tempo e o vento), quando a personagem saiu da casa no meio do inverno pra lavar a roupa. Teve que quebrar o gelo dali de cima do rio e colocar a mao na massa. Foi um dos melhores seriados que ja vi e faz tempo que estou doida pra ler os livros, mas por aqui nao tem como encontra-los. E ja pensou como faziam pra secar as roupas naquela epoca no meio do inverno?

Sou sortuda de ter nascido nesse seculo com todas a modernidades que facilitam nossas vidas, mas aposto que umas 4 ou 5 futuras geracoes provavelmente vao falar a mesma coisa que digo hoje: "Nossa, como sera que conseguiram viver naquele tempo sem isso e aquilo?" rsrs

Mudando de assunto um pouco e focando na laundry que acabei de fazer: como eh possivel de somente eu eu Al morando aqui nessa casa, gastar ou usar 15 toalhas de banho e umas 4 de rosto em somente uma semana? Eu tenho quase certeza de que fiz a laundry inteira semana passada, mas sera que sobrou alguma toalha pra bater? Ta, vamos dizer que sobrou. Mas mesmo assim, 15 toalhas de banho em 2 semanas? Isso so com nos dois aqui, nao tivemos visitas e nem dei banho nas minhas preas (as seco com as minhas toalhas de rosto). Nao sei como fizemos isso, se bem que pensando bem, Al tem mania de pegar uma toalha nova quase todo dia. Assim nao da.

15 comments:

Mi said...

O tempo e o vento (a saga completa, são vários volumes) é um dos meus livros favoritos, recomendo muito.

Ferro - tbém não costumava passar nada, usava a secadora como você. Mas volta e meia sempre tem uma roupa mais arrumada que é necessário passar, secadora nenhuma nem vapor de banho dão jeito... Como agora tenho mais espaço comprei uma tábua de passar roupa, pq ODIAVA passar roupa em cima da cama... Tenho q admitir q volta e meia gosto de passar algumas coisas - como não tinha onde passar, acabava levando essas roupas no dry clean só pra voltarem pressed. Óbvio q isso acaba saindo muito caro... Mas agora tenho ferro e tábua para qquer emergência :-)

Anathalia said...

Ai, Lucia, eu sou das que não gostam de lavar roupa... Acho chato! Mas por isso mesmo estou sempre lavando o que tem pra não acumular e ter que ficar horas lavando roupa num dia só.

Agora 15 toalhas realmente é muito só pra 2 pessoas! Aqui em casa eu só troco as toalhas 1 vez por semana, no máximo 2. Como vocês conseguem? hahahahaha!

Beijo!

camila said...

Eu sou das que odeio fazer laundry. Quando morava no Brasil, isso nao me incomodava, porque tinha lavadora e secadora dentro do apartamento, e ai, realmente, nao tem do que reclamar. Nao demorava nada. Mas aqui eu nao tenho em casa. A lavadora e secadora ficam na parte de baixo do predio. Uma lavadora e uma secadora pra 8 apartamentos. Geralmente as pessoas fazem laundry no fim de semana, entao sempre tem fila. Eu gosto de colocar amaciante nas minhas roupas, entao, lavar roupa toma muito meu tempo. Eu coloco a roupa na lavadora, 15 minutos depois desco pra colocar amaciante, volto pra casa, dez minutos depois desco pra tirar da lavadora e colocar na secadora, e depois tenho que voltar pra tirar. E tem que ser super cronometrado, porque sempre tem um engracadinho que ve a maquina acabando de parar e tira as roupas da gente de dentro. Eu tenho pavor de estranhos colocando a mao na minha roupa. Entao, pra mim, fazer laundry significa perder muito tempo. Eu odeio com todas as minhas forcas. Meu sonho de consumo e ter lavadora e secadora DENTRO de casa. Ai sim, eu paro de reclamar :)

E sobre passar roupa, nao tem jeito, eu passo tudo!! Mas eu so passo antes de usar, nao fico horas passando roupa nao...

Mile said...

Lavar roupa tb nao me desagrada, mas tb nao é algo que me agrada, aliás qquer trabalho de casa é chatinho.
Maaaas, 15 tolhas??? Nooooossa!
Bjoks

Elianne Goff said...

