Wednesday, August 19, 2009

Na caverna

Domingo - Lockport Caves

Al diz que eu tenho obsessao com cavernas. Acho que sim. Eu adoro explorar e aprender sobre como foram feitas e a historia de cada uma. Visitamos uma caverna natural enorme aqui na Pensilvania uns anos atras e morro de vontade de voltar la. E quando descobri que ali na area de Niagara tinha uma tb com guia e tudo, nao pensei duas vezes.
Essa que visitamos nao eh natural, foi feita no seculo passado pra dirigir a agua pras turbinas de tres companias ali da area. O guia nos falou que levaram entre 10 e 15 anos pra fazer essa caverna, pois na epoca, so conseguiam furar as pedras 2 metros por dia. Nao consigo nem imaginar o trabalho!

A caverna em si nao eh tao grande e depois de caminharmos um pedaco, entramos num barco e esse nos levou rio acima pra explorar o resto do lugar. Tb nos informou que a temperatura ali dentro eh sempre constante em volta de uns 25-30 graus celsius, inclusive no inverno. E realmente la dentro estava super fresquinho e confortavel comparado com o calor de morrer la fora! Levei um casaquinho, pois aconselhavam fazer isso no site deles, mas nem precisei usar.

Foto 1: Descendo pra perto do rio; Foto 2: Entrada da caverna; Foto 3: Por onde saimos da caverna












Tunel que nos levava na caverna. A subida foi bem cansativa e inclinada.












Depois das escadas, chegamos num "main hall". Dali seguimos num tunel por um tempo ate o barco e com um riozinho raso do lado esquerdo. Minhas fotos nao ficaram tao boas, pois eh muito dificil tirar fotos em lugares com pouca luz e sem tripe (e fica dificil fazer isso junto com um grupo de turistas - estragaria a diversao dos outros, rs).












Esse "buraco" no teto era a ventilacao da epoca.












Entrada pra uma mina - a qual nao fazia parte da excursao (que pena, pois eu engatinharia ali dentro sem problema).












Ainda andando pelo tunel. Foto 1: Olhando pra tras; Foto 2: Olhando pra frente - o rio ali do lado do caminho.












Ja no barco explorando o resto da caverna.












s












Vista la de fora pra onde decemos ate a caverna. Foto do Al ali sem chegar perto da beira, rs (repara como ele mantem o corpo afastado). Tadinho, eu sacaneio ele aqui devido ao seu medo de alturas, mas ele me explicou que nao eh nem um medo consciente. Eh um nervoso que sente no corpo todo, que toma conta como se fosse um vertigo.












De la, voltamos pra casa e Al dirigiu dessa vez. Chegamos cansados e a bagunca continua aqui pela casa toda com as malas pra serem desfeitas. Confesso que amo fazer malas, mas colocar tudo de volta no lugar... nao eh comigo.

15 comments:

Vivi said...

Amiga eu tbm adoro esses passeios, mas meu pai tem verdadeiro pânico dessas coisas, se colocar ele ´dentro de uma dessas é capaz de morrer.

Bjokas e saudades

Eduardo said...

Eu tambem gosto de cavernas, e tambem de escuro e lugares que existem desde ha muito tempo. Eh fascinante.
Beijos
Dad

coisas de Ta said...

Eu nunca tinha ido em uma caverna, a 1º que eu fui foi na nossa ultima viagem ao Brasil e adorei. A Caverna do Diabo, ja ouviu falar? É linda demais. :)

Bju da Ta

Mile said...

Que interessante Lu! Quero fazer um passeiodesses, dizem que a alguns kms daqui tem uma caverna super interessante tb, vou planejar uma viagenzinha de fim de semana.
Bjoks

Liza Souza said...

eu nao entro numa dessas nem se me pagar. morro de medo de ficar soterrada. hehehehehehehe
beijos

Beth/Lilás said...

Lucinha,
Eu acho também fascinante estes lugares, fazem lembrar uma era tão distante e gente que nem a gente viva nelas.
Maravilhoso o teu passeio, pôde ver muitas coisas lindas da natureza e não tem nada melhor do que isso na vida. Olhar, interagir, estar em convívio com as belezas da vida.

Aqui no Brasil tem algumas fantásticas e eu já estive numa enooorme e cheia de estalactites, pendurados do teto altíssimo em cada salão desta enorme caverna.
Fica em Minas Gerais e chama-se Gruta de Maquiné. Passeio muito legal e que gostaria de retornar a fazê-lo.

beijos cariocas

Elianne Goff said...

Que passeio gostoso , nunca entrei em cavernas deve ser legal , lembro da minha mae contar sobre a visita a Roma quando ela tinha 17 anos , e eles visitaram as catacumbas onde os cristaos se escondiam , ainda quero visitar a Europa dia desses, especialmente Portugal e Italia !!!
Eu tb tenho medo de alturas, e uma sensacao bem ruim parece que vou desmaiar ... nao da para controlar mesmo !!!

bjs,

lucia said...

Xará, admiro sua coragem.Aqui bem perto de BH tem uma gruta muito famosa a gruta de Maquiné, fui até lá com uns primos de Vitória(ES), não dei nem dois passos pra dentro.Numa dessas que vc foi então nem morta ou melhor so morta ...hahahahahahah
Beijos,Lucia.

Fernando Valente said...

Eu também gosto de cavernas.

Bia Mendonça said...

Eu tenho uma confissão a fazer, eu adoro as fts que vc tira! :)
Aqui na suiça além de montanha tem muita caverna tb, mas até agora só fui visitar uma que postei umas fotos há uns dias atrás!

bjs

Alcyone Coelho, said...

Coisa boa é viajar!!!
Brigadinha pelas palavras! Adorei, é bom ver q a gente ta indo no caminho certo e que há gente torcendo para tudo dar certo até quando a gente tá p baixo.
Adovo vir aqui, saber da sua vida, gosto de vc nunca ter abandonado totalmente sua brasilidade mesmo tendo vindo p ca tao novinha... e to muito, muito curiosa mesmooooo p saber do seu negocio.
Kiwi manda beijos lambidos!

Anathalia said...

Acho que nunca entrei numa caverna... pelo menos não que me lembre! Adorei todas as fotos de todos os posts da viagem! Ficaram ótimas!
Quanto à desarrumação de mala, eu posso estar morta de cansaço, mas não consigo sossegar enquanto não desarrumar tudo e colocar no lugar!
Um beijo!

Mila Viegas said...

Lindo, Lu! Mas eu não entraria nas cavernas... me sinto clautrofóbia... rs. Já viu que sou chata demais pra essas coisas né??? Prefiro permanecer ao ar livre.. rs

Barbie Girl said...

Olá, vim conhecer seu blog e gostei muito daqui.
Vou te seguir e adicioná-la no meu blog roll!!

Agora, eu tenho medo de entrar em canervas, acho que daria um pânico!!

Mas gostei das fotos, pude conhecer uma por dentro, né??

Beijos e um lindo dia!!

Luciana Håland said...

Lucia, quantas aventuras...
Já passei aqui mas ainda não deu tempo ver tudo nos detalhes, quer explorar as fotos e ler tudinho.
Beijo