Friday, December 11, 2009

Costume brasileiro?

Por ja estar morando numa cultura um pouco diferente da brasileira por uns 17 anos, tem certas coisas ou costumes que aprendi crescendo que hoje nao pratico mais aqui (incluindo os famosos dois beijinhos na bochecha, mas esse fica pra um proximo post).

Um deles eh o costume de dar seu quarto ou sua cama pros hospedes que te visitam. Alias, isso eh cultura brasileira mesmo, pois na minha casa e na casa das pessoas que conheco, sempre foi? Me lembro de visitar o namorado na epoca e passar o findi na casa dos seus pais e a irma dele me ceder sua cama. De meus primos virem visitar e algumas de minhas amigas ou primas dormirem na nossa cama. Iamos visitar as tias e minha avo em SP e ate minha avo cedia seu quarto pra gente... Se bem que meus pais mesmo nunca cederam seu quarto/cama pra ninguem quando tinhamos visita la em casa - e SEMPRE tinhamos parentes la em casa (talvez pela casa ser grande, quem sabe).

Tanto que quando eu comecei a namorar o Al aqui, na primeira vez que fui passar o findi na sua casa (dos seus pais), eu estava crente que dormiria no quarto ou na cama de uma de suas 4 irmas. Que nada! Me mostraram o sofa e pronto! Na epoca achei super estranho, mas hoje faz parte da minha vida.

Quanto tenho visita em casa, faco questao que eles estejem o mais confortavel possivel! Apesar de nao ter um quarto dedicado somente a hospedes (coisa que farei questao de ter na minha proxima casa), eu tenho uma cama inflavel, lencois, travesseiros, cobertores super confortaveis e mesmo eles tendo que ficar no meu escritorio, tem sua privacidade e um cantinho so pra eles. Confesso que nao cederia minha cama e Al muito menos - ele ate que nunca entendeu esse habito brasileiro.

E pensando bem, apesar de ser um gesto generoso, aquele quarto ali eh meu/nosso. Eh nosso cantinho/refugio, onde temos nossos pertences especiais e importantes... Eu nao gostaria que outra pessoa ficasse ali durante dias - eh pra isso que quarto de visitas existe.

Mas ja que essa memoria pra mim eh quase inexistente, por favor esclarecam: Essa mania de ceder o quarto ou cama pra visitas eh costume brasileiro, costume carioca, ou somente costume da minha familia?

19 comments:

Fernando Valente said...

Depende da familia. Tem gente que cede, tem gente que não.

Mile said...

Tb vivi isso no Brasil, das minhas tias chegarem e eu ter que ceder minha cama pra ela ou pra qualquer outra visita. Hoje nao faria mais isso, nossa cama é um lugar tao intimo! Aqui na espanha tem disso tb, alguns cedem suas camas pras visitas.
Mas conta dos beijinhos na bochecha, fiquei curiosa.
Bjoks

Luciana Håland said...

Eu também não sei, mas acho que é costume no Brasil todo, mas isso se dá mais em decorrência das pessoas näo terem como acomodar os hóspedes, daí para não colocarem eles para dormirem no chão, däo o quarto para os hospedes e se arrumam de ooutra forma, como num cantinho no chão da sala, do quarto do filho...
Eu também estou fora com esse costume, näo dou minha cama, acho feio isso, e além do mais não sou muito chegada em visitas.

Bom final de semana!

Raquel said...

Oi Lu,

Sabes que minha família também tinha esse hábito, acho que passado pela minha avó que vinha de família humilde e talvez esse fosse o maior gesto de generosidade e bem receber que poderiam oferecer, então a minha mãe acabou por absorver isso também e lembro que quando iam minhas tias lá em casa eu e minha irmã cedíamos o nosso quarto. Depois com o tempo e quando começamos a ser crescidas fizemos nossa mãe ver que não achávamos certo e então os hóspedes é que passaram a dormir nas camas extra.
Mas sei que não era um hábito só nosso, era um hábito comum à maioria dos Portugueses, mas cada vez mais associado às gerações mais antigas.

Bjos

Beth/Lilás said...

Lucinha,
Pelamordedeu! Oferecer a própria cama não! Isso nunca fiz, só se fosse para uma pessoa doente ou muito velhinha, mas sempe tive quarto de hóspedes ou se tivesse mais pessoas, ficavam espalhados pela casa, mas nunca oferecer seu próprio quarto.
Isto, talvez, faça parte de cabeças mais humildes, o pessoal das antigas tinha este hábito sim, mas não é conveniente, afinal o quarto é um lugar nosso, muito próprio e com nossos pertences, não tem nada a ver.
Acredito que hoje, com os espaços diminuidos por aqui, as pessoas quse não recebem mais e quando assim o fazem é sempre arranjado um lugar, confortável, mas aquela coisa de quebra galho, sabe.

Só lhe digo uma coisa, um quarto de hóspedes pode lhe trazer sérias dores de cabeça. Pense bem antes de tê-lo.

bjs cariocas

Lucia Cintra said...

Ah, Web-mae, eu nao tenho medo de dizer "nao". Ate ja disse pra cunhada que quis ir passar umas semanas la na nossa outra casa (e eu tinha espaco) com o bebe recem-nascido, pois tinha brigado com o marido. Na-nao! Minha casa, nao eh casa da dinda. Se ele estivesse abusando ela, seria outra historia, mas ir pra ficar tempo indefinido com um bebe ainda por cima, nao eh comigo.

Eu quero o quarto de hospedes, pois minhas irmas de vez em quando dormem aqui em casa, nos temos amigos em outros estados que de vez em quando vem nos visitar e principalmente pros meus amigos e primos brasileiros que tem planos de vir me visitar e passar umas semanas comigo. Nao acho que seria um problema pra mim.

Mile, depois eu escrevo a respeito dos beijinhos - eh mais sobre eu nao me sentir mt a vontade mais com eles, pois aqui voce ou extende a mao, ou abraca a pessoa. Dar 2 beijinhos em pessoas estranhas que acabei de conhecer, sei la, acho que me desacostumei com isso, rs.

bjos

Alessandra Mosquera said...

Nao acho que seja apenas um hábito no Brasil, acredito que na maioria dos países latinos seja assim. Na Espanha também te oferecem a cama ou nao, depende da pessoa e da situaçao. Quando meus pais vieram na minha casa, nós demos a nossa cama pra eles e dormimos na cama inflável. Mas os meus pais tem 71 e 80 anos, eu nao poderia deixa-los numa cama inflável, minha mae tem problemas de coluna... pra minha irma, nós montamos uma cama que um tio do Ernesto emprestou. Dar minha cama a uma pessoa da minha idade, de boa saúde, eu nao daria; mas para os meus pais, ou os pais do Ernesto, que sao idosos, eu sim daria. Claro, tudo por um tempo x!
Interessante isso dos beijos, aqui o povo dá dois beijos, em Sao Paulo é só um e eu no começo estranhava tbem.
Um beijo

Fernanda said...

Lu, eu acho que nunca vi esse costume. Na casa onde passei minha infancia, tinhamos um quarto de hospedes com banheiro proprio,(no fundo da casa) entao sempre ficaram la. Nunca vi meus pais oferecendo a propria cama. Se eu tinha alguma prima da mesma idade, dormia no quarto comigo, mas num colchaozinho no chao e eu ficava na minha cama. Quase minha familia toda mora na mesma cidade, soh tenho uma tia em outra cidade, mas essa tbm tinha um quarto de hospedes super confortavel, entao nunca nos cederam a cama deles. Eu nunca nem pensei nisso.
Beijinhos!

Ellie said...

Oi Lu. No brasil eu nunca fiz isso, minha mae tinha uma caminha especial e colchao e as visitas sempre dormiam nessa caminha.
E eu trabalho com uma moca americana que quando a mae vem dormir na casa dela, ela cede a cama dela e do marido e eles vao pro sofa. Entao acho que depende da familia mesmo.

Beijinhos

Clara said...