Lucia , eu gosto de fazer laundry, ontem mesmo passei o dia todo , lavando ,secando e guardando, acho tao mais facil que no Brasil , normalmente por la as pessoas tem a maquina de lavar , secadora e luxo e caroooo , a conta de luz absurdo, fora que a maioria dos apartamentos os mais antigos nao estao preparados para o puxe de energia da secodora entao antes de comprar e bom consultar um eletricista para um laudo ...

Agora passar roupa so o Brian mesmo ele passa a camisa do dia e so ... qto as toalhas eu troco a cada semana , as vezes lavo duas vezes na semana ...e isso !!!

bjs ,

Sonho Meu said...

Passar roupa...never !

Lucia Cintra said...

Pois eh, gente, nem me pergunte sobre as toalhas. Nao sei mesmo como conseguimos usar tantas assim em 2 semanas. rsrs

Camila, eu tb moro em predio e tenho que usar as maquinas daqui de baixo. Minha sorte eh que quando normalmente quero usar, nao tem ninguem la, mas sei bem como eh um pe no saco ficar esperando alguem terminar de lavar as roupas deles.

Antes de nos mudarmos pra ca, moravamos numa casa alugada e tinhamos nossas proprias maquinas de lavar e secar e quase chorei por ter que deixa-las guardadas la na casa do meu pai ao nos mudarmos pra ca (nao tinhamos como monta-las aqui).

Mesmo assim, ainda nao me importo de fazer laundry, mas odeio ter que gastar dinheiro com isso e nao vejo a hora de ter minha casa propria pra ter minhas queridas maquinas de volta!

bjos

Beth/Lilás said...

Tô gostando de ver como é este critério aí fora!
Por aqui já evoluimos um pouco, pelo menos lavadoras e secadoras temos, apesar de que não usamos secadoras em lugares quentes como o Rio por exemplo.
Tenho uma secadora lá em Petrópolis e só uso-a no inverno, mas a diferença de nossas máquinas é que não deixam as roupas macias e com aspecto desamarrotado como aí.
Se bem que, não passo toalhas de banho, apenas as dobro e guardo e tenho uma passadeira eXcelente, porque euzinha, o-dei-o passar roupas também.

E que negócio é esse do Al gastar 15 toalhas em 2 semanas? Cruzes, tá tomando muito banho! hahahha

bjs cariocas

Fernanda said...

Eu nao me importo, mas porque tenho a maquina e secadora em casa. E eh muito raro passar roupa, as unicas roupas que preciso passar sao meus uniformes pro estagio...morro de preguica, quase choro, mas nao tenho outra opcao, porque o tecido eh um chatice e continua amarrotado mesmo depois de passar pela secadora :(

Anônima said...

eu nao me importo de lavar roupa... e so colocar na maquina e pronto... agora DETESTO dobrar.

Luciana Håland said...

Não me incomodo de lavar roupa nesse esquema de máquina não, afinal é só tirar e botar, mas como Glória Pires na série que você mencionou, vixe, deve ser duro demais. Näo lembro de ter visto essa série, vou procurar no You Tube.
De vez em quando uso ferro em algumas roupas, calcas sociais, vestidos de festa, mas antigamente usavam pra tudo, aí aja mão.
Beijo

Mila Viegas said...

Ihh não gosto não... rs. Aqui a gente não usa secadora. Já até tivemos uma mas não rolou afinidade... rs. Creio que na casa nova eu vá gostar mais pois teremos espaço pra estender as roupas no quintal. Já em apto fica tudo dentro de um cubículo pra secar e nos dias frios eu nem lavo nada.
Passar roupas, nem pensar! Nâo suporto.. rs

camila said...

Nossa, olha o que eu falei... "Eu sou das que ODEIO..." Odeiam, corrigindo. Credo!

Fernando Valente said...

As secadoras dai deixam a roupa passada!? Nossa, a vida ai e beeeem mais f'acil que aqui.

Monica said...

Hummm, eu ODEIO lavar roupa! E não uso secadora, acho que as roupas duram bem menos, será impressão minha? Também não passo nada, mas adoro uma roupa passada. Sonho com o dia que tenha uma faxineira e que passe a roupa também! Assim que a vida acalmar um pouco vou providenciar uma, com certeza !Hahahaha!

Beijos