Bom Lucia,
eu não gostaria de ceder minha cama não, eu acho a acama do casal um lugar muuuuuito pessoal.
Bom pelo menos as pessoas que eu conheço não cedem o quarto não, nem as que eu me hospedei, nunca cederam não. rs! bom mas acho tbm que depende da familia e de quem se recebe.
beijos

Anonymous said...

oi Lu, acho q isso tem a ver com o fato de se ter ou não um qto de hóspedes. Se vc não tem e não quer q suas visitas fiqem mal acomodadas, dependendo do gráu de parentesco e idade, não só no Br isso é hábito. No Canada já fiquei hospedada c/ parentes e amigos e em alguns casos fui praticamente forçada a dormir na cama deles. Fiquei meio sem jeito mas não quis ser indelicada aceitei.
judy k

Virgínia said...

Mammy não cede a cama dela, mas cede a nossa! ahsduahduahduah Desde sempre, se alguém vinha e não tinha cama para todos, eu e a minha irmã iamos para o chão! Bjs

Liza Souza said...

Lu,
sabe que recebemos um amigo um dia desses e quando falei de ceder a nossa cama, o Bebeto achou um absurdo. Na verdade, as vezes prefiro ceder o meu quarto (no meu caso só tenho um)do que deixar a pessoa dormir na sala por que se a pessoa demora acordar acabo ficando presa lá. Agora nao acho que isso é um hábito brasileiro, acho que vai mesmo é de pessoa pra pessoa.
Beijos

Sonho Meu said...

Costume brasileiro de norte a sul sim senhora. Costume que vem da nossa patria mae Portugal. Quando visito meus irmaos/irmas no Brasil eles agem assim e quando fui pra Portugal e fui com uma amiga portuguesa visitar os pais delas, eles nos trataram com tanto carinho que me lembrou muito o Brasil. Graças a Deus que somos assim, pois o que tenho vivido e visto aqui é totalmente diferente.E como vc diz..."aqui tao seus lençois e ali ta o sofa... sweet dreams".
bjs

Wilma said...

Também concordo que é um hábito das pessoas que não possuem uma casa grande e quer presentear seu hospede amigo um lugar melhor, mas depende da idade deste, da situação, etc e etc Mas é um sonho de consumo pra mim também ter uma suite para hospede, é tudo de bom pra quem chega e para o dono da casa. Eu já cedi minha cama pra minha tia velhinha, pai recém-operado e um amigo de viagem japones, o Akira, enquanto ia pro trabalho, muito cedo, ele ficava com o apartamento todo, inclusive o telefone, e nenhum problema pra mim, mas ele era japones legítimo e eu tinha 25 anos a menos, hahahaha!! e era só amigo meeeesmo!! ah e dois amigos de viagem, de Quito, Equador, chegando ao Rio pela madrugada querendo abrigo, só um deles, e disse NÃO, sem problemas, sou boazinha mas nem tanto!!!

Mila Viegas said...

Eu não sei dizer se isso é costume brasileiro, carioca ou de família.. Sei lá! Mas eu nunca cedi a minha cama para ninguém dormir. Não que eu me lembre! Não acho isso legal.
Já dizia uma tia minha "quer conforto? Fique em casa!"... rsrsrs... E ela está super certa!

Beijos

Anônima said...

Lu, sei la... mas eu por exemplo nao dou minha cama... ahahhah

Mas como diz minha mae, eu sou uma peca rara... ahahahaahah

Bia Mendonça said...

Acho que é um costume brasileiro mesmo! Tb sempre fui assim e tb sempre foram assim comigo na casa de amigos, primos e etc!

Para ser bem sincera eu gosto mais do costume que não é brasileiro! Esse negocio de ficar tendo que sair da minha cama, só se a pessoa for muito importante pra mim!

bjs

Fê França said...

As pessoas falam não, não, não, mas se esquecem que depende muito da realidade de cada família. Sempre moramos em casa pequena, sem espaço, de forma que quando minha bisa ia nos visitar, ela ficava no meu quarto e eu ia dormir no chão do quarto dos meus pais (os únicos da casa, meu irmão dormia num canto do meu quarto separado por um armário). Hoje eu tenho 2 quartos e posso me dar ao "luxo" de ter um para visitas, embora sem cama. Mas e quem não tem, né? ;-) Beijos, amiga